Ano de vestibular, e agora?

by - quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Oi galera!

Hoje para a coluna "Entre Nós" vamos falar sobre vestibular e Enem, para algumas pessoas essas palavras chegam a arrepiar, pois parte de seu futuro está ligado a isso. Entendo perfeitamente, já passei por isso, no ano das provas parece que toda a expectativa está sobre você, pressão familiar, amigos e escola, e se você não passar o mundo vai acabar. Que nada! Não passar não é o fim do mundo e passar não vai fazer com que você seja um heroi ou praticamente já se entitule, ao contrário, o vestibular é somente o primeiro passo de muitos que você terá que dar até alcançar o diploma. Pensando nisso, a pessoa aqui, resolveu dar uma forcinha para vocês meus queridos leitores que estão nessa situação, nesse post falarei sobre os livros e algumas dicas para a prova de português e redação. Mas em breve vou inaugurar uma coluna para escrever detalhadamente sobre os livros de vestibular, períodos literários, inglês e português. Ok? Mas por hoje falarei sobre os livros no vestibular e Enem.
Primeiro, LEIA, aproveite bem suas aulas de literatura, se você não estudou ou  não leu muito nos dois primeiros anos do ensino médio, aproveite o terceirão ao máximo para isso. Mas ler o que? Lá vai a dica: sabe os períodos literários que seu professor explica um por um, ele certamente falará sobre alguns autores e suas principais obras, leia pelo menos um livro de cada período literário, do autor marcante daquele período, se puder leia de mais de um autor, isso faz muita diferença. Talvez você não guarde na memória os detalhes de cada período, mas se lembrará do livro e suas características, e se você ver o nome do autor na questão, ou nome do período, terá mais probabilidade de acertá-la.
Ahh mais livro clássico é chato. Gente, tira isso da cabeça, livros clássicos fazem bem e só tem a acrescentar, só com literatura de best-seller não se passa em vestibular, e ler Machado de Assis pode ser muito prazeroso sim!
Outra dica, leia revistas, jornais, na hora da redação isso vai te ajudar muito, faça com calma, pense em seus argumentos, não fiquem em cima do muro na hora da argumentação, mantenha a sua opinião e a defenda, de uma maneira que convença o leitor, e se você se lembrar de alguma citação sobre o tema que viu em algum livro, use! mas cuidado, tenha certeza de que entendeu o que o autor quis dizer, e que complemente sua argumentação, se não o tiro sai pela culatra (conhecem essa expressão?).
Bom, por enquanto é isso pessoal, ah e relaxe, não fique pensando muito na pressão, estude, faça sua parte, e na hora da prova concentre-se somente nela, esqueça um pouco sobre o que os outros vão dizer, não pense: Ai meu Deus e se eu não passar?, vestibular e Enem tem todo ano, muitas pessoas não conseguem passar de primeira, e se não passar, tenta de novo.
E se passar, parabéns! Só não se esqueça que terá que estudar ainda mais depois que entrar na universidade, terá que ler muito independente do curso, e sucesso!

Beijos pessoal!!!


Leia também

5 comentários

  1. Ótimo post Daiane!!
    Só farei o ENEM daqui três anos (porque esse ano mal começou a escola, ahusah), mas já to me preparando, hauhsauah


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas :]

    E esse ano tem :O kkk

    Beijuss

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, vou enfretar o ENEM esse ano e estou pilhada!!!!
    Bom vc ressaltar certos pontos.
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. E eu que faço enem e vest esse ano, ainda nem comecei a, como diz meu professor de quimica, "meter a cara nos livros".

    Mas, cá entre nós... Enem????

    Desafio Aceito !!

    ResponderExcluir
  5. Ano de vestibular e uma grande loucura...mas no final...o esforço é recompensado
    beijinhos, querida

    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011