Resenha: Orgulho e Preconceito

by - segunda-feira, abril 16, 2012

Olá pessoal!

Hoje trago aqui para vocês a resenha do livro "Orgulho e Preconceito". Confiram e não deixem de comentar.

Dados de Publicação:
Autora: Jane Austen
Páginas: 320
Editora: Martin Claret

Orgulho e Preconceito é o livro mais aclamado de Jane Austen, foi escrito em 1797 e publicado anos depois. Tendo como cenário a Inglaterra, em uma época em que os pais arranjavam os casamentos para as filhas, e que os bailes não eram somente convenções sociais, mas também uma forma das moças lançarem olhares àqueles que gostariam que fossem seus pretendentes.
Em meio a uma sociedade em que as pessoas se escondiam sob a máscara da polidez, dois personagens protagonizam essa célebre estória, Darcy e Elizabeth, um acometido do orgulho e o outro do preconceito. Jane os compôs de forma diferente, tanto um como o outro não tinham medo de dizer a verdade, sendo hábeis em seus comportamentos e modos de ver.
As primeiras impressões que um obtivera do outro foram negativas, mas foram essas características que fizeram com que os personagens se olhassem mais atentamente. Dizer que odiava, era esconder que na verdade amava. Foi assim que surgiu esse amor entre Elizabeth e Darcy, que arrebata o leitor a cada página.
Jane Austen com maestria tira o pano da aparência que existia na sociedade daquela época, com uma pitada de ironia mostra o que estava escondido debaixo do tapete, o que estava por debaixo da máscara que as pessoas usavam. Ela capta e demonstra as sutilezas e a essência de cada personagem, conduz cada um e nos revela através das ações desses os valores que naquela época eram tão priorizados, e os outros que eram excluídos.
Nesse livro vemos que a mãe de Elizabeth, a senhora Bennet, queria casar as filhas com alguém com dinheiro, para garantir a elas e a si própria melhores condições, ou seja, uma típica interesseira. Já o pai, o senhor Bennet, se mostra um homem mais justo, que se preocupa com a felicidade e não com o dinheiro.
Darcy, típico aristocrata inglês, rico, charmoso, e principalmente orgulhoso, parecia que ninguém era suficientemente bom para ele. Elisabeth via além de seu tempo, indagava, percebia nas pessoas ao seu redor o verdadeiro interesse de cada um, criando até mesmo um pré-conceito, como com o Darcy.
Interesse, soberba, amor, falsidade, são alguns dos componentes que regem os personagens de Orgulho e Preconceito. Jane nos leva para uma sociedade inglesa, nos mostrando os verdadeiros interesses da época. Também nos faz suspirar e admirar essa tão incrível estória de amor, que consegue transpor a barreira do orgulho e do preconceito.
Indico muito esse livro, é um clássico maravilhoso, além do mais Jane Austen é uma das minhas autoras prediletas, e para quem já é fã ou quer conhecer melhor os livros da autora, Orgulho e Preconceito é o livro que com certeza deve ser lido. Agradeço a Editora Martin Claret por ter me dado a oportunidade de ler esse livro que é tão surpreendente.

Leia também

23 comentários

  1. Um clássico maravilhoso! Sua resenha ficou ótima...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. OI, Daiane!

    Sou fã da Jane Austen também. Eu li este livro há um tempo e mais tarde quando assisti ao filme fui direto comprar, pois lembrei o quanto a história trazia temas interessantes.

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora
    Mas já assisti o filme e gostei bastante
    Ainda mais por amar essa epoca

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Espero poder lê-lo logo!
    Amei tua resenha Dai!
    Um Super Beijo.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oOh, meu Deua!
    Esse livro é Perfect!
    AmoO o livro, amoO o filme e Mr. Darcy é Meuuu!
    Sou apaixones por ele tanto que li o círio dele :)
    Também sou fã da Austin ela é demais e falo isso principalmente pelo o tempo que ela escreveu seus livros, não tinha esse rcurso de informação de divulgação tão intensa como hoje e mesmo assim o livro dela foi bem vendido e ate o dia de hoje são bem assento, enfim os li Ros dela são clássico, mas desse que nos deixas apaixonada!
    Tiro o chapéu, mesmo que não uso, para a Jane /0/

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas já leram e comentam tanto da autora como do livro. Eu nunca tinha me interessado, mas vendo todo esse alvoroço, confesso que agora estou com uma grande expectativa. Vi uma cena do filme quando passou na tv e me pareceu bem interessante. Sua resenha só firmou ainda mais minha vontade UAHSAUSA

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler esse livro. Adoro ler livro de época para montar o cenário em minha mente. haha
    Adorei a resenha Dai!

    Beijo,
    Gaby
    pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler esse livro. Adoro ler livros de época para imaginar o cenário em minha mente. haha
    Parabéns pela resenha Dai.

    Beijos,
    Gaby
    pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Daiane, que linda resenha! Parabéns! Também sou profunda admiradora das obras de Jane Austen e não consigo mais desassociar a imagem do Mr. Darcy de Colin Firth. Você conhece a adaptação de O&P produzida pela BBC? TE INDICO... É MARAVILHOSA! Ana.

    ResponderExcluir
  10. Jane Austen é uma autora maravilhosa, e esse é o livro dela de que eu mais gosto, é uma simplesmente leitura deliciosa, envolvente e os personagens são maravilhosamente bem construídos. O filme é um retrato bem fiel da história.

    ResponderExcluir
  11. Um livro que concerteza é um classico que um dia eu irei ler ! ^^ otimo post !

    ResponderExcluir
  12. Dai, um clássico para seus seguidores?

    Boa dica.

    Bjos

    Cida

    ResponderExcluir
  13. @cyberlivingdeadabril 17, 2012

    Olá, Daiane!
    Nunca li "Orgulho e Preconceito", apesar de já ter assistido o filme e lido "Orgulho e Preconceito e Zumbis". Essas máscaras que Jane derruba em "Orgulho e Preconceito" ainda existem em nossos dias, com uma aparência diferente, mas ainda vivas. O posto de clássico de "Orgulho e Preconceito", de acordo com sua resenha, se mostra merecido porque sua abordagem se mostra atual, mesmo que não enfrentemos os mesmo problemas da época do livro, ainda temos algumas questões com raízes lá. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Orgulho e preconceito é o meu livro favorito entre tdos. Sempre recomendo pra quem quer ler um romance inteligente. Jane é diva. =D

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de Jane Austen - pois é.
    Na verdade não gosto muito de romances de banca, chick lit etc. Gosto muito mais de livros que mexam com meu psicológico, rs. Enfim, mas me falam muito bem dessa obra dela. (a mais falada). Talvez eu até tenha a chance de lê-lo, e caso isso ocorra, espero me surpreender :)

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu ainda leio este livro... Juro que leio.
    Só encontro resenhas positivas sobre ele e já li Razão e sensibilidade, que também é da Jane, e adorei!
    Logo logo eu leio...rsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li esse livro, e nenhum outro da autora, mas tenho lido umas resenhas positivas e estou começando a me interessar pelos livros!

    ResponderExcluir
  18. Sou muito fã de Jane Austen! <3
    E Orgulho e Preconceito é um clássico! Um belíssimo clássico.

    Amei o post!
    Beijocas.
    www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Resenha perfeita,super simples e dedicada,concerteza um dia irei ler esse clássico!
    beijokas

    ResponderExcluir
  20. Eu não tinha a menor idéia de que o nome do livro mostrava características marcantes das personagens principais, que legal isso! Apesar de ser um clássico, nunca li. Mas não me falta vontade!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu sei, tenho problemas, talvez. Não gosto da Jane Austen. Mas ÓBVIO que sei o valor da autora e sei que escreve belamente. Só não são livros pra mim, entende? Várias amigas amam esse livro. Talvez um dia consiga ler. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Bela História!

    Cenários antigos são meu favoritos!

    É tão bom imaginar como era aquela época!
    As festas, os vestidos, a mentira que se escondia por tras de tanta formalidade!

    É... Sempre tem que ter um romance escondido né...
    Faz parte!

    Mais um para a WL!

    Bju Falidos! XD

    ResponderExcluir
  23. Já vi muitas pessoas comentarem sobre o filme e uma amiga minha até leu o livro mas nunca corri a traz. Acho que estou perdendo uma história interessante. Quero ver logo.

    Faço "resenhas" de filmes, quem gostar pode visitar. Eu fiz ontem então ta bem simples ainda, mas prometo melhorar :D
    http://meuamorporfilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011