Resenha: Cruzando o Caminho do Sol

by - segunda-feira, abril 23, 2012

Olá galera!

Confiram a resenha do emocionante livro "Cruzando o Caminho do Sol" e comentem!

Dados de Publicação
Autor: Corban Addison
Páginas: 448
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito


Sita e Ahalya, eram duas adolescentes indianas, que tinham uma família perfeita e uma boa condição financeira. Tudo parecia tranquilo e em perfeita harmonia até a chegada de um tsunami, que destrói a costa leste da Índia, deixando milhares de mortos e entre esses suas famílias e amigos. Desamparada as jovens procuram ajuda, buscando forças uma na outra para poder sobreviver e seguir em frente, mas elas não podem confiar em qualquer pessoa, pois isso lhes trará graves consequências.
Do outro lado do mundo o advogado Thomas Clarke, em Washington nos EUA, passa por uma grande crise pessoal, sua esposa o abandonara após a morte de sua pequena filha, e se ainda não bastasse as coisas não andam bem no trabalho. Então ele vai para a Índia para ajudar em uma ONG que trabalha com a questão de exploração sexual infantil e tráfico humano e tenta reencontrar sua esposa para reatarem.
Dois países, duas culturas, vidas que se cruzam, através desses personagens conhecemos um submundo comandado por grandes criminosos e das atrocidades das quais são capazes.
Um livro emocionante do inicio ao fim, confesso que não sei se conseguirei aqui em palavras transmitir a grande magnitude desse livro. Nele mergulhamos em temas profundos, fortes e polêmicos, como a prostituição, tráfico humano, corrupção, pedofilia, as chamadas “mulas” (que transportam drogas em seu corpo) e estupro. Mas também o autor nos abre passagem para o coração de cada personagem, suas aflições, suas descobertas pessoais e suas dores. Corban Addison conseguiu criar um fio condutor que liga cada vida, cada acontecimento, cada descoberta que transportam para uma narrativa de tirar o fôlego e que toca o leitor em seus mais profundos sentimentos. É um livro que fala ao coração de cada um de nós.
O submundo nos é apresentado sem um véu, e vemos como as pessoas são tratadas e comercializadas como animais. Mesmo sendo uma narrativa forte não queria parar de ler, me emocionei do começo ao fim. Durante a leitura você se questiona, e se fosse minha filha? Minha irmã? Parece um tema distante, mas não é, na verdade é tão próximo, tão real, e que pode acontecer a qualquer um.
O autor conseguiu ligar as vidas das irmãs com a de Thomas Clarke de forma brilhante, a libertação de um dependia da libertação de outro, os sentimentos, as ações do personagem foram muito bem trabalhados, quando você percebe já está mergulhado nessa teia de sentimentos.
Uma estória muito bem construída, que passa por vários cenários. Em cada detalhe percebemos que o autor estudou e pesquisou muito para compor a obra. Depois lendo a nota do autor, vemos em sua mensagem que são citados alguns dos livros lidos por ele antes de começar a escrever Cruzando o Caminho do Sol, e que alguns dos casos relatados na estória foram inspirados em casos reais conhecidos durante suas pesquisas. O autor também nos conta sobre instituições que lutam e desenvolvem projetos contra o tráfico humano.
Ao encerrar a leitura, percebi que algo em mim mudou, como uma inquietação e vontade de mudar o mundo, de ajudar. Corban Addison consegue inserir isso dentro de nós. Parece que o livro te dá um estalo e diz: “acorde e veja o que está acontecendo ao redor”, mesmo de olhos abertos parece que a humanidade se mantém cega e dormente, pensando que os temas já citados anteriormente só podem acontecer em países distantes, de preferência subdesenvolvidos, mas não veem que isso pode acontecer até mesmo debaixo de seu próprio teto.
É um dos melhores livros que já li, escrevo isso sem medo e sem receio de me arrepender. A parte gráfica também não deixa a desejar, o livro foi divido em quatro partes, e em cada começo de capítulo há poemas e desenhos da cultura da Índia.
Livro mais que recomendado, prepara-se para conhecer uma nova cultura e sentir fortes emoções. Agradeço muito a Editora Novo Conceito por trazer esse livro ao Brasil e pela oportunidade de lê-lo.




Leia também

18 comentários

  1. Oi Daiane! :)
    Que resenha adorável!
    Confesso que quando vi a sinopse pela primeira vez não fiquei muito interessada, mas agora que li a sua resenha, mudei de ideia. Quero esse livro para ontem! haha
    Adoro histórias cheias de emoção e que mostre diferentes culturas.
    Ah, e a capa está linda!

    Beijocas.
    www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dai!
    Não tinha lido nada ainda sobre este livro. É pela sua resenho, creio que o autor soube contextualizar a história que é bastante verossímil e ainda consegue fazer seu leitor refletir.

    Nome do livro e autor anotados.

    Abraços e boa semana,
    Islayne

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li este livro
    Mas to com ele aqui em casa e estou doida para le-lo, pois tem uma tematica bastante interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que resenha linda gêmea!! Vc me deixou com mais vontade ainda de ler ele. Já pela sinopse imaginava que seria uma livro para refletir, mas ñ tanto assim. Vou apressar a compra dele, pode ter ctza.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que resenha foi essa hein Dai? Ainda bem que tenho o livro aqui cmg, senão teria que sair correndo e comprar o meu, adoro livros que tratam de temas diferentes do nosso país, culturas diferentes, além de ler e me divertir com a história, gosto tbm de me emocionar, chorar, sentir raiva, e acima de tudo aprender e vejo que com esse livro irei aprender muitas coisas, espero poder ler ele o mais rápido possível....
    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Daiane!
    Esse livro parece ser emocionante mesmo! Eu já estou com ele em casa, vou tentar ler na próxima semana.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem sido muito comentado e eu tenho uma grande vontade de ler. Pela sua resenha pude perceber que ele tem aspectos muito interessantes e por falar da índia, parece ser legal, já que a pouco tempo li um livro que falava dessa cultura e tenho a achado bem interessante. Ótima resenha e obrigado por me fazer botar mais fé neste livro.

    ResponderExcluir
  8. Mi=uita gene fala desse livro ! Eu quero comprar o livro mas o dinheiro ate agora ainda não apareceu na minha praia ! hihihi otima resenha ! beijos !

    ResponderExcluir
  9. Já li tantas resenhas desde livro, e sim, digo sem medo que esse livro deve ser maravilhoso. Gosto tanto de temas diferentes, que nos trazem, pelo menos, um pouco de outras culturas e que, ao mesmo tempo, nos mostre a realidade. Além de ser um livro muito lindo mesmo, há um tema verdadeiramente interessante.
    Sua resenha foi capaz de nos mostrar isso. Ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O livro traz um tema forte, mas necessário de ser abordado. Parece um livro tocante, que nos faz ver o mundo de uma forma diferente.
    Excelente resenha!

    Beijo,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. @cyberlivingdeadabril 26, 2012

    Olá, Daiane!
    É complicado quando coisas imprevisíveis nos forçam a amadurecer tão rapidamente e enfrentarmos coisas jamais pensadas, mas isso prova que a vida é uma grande incógnita na maioria do tempo, imagino que as adolescentes tenham sentido isso. Atraente como o autor, segundo seus comentários, consegue ligar pontos (pessoas) por mais improvável que isso seja. Isso faz sentir que todos de alguma forma estamos ligados. Muito bom saber que além do banquete de ler uma história interessante, também temos o prazer de conhecer outra cultura e somos alertados para uma questão que pode estar acontecendo bem perto de nós.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Este livro foi um dos grandes lançamentos deste ano, um tema forte, e muito bem trabalhado pelo autor.

    Bjos

    Cida

    ResponderExcluir
  13. Oiee
    Espero está me sentindo como você quando tiver a oportunidade de ler esse livro.
    O autor pego um assunto muito forte e que infelizmente ainda acontecem em todos país :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Essse livro é incrível, quando terminei de ler fiquei com uma sensação maluca.
    Ele foi detalhista na medida certa e sem dúvidas pesquisou muito para troar de um assunto tão delicado.

    ResponderExcluir
  15. A realidae é mesmo triste!

    Vi um documentario no SBT sobre casamento arranjado.
    Foi triste!
    A noiva era uma moça muito jovem e bonita, já o marido era um velho horrivel que ja tinha outras 3 esposas....

    A noiva estava em prantos, pois amava um rapaz que conheceu na universidade, mas como não havia a menor chance de ficarem juntos, acabou acitando o destino que os pais escolheram pra ela...

    Isso acontece por interesse financeiro não é?!
    É muito triste ver na tv as coisas que acontecem nesses paises e de uma certa forma, não poder fazer nada...

    Graças a Deus, nascemos no Brasil! rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Outro livro que quero muito ler. Adoro temas fortes, que mostrem outra cultura. Certeza que vou me emocionar tb, flor... :)

    Excelente resenha, Dai. Tá cada vez melhor. Sério mesmo. :)

    Beijoooooos

    ResponderExcluir
  17. Chorei muito quando li e vejo que você também gostou. Quando terminei, fiquei com a sensação de que precisava mudar minha vida.
    Beijos
    @marizoch
    marizoch.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está na minha lista de desejados desde que li a primeira resenha dele.
    Todo mundo, sem exceção, fala da complexidade que o livro traz. Do tema forte,que choca e emociona.
    Espero ler em breve.
    Resenha apaixonada..rs sem medo de expor o que sentiu.Isso é ótimo!
    Parabens ;)

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011