Criança e leituras

by - terça-feira, dezembro 20, 2011

Oi pessoal!

Quero conversar hoje com vocês sobre a criança e a leitura. Sempre ouvimos dizer que é importante incentivar a criança a ler desde cedo. Concordo com isso, porém acho que essa influência tem de partir dos pais e em idade escolar dos professores. Uma criança pequena ao pegar uma revista, folhas, ela vai querer amassar, rabiscar. Então acho legal aqueles livros que vem com cenários, com mais figuras, para nessa fase da criança. Os pais devem também narrar histórias para seus filhos, com uma entonação na voz, de forma que envolva a criança. Contar lendas, incentivar a criança a criar estórias, tudo isso ajuda para que ela tome gosto pela leitura. Na escola, a criança estará numa fase mais ativa, agitada, e o professor pode fazer teatros de alguns livros, contar histórias, pedir para que cada um conte sobre um livro ou uma histórinha que já tenha ouvido. Isso é legal e as crianças gostam. Porém algo acontece quando ela entra na 5ª série, já ouvi até mesmo algumas pessoas dizerem que não tem literatura de 5ª a 8ª série, não tem se o professor não quiser dar. E depois não sabem porque
muitos alunos no ensino médio não têm o gosto pela leitura. É claro, ficaram durante quatro anos dormentes nesse sentido, muitos dos pais não leem, ou porque não tem tempo, ou porque não gostam, não carregam esse costume consigo, e o professor que deveria incentivar, também não incentiva.
Então se você tem um irmãozinho ou irmãzinha, comece a contar histórias, dar livros com figuras, quando for ficando grandinhos, já dê livros com menos figuras. Vale a pena, isso não é perdido. Bom espero que tenham gostado pessoal!
Beijos
Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/a-crianca-leitura.htm

Leia também

2 comentários

  1. Amei o post, Daiane *-*
    Vo falar isso pro meu irmão, hahaha (onde já se viu, uma criançinha de 14 anos ashuahuash)
    Meu pai começou a me dar livros quendo eu tinha em média uns seis anos, ele era o único que me incentivava a ler '-'

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Eloo. Eu não tive livros quando eu era criança, mas ouvia muitas histórias da minha mãe e dos meus avós. Comecei a me apaixonar por literatura quando eu tinha 14 anos, e uma professora acreditou em mim, e me incentivou a ler. Comecei com literatura francesa, que para uma pessoa de 14 anos não está nada mal. Meus pais não tinham o costume da leitura. Então conheci esse mundo um pouco mais tarde. Mas incentivo muito a irmã de 10 anos. E vale muito a pena, eles aprendem a gostar de ler rápidinho.

    Bjs Eloo, valeu pelo comentário :)

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011