Estrelas Literárias: Oscar Wilde

by - sexta-feira, março 23, 2012

Olá galera!

Hoje para a coluna Estrelas Literárias, trago a vocês um pouco mais sobre a vida e obra do grande autor britânico, Oscar Wilde.

"Oscar Wilde teve uma vida polêmica e perturbada, morreu ainda jovem com 46 anos. Sua família era protestante, elegante e sofisticada, casou-se e teve dois filhos, mas foi preso, em 1895, por ter tido  relações sexuais com diversos rapazes. Na época o homossexualismo era crime na Inglaterra, onde morava. Depois de dois anos de reclusão, viveu seus últimos momentos de forma humilde e sem grandes produções literárias, morrendo de meningite em 1900.
Wilde foi estudante brilhante, destacando-se ainda mesmo na escola, ganhando bolsa para universidade e dedicando-se aos estudos de obras clássicas gregas. Saindo da faculdade, em 1882, foi convidado para ir aos Estados Unidos, com o objetivo de falar sobre o "Movimento Estético", do qual se tornou um dos grandes defensores e divulgadores. O movimento tinha como objetivo trazer modernnidade À sociedade britânica da época, indo contra o tradicionalismo e rigidez da época Vitoriana.
Oscar Wilde publicou O Retrato de Dorian Gray, em 1891, seu único romance. Também publicou O Príncipe Feliz e Outras Histórias, coleção de histórias para crianças; O Retrato do Senhor W.H e as peças Vera, ou os Niilitas e a Duquesa de Pádua. Essas foram algumas obras do período de maior produção literária de Wilde (1888-1895).
Hoje, Oscar Wilde é o segundo autor britânico mais lido no mundo, ficando atrás apenas de William Shakespeare. Seus livros, ensaios e peças são alvo de estudos e pesquisas frequentes e sua biografica já foi levada às telas de cinema no filme Wilde (1997)."

E vocês? Já leram algumas das obras citadas acima? Tem curiosidade? Eu confesso que amo Literatura Inglesa, sou muito fã mesmo, e esse autor está na minha lista de favoritos.

FONTE DA POSTAGEM: Revista Ler & Cia, Livrarias Curitiba, Novembro e Dezembro de 2010 - Edição 35.
Você pode ler a matéria completa na revista :)

Leia também

10 comentários

  1. Mulher, você nãotem noção do quanto eu amooooo o Oscar Wilde!!
    Já li sim o livro dele, contudo sou apaixonada pelas frases que ele deixou.

    Tem uma que eu levo pra minha vida!!

    "Quem tem medo de morrer, morre todo dia um pouco. Quem não tem, só morre uma vez"

    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é GENIO. Amo demais. Nem sie o que comentar, Dai... Muito bom. :)

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Adorei o post!!!
    Ele é um grande autor, e suas frases realmente são brilhantes!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  4. @cyberlivingdeadmarço 24, 2012

    Oscar Wilde é uma mistura perfeita de melancolismo, romantismo e um pessimismo que contrasta com a ânsia pela vida tão presente em "O Retrato de Dorian Grey" (única obra que li dele até o momento). Já perceberam como há inúmeros escritores que morreram tão jovens durante o século XIX e início do XX? Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, por exemplo, em seus últimos dias também não estavam "na melhor".

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bem legal. Nuna li nada sobre esse autor, hehe, mas suas obras devem ser legais :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Uau, adorei o post de hoje.
    Justamente porque estou com o livro O Retrato de Dorian Gray na minha estante, e será minha próxima leitura.
    Não posso comentar sobre o autor porque não o conhecia, mas amo saber detalhes assim da vida deles.Espero que eu goste, tanto quanto gosto de Shakespeare
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Amei saber mais sobre Oscar Wilde! Infelizmente, eu não li nenhuma obra dele, mas pretendo ler, com certeza! Ele é um fantástico autor! E já li muitos trechos, frases dele, e são maravilhosos! ;)

    Beijos.

    Lara.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Daiane! Legal! Eu estava no twitter quando um amigo deu um RT no link do blog da Janna divulgando a promoção. Nossa! Vim direto [sorrio]. Caso eu vença, darei à minha esposa os livros, mas lerei também, é claro ‘º~º’. E aqui chegando tive a grata alegria de encontrar uma casa de literatura. Meu coração ama estas casas. Beijo, linda! Já participo. Ah, venha ao meu modesto blog e deixe um comentário em algum texto. Tenho 260 no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro desse autor, mas todo mundo fala muito bem dele, que ele é muito bom em suas publicações e faz muita fama. Foi bom conhecer a biografia dele por essa coluna do blog )

    Caique - EPL
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não posso falar muito dele pois só li O Retrato de Dorian Gray, mas achei o livro ótimo, mesmo sendo dificil a linguagem e compreensão. Anotado as outras obras para dar uma olhada depois.

    Bjus gêmea!!!
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011