Não gosta de ler? E agora?

by - sexta-feira, dezembro 16, 2011

Oi pessoal!

Hoje vou falar em uma coisa que eu acho bem comum ouvirmos por ai, já ouvi de algumas pessoas as seguintes frases: "Ah, ele não gosta de ler", "Ela não lê nada", "Odeio as aulas de literatura", etc... Bem, acho que as coisas não são bem assim. Acredito que tem um momento certo, o livro certo, na hora certa. Comigo foi assim e com muitas pessoas também. Alguns ficam traumatizados por causa do professor, bem os livros clássicos não são ruins, eles são muito bons e necessários, mas sabemos que tem professores que "obrigam" seus alunos a lerem, dizendo que só aquilo é bom e o resto não presta, não fazem uma intertextualização com outros livros, nem interdisciplinaridade. Dai é lógico que o aluno vai se sentir inferior, e vai passar a odiar literatura. Se liga professor!
Se você acha que não gosta de ler, é porque ainda talvez não tenha lido algo que o arrebatasse, que o fizesse sentir bem, as pessoas costumam gostar dos livros, dos quais conseguem se identificar com os personagens ou situações. Então meu caro, experimente, entre numa livraria, pense nos assuntos que você gosta, e procure um bom livro sobre isso, com o tempo abra seu leque literário e experimente ler outras coisas, pois antes de formar uma opinião é bom conhecer antes, para não falar abobrinhas.
Gosta de HQs? Uma dica, cá entre nós (tem vários livros clássicos em quadrinhos, e é muito legal!!!).
Experimente ler um pouco de cada gênero, quem sabe algum não te conquista? E afinal, quando você tem um bom repertório literário, você consegue conversar com várias pessoas, sobre gêneros e livros diferente e isso é legal. Não precisa devorar os livros, ler um por dia, comece aos poucos, leia aos poucos, com o tempo aumente a frequência e a quantidade..
Tem um amigo/parente/namorado(a) que não gosta de ler?? De um livro à ele, sobre algum assunto ou algo que você sabe que a pessoa gosta, e veja a reação. Já fiz isso e deu certo!
Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado!!!

Beijos

Leia também

0 comentários

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011