Resenha: Vítimas do Silêncio

by - sábado, fevereiro 04, 2012

Oi galera!!

Hoje trago aqui a resenha do livro "Vítimas do Silêncio", da nossa autora parceira Janethe Fontes. Leiam e comentem!!

Dados de Publicação:
Autora: Janethe Fontes
Páginas: 192
Ano: 2009
Editora: Universo dos Livros

A personagem central do livro é Margarida, ou como as pessoas mais próximas a chamam, Guida. Ela fora abusada sexualmente, e isso mudou sua vida, e o pior, a pessoa que cometeu essa crueldade era próxima e quem ninguém desconfiava. Esse é o plano de fundo do livro, a violência sexual contra as mulheres. Guida tenta reconstruir sua vida, entretanto as lembranças daquela noite ainda permaneciam em sua mente, e ela se sentia ameaçada, e pior, tinha medo que pessoas queridas e de sua família também fosse vítima daquele monstro. Ela vai morar com os tios, porém ela e seu primo, Marcos, tem uma ligação muito forte, e acabam passando uma noite juntos, mesmo sabendo que suas famílias eram contra o envolvimento dos dois. Mas esta noite deixou consequências, que mudaram a vida de Guida.
Então, sua mãe e sua irmã de nove anos vão para Gramado, onde a jovem estava, e conta-lhe que se separou do padastro da moça. Ela se sente feliz, mas por pouco tempo. Atormentada novamente pelo passado ela vai para São Paulo e consegue um emprego de acompanhante de um jovem de uma família chamado William que está  paraplégico. Quando a vida da jovem parece estar dando tudo certo, e que aquilo parecia somente um capítulo do seu passado, o qual ela queria esquecer, o criminoso volta, e está próximo das pessoas que ela mais ama.  É ai que ela terá que tomar uma atitude, para evitar que ele volte a atacar, mas parece que o passado não quer se afastar de Guida, as cicatrizes da dor ainda não estavam curadas, o medo, a vergonha, fizeram com que ela permanecesse calada por todo aquele tempo, sem dizer uma palavra, sendo vítima do seu próprio silêncio. Será que o criminoso pagará pelo que fez? Quem será sua próxima vítima? E Guida conseguirá superar isso tudo? Isso vocês me responderam quando lerem esse livro!
Primeiramente, quero confessar que a partir do momento que eu abri a primeira página desse livro eu não consegui parar de ler, eu não queria parar de ler. A mistura de suspense, drama, mistério e romance, se mesclaram em uma emoção que há muito tempo um livro não me causava.
O tema é forte, mas a autora soube abordá-lo com muita eficiência, e quando você para pra pensar, diariamente milhares de mulheres são abusadas sexualmente, esse livro é uma ficção, porém as situações que encontramos nele, também acontecem no dia a dia, só que com personagens reais. E muitas mulheres se calam, tem medo, vergonha, se sentem ameaçadas, porque muitas vezes quem comete essas atrocidades são pessoas muito próximas, talvez até mesmo da família. Sempre vemos casos assim na TV, porém esse livro me tocou mais, me fez pensar mais.
A leitura ela flui rapidamente, você vai ficando instigado, quer saber o que acontecerá com Guida. Em vários momentos não consegui segurar a emoção nem as lágrimas, o livro me tocou muito. Janethe Fontes soube trabalhar com as palavras, com as cenas, com o tema, de uma forma simples. Também soube trabalhar com o romance, e uma das conclusões que eu cheguei com isso, foi que o amor pode ser construído com o tempo.
A autora abordou o tema da deficiência física muito bem, pois William, antes da chegada de Margarida, dizia que sua vida estava acabada e que não tinha mais chances, isso foi trabalhado com calma no livro, mostrando que com persistência e força de vontade as coisas podem mudar. A personagem Guida, também era forte, persistente, e lutadora, e sempre buscava por justiça.
Como eu disse anteriormente, eu não consegui parar de ler desde o momento em que abri na primeira página, terminei já era uma hora da manhã, foi uma excelente leitura, um livro que valeu muito a pena ler, e que com certeza recomendo. O livro é narrado em terceira pessoa, e o legal, é que a autora coloca o que os personagens estão sentindo e pensando, ela também caprichou na última cena do livro.
A leitura desse livro foi uma experiência muito boa, é a resenha que eu mais demorei para fazer no blog até agora, pois o foi tão bom lê-lo que eu quero encontrar as palavras certas para resenhá-lo e transmitir um pouquinho das emoções que vocês encontrarão ao lê-lo. Este é um daqueles livros que você não se esquecerá das emoções que sentiu, nem os personagens, e que ao final você diz: que livro!

Este livro foi concedido para resenha pela nossa autora parceira Janethe Fontes
Quer saber mais sobre a Janethe e seus livros? Então acesse o blog  e também a página no facebook.

Beijos!!!

Leia também

11 comentários

  1. O livro me parece ser cheio de forte emoções, e eu sempre choro em livros assim, mas parece ter também, muitas lições, e passar muita confiança.
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa Dai, que resenha. Muito boa! Já tinha me interessado pelo livro quando você me falou, mas agora estou loouca para ler! Fiquei super curiosa para saber o que aconteceu e o que vai acontecer com Guida.

    Beijo,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie,Dai!!
    Que resenha!!Mega fantástica!Fiquei louca de vontade de ler esse livro!!Me parece ser um livro forte e cheio de emoções!!
    Parabéns,a resenha está divina!
    Bjs e bom fim de semana!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. Nossa... Que livro... Fiquei mega curioso para lê-lo... Obviamente será um dos próximos que irei comprar... Que livro, não canso-me de dizer isso... Quero muito, mas muito mesmo ler... Bela resenha... Amei, de verdade... Essa é uma ótima resenha... Me emocionou muito. Parabéns e muito sucesso!!!

    Luh do Blog ESCONDIDOS NO LIVRO
    http://escondidosnolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que legal!!! Gostei muito desse livro e da sua resenha. A capa ficou muito bonita e chamativa, assim como o enredo parece ser. Tudo nele parece ser legal e diferente como o tema. Gosto de livros viciantes também.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Achei linda a capa do livro!
    Daiane, gostei muuito ta tua resenha, quando li a sinopse gostei do livro e fiquei com vontade de ler, mas quando terminei de ler a tua resenha me deu mais vontade ainda! Esse livro parece ser muuito bom!

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que fazem a gente ler sem parar... Adorei sua resenha, flor...
    Bjkas e bom domingo...

    ResponderExcluir
  8. @cyberlivingdeadfevereiro 25, 2012

    É muito triste saber que diariamente milhares de mulheres são abusadas. É incrível como o ser humano pode atingir tais níveis de maldade, mas acho que a autora também pretende alertar e talvez até mesmo (numa hipótese boa) levar a história até uma mulher que sofra com isso. Os livros além de entreter às vezes também tem a função de suscitar questionamentos. Parabéns pela resenha!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. um livro para balançar as emoções aparentemente
    adorei a resenha,

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é em dúvidas maravilhoso!
    Teria o maior prazer em lê-lo (:

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é sem dúvidas maravilhoso.
    Teria o maior prazer em lê-lo! (:

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011