Resenha: Garota Replay

by - sexta-feira, abril 13, 2012

Olá galera!

Tudo bem com vocês? Hoje trago aqui para vocês a resenha do livro Garota Replay, como todos sabem nas minhas resenhas sempre mantenho uma opinião sincera, e nessa não será diferente, só peço que por favor a respeitem assim como eu respeito todos vocês!

Dados de Publicação:
Autora: Tammy Luciano
Ano: 2012
Páginas: 144
Editora: Novo Conceito

A personagem central desse livro é Thizi, uma garota de 20 anos, que mora no Rio de Janeiro e tem uma vida confortável. Seus pais estão sempre viajando pelo mundo, então essa fica mais sozinha. Thizi namorava Tadeu, que sempre a traia com outras meninas em festas, porém ela não sabia ou simplesmente tentava pensar que não sabia, já que algumas pessoas a alertavam com relação a essas puladas de cerca do seu namorado.
Mas eis que em uma noite, enquanto Tadeu beijava outra garota, Tito, melhor amigo de Thizi, tira uma foto do ato, provando assim a traição. Incomodado em ser descoberto Tadeu bate em Tito, e segue dirigindo perigosamente seu carro e causa um grave acidente, deixando Gabiru, seu amigo, em coma.
Thizi fica abalada com esses acontecimentos, pois parece que o mundo está desmoronando perante si, porém em uma noite na balada ela vê uma replay de si mesma, o que a deixa muito assustada. A outra versão da moça era mais "perfeita", era o que ela queria ser, mas e agora? Por que essa replay apareceu? Será que Tadeu causará ainda mais problemas? E Tadeu, continuará amigo de Thizi?
Confesso que comecei a ler o livro com uma grande expectativa, mas ela foi se esvaindo com o decorrer da leitura. Thizi não me agradou muito, mesmo a personagem tendo 20 anos, algumas de suas atitudes pareciam ser de uma garota de 14. Em alguns momentos a achei um pouco fútil. O que me incomodou também era que a todo momento a personagem se questionava sobre o que estava acontecendo e suas atitudes, e isso tornou a estória muito repetitiva. Achei que ficou meio forçado a questão "você tem que aprender isso com o livro", acredito que isso não precisa saltar aos olhos do leitor, ou ficar insistente, é possível com a leitura de um livro aprendermos muita coisa que não foi dita ali em palavras, mas sim que sentimos através das ações dos personagens.
Tadeu foi um personagem até que bem elaborado, pois quantos homens não existem por ai na sociedade parecidos com ele, obsessivos por suas namoradas, que não medem esforços para terem o que querem, partindo até mesmo para a violência.
Tito é o exemplo de garoto que toda menina sonha, amigo, bonito, companheiro, me simpatizei com ele durante a leitura. Mas senti que a Thizi fora ingrata com o rapaz em alguns momentos, e não enxergou algumas coisas, que convenhamos, eram óbvias.
Ao chegar aos capítulos finais do livro eu fui ficando confusa, não estava entendo algumas coisas, entretanto no final tudo foi se encaixando melhor, a autora foi relacionando uma coisa com a outra e dai começaram a fazer sentido. No final, a última página me agradou, gosto de finais que tem uma pitada de mistério ou algo assim, e gostei do que a Tammy colocou, até que foi criativo. Mas mesmo assim fiquei ainda meio confusa.
A diagramação é bonita, a fonte usada, as páginas, divisão de capítulos, o material da capa, foram bem feitos. A imagem da capa eu confesso que não achei muito bonita, mas parando para pensar, e levando em questão o público ao qual o livro é destinado, a capa se encaixa bem.
Como vocês perceberam Garota Replay não me agradou muito, eu o indico mais para o público dos 12 ao 14, 15 anos. Talvez as garotas dessa idade gostarão mais do livro do que eu, já que ele se encaixa bem para essa faixa etária.
Mas se você está curioso para ler, não deixe de ler, leia e forme a sua opinião, já que essa é pessoal. 

Leia também

22 comentários

  1. Garota Replay tb foi um livro que não funcionou muito pra mim, quero ler outros livros da Tammy, pois apesar dessa história não ter me agradado a escrita dela é muito boa!!

    ResponderExcluir
  2. Já é a terceira resenha que leio sobre esse livro onde o blogueiro não gostou mto da personagem principal. Eu já não estava muito animada de lê-lo, e agora sabendo que a personagem é imatura na maior parte do tempo (isso me irrita um pouco nas leituras que faço), e tendo lido um big spoiler q contava o fim do livro (em uma outra resenha), eu acho que vou esperar um tempinho pra ler essa obra.

    Gostei muito da honestidade e a resenha ficou ótima =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro da Tammy, ainda não tive oportunidade de ler!
    Bem, essa é a segunda resenha do livro que não agradou muito o leitor! Ainda assim quero ler o livro por curiosidade!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu também achei a Thizi uma criança em algumas situações. Thizi é uma mimada chata isso sim. Não gostei muito do livro, o que salvou foi aquele suspense quem seria a Replay, depois disso acabou ali o livro para mim. Realmente acho que essa faixa etária se encaixa, pois sorteei Garota Replay numa escola e a menina de 15 ano que ganhou e ela amou o livro.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler hoje, mas sinceramente: tõ achando chato e repetitivo. Ainda estou na página 25, mas ela vive repetindo as mesmas coisas, sem contar que só tem narração e blablablá. Mas vamos ver se a leitura melhora daqui pra frente, porque confesso que estou super curiosa para saber sobre a replay dela rs
    adorei a resenha, bem sincera e objetiva,
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostei da capa desse livro. Desde a primeira vez que eu vi, acreditei que era um livro destinado a garotas mais novas. Lendo sua resenha, vi que realmente o livro se encaixa melhor para essa faixa etária. Eu sei que não é legal julgar o livro pela capa, mas realmente não me chamou a atenção. Gostei da resenha franca e fiquei curiosa para saber os acontecimentos.

    Beijo,
    Gaby
    pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Dai!

    Valeu a resenha. Apesar de não ter lido o meu ainda, me ajudou a ter uma visão sobre a história.
    Gostei. Espero gostar do livro.
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu já imaginava que esta temática agradaria mais o público adolescente....a julgar pela capa e pelo que tenho lido.
    Acho que você fez certo ao escrever sua opinião, sem ser tendenciosa. Ah...sempre observo a escrita das pessoas e fico contente ao ler um Pretérito mais-que-perfeito... meu tempo verbal favorito e pouco utilizado.rs
    Bom fim de semana,
    Islayne

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler esse livro simplesmente para poder saber o enredo por completo e tirar minhas próprias conclusões. Mas eu não gostei da capa, achei muito sem graça. E o tema muito juvenil (apesar d'eu ser jovem haha). E tem o fato do livro ser bem fininho, que faz com que a leitura seja muito objetiva e rápida, fazendo assim com que não nos prendam ao livro. Enfim, mas dizem que ela escreve bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não tive a oportunidade de ler nenhum livro dela ainda ! E esse livro agora tambem não mas ja escutei otimos comentarios sobre ele ! Se eu tiver a oportunidade vou ler concerteza ! quem sabe eu não gosto ? beijos ! otimo post !

    ResponderExcluir
  11. @cyberlivingdeadabril 14, 2012

    Olá, Daiane! Tudo okay comigo. Não se preocupe, creio que todos os seus leitores sejam maduros o suficiente para saberem que uma resenha é um texto fruto de uma experiência pessoal. O Tadeu, pelo que foi comentado, é o reflexo do homem boçal e de pensamento pequeno, enquanto Tito é aquele típico amigo que acaba desenvolvendo uma afeição com momentos que alterna entre a pura amizade e um sentimento mais complexo, isso é tão comum! Digamos que eu já fui "meio Tito". Parabéns pela resenha, Daiane, com certeza lerei este livro assim que possível :D

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Hahaha, nossa! É a 3ª resenha que eu leio deste livro, sendo que é a 2ª só hoje!
    A impressão que ficou realmente é que o livro é mais destinado a garotas mais novas.
    Poxa, livro com partes repetitivas é realmente muito chato, mas eu fiquei bastante curiosa para saber sobre essa garota replay e as lições que a Thizi tira da situação!
    Gostei da sua sinceridade!
    beijão!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem sido bem comentado, mas eu não tenho tanta vontade de ler. Sou apaixonado por livros de mais de 300 páginas e um livro de 144 páginas não vai me fazer dizer que é um livro incrível. Sem falar que o livro parece pegar um foco que não é o que é prometido, no caso, a menina que é ela mesma, não sei porque, mas parece que esse mistério não é muito bem resolvido e o livro fica em outras partes. É um livro que não estou empolgado para ler, mas gostaria de dar uma chance, as vezes quem sabe?

    ResponderExcluir
  14. Boa a sua resenha, mas acho que esse livro não me agradaria, não gostei da sinopse dele, sei lá, algo que não chamou minha atenção...
    A capa também achei meia "fraquinha", comparando que a NC faz capas de dar inveja...

    Mas enfim, esse seria um livro que eu deixaria passar, kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu ando vendo muita propaganda deste livro, mas vendo a capa achei um pouco infantil. Sua resenha foi a primeira que parei para ler e acredito que realmente, não será um livro que vai me agradar.

    Não entra na minha estante.

    Bjos

    Cida

    ResponderExcluir
  16. Oie :)
    Quero ler esse livro, gostei da resenha e da tua indicação para a idade.
    Vi que a Jaque não gosto e provável outras pessoas também não.
    Mas talvez para nós que Lemos muito ou estamos acostumada com outros gênero ou forma de escrita,
    podemos não amar o livro, mas como falaste.
    Me parece um livro interessante para a garota em sua iniciação de leitura.
    Quando minha sobrinha estiver um pouco maior, pois tem apena 8 anos mais já estou colocando nesse mundo de leitura /0/
    Estarei indicando esse para ela.
    Bjs

    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. quero ler esse mais ainda tenho duvidas se devo ou não kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser ótimo, eu quero ler, mesmo não gostando nadinha da capa =/ mas é uma estória muito interessante, por isso que fiquei muito interessada! E por sinal vc fez uma ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  19. Esse livro está realmente tendo resenhas de todos os tipos... Já vi gente amar, odiar e ter uma atitude neutra. Quero ler principalmente por isso, quero formar minha opinião. Não me importo de ler livros direcionados a um público mais jovem, normalmente me envolvo na história de toda forma, então acho que no fim vou gostar.

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Definiu bem, Dai. É um livro pra jovens e deve ser encarado como tal! ;)

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus!

    Imaginas duas Gianis!?!?!?

    Minha mãe ficaria louca! kkkk

    20 anos e imatura... Já vi isso antes!
    Vc já leu João e Maria?
    É bem assim!
    Os personagens tem quase 30 anos e fazem cada infantilidade! kkk
    Mesmo assim a história é boa!
    Acho que deixa o livro mais engraçado!
    Mas as vezes isso pode ser irritante não é?!
    Depende de quem lê...

    bjinhous!

    ResponderExcluir
  22. essa capa não me chama atenção, ao ler seu post tenho certeza que não é um livro para minha pessoa.
    BJs

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011