Entrevista para o jornal Gazeta do Povo

by - sábado, maio 19, 2012

Olá galera!

Semana passada fui surpreendida pela Camila do blog Resenhas de uma Leitora, dizendo que havia me indicado para uma entrevista sobre Literatura Fantástica para o Jornal Gazeta do Povo aqui do Paraná. Fiquei super feliz e muito obrigada novamente Camila! Então semana passada o Juliano que é quem estava cuidando da reportagem me ligou e foi super simpático me fez várias perguntas que eu respondi com todo carinho. Na reportagem pela internet que saiu na parte de GAZ+, destinada a jovens, saiu então um trecho da minha entrevista e da Camila. Também saiu trechos de entrevista com gerente editorial e autores do gênero. Colocarei abaixo aqui para vocês a entrevista e o link para vocês podem visualizá-la completamente. A parte que eu e a Cami falamos vou deixar em lilás. Gostei do fato de eu e a Camila ter dado essa entrevista para falar do gênero, significa que os blogs literários estão sendo valorizados e visto com outros olhos, não só como formadores de opinião, mas sim como contribuientes para a formação de leitores.

Confiram a postagem do site!

"Foi-se o tempo em que ler e gostar de O Senhor dos Anéis ou das obras de George R.R. Martin, a cabeça por trás de Game of Thrones, era um passatempo de um público bem específico – os nerds, como alguns apontariam. O sucesso dessas séries literárias no cinema e na tevê, misturado à popularização de livros como Harry Potter, Crepúsculo e Jogos Vorazes, abriram os olhos de muita gente para o fascínio pela literatura fantástica.
O sucesso do gênero, principalmente entre o público jovem, é tão grande que as editoras não param de lançar novos números, e até começam a investir em autores nacionais – alguns deles com bastante seguidores, diga-se. Entre os mais conhecidos estão André Vianco, com suas tramas vampirescas, e Eduardo Spohr, com suas batalhas apocalípticas.
Mas fora os nomes mais populares, há outros autores nacionais que desbravam o gênero com destreza, como os curitibanos Gustavo Girardi e Gustavo Tezelli; ou melhor, G. Brasman e G. Norris, pseudônimos usados para assinar os seus livros. Com uma obra lançado até agora, Crônicas dos Senhores de Castelo – O Poder Verdadeiro, que teve mais de 7 mil cópias vendidas, os escritores se preparam para apresentar a segunda parte da série, Crônicas dos Senhores de Castelo 2 – Efeito Manticore, no dia 24 de maio, nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. Para o evento, são esperadas 200 pessoas.

Embora encarem o mercado editorial do Brasil como um jogo difícil e, muitas vezes, cruel para a nova geração de autores, os dois creem que o interesse do público pelo estilo e por escritores daqui cresceu bastante. “Os jovens têm mais incentivo à leitura e procuram por novidades em blogs e nas redes sociais. É aí que eles descobrem os novos autores”, avalia Girardi. Tezelli acrescenta que o consumo de games, filmes e séries de tevê são outro incentivo à leitura. “Muitos desses livros surgem como um complemento para outros produtos. O Assassin’s Creed é um exemplo: quem joga o game vai encontrar no livro uma continuidade da história.”

Várias dimensões
Para a gerente editorial da Editora Gutenberg – que tem em seu inventário a escritora teen Paula Pimenta e autores de literatura fantástica –, Gabriela Nascimento, a preocupação com o chamado cross media – o mesmo produto ter desdobramentos no cinema e na literatura, por exemplo – é importante para que os livros caiam nas graças dos jovens leitores. E a razão para isso está tanto nas diferentes referências culturais que esse público carrega quanto nas mídias que despertam o seu interesse. “A literatura fantástica veio para firmar a ideia de que a leitura é uma forma de entretenimento, como o videogame e os quadrinhos. Por isso, é importante que as obras sejam pensadas para se desdobrar em outras mídias que também sejam consumidas pelos jovens”, explica.
O autor Douglas MCT, que acaba de lançar o primeiro volume da dark fantasy O Coletor de Almas, conta que usa a internet para divulgar o seu trabalho e, com isso, criar e manter uma base sólida de leitores. “A internet me deu uma força e tanto. Em 2005, eu usava comunidades de autores do Orkut para divulgar as minhas histórias e depois, com o Twitter e o Facebook, o público só aumentou”, revela o escritor, que também é roteirista de quadrinhos e mantém um blog para mostrar as suas obras.
Essa estratégia, que é adotada por muitos dos novos escritores do gênero, tem se mostrado acertada na missão de fisgar os leitores multimídia, que procuram viver a fantasia não só nas páginas dos livros, mas também nas telas de cinema e dos computadores.

Leitores ajudam a divulgar autores
Se a literatura fantástica tem o espaço que tem nas prateleiras das livrarias, muito se deve ao empenho de alguns fãs determinados em tornar novos autores mais conhecidos, tanto por meio de blogs quanto de eventos literários. A blogueira Camila Machado, de 22 anos, mora em Francisco Beltrão, no interior do Paraná, mas já fez encontros até em Curitiba.
Leitora ávida do gênero, Camila montou a sua página na internet (resenhasdeumaleitora.blogspot.com) para divulgar as obras e trocar ideia com outros amantes da literatura. “Na minha cidade há poucas pessoas que leem esse tipo de livro. Com o blog, fiz amizades e organizei alguns encontros”, lembra.
Entre as amizades surgidas com a internet está a da também blogueira Daiane Jardim (nouniversodaliteratura.blogspot.com), de 20 anos. Daiane conta que nos eventos organizados pelos leitores, participam desde pessoas convidadas até desavisados que passeiam pela livraria. “Alguns curiosos se interessam e param para acompanhar os encontros. Neles, conversamos sobre as obras dos nossos autores favoritos. E o que percebo é que há um grande interesse pelo estilo, até por gente mais velha.”
Para elas, o sucesso dessas histórias está na identificação dos leitores com as lutas dos protagonistas e com a sensação de fuga da realidade. O psicólogo Tonio Luna concorda e explica que não há mal algum nisso, desde que o mundo imaginário não seja levado a sério: “ler esse tipo de livro funciona bem para desligar dos problemas e para se conhecer mais a história e novas culturas”, conclui."
 (...)


Créditos: http://www.gazetadopovo.com.br/gaz/mix/a-nova-geracao-fantastica/
Confira a reportagem completa em: http://www.gazetadopovo.com.br/gaz/mix/a-nova-geracao-fantastica/

Então pessoal gostaram? Eu e a Camila estavamos pulando de alegria durante a semana, não é sempre que a opinião de blogueiros são importantes fora de nosso meio da blogosfera não é mesmo? E... aguardem que em breve eu colocarei informações sobre um evento que organizarei com a Talita do blog Charme e Estilo, por enquanto fiquem curiosos :)
Beijos!

Leia também

18 comentários

  1. Ameiii, muito legall parabéns as duas.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Daiane...

    Eu fico feliz por vc e pela Camila. Aliás, fico contente com o crescimento er leitores e não apenas deste segmento, como também de outros.E principalmente, por este fato ter feito com que as editoras percebessem a demanda e com isso desse mais oportunidades para novos escritores.
    Bem, particularmente, acho que os blogs devem ser reconhecidos.Afinal, muito do burburinho gerado em torno de algumas obras deve-se ao espaço que é dedicado a elas nos blogs.
    Parabéns,meninas

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,Dai!
    Adorei.Parabéns para você e para a camila é maravilhoso saber que blogs maravilhosos assim tem sido reconhecidos!
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  4. Parabens a entrevista esta otima !

    ResponderExcluir
  5. Muuito legal !! Fico feliz por vocês ^^
    E realmente, os blogs ajudam sim a formar novos leitores, por inúmeros fatores. Adorei a entrevista, parabééns !!!
    E essa questão dos encontros de blogueiros nas livrarias, super apoio, pois como você disse, as pessoas que não tem o conhecimento sobre os livros, podem se interessar quando vê pessoas interagindo sobre eles ! muito bom isso :)
    Parabéns, mais uma vez !!

    Fernando

    ResponderExcluir
  6. parabéns,pelo sucesso!!!

    ResponderExcluir
  7. Achei vocês! Fiquei muito feliz com a entrevista também, e mais feliz ainda por ter a participação de Bloggueiras tão competentes. Parabéns e continuem neste caminho!

    Abraços
    Gustavo Brasman
    Nota: espero que consigam ir no lançamento do livro 2 no dia 24!

    ResponderExcluir
  8. Dai, parabéns!!
    Agora eu quero saber que evento é esse.
    Quer me matar de curiosidade?
    Bjos,

    Cida

    ResponderExcluir
  9. @cyberlivingdeadmaio 21, 2012

    Olá. Daiane!
    Parabéns por essa conquista, garota! Você representou todos os blogueiros literários nesse precioso momento e que muitas portas se abram para todos os blogs literários que sempre fazem um trabalho sério. \o/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Parabéeens meninas! :D
    Muito legal a entrevista e muito bom saber que o reconhecimento dos blogs está crescendo. Muita gente é influenciada para a leitora por meio dos blogs e isso é ótimo.
    Parabéns e muito sucesso! :D
    Eu também estou curiosa. Que evento? haha

    Beijos,
    Gaby
    pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Daiane, sua linda...
    Muito legal saber da sua entrevista.
    Parabéns pelo seu sucesso, bjus

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!
    É muito bom sabermos que os blogs estão sendo mais valorizados e olhados com outros olhos. Ler é algo mágico e incentivar mais pessoas a se maravilharem nos livros é ótimo e uma bela iniciativa! Não é atoa que os blogs literários são os mais populares da blogosfera. Bom, eu admiro muitíssimo o trabalho de vocês, e ficou feliz por estar sendo reconhecido!

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela excelente entrevista Dai!
    Muito chique essa minha amiga!!!
    Como a colega aqui em cima disse, é mto bom e reconfortante saber que os blogs, finalmente, estão sendo valorizados e reconhecidos!
    Sucesso amiga! E tenho certeza que essa será só a primeira entrevista! ^^
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  14. Adorei a reportagem. Mesmo, mesmo. Vocês fazem um trabalho incrível incentivando a leitura.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a reportagem. Mesmo, mesmo. Vocês fazem um trabalho incrível incentivando a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a reportagem. Mesmo, mesmo. Vocês fazem um trabalho incrível incentivando a leitura.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a reportagem. Mesmo, mesmo. Vocês fazem um trabalho incrível incentivando a leitura.

    ResponderExcluir
  18. É tão bacana ver nosso trabalho sendo valorizado não é mesmo?
    Infelizmente aqui na minha cidade ninguém sabe do meu blog, até tentei publicar algo meu em uma revista de cultura,mas a "panelinha" não permite.
    Parabéns e muito sucesso.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011