Resenha - A menina que não sabia ler

by - segunda-feira, janeiro 09, 2012

Oi pessoal!!

Hoje trago a resenha do livro "A Menina que Não Sabia Ler", do autor John Harding. Vamos conferir?
Dados de Publicação
Ano: 2010
Autor: John Harding
Páginas: 282
Editora: Leya

O livro foi publicado pela Editora Leya, e possui 282 páginas, com narrativa em 1ª pessoa. A personagem principal, a pequena Florence, morava na casa Blithe, localizada na Nova Inglaterra, no ano de 1891. No começo do livro Florence ainda não sabia ler, porém ao descobrir a biblioteca de seu tio, escondida na mansão ela aprende a ler sozinha, porém isso é passado de forma rápida pelo livro, o que lembrou-me um pouco do livro "A menina que roubava livros". Florence não sabe nada sobre seus pais, a não ser o que lhe contavam, que eles haviam falecido quando esta era ainda pequena. Morava com seu irmão, o pequeno Giles, e os empregados da casa. Florence lia escondida, para não ser descoberta, e aventura-se nas longas horas dos seus dias lendo. Porém aquela casa possui muitos segredos, por que será que o tio de Florence não queria que ela fosse educada e aprendesse a ler? Quem eram seus pais e o que realmente acontecera com eles? Coisas estranhas começam a acontecer, e Florence começa a ter sonhos com uma mulher misteriosa que ameaça seu irmão, e uma nova preceptora chega a casa, é ai que a trama toma um rumo mais misterioso e intenso. Será que a fantasia pode misturar-se com a realidade, e até que ponto a fantasia pode chegar? Ou tudo se passa de uma realidade?

Essas são algumas das indagações que sentimos na leitura desse livro, no começo, confesso que o achei meio entediante, devido a própria rotina da personagem que era sempre a mesma, porém a história começa a tomar um rumo misterioso a partir desses sonhos de Florence, e isso envolve o leitor.A personagem me surpreendeu e muito, principalmente no final do livro, o que nos deixa com um gostinho: Será? é isso mesmo? permanece um mistério intrigante e gostoso no ar. A leitura é fácil, e quem gosta de psicologia acho que vai gostar desse livro, pois tem muitos elementos desse campo que podem ser analisados.
Eu sempre espero que um livro me surpreenda, me arrebate na história, e estava sentindo falta disso no começo da narrativa, sentindo às vezes vontade de parar a leitura, mas da metade para a frente o livro começou a me chamar mais a atenção e simplesmente não consegui parar de ler até terminar. Vale a pena, é um livro que tem um toque de algo "assustador". Recomendo, e digo-lhe, não desista nas primeiras 100 páginas, o final é muito recompensante. Você verá até que ponto a fantasia pode interferir na realidade e o poder que a nossa imaginação possui, ou será que a fantasia ultrapassou as portas do universo literário e está em nossa realidade?

Beijos pessoal!!!

Leia também

7 comentários

  1. Heey, adorei o seu blog! Estou seguindo, segue o meu também?
    http://estanteseletiva.blogspot.com/

    Beijos,
    Wanessa Guimarães
    www.estanteseletiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não tenho intenção de ler esse livro, mas confesso, tua resenha me deixou louca pra ler!
    Parabéns, o livro deve ser show!

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hum, eu já li este livro... E, ao contrario de você, não gostei muito não...
    Achei meio sem sentido e o final não me agradou muito não... Mas...rsrsrs
    Bjs.
    Yara.

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do início e meio, mas o final me decepcionou... Mas é estranho, sabe quando um livro marca e fica aquela vontade de estar novamente com os personagens? Comigo às vezes também acontece quando não gosto muito do livro... estranho. rsrsrs

    Mas na verdade a história chega no auge e de repente decai porque é contada correndo, faltam algumas informações, senti que o autor correu demais no fim e o quebrou o clima sombrio. Parece que terá uma continuação...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ainda não li o livro, comprei por impulso ele.. aquelas promoções de 3 por 30, 5 por 50 e coisa e tal... e nem sei o porque rsrs... acho que já havia ouvido falar e acabei comprando ^^'
    Gostei de saber sobre o mistério e tal, do que li, não lembro aonde, parece que a mistura de fantasia e realidade da personagem mesmo no fim fica dúbia.

    Ah e obrigada por avisar pra não desistir nas 100 primeiras páginas, isso é sincero... e já tenho uma meta na leitura hihih, só parar depois de passar de 100 ;)

    Bjus e até

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ainda não li o livro, comprei por impulso ele.. aquelas promoções de 3 por 30, 5 por 50 e coisa e tal... e nem sei o porque rsrs... acho que já havia ouvido falar e acabei comprando ^^'
    Gostei de saber sobre o mistério e tal, do que li, não lembro aonde, parece que a mistura de fantasia e realidade da personagem mesmo no fim fica dúbia.

    Ah e obrigada por avisar pra não desistir nas 100 primeiras páginas, isso é sincero... e já tenho uma meta na leitura hihih, só parar depois de passar de 100 ;)

    Bjus e até

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011