Resenha: Amazônia - Um Caminho Para o Sonho

by - sexta-feira, janeiro 27, 2012

Oi galera!

Hoje trago a resenha do livro "Amazônia - Um Caminho Para o Sonho" da nossa querida autora parceira, Marli C. Jacknkee. Vamos conferir?

Dados de Publicação:
Autora: Marli C. Jacknkee
Ano: 2011
Páginas: 274

O livro narrado em 3ª pessoa, conta a estória de quatro amigas, Ana Carolina, Rafaela, Camila, Joana e o tio de Joana, Daniel, que saem de Ascurra-SC e vão passar as férias na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, eles passam por Manaus, Parintis, Fordlância e Belém. Juntos eles passam por diversos pontos turísticos dessas cidades, e a autora através dos personagens nos conta sobre a história desses lugares, as lendas e a cultura. Nessa viagem cada personagem se descobre um pouco de si, amadurecem, e quebram alguns tabus que tinham sobre essa região do país. Eles possuem uma amizade muito bonita, e ela se fortalece ainda mais nessa viagem, cada um com características próprias, como a Camila, que é super engraçada, a Joana, que é mais madura, decidida e amorosa, a Ana Carolina, amável e que sabe dar bons conselhos, Rafaela, que sonha em ser escritora, é mais reservada, pensativa, tímida, mas que nos surpreende no decorrer dessa leitura, e Daniel, professor de história, inteligente e lindo.
O final do livro, me deixou com vontade de "quero mais", fiquei pensando nos personagens, na estória, impressionada com o livro. Foi uma aventura e tanto, percebemos que foi necessário muita pesquisa para ser escrito, os detalhes e o cenário das cidades me deu vontade de ir correndo conhecer a floresta. A autora também transmite uma conscientização de como é importante preservar esse patrimônio através das conversas dos personagens.
Gosto muito de lendas, e elas também se fazem presente na narrativa, outra coisa me deixou super curiosa é a culinária, fiquei com muita vontade de experimentar!! O livro também aborda o foco histórico dos lugares, nos dá uma lição.
A quebra de preconceito, de tabus, também aparecem na narrativa, os personagens viram, que não é somente floresta, que existem povos, cidades, cada uma com sua cultura, do seu jeito. Achei isso super importante, nunca tinha lido um livro tão bom, que mostrasse esse lado mais cultural, mais próximo, da região amazônica.
O livro tem em alguns pontos detalhes históricos dos lugares, em algumas das conversas dos personagens eles foram bem detalhados, foi um pouco difícil para mim guardar esses detalhes, então são algumas passagens que retornarei a ler para entender melhor.
A autora também abordou um lado mais romântico, mais amoroso na história, com dois dos personagens, as cenas deles me deixava com o coração acelerado. A autora soube trabalhar muito bem em seu livro questões como: conhecimento, conscientização, cultura, romance, aventura e sonhos. Todos esses elementos se fazem presente de uma maneira balanceada e inteligente, em uma leitura fácil e empolgante, que flui a cada página.
Um livro maravilhoso, que me fez muito querer saber como será a continuidade, Marli apresenta uma escrita, uma técnica, própria de quem tem esse dom.
A cada página uma aventura, uma viagem, um sonho!

Esse livro foi concedido para resenha pela nossa autora parceira, Marli C. Jacknkee.




Leia também

7 comentários

  1. Amei a sua resenha, e fiquei com muita vontade mesmo de ler esse livro. Primeiro, por ser uma escritora nacional (esse ano estou tentando ler o máximo de obras nacionais possíveis) e segundo porque a estória em si parece ser muito boa. Não sei muito sobre a amazônia e acho que esse livro acrescentaria muito para mim. Parabéns pela resenha.

    Bjs
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a resenha!! Fiquei com vontade de ler esse livro, rsrs

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Daiane....é com imensa alegria e satisfação que escrevo estas poucas linhas para registrar meu agradecimento pelo seu reconhecimento ao meu trabalho como escritora. Foi realmente uma extensa pesquisa. E para que fosse o mais realista possível eu viajei para a região. Antes de ir, criei o roteiro dos personagens, pois todos já existiam na minha mente, em seguida fui percorrer os passos deles!
    Me sinto muito feliz pelo reconhecimento dos leitores!!! Feliz pq o livro está agradando...
    O objetivo foi escrever um livro sobre a Amazônia para levar conhecimento ao leitor de uma maneira divertida e leve!!!
    Adorei sua resenha!!! Fico muito emocionada!!!! Um beijo repleto de meu carinho e gratidão!!!

    ResponderExcluir
  4. Linda resenha e digna do livro!
    O final deixou a gente com gostinho de quero mais, mesmo!!!
    Ficarei ansiosa para ler o segundo...
    Bjks =***

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela resenha Daiane... Já li algumas resenhas do livro e cada vez mais fico mais curiosa!! ^^

    Mega Beijos,
    Gabii !
    meumundo-aqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A Marli é uma pessoa maravilhosa, tem um coração gigante ♥
    Sua resenha está ótima. A grande maioria dos blogueiros gostou do livro dela.
    Desejo o maior sucesso do Mundo pra Marli

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curiosa com a resenha. Principalmente por o livro ser de uma autora brasileira!

    Beijo
    http://pitadadecultura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011