Resenha - Lago dos Sonhos

by - quarta-feira, janeiro 25, 2012

Oi galera!!

Hoje trago aqui a resenha do livro "Lago dos Sonhos" da escritora Kim Edwards, a qual também é autora do livro "O Guardião de Memórias". Confiram:

Dados de Publicação
Autora: Kim Edwards
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 336

O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem Lucy, uma jovem bem sucedida, que após terminar a faculdade teve uma vida independente e sempre trabalhara em vários lugares em diferentes países. Porém sombras do passado ainda rondavam a cabeça de Lucy, seu pai morrera afogado há dez anos atrás em um acidente de barco, a jovem sentia-se culpada pelo acontecido fazendo com que saísse de Lago dos Sonhos, estudasse e se aventura-se pelo mundo.
Lucy está no Japão com seu namorado Yoshi, quando recebe uma ligação de sua mãe sabendo que a mesma havia sofrido um acidente, porém sem grandes danos. Então decide voltar para Lago dos Sonhos e ficar algumas semanas já que estava desempregada. Chegando na pequena cidade, a personagem vê as mudanças que ocorrera durante o tempo em que esteve fora, e ainda sentia o coração apertado ao olhar ao lago e lembrar-se do pai, da noite de sua morte.
 Diante da notícia de que sua mãe estava pensando em vender a casa, a jovem começa a refletir mais e sente as estruturas de sua vida balançarem ao reencontrar o namorado que tivera na adolescência agora com um filho e dono de um ateliê.
Lucy ainda sente-se atraída pelo rapaz, porém tem uma vida feliz ao lado de Yoshi. Até que certo dia ela encontra um bilhete em sua casa, de que seria de uma parente próxima da família, mas que não ouvira falar, havia uma parte escondida ou desconhecida, e que por algum motivo fora ocultada. Essa desconhecida abondanara sua filha quando pequena e viveu um romance com um artista da época.Várias questões intrigavam Lucy, então começou sua busca para saber a verdade, porém ela não imaginava o que iria encontrar e como isso afetaria sua vida.
O começo da narrativa desse livro é um pouco cansativa, Edwards trabalha com a história de maneira detalhada, pois cada um desses detalhes ajuda para a compreensão do todo. Já estou acostumadas com livros assim, então não senti tanta dificuldade ao lê-lo, porém a leitura se deu de forma mais lenta, pois exige uma atenção em especial do leitor.
A forma como Kim Edwards trabalhou a narrativa me surpreendeu, com o decorrer da leitura você percebe que Lucy não está descobrindo apenas o passado de uma pessoa, mas sim a si mesma. Ela reflete sobre o que acontecera e sobre sua vida, trazendo essas reflexões para seu estado atual, que era de uma mulher assombrada pela morte do pai, que aventurava-se pelo mundo e que de alguma forma sentia-se um pouco excluída da família por ter ficado tanto tempo fora.
Em vários trechos a personagem embarcava em um pensamento, o qual levava a outro, e ia se construindo um laço de ideias e sentimentos, por isso o leitor tem de ser paciencioso com a leitura desse livro. Gostei muito da personagem, no livro seus sentimentos foram bem demonstrados, apresentando-se como uma mulher ansiosa, decidida, focada e que não tinha tanto medo dos acontecimentos da vida.
Ao final do livro, derramei algumas lágrimas, a forma como as coisas aconteceram, as consequências das descobertas de Lucy, são emocionantes, de forma que o leitor não consegue parar de ler nas últimas setenta páginas.
É um ótimo livro, bem trabalhado, porém um pouco cansativo. Você não vai encontrar nele um foco numa história de amor, mas sim de uma vida, de sentimentos, de descobertas pessoais e de verdades. O livro é reflexivo, e faz com que essa reflexão ultrapasse as páginas do universo literário e chegue ao leitor.

Este livro foi concedido para resenha pela editora Arqueiro


Leia também

10 comentários

  1. Gostei da resenha... Tá de Parabens!! =D
    E o livro pareceu ser bem legal.. A resenha me deixou curiosa pra descobrir mais sobre a vida da Lucy!! kkkk'
    Já tá add na minha Gigante lista de futuros livros! kkk'

    Mega Beijo,
    Gabii !!
    meumundo-aqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Retribuindo a visita ^^
    Teu blog é lindo, adorei a resenha, a Arqueiro tem livros ótimos.
    Também to seguindo viu!

    bju bju

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, já tinha ouvido falar desse livro, e deswde então fiquei com vontade de ler eloe, mas acabei esquecendo, rsrs, mas com a tua resenha, mesmo avisando que o livro pode ser cansativo, fiquei mega louca para lê-lo! kkk

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse livro algumas vezes e sempre o namorei,por achar a temática dele bem interessante.Gostei muito da resenha.Ela está muito bem escrita,informando-nos cada detalhe a respeito da narrativa.Deu até gosto de ler!!Pois podemos perceber o cuidado criterioso que teve em escrever cada parágrafo.
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Daiane!
    O livro parece ser muito bom!
    Não sei porque, mas eu achava que ele tinha a ver com aquele "A Cabana" O_o Agora lendo a sua resenha vi que não tem nada a ver, nem é do mesmo autor! Não sei porque eu pensava isso!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Muito legal parabéns =)
    Já estou seguindo seu blog e gostaria de te convidar para conhecer o meu e não deixe de participar das duas promoções =)

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nuca tinha ouvido fala desse livro e também não é to tipo de livro que leio, mas coisas novas são sempre bem-vinda né.

    Gostei bastante da resenha, apesar de não ser meu tipo de livro como disse, me interessei pela estória.

    @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O livro parece bem interessante, mas não sou muito chegada a detalhes em excesso. Não sei se é preguiça ou preferência por estilo, mas no caso o meu problema não são os detalhes, mas as descrições. Prefiro livros que trabalham mais com os pensamentos do que cenários e situações. De qualquer maneira, a história é bastante interessante, apesar de não ter me interessado tanto. Mas não tinha ouvido falar no livro, é bom conhecer coisas novas, hehe.

    Um abraço!
    ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. As narrativas de Kim são sempre cansativas no começo, tudo é muito detalhado mesmo.
    Guardião de memórias foi um livro que custei em pegar o pique da leitura. Mas depois nossa fluiu muito é lindo.
    Lago dos Sonhos tem tudo para ser uma linda história.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011