Estrelas Literárias: Jane Austen

by - sábado, fevereiro 11, 2012

Oi pessoal!

Primeiramente, desculpem-me pela demora em trazer uma nova postagem para a coluna "Estrelas Literárias", prometo mantê-la com atualizações mais frequentes :) . Estive pensando em que autor ou autora trazer para falar um pouco mais aqui para vocês, e lendo uma revista de uma livraria, encontrei uma reportagem sobre a Jane Austen, bom eu adoro essa escritora, ela é maravilhosa, então resolvi contar aqui um pouco dela para vocês a conhecerem melhor, e quem ainda não a conhece, conhecer.

"Jane Austen nasceu em 1775, na cidade de Hampshire na Inglaterra. A autora publicou seis obras, ambientadas em zonas rurais inglesas, que envolvem a sociedade de classe alta e religiosa,  por influência de seu modo de vida.
Os clássicos de Jane Austen perduram até os dias atuais, ela teve um apurado modo de enxergar a sociedade, descrevendo mulheres fortes, que lutam pelo amor, em cotidianos da época, porém com uma pitada de ironia.
Jane Austen teve acesso a educação e a cultura, sua família pertencia a burguesia rural na Inglaterra, ela começou a escrever quando tinha 22 anos de idade, seu pai
tentou publicar um de seus livros, mas foi recusado pela editora, e adivinhem qual era? Orgulho e Preconceito, uma das obras mais conhecidas da autora hoje em dia, e mais apreciada pelo seus fãs. O primeiro romance que ela conseguiu publicar foi Razão e Sensibilidade, em 1811, que foi um sucesso, e possibilitou que outras de suas obras fossem publicadas.
Austen morreu em 1817, aos 41 anos, vítima de uma rara doença endocrinológica. E vocês acreditam que a autoria de suas obras só foi creditada a ela depois de sua morte? Ela costumava assinar seus romances como "a lady".
No século XX suas obras começaram a ter adaptações no teatro, cinema e televisão, expandindo ainda mais para todas as pessoas as suas obras.

E ai, gostaram da Jane Austen? Sabiam desses detalhes a respeito de sua vida? Se não, espero que essa postagem tenha contribuído para seu aprendizado, e seus conhecimentos sobre essa maravilhosa autora."

"[Jane Austen] era uma mulher escrevendo sobre o ano de 1800 sem rancor, sem ódio, sem medo, sem protestar, sem pregar. Era assim que Shakespeare escrevia."
Virninia Woolf

Beijos!!

Fonte: Revista Ler & Cia (Livrarias Curitiba)
Fonte da  citação de Virginia Woolf: AUSTEN, Jane. A Abadia de Northanger. Editora: Martin CLaret, São Paulo: 2011.

Leia também

9 comentários

  1. Nunca li nada a respeito dela, nem livro, ou artigos... Mas tem um livro que quero muito, loucamente ler, que é Orgulho e Preconceito!!
    Em um livro que eu li falou muito bem desse livro, e eu, fiquei mó curiosa pra lê-lo, rsrs

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ler um livro dela, vai se apaixonar!!!
      Bjs flor!

      Excluir
  2. Olá!
    Sou fanzoca das obras da Jane Austen.
    Vi o filme Orgulho e Preconceito e bastante tempo depois resolvi procurar o livro.
    No sebo onde fui procurar só tinha uma edição especial da ed. Martin Claret que tem as obras Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão (nesta ordem).
    Amei O&P! O filme é uma ótima adaptação, mas o livro é bem mais profundo. Não tem como não gostar.
    R&S também é muito bom!
    Persuasão ainda não li.
    Agora estou lendo A Abadia de Northanger e estou gostando muito!
    Bacana sua postagem sobre esta grande escritora!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rose, Orgulho e Preconceito é lindo mesmo, e a Abadia de Northanger é super diferente sabe, eu amei muito qdo eu li.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, gata!!! Adorei saber um pouco mais sobre a Austen. Realmente foi uma mulher à frente de seu tempo, né?!

    Beijos!

    xxx

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela foi uma mulher e tanto kkk
      Bjs

      Excluir
  4. Gostei do post, pode parecer estranho mas não conhecia essa autora, mas conhecia os livros, na verdade já ouvi falar... Enfim, foi bom conhecer mais a Austen.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro da Jane Austen, mas vi o filme Orgulho e preconceito e me apaixonei pela história. Eu tô vendo como conseguir o livro para ler.

    http://sobrelivrosemaisumpouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nem vou começar a falar da Jane aqui se não vou ficar anos falando dela. É uma das minhas autoras favoritas, tenho em mente ler todos os livros dela, incluindo os não terminados.

    Tão feliz que vou estudá-la esse semestre em Literatura Inglesa, aiii é essa parte do curso de Letras que me motiva. =D

    @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011