Resenha: As Crônicas da Terra do Lago - O Primeiro Ministro

by - sexta-feira, abril 06, 2012

Olá galera!

Hoje trago aqui para vocês a resenha do livro "As Crônicas da Terra do Lado - o primeiro ministro" da autora parceira Iracy Araujo. Confiram e comente:

Dados de publicação:
Autora: Iracy Araujo
Ano: 2011
Páginas: 144
Editora: Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século

O reino Terra do Lago era um lugar calmo e feliz, onde seus cidadãos viviam em harmonia com o reinado vigente. Rei Darel era bondoso e pai da princesa Diana, única herdeira do trono, já que sua mãe havia falecido no parto. Mas essa tranquilidade é abalada pelo impiedoso Magnus, o qual quer dominar e conquistar o reino, nem que para isso tenha que ser derramado sangue inocente.

Ao saber que o exército de Magnus já rondara a Terra do Lago, o Rei Darel pede a Quíron, primeiro ministro do reino, homem justo e de sua confiança, para levar Diana para longe do reino e protegê-la. Quíron então foge com a pequena princesinha em seus braços, caso algo acontecesse ao rei e aquele sanguinário dominasse o reino, ela seria a única a poder um dia remediar e tomar o trono que lhe era de direito.
Diana trazia em seu braço uma tatuagem que somente quem era da família real tinha, porém Magnus não sabia disso. Quíron então foge com Diana e Selene, sua filha, para longe daquele lugar, será que essa fuga dará certo? E eles estão totalmente seguros?
Confesso que gosto muito de histórias envolvendo castelos, reinos, princesas, pois de alguma forma ao ler essas cenas se formam em minha mente e eu amo imaginá-las. Nesse livro durante toda a leitura imaginei a Terra do Lago, o bosque, castelos, a água clara, o espaço criado pela narrativa da autora é estonteante.
A leitura flui rapidamente, já que é um livro não muito longo, então pode-se lê-lo em uma tarde. O livro é bem narrado, com os capítulos bem interligados. A capa é muito bonita e acho que transmite a magnitude da imagem que formamos da Terra do Lago.
Com relação aos personagens, no começo achei que a princesa Diana iria ter um espaço maior, já que a salvação do reino dependia dela, mas o que encontrei foi diferente. Selene, que eu pensava que seria uma personagem mais secundária, torna-se a personagem fundamental para a recuperação do reino. Com a narração vamos entendendo sua importância.
Eu recomendo esse livro para pessoas de todas as idades, ele não é difícil de ser ler, e também as cenas de enfrentamento não são sanguinárias. Acho que é um bom livro para se indicar ao público infanto-juvenil, é uma estória de reinados diferente e que também envolve magia, gostoso de se ler, e que consegue cativar o leitor.
É bom saber que temos bons livros brasileiros de literatura fantástica,  ao terminar de ler esse livro me deu uma imensa vontade de saber a continuação, tanto que seu o tivesse em mãos com certeza continuaria lendo. O bom também é que conseguimos tirar algumas lições com a leitura, como aprender a reconhecer nossos erros e quando erramos, perdão, confiança, entre outros. Enfim, se alguém tiver interessado em um livro de literatura fantástica nacional, acho que "As Crônicas da Terra do Lago" te surpreenderá e te trará para um mundo cheio de magia!

Leia também

14 comentários

  1. Adorei.Quero muito lê-lo.
    Vou ter que esperar e comprar.Bejinhos.
    Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Daiane!!

    Primeiro a arte gráfica desta capa de já é convidativa,né? Tem poucos livros brasileiros de literatura fantástica que sejam bons, concordo com você.
    Acho que livros que trabalham o lúdico, as imagens se formam instantaneamente em nosso imaginário porque estamos habituados a este cenário de reinos e castelos desde de muito cedo.Então , é mais fácil de assimilar.
    Ótima dica!

    Abraços,
    Islayne

    http://folheandopensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Goostei muito da resenha sem falr que essa capa linda me conquistou de primeira ! Vou ver se acho um peo encontro e vou comprar esse livro ! Otima resenha ! beijos ! ^^

    ResponderExcluir
  4. @cyberlivingdeadabril 07, 2012

    A capa é muito bonita, já transmite muito um ar de história de fantasia. Quando a capa consegue emitir a essência da história é um ponto positivo que a obra ganha comigo. Ao terminar a sua resenha fiquei pensando: Acho que vou gostar desse livro também, mas ao terminá-lo ficarei com desejo de que tivesse mais páginas xD Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu me apaixonei pela capa, mas fiquei triste pelo livro ser tão pequeno, eu adoro livros grandes. Porém a sinopse mostra que o livro vale a pena e é sempre bom ver os autores nacionais nos dando toda essa empolgação para lermos seus livros. Creio que vale a pena ler e sua resenha mostrou o quanto ele é bom.

    ResponderExcluir
  6. Já tem um tempinho que tenho encontrado algumas resenhas deste livro, mas ainda não sei o que pensar sobre ele. Acho que o fato de a história se passar num ambiente medieval não me convence. Não gosto muito de histórias deste tipo. =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita a capa, e até gostei do nome do Livro.
    Porém não tenho costumo de ler fantasia. Acho que a leitura de estorias antigas, fantasias, acabam por me entediar, devido ao fato d'eu não me interessar :)
    Mas ja li uns que me surpreenderam.
    Enfim, a resenha ficou bem elaborada.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Que capa mais linda!

    Fantasia é a minha cara!
    É meu 3º tema favorito! =D

    Imaginação é tudo nessa hora né amiga!?
    Também amo "ver" os castelos, as princesas, os seres fantástico...
    Só tem uma coisa: Não cosigo ver o rosto de nenhum deles acredita!?

    Estranho né!? kkkk

    Booom Ja entrou para minha lista de desejados! E sendo nacional... Vai lá para o topo!

    ResponderExcluir
  9. Mais uma saga para minha estante, pena o livro ser tão pequeno, gosto de livros maiores. Mas as criticas que tenho visto são positivas e acho que vale a pena conferir. Por enquanto ele fica na lista, preciso reduzir a fila de leitura aqui.
    Ótima resenha.

    Bjos

    Cida
    www.moonlightbooks.net

    Cida

    ResponderExcluir
  10. A primeira impressão que eu tive foi: um livro de capa linda e estória sem graça. Depois de ler a sua resenha mudei de opinião. O livro parece ser interessante e gostoso de ler. Daqueles que te leva para um mundo bem longe, mágico.
    Muito boa a resenha!

    Beijos,
    Gaby
    pitadadecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adooooooooro literatura fantástica medieval. Mas acredita que nunca li uma de autor nacional? =O Esse aí parece ser bom, ne? Ainda mais que não é tão 'sanguinario'... Tô precisando de coisas leves ultimamente...HAHAHAH

    ResponderExcluir
  12. ainda não encontrei esse livro por aqui =/

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha, me deixou aqui muito ansiosa para poder ler esse livro! ele parece ser muito bom, o tipo de leitura que eu amo, preciso lê-lo!

    ResponderExcluir
  14. Ai, deve ser uma delícia de livro esse!!!! Fico muito feliz quando vejo uma autora nacional escrevendo algo tão legal! Já me apaixonei só de ver a capa, mas a resenha me deixou mais empolgada ainda pra conhecer a história!!!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011