Resenha: Jogos Vorazes

by - quarta-feira, março 21, 2012

Olá galera!

Li Jogos Vorazes :O e vejam logo abaixo minha resenha. Tem muito mais coisas que queria colocar, mas dai ela iria ficar gigantesca. Peço que respeitem minha opinião e minhas observações, pois eu sempre respeitei a opinião de meus leitores e gostaria do mesmo :)

Dados de Publicação:
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2010
Páginas: 400
Editora: Rocco

Este livro tem sido muito comentado ultimamente e arrastado milhares de fãs em todo o planeta, sem entender o porquê de tanta euforia, confesso que comecei a desconfiar desse livro. Movida pela curiosidade resolvi dar uma chance a este livro, mas antes li a sinopse e algumas resenhas.  Assim que o tive em mãos comecei a ler, e o resultado foi satisfatório.
A América do Norte não existe mais, em seu lugar existe Panem, dividida em 12 Distritos.  O livro é ambientado no futuro, que por sinal é muito sombrio.  Todos os anos acontecem os Jogos Vorazes, um reality show composto por 24 crianças, sendo uma menina e um menino de cada distrito, que são sorteados e mandados para competir.  Nesse Big Brother sinistro vence quem permanecer vivo, e a maior diversão desse jogo é verem as pessoas matarem umas as outras e sofrerem. Os jogos são transmitidos pela televisão para todos os moradores de Panem, torna-se o principal entretenimento do país. Quem vencer os Jogos ganha fama e dinheiro.
Katniss, uma jovem do Distrito 12, luta diariamente em meio a miséria para sustentar sua família. Uma personagem forte e pensativa, ela e seu amigo Gale, possuem um senso crítico, e a partir daí percebemos que a moça não é uma personagem comum, já que vê o mundo ao seu redor com um olhar questionador.
Chegado o dia do sorteio nos Distritos, o que ninguém esperava acontece, Prim, a irmãzinha de Katniss, é escolhida, não havia chance de ela vencer os jogos, apenas uma criança, sem maiores dotes físicos, seria um alvo fácil para os outros competidores. Sem pensar duas vezes, movida pelo amor que sente pela irmã, Katniss se oferece como voluntária para os Jogos Vorazes no lugar de Prim, e é aceita.
Juntamente com Katniss, o filho do padeiro, Peeta, também é sorteado. Os dois têm uma ligação diferente, devido a um acontecimento do passado.  Juntos vão para a capital, para serem preparados para os Jogos. Quem será que vencerá esse combate? E Katniss, terá chance entre os escolhidos de outros Distritos que foram treinados a vida inteira para esse momento?
Um livro diferente de todos que já li, surpreendente, todo o meu receio de lê-lo se esvaiu já nas primeiras páginas.  Não é só mais um livro juvenil, é um livro diferente e desafiador. Na primeira parte fui tomada por diversas emoções, as quais me fizeram chorar como um livro há muito tempo não me fazia.
O que mais me chamou a atenção foi às críticas, a autora possui uma visão e perspicácia muito forte.  Li o livro a todo o momento relacionando-o com a nossa realidade, com a sociedade, e as descobertas feitas através dessa leitura são impressionantes. Não abordarei aqui mais sobre as questões políticas, pois não é o foco da resenha, mas posso conversar depois sobre isso com quem quiser saber a visão que tive desse assunto com a leitura.
A história em si é forte, possui cenas sangrentas, severas, mas não foram essas que mais me fizeram gostar da estória, foram às críticas. Katniss é uma personagem questionadora, forte e determinada a meu ver, ela questiona sobre sua situação, o do porque alguns distritos serem mais beneficiados que os outros, o real motivo dos Jogos Vorazes, em que pessoas são colocadas em uma arena como animais para se matarem e garantirem a diversão de quem assiste, e esquecem que essas pessoas são seres humanos, com família, amigos, etc.
O livro também tem uma parte de romantismo, Peeta e Katniss foram orientados a ficarem juntos para chamar a atenção e mexerem com o lado emocional do público, mas há algo real entre os personagens, e a autora nos envolve neste jogo de o que está sendo real e o que é planejado.
As cenas de luta para sobrevivência na arena são fortes e emocionantes, ali percebemos o limite do ser humano e a sua natureza animal. As emoções são conflitantes, e mais uma vez senti que iria desmoronar em lágrimas.
Esse livro me fez sentir dó, medo, raiva, indignação, também sorri, chorei, fiquei espantada. A amizade, inveja, luxúria, soberba, futilidade, romance, são refletidos nesse livro, que causam um choque no leitor. Ao lê-lo me lembrei de outro livro chamado Farenheith 451, pois esse também me causou os sentimentos acima.
Gostei muito do livro, a diagramação é muito bem feita, gostei da tradução, só vi um erro ortográfico.  Continuarei lendo a série com certeza, quero saber se a continuidade do livro será tão impactante quanto este. Agora eu entendo porque Jogos Vorazes está sendo tão lido e recebendo tantos elogios.
Aventure-se nesse livro, com a mente aberta, e prepara-se para ficarem horas pensando e refletindo sobre ele, mesmo após ter lido.

Leia também

18 comentários

  1. AAAAAAAA JOGOS VORAZES LALALALA
    SUPER AMO ESSE LIVRO E ACABEI DE COMPRA-LO \O/\O/
    DAI AMEI A RESENHA E AIN MEU DEUS TÔ SUPER CURIOSA POR SABER O QUE VAI ACONTECER NA DECORRER DA HISTORIA \O/
    BEIJOKAS...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, PARABÉNS PELA RESENHA!! Quero muito ler o livro, maaas, to com vários aqui e a grana ta dificil =X chorei litros quando vi que não ia poder ir na estreia do filme (so de pensar já choro ): ) mas o bom de não poder ir na estreia é que tenho mais tempo para ler os livros, né? kkk


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. eu amei este livro, mas confesso que não consegui gostar da Katniss nesse livro.
    O Peeta foi, é e sempre será o queridinho da série pra mim.
    Esse livro me envolveu de tal forma, que sonhei noites seguidas com a arena, inclusive tive um pesadelo terrível kkkkkkkkkkkkk
    Estou ansiosa para assistir ao filme, amanhã irei na pré-estreia, e espero que o filme seja fiel ao livro.
    Ah, eu não gostei tanto de A esperança. Só lendo pra saber, mas eu achei muito confuso.
    Bjos

    Jack do @Mybooklit

    ResponderExcluir
  4. Uou, Dai! Sem sombra de dúvidas, sua melhor resenha até agora! =O

    Acho que um livro cumpre o sue papel quando nos faz exatamente isso que JV fez com você: sentir e refletir.

    Adoro questionamentos sobre a sociedade, politica, costumes e condição humana; como vc descreveu na resenha que possui o livro.

    Tipo, quero ler o livro AMANHÃ.

    Parabéns, linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah cara 1 dia para o filme estrear e eu tava relendo o livro ontem, o que eu posso dizer né amo essa historia, e apesar de o segundo livro ( Em Chamas) ser o meu favorito,esse foi o que começou toda a serie e merece meu amor e respeito *----* Adorei a resenha!!


    Beijos Fran - Sociedadedasleitoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como sempre... ADOREI sua RESENHA amiga!!!
    JV está na minha lista e COM CERTEZA será o próximo que vou ler!!!

    Beijos, Lucas!!!
    ESCONDIDOS NO LIVRO!!!

    ResponderExcluir
  7. @cyberlivingdeadmarço 22, 2012

    Essa grande fama da saga "Jogos Vorazes" se deve ao grande trabalho de publicidade aliado ao fato de que duas sagas que tinham grande fama (Harry Potter e Crespúculo) chegaram ao seu término, logo muitos leitores sentem a necessidade de uma saga para preencher esse vazio. Confessor que minha curiosida para começar a saga está mais baseada em saber mesmo o motivo de tamanho sucesso do que na minha avaliação de sua qualidade. Algumas pessoas dizem que a trama é parecida demais com a de Battle Royale, confesso que concordo com esse ponto, mas primeiro prefiro ler o livro para emitir meu julgamento de modo mais justo. Parabéns pela resenha!

    Abraços!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que JV veio somente para preencher um vazio, além do mais temos muitas séries por ai, acompanho várias, e muitas outras pessoas também acompanham. Publicidade as editoras sempre fazem, sempre tem um marketing literário envolvido, mas tem livros com um grande marketing que não conseguiram agradar seus fãs, e JV superou as expectativas de muitas pessoas, que gostaram verdadeiramente da estória.

      Excluir
  8. Parabens pela resenha gêmea + 138746487264 kkkkk
    TODO mundo fala bem do livro e eu igul a vc estou com bastante receio de lê-lo, mas lógico que a curiosidade está me correndo e vou acabar cedendo a ela. Embora não tenha gostado do elenco do filme, toda essa euforia acaba nos contagiando e ficar de fora é mto ruim... vou ver se leio logo.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OMG!!!! Daiii... assim vc me deixa doida!!! Ameeeeei...
    Eu tbm nao sabia o pq de todo mundo ler e falar que é bom mas quase tive um troço só em ver a resenha *o*
    eu NECESSITO deste livro *oooo*

    Isabele Alves
    @L_Recomendados
    http://livros-recomendados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gente eu juro que achei que vc fosse falar mal do livro...kkkkkkk
    Brincadeiras a parte, eu já li a trilogia desde quando lançou o primeiro no Brasil, já tem um tempinho e me apaixonei de cara pela série! Naquele momento ainda não havíamos tido a "invasão das distopias", então imagina a minha reação diante de um mundo com Pannem? Foi adrenalina total! Li um livro atrás do outro, em inglês mesmo e só faltei dar um treco com o final! Enfim...as experiências com JV são meio malucas... Sua resenha tá ótima! E sim, eu tb adorei os aspectos políticos da coisa...
    Bjs!
    Paulinha
    http://memyshelfandmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse livro, mas não achei tudo isso que o povo acha não... Mas, de qualquer forma, é ótimo! rs

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar, parabens pela resenha!
    Muito bem feita...
    Sim, Jogos Vorazes é a febre do momento, tanto em livros, quanto no filme né?
    Acabei de ler o primeiro livro e fico me remoendo pq ainda não tenho o restante da serie.
    Vi tbém o filme e ele foi bem fiel a obra(coisa rara de acontecer)
    Só esperava mais do Peeta, mas ele ainda é o Peeta..ai ai..rs
    Abraços...

    ResponderExcluir
  13. Eu conheci Jogos Vorazes quando vi pela primeira vez o trailer, a partir de então minha curiosidade aumentou quando descobrir que havia um livro, ou melhor, a trilogia! Comecei a ler resenhas, a propósito, esta está linda, demonstra toda emoção que há para se sentir durante a leitura, e então aqui estou eu, tentando caçar esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca encontro palavras o suficiente pra descrever essa trilogia de Jogos Vorazes.. parece q sempre q eu fala "Perfeito", "Amei", "Incrível", etc, sempre falta alguma coisa.. amo d++++ e super recomendo!

    ResponderExcluir
  15. n gostei muito...Parei logo no primeiro.

    ResponderExcluir
  16. Não gostei muito do livro...Só li o primeiro porque não tive vontade de acompanhar a estória.

    ResponderExcluir
  17. n gostei muito...Parei logo no primeiro.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011