Reportagem da Veja sobre Jogos Vorazes

by - terça-feira, abril 03, 2012

Olá galerinha!

Visitando o site da revista Veja, na página do blog "Veja meus livros", encontrei um post muito interessante sobre Jogos Vorazes. O nome do post é "A mensagem educativa de Jogos Vorazes", isso na hora me atraiu para lê-lo. Nessa postagem há uma entrevista com  Lois H. Gresh, autora do guia Hunger Games – A Filosofia por Trás dos Jogos Vorazes. Eu estou com esse livro, porém ainda não o li, primeiro terminarei de ler os dois últimos livros da série e depois lerei esse, e claro resenharei aqui para vocês.
Acho que para todos que leram o livro ou só assistiram o filme, ficou perceptível que a autora Suzanne Collins fez diversas críticas a sociedade atual. Citando um trecho da postagem: "A saga é uma reflexão, um espelho dos nossos tempos. Ela é um aviso de que nós precisamos nos unir e nos salvar de um futuro que pode ser parecido com o de Jogos Vorazes.”.
Acho que o trecho acima já diz tudo, a série me cativou por conta dessas críticas, e acredito que essa postagem que a revista Veja fez, sirva para mostrar para aqueles que dizem que Jogos Vorazes é somente mais um livro juvenil, que esse livro vai muito além e tem muito a ensinar.
Colocarei abaixo duas perguntas que a revista fez numa entrevista com a autora do guia da série. Mas se você puder leia a postagem no blog da revista, e confira as demais perguntas feitas à autora.

Veja: Jogos Vorazes tem violência, mitologia e uma atmosfera obscura, e deixa o romance entre os protagonistas em segundo plano, diferentemente de séries como Crepúsculo. Ainda assim, a saga é um sucesso entre os adolescentes. Por quê?
Lois H. Gresh: A trilogia é uma reflexão, um espelho dos nossos tempos. Em minha opinião, ela é um aviso de que nós, como espécie inteligente, precisamos nos unir e nos salvar de um futuro que, ainda que remotamente, pode ser parecido com o de Jogos Vorazes. Fome generalizada, crianças enviadas para o matadouro da guerra, colapsos ambientais, atos terroristas e guerra nuclear não são coisas certas. Posicionando-se contra esses temas, Suzanne Collins nos traz uma história linda. Como leitores, nós nos importamos com os personagens e queremos desesperadamente que tudo acabe bem. Essa é a razão que faz com que os adolescentes gostem da série, mesmo que o romance não seja o foco principal.
Veja: O que faz essa história ser adorada como as histórias fantásticas?
Lois H. Gresh: Essa série cria um novo mundo de aventura, tragédia, invenções e, claro, um triângulo amoroso. Ela traz drásticas narrativas paralelas e também ensina aos leitores uma lição importante sobre a vida e a natureza humana. Ela foca em como os humanos reagem a situações de vida e morte, quão materialista a sociedade humana se tornou e o que realmente significa se apaixonar por alguém e testar se você estaria disposto a morrer por essa pessoa.
Bom pessoal, espero que tenham gostado, e não deixem de conferir a postagem completa juntamente com a entrevista da autora no site! A fonte está aqui logo abaixo.
E vocês já leram Jogos Vorazes? E o que acharam?

FONTE: http://veja.abril.com.br/blog/meus-livros/

Leia também

22 comentários

  1. Por incrivel que pareça, eu nunca tinha parado para pensar nisso. É verdade!
    Amei o post, me fez JV como nunca tinha visto antes ahsuahuahs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nenhum livro da Saga nem vi o filme ainda, mas pretendo ver e ler, com tantos elogios é impossível não se interessar.
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. além do que foi dito sobre JV
    não vejo o fato de que o foco nao esta no romance
    uma coisa negativa, pq além de ter mais detalhes sobre
    a história geral, tmbm nos deixa mais ansiosas por aquelas cenas em que o romance está no ar
    adorei o filme, acredito que ele conseguiu captar
    bem alguns trechos do livro *-*
    agora que venha em chamas \o/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou totalmente apaixonado por Jogos Vorazes, e um desses motivos é pela história ser diferente. Não é fantasia e não é clichê, é incrível e repleto de criticas a sociedade nas entrelinhas, por isso que eu aposto nesse grande sucesso que a série tem feita. Eu já li os 3 livros e estou louco para ler A Filosofia Por Trás de Jogos Vorazes. Esse post ficou demais, é sempre bom ver as pessoas falando dos verdadeiros valores da série.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que eu era uma dessas que pensava : Não vou assistir, é mais um Crepúsculo. Tanto que semana passada fui ao cinema e escolhi assistir ao doc. do Raul (mto bom, por sinal).

    Agora, sob esta perspectiva reflexiva,a narrativa torna-se interessante. Afinal, eu achava que era mais um clichê e já tem tantos por aí que uma hora cansa. Vou anotar a dica...e tentar ler o livro.

    Abraços,
    Islayne

    http://folheandopensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não li nenhum livro da série ainda :(
    Não encontrei ninguém para me presentear com eles, rs.
    Mas enfim, eu não gosto muito do gênero de leitura da série, mas todo mundo está lendo, e pela entrevista, o tema do livro é mais interessante do que aparenta ser. Quem sabe eu não leia :)

    ResponderExcluir
  7. Exatamente o que eu disse na minha crítica do filme! Jogos Vorazes é mto mais que um reality show de adolescentes se matando, seus personagens não são pombinhos apaixonados e indecisos. A estória por traz é muito maior, é uma crítica política e social que merece reflexão! Eu li a trilogia e adorei. Vi o filme agora e gostei muito também. Eu mais do que recomendo! Esqueçam as comparações com qualquer outra série, mesmo as distópicas. Suzanne Collins foi certeira em Jogos Vorazes!
    Bjs!
    Paulinha
    http://memyshelfandmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dai!!!
    Eu nunca li nenhum livro dessa série, porque a sinopse nunca me conquistou. Vejo a loucura que Jogos Vorazes causa e a legião de fãs que tem.
    Eu vou tentar conhecer, primeiro vou assistir o filme, se eu gostar, então sim vou ler os livros.
    Me sinto a única que não se sente atraída pela série, sei lá, mas não rolou aquele amor a primeira vista.
    Quem sabe com o filme a opinião muda.
    Beijos, até mais.

    Cida
    www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  9. @cyberlivingdeadabril 04, 2012

    Vou ser muito sincero...não simpatizo com livros do tipo "A filosofia por trás de...". O motivo? É o seguinte: Um livro aborda um determinado tema, logo no próprio livro esse tema é apresentado, desenvolvido (questionado) e tem seus diversos lados (perspectivas) comentados, ao menos é o que se espera dos bons livros, ou seja, "Jogos Vorazes" é um livro que já fala de sua própria filosia, então porque se escrever um outro livro para explicar coisas que são explicadas na obra original? Não consigo entender isso. "Jogos Vorazes" eu quero muito ler, mas esse "A filosofia por trás de..." vou passar.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li o livro, mas estou com vontade de ler. Li algumas resenhas, mas não imaginava que o livro fosse tão profundo. A entrevista despertou ainda mais o meu interesse. :]
    Adorei a dica Dai!

    Um beijo,
    Gaby
    pitadadecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Assim vocês me matam de curiosade!! Pow, já não li o livro, nem pude ver o fime, ler isso sore o filme me deixa louca, kkk,

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não li o livro, mas confesso q agora fiquei verdadeiramente afim de ler o livro, e loucaaa p assistir o filme!!!^^

    ResponderExcluir
  13. Já vi o filme, Dai. Achei bom e ponto. Talvez os livros sejam melhores... O assunto distopia me atrai, acho interessante pois nos faz refletir e tals, só acho que virou modinha ne?rs

    Enfim! Beijoooos!

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li :'(.Mas tudo no tempo certo.
    Adorei a postagem e assim que der vou lá ver a entrevista completa.

    Beijos
    Ingrid
    http://livros-e-tal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu li os dois primeiros livros da série, e gostei muito da historia do livro, achei bastante original. Falta agora ler o terceiro e ver o filme .

    Bjinhusss !!

    ResponderExcluir
  16. Sera que sou a unica que ainda não leu esse livro !? *O*

    ResponderExcluir
  17. Gostei da entrevista, mas como ñ vi o filme ou li o livro, ñ entendi algumas coisas. Mas ñ tem como negar que é um sucesso essa trilogia.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não li o livro ainda, mas já vi o filme!

    Nossaaaa!!!!
    É muito bom MEEESMO!

    Acho que depois de tanta lenga lenga daquele crepusculo, estavamos merecendo um filme que realmente pudesse nos ensinar algo!

    Com tanta guerra, é bem capaz mesmo de um governo decidir escravizar o resto do mundo.

    Não achei errado o romance ter ficado em segundo plano, pois o filme é muito forte para ficar naquela de "eu te amo" o tempo todo. Iria ter atrapalhado e muito a mensagem real.

    Esse mês eu compro os livros!
    Estou louca para saber o que vai acontecer!!!

    Beijokas e Feliz Páscoa Lindona!

    ResponderExcluir
  19. na minha opinião: quem ler o livro não irá se arrepender
    o filme foi maravilhoso e ,considerando tudo, ele foi bem fiel
    mas o livro.... humrrr... os livros são mais que perfeitos *-*

    ResponderExcluir
  20. Não li nenhum dos livros, e só irei ver o filme quando isso acontecer.
    E pelo que estou vendo é a saga do momento e confesso que sou meio "do contra "
    tem muitas pessoas lendo, tem muitas pessoas falando
    O autor já está rico mesmo...
    Vou esperar mais um tempo para me dedicar aos livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá, não assisti o filme nem li nenhum dos livros e agora estou ficando super interessadas em ler e assistir, pois tenho lido coisas muito boas mesmo, e como percebi o filme quer nos passar um aviso muito importante, tomara que eu goste!

    ResponderExcluir
  22. Não li a saga, não vi o filme. Mas desde que comecei a ler resenhas me interessei demais pela história e, após ver um pedacinho dessa reportagem, vejo que é essencial que eu a leia. Espero conseguir fazer isso logo!!!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011