Romeu e Julitea X Amor de Perdição

by - sábado, novembro 12, 2011

Olá pessoal,

Hoje quero conversar com vocês sobre dois clássicos da Literatura Mundial. O primeiro é Romeu e Julieta, do simplesmente maravilhoso e um dos meus escritores preferidos: William Shakespeare, não há como não amar o que ele escreveu e todas as suas obras, e o outro livro é Amor de Perdição, do também maravilhoso autor Camilo Castelo Branco. Semana passada, tive que fazer um trabalho para universidade sobre um estudo comparativo entre as duas obras para a disciplina de Literatura Portuguesa, do meu curso, Letras!!! Foi o trabalho mais gostoso que eu já fiz. Ler Shakespeare sempre me arranca suspiros e lágrimas, é uma sensação prazerosa na alma. Amor de Perdição também, me deixou ansiosa. O que eles tem em comum?
Em Amor de Perdição, o amor dos jovens Teresa e Simão é impossível devido a rivalidade das famílias, assim como em Romeu e Julieta, e também há o pretendente que os pais querem para as filhas, que no caso do primeiro livro é Baltazar e do segundo Páris. São obras de gêneros literários de diferentes, porém com muitas semelhanças e algumas diferenças.



“... Dize tu, Teresa, se os meus lábios profanaram a pureza de teus ouvidos (...) Se teu pai quisesse que eu me arrastasse aos seus pés para te merecer, beijar-lhos-ia. Se tu me mandasses morrer para te não privar de ser feliz com outro homem, morreris, Teresa!”
(Amor de perdição, pág. 85)

“Romeu - Que luz é essa, que brilha através daquela janela? Vem do leste, e Julieta é o sol! - Levanta-te, ó belo sol, e acaba com a lua ciumenta, que já se encontra doente e pálida de dores virginais, porque tu, sua serva, és muito mais bonita que ela.”
( Romeu e Julieta, Segundo Ato, Cena II)

  
Lindos né? Então, galerinha que vai prestar vestibular, Enem ou está no Ensino Médio. Estas obras são de fundamental importância para vocês. Pois são de dois períodos literários megas importantes: Shakespeare (Renascimento) e Camilo Castelo Branco (Romantismo). Experimentem, leiam, e se maravilhem também na literatura Cult, sua professora de Literatura irá amar, e essas leituras irão contribuir muito para o seu conhecimento literário. E além do mais, que tal vermos como eram as relações amorosas na época de Shakespeare e em Portugal hein? Acho que esse sentimento ainda continua fervilhando até hoje.
Beijos!!!

Leia também

5 comentários

  1. qual das duas obras vc achou mais tragica? porque?

    ResponderExcluir
  2. qual das duas obras vc achou mais tragica? por
    que?

    ResponderExcluir
  3. Amei, precisava muito destes comentários, para prova dos alunos

    Agradeço muito por ter me ajudado nessa
    Foi muito bem elaborados os textos

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Amei, precisava muito destes comentários, para prova dos alunos

    Agradeço muito por ter me ajudado nessa
    Foi muito bem elaborados os textos

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011