Resenha: A Abadia de Northanger

by - quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Olá pessoal!

Hoje trago a resenha do livro "A Abadia de Northanger" da Jane Austen. Confiram:

Dados de Publicação:
Autora: Jane Austen
Páginas: 280
Editora: Martin Claret

A estória é narrada em terceira pessoa, tendo como personagem principal a jovem Catherine, a qual Jane Austen afirma que é sua heroína. A jovem gostava de ler romances góticos e se aventurar em um universo literário, imaginando os grandes castelos e cenários dos livros. Ela então é convidada a passar um tempo em Bath, na casa de seus vizinhos Sr. e Sra Allen, e faz amizade com Isabella Thorpe. Catheria gostava de ir aos bailes e em uma dessas idas conheceu o Sr. Henry Tilney, pelo qual a moça ficou muito admirada. Consequentemente, também acabou ganhando a amizade da irmã do cavalheiro, a Srta Elianor Tilney. Catherine os queria muito bem, e gostava daquela família, queria uma proximidade com o Sr. Tilney, porém ela estava sendo cortejada pelo irmão de sua amiga, John Thorpe, o qual visivelmente mostrava gostar dela e para te-la próxima inventava mentiras e tentava manipulá-la, entretanto os olhos da jovem estavam no Sr. Tilney.
Catherine é convidada pela família Tilney para passar um tempo na Abadia de Northanger, e ficou extremamente entusiasmada, pois o lugar era como nos livros que tanto lera, tomada pela curiosidade e pela força de sua imaginação, ela vê os perigos que estes podem lhe causar, e em meio a isso encontra o amor.
Nessa narrativa, Jane Austen, retrata vários aspectos da sociedade da época, a sua personagem é vítima e  vê a corrupção, mentira, vaidade e intrigas. Porém Catherine é diferente, percebemos através da estória que ela não é como as outras moças, e sim sabe questionar, pensar e perceber traços da personalidade e ações alheias. Os outros personagens que diziam-se amigos de Catherine, tentam manipulá-la e persuadí-la, para que suas vontades fossem feitas, não se importando com o que ela pensava ou queria.
Austen nesse livro conversa com o leitor, eu gostei desse aspecto, é como se a estória desse uma pausa, e a autora parasse para conversar sobre a sua heroína. A narrativa é fácil, flui com facilidade, e percebemos o quão especial é Catherine.
Não o considero como o melhor livro da Jane Austen, mas se você é um fã da autora assim como eu, esse livro faz-se uma leitura obrigatória, não acredito que o foco principal seja o amor, mas sim mostrar o que havia debaixo do manto das aparências da sociedade da época e o poder da imaginação.
Se você ainda não leu algum livro da autora, eis aqui uma bela dica de livro para sua estante. O livro está super recomendadíssimo, e em breve teremos o sorteio de um exemplar aqui no blog, fiquem atentos!

Este livro foi concedido exemplares para resenha e sorteio pela editora Martin Claret


Leia também

9 comentários

  1. Nunca li nenhum livro da Jane, mas, fiquei com vontade de ler esse, rsrs
    Parece ser bem legal e pela tua resenha, faz meu tipo de gênero...

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, tinha visto esse livro no site da Martin Claret, mas é a primeira vez que leio algo sobre. Pensei que fosse um livro chato e de difícil leitura, mas vi que estava errado.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Quando comecei a ler a resenha, me vi na personagem. Sempre que leio livros que têm castelos, fico imaginando como seria morar em um. *--*
    Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler o livro!

    Beijo,
    Gaby
    pitadadecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dai!
    Ótima resenha! Mas acho que tenho problemas, sabe? Não consigo gostar da Austen...Sério, rs. Mas sei que é clássico e que é leitora obrigatória pra quem ama ler! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu já li Jane Austen e recomendo!!!! Excelente!!! Adorei sua resenha, quando for sortear me avise, por favor! Quero participar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oii Daiane,
    Nunca li nenhum livro dela, mas a estoria parece ser bem legal!!
    Parabens pela resenha!! =D
    Concerteza vo participar da Promoção... =D


    Mega Beijos,
    Gabii !!
    meumundo-aqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar no livro, e nem na autora, mas fiquei bem curiosa a respeito, imagina, se fosse parar em um lugar parecido com o do livro Fallen, que é meio gótico e eu adorei, rsrs, com certeza Jane escreveu algo bem interessante. E a proposito, eu adoro o nome Catherine, principalmente quando é escrito com "K", acho um nome digno de uma dama.
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gêmea vc tb escreve super bem e Jane Austen é Jane Austen né, vamos combinar. Amo ela e como estudantede Letras como nós, os livros dela não podem faltar.

    Também recebi esse livro e me parece que um livro mais engraçado do que romantico como você disso. Só terminar o Quase Verdade e já começo ele =D

    Bjus @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Como vc disse sou fã de Jane Austen, então com certeza tenho que ler esse livro!

    A estória parece ser muito boa, envolvente e engraçada. Tenho certeza que irei gostar muito!!

    bjs

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011