Estrelas Literárias: Shakespeare

by - terça-feira, janeiro 10, 2012

Oi pessoal!!

Hoje vamos dar início a uma nova coluna aqui no blog, chamada "Estrelas Literárias", nela escreverei semanalmente sobre algum escritor da literatura clássica ou contemporânea, como um pouco de sua biografia, curiosidades e livros. E esta semana começarei com Shakespeare, pois ele é meu autor preferido e eu amo as obras dele. Bom, vamos saber mais sobre esse que é um dos maiores escritores de todos os tempos??

Aposto que você já ouviu falar dele, que pelo menos conhecesse alguma de suas obras, como por exemplo: Romeu e Julieta, muitos não leram o livro, mas sabem toda a história. Assim é William Shakespeare, enigmático, amado, idolatrado, mas um dia também já foi odiado. Não se tem muitos registros sobre ele, o que se tem são alguns registros de igrejas, arquivos da cidade e documentações. Shakespeare nasceu em 1564 em Stratfor-upon-Avon, Warwickshire, na Inglaterra. Ele pertencia a uma família de classe média, seus pais se chamavam: John Shakespeare e Mary, eles tiveram 8 filhos, William era o terceiro, e o primeiro homem.
Shakespeare também se casou, e acredite ele tinha 18 anos!!, o nome de sua esposa era Anne Hathaway, e tinha 26 anos. Dois anos depois Anne deu a luz à gêmeos, Hamnet e Judith. E uma curiosidade, Shakespeare gostava de roubar coelhos e veados, estranho né? Mas ta no livro... abaixo colorarei ele nas referências para vocês verem. Em 1592, teve-se a
primeira evidência de ascensão de Shakespeare no teatro londrino, mas um escritor chamado Robert Greene sempre falava mal de Shakespeare, desvalorizando-o. Mas ele continuou escrevendo, peças, sonetos, sendo ator e também diretor.
Em 1596, William passou por um momento muito difícil, seu filho, Hamnte, morreu. Shakespeare faleceu em 23 de abril de 1616, mas ninguém ainda sabe como ele morreu, a causa de sua enfermidade. Também já ouvi estudos dizerem que Shakespeare era homossexual, porém não pode-se comprovar ainda, estes estudos foram feitos com base de seus sonetos, peças e alguns registros da época, eu não tenho aqui um livro ou algo do tipo para dizer-lhes onde se encontra essas informações, esses estudos, pois eu os ouvi em uma palestra na universidade que eu estudo, de duas doutoras em Literatura Inglesa, e elas falaram sobre isso.
Algumas das obras mais importantes de Shakespeare são:

Comédias:
"A Megera Domada e Trabalhos de Amor Perdidos"
"Sonhos de uma Noite de Verão"
"O Mercador de Veneza"

Tragédias:
"Hamlet"
"Romeu e Julieta"
"Otelo, O Mouro de Veneza"
"Macbeth"

Lógico que não são apenas essas que ele escreveu, tem muito mais, mas essas são as que eu mais gosto!! O livro que eu usei, e sempre uso é "Tudo Sobre Shakespeare" de Laurie Rozakis, é um livro bem humorado, fácil de ler, (tem figuras) e retrata a vida de Shakespeare de uma forma bem legal, e também traz detalhes sobre as obras dele. Vale a pena. Se você gosta de Shakespeare, ta ai um livro que eu super recomendo.
Espero que tenham gostado e semana que vem tem mais!!

Beijos!!!

Leia também

5 comentários

  1. Adorei a nova coluna do blog, isso é ótimo!
    Muito legal, assim agente conhece melhor certos escritores!
    Gostei de ler algumas coisas sobre Shakespeare, eu não sabia nada sobre ele, apenas uma ou duas obras que já tinha ouvido falar, rsrsrs

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloo, meu objetivo é que as pessoas conheçam melhor os autores, e suas obras. Que bom que gostou!!!
      obg pelo comentário
      Bjs

      Excluir
  2. amei a coluna!!! nota mil! bks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Marli!! Fico muito feliz!!
      Obrigada pelo comentário!!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Daiane! Sou nova no blog, mais já adorei! principalmente essa ''biografia'' sobre Shakespear, e parabéns pelo desempenho!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011