Estrelas Literárias: Camilo Castelo Branco

by - quarta-feira, abril 11, 2012

Olá galera!

Hoje na coluna "Estrelas Literárias" trago para vocês o escritor Camilo Castelo Branco. Acredito que vocês já tenham ouvido falar desse autor durante o Ensino Médio, já que este pertenceu ao período literário conhecido como "Ultrarromantismo". E para aqueles que ainda não o conhecem, sintam-se a vontade para conhecer esse autor maravilhoso.

Camilo Castelo Branco (1825-1890) é o maior representante da novela passional em língua portuguesa. Seus personagens são sempre ao extremo, movidos pela paixão e obssessivos. Aos 16 anos casara-se com Joaquina Pereira, mas passado algum tempo ele foge com outra mulher, Patrícia Emília, e por essa ação é acusado de bigamia, pois não havia se divorciado da primeira muher, e é preso. Após dois anos de prisão é libertado.
Após algum tempo Camila e Patrícia tem uma filha. Mas não é que Camilo não criou jeito? Abandonou a Camila e foi viver amores passageiros até conhecer a Ana Plácido, mas ela era casada com um comerciante. E o que isso poderia resultar? Uma prisão claro, os dois foram presos acusados de adultério.
Passado algum tempo ele foi novamente libertado da prisão e foi viver com Ana. Tiveram dois filhos, mas Camilo não estava feliz, um filho era desocupado e o outro tinha problemas de cegueira. Mesmo sendo um escritor português de prestígio, ele estava cansado e infeliz com a sua vida, então resolveu se suicidar em 1 de junho de 1980.
Como vimos o escritor viveu uma vida ao extremo, com muitas emoções, alguns estudiosos afirmam que as inúmeras situações dramáticas presentes nos romances do autor são transfigurações de sua própria vida.
Camilo escreveu mais de 260 obras, entre romances, novelas, poemas, ensaios, traduções, prefácios, textos jornalísticos e de historiografia, crítica literária, teatro e discursos. E pensem só, nessa época tudo era escrito à pena, não havia outros recursos técnicos para o ofício de escrever. Seu maior êxito literário, no entanto, encontra-se nas 54 novelas que produziu. Entre elas, novelas de terror, sátiricas, histórias e passionais, que eram as de maior sucesso entre o público. 
Um das suas obras chama-se "Amor de Perdição", não vou aqui detalhá-la, mas é um dos romances mais importante do autor, e que tem os fortes traços do ultrarromantismo. Camilo escreveu esse livro enquanto estava preso. Ao ler a obra percebemos uma extrema semelhança com Romeu e Julieta de Shakespeare, pois apresenta famílias rivais, um amor proibido, uma terceira pessoa que compõe um triângulo amoroso e final trágico, mas também apresenta algumas características que podem ser ligadas a vida do autor.
Também tem o livro "Amor de Salvação" que foi escrito acredito eu algum tempo depois de "Amor de Perdição". 
E você, já leu algum livro do autor?

Beijos!!

FONTE: Encilopédia: Literatura de Língua Portuguesa, Moderna, Ed. 2008, Moderna.

Leia também

15 comentários

  1. Não conhecia, vou pesquisar mais sobre as obras dele ^^

    ResponderExcluir
  2. Tamém não conhecia esse autor, mas parece ser muito bom. vou ver algumas obras dele :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou no ensino medio mas ate agora ainda não ouvi falar dele ! Vou dar mais uma pesquisada ! ^^ quam sabe eu não fico atraida por uma das obras dele !? kkk

    ResponderExcluir
  4. Oi, Daiane!
    Achei interessante vc postar sobre o Camilo.
    Li Amor de Perdição há 10 anos e é realmente ultrarromântico. Não lembro de todos os detalhes mas lembro que gostei.
    No fim do ano passado vi que tinha Amor de Salvação na biblioteca perto do meu trabalho. Como tinha lido o de Perdição, pensei, pq não ler o de Salvação? Então 10 anos depois li Amor de Salvação.
    A primeira coisa que digo é que a linguagem é um pouco (bem) complicada por se tratar de português antigo, mas não chega a afetar mto a leitura. E, apesar de algumas partes maçantes, de modo geral eu gostei. Acho que até recomendo. rs
    Interessante que a própria vida do CCB é digna de um livro.
    Bacana vc tornar esse autor mais conhecido. Muitas pessoas tem um certo preconceito com clássicos, mas nem todos são chatos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. @cyberlivingdeadabril 12, 2012

    Nunca li livros desse autor. No ensino médio os professores de Literatura não eram bons e como a maior parte da turma não ajudava as aulas eram uma zona de guerra, a maior parte do conhecimento de literatura que tenho adquiri por conta própria. A vida desse autor foi de extremos mesmo.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daiane!

    Você me fez lembrar dos meus seminários do Ensino Médio...eu apresentei "Amor de Perdição" e uma amiga minha o "Amor de Salvação" . Confesso que na época, gostei do autor. Mas hoje em dia, prefiro os autores da escola Simbolista porque acho as narrativas mais interessantes do que as do romantismo, salvo exceções .

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  7. Estou no ensino médio e ainda não estudei as obras do autor, até porque minha professora ainda está na gramática e eu estou louco para começar literatura. Mas já ouvi falar um pouco sobre os livros do mesmo e até me parece interessante, afinal, para quem gosta de ler, sempre vale qualquer livro.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conheço nenhuma obra do autor (vergonha, haha). "Amor de perdição" deve ser bem interessante, ainda mais se ele escreveu enquanto estava preso. É triste saber que ele cometeu suicídio.

    Até mais,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda estou no ensino médio, porém ainda não ouvi falar desse autor - e acho que nem irei ouvir falar, se depender da aula. Não conheço nenhuma obra ainda, mas espero ter a oportunidade de poder ler alguma ne :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu li Amor de Perdição, e acho um ótimo livro, mas Amor de Salvação não tive oportunidade.

    Bjos

    Cida

    ResponderExcluir
  11. Já li sobre esse autor e até apresentei trabalho sobre ele na escola, ensino médio, tem tempo isso kkkk
    Gostei bastante da tua resenha, e sempre bom está conhecendo sobre os escritores do nosso país o que infelizmente poucas pessoas se interessam principalemente os jovem a maioria só vem ler algo quando em adulto e já tem o gosto pela leitura :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie, hahahaha eu tive q fazer uma apresentação sobre esse autor O.o que por sinal eu fui péssima! kkkkk'' mas hoje nem me lembrava dele, me lembrou do tempo de escola [só 2 anos atrás]!!! \o/

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca vou esquecer esse autor! rs... Lembro direitinho quando eu precisava urgente do livro Amor de Perdição e minha mãe chegou em casa tarde da noite com o Amor de Salvação!! hahaha... Ainda bem que deu tempo de trocar antes da prova que eu tinha! rs... Legal esse seu espaço de divulgação!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Conhecia o autor, mas nunca li nada dele... Não que eu lembre. Mas 'xo te contar... Bafão a vida pessoal do moço, hein? Safadiiiiiiiiiiiiiinho! HAHAHAHAHAHAHHA Já sei de onde tirava inspiração pros livros, rs.

    ResponderExcluir
  15. Que legal Dai!

    Nunca tinha ouvido falar nesse autor!
    Mas com certeza vou dar uma bizoiada por ai pra encontrar alguma obra dele!

    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011