Escritores brasileiros e o mercado estrangeiro

by - quarta-feira, maio 09, 2012

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês queridos leitores? Espero que sim. Por esses dias lendo a revista Ler & Cia da Livrarias Curitiba, revista a qual eu gosto muito pelo seu conteúdo sempre de qualidade e de interesse aos leitores, me deparei com uma reportagem intitulada "Escritores brasileiros conquistam espaço no mercado estrangeiro" e confesso que gostei muito. Então quero compartilhar aqui com vocês e saber o que vocês acham. 
Segundo essa reportagem, a publicação de brasileira no exterior ainda enfrenta algumas dificuldades, entretanto a nossa literatura contemporânea tem conseguido conquistar um espaço no exterior, como no caso de Eduardo Spohr, escritor do livro A Batalha do Apocalipse. Daniel Galera, autor de Mãos de Cavalo e Edney Silvestre, autor de Se Eu Fechar os Olhos Agora, também são citados como autores que estão tendo suas obras traduzidas e publicadas em outros países.
Ainda na reportagem, há uma citação de Moema Salago, responsável pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que há ações para promoção do livro brasileiro no exterior, e que no ano passado foram aprovados 37 projetos de tradução pela FBN.
Segundo ainda a revista, em 2013 o Brasil será o país homenageado na Feira de Frankfurt, na Alemanha, o maior evento internacional de livros, e isso poderá aumentar o interesse pela tradução da literatura brasileira.
Há vários escritores brasileiros reconhecidos internacionalmente, como nos casos de Paulo Coelho e Jorge Amado. Na sequência, com livros mais traduzidos no exterior, encontram-se Leonardo Boff, José Mauro de Vasconcellos, Clarice Lispector e Machado de Assis.
Gostei muito dessa reportagem e a considerei animadora, temos uma literatura muito rica e novos escritores que também tem se despontado por seus bons trabalhos. Entretanto acredito que antes de tudo nós também como brasileiros devemos valorizar nossa literatura e incentivá-la, pois antes de se valorizar lá fora ela também deve ser valorizada aqui dentro, para assim ela ser reconhecida.

Espero que tenham gostado!!

Fonte: Revista Ler & Cia - Livrarias Curitiba, Edição 44, Maio e Junho de 2012, página 11.

Leia também

11 comentários

  1. Oi, Daiane!

    Eu também fico feliz pelo êxito de autores brasileiros no exterior.Dos autores recentes citados, gosto muito da acidez e inteligência do Daniel Galera. Bem, quanto ao Paulo Coelho...não é dos meus preferidos.

    Vc viu que em Cannes tem uma mostra com filmes que trazem a obra do Jorge Amado?


    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não fiquei sabendo! Que bom, adoro Jorge Amado, é um dos meus escritores preferidos e tem uma obra muito rica! Isso é muito importante para a nossa literatura! Obrigada por informar!!
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu adoro os livros de Edurado Spohr ! Tenho um lirvo dele e tenho que dizer que amei muito ! Os autores nacionais estão se destacando no Brasil afora e isso é muito bom ! ;)

    ResponderExcluir
  3. Confesso que essa notícia me deixa muito feliz, claro que enfrentaríamos muita dificuldade, demorou-se anos para que o Brasil fosse mundialmente reconhecido e se a nossa literatura está chegando lá, é motivo de muito orgulho. Eu só acho que antes de dominar o mundo, a leitura tinha que ser dominada aqui dentro primeiro. Ótimo post!

    Mari
    @Marizoch
    marizoch.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,Dai!
    Adorei o post.Cheio de noticias boas.É maravilhosa saber que os autores nacionais estão cada conquistando seu espaço.
    eu adorei.
    Beijos.
    Ingrid.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, é muito bom saber que a nossa literatura está sendo, aos poucos, cada vez mais valorizada. Mostra-nos que nosso país é sim capaz tanto quanto outros. Eu, sinceramente, não costumava ler livros nacionais no começo. Mas, ultimamente, estou me informando melhor sobre autores nacionais e pretendo comprar alguns para ler. Há vários livros que me interessam bem mais que alguns de literatura estrangeira. O triste é sabermos que ainda há pessoas que não valorizam-a tanto quanto deveriam. Creio que antes de tudo nós, brasileiros, deveríamos valorizá-la para assim então esperarmos que o exterior possa apreciá-la. Bom, viva a nossa literatura :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria, muitos brasileiros precisam se libertar do preconceito contra a literatura brasileira que está crescendo muito....eu confesso que sou uma que estou dando mais espaço pra ela, e encontrando ótimos novos autores nacionais. Fora Paulo Coelho e Jorge Amado, autores já consagrados, Eduardo Spohr tem tudo pra ser mais um nesse mundão.

    Beijos.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Dai, adorei o post, adoro ler livros de autores nacionais,tenho me surpreendido com mtos deles, no momento estou lendo Até eu te encontrar da Graciela Mairink, e estou adorando a leitura, concordo com vc qdo diz q primeiramente temos que valorizar nossos escritores aqui no Brasil, sei q tem mta gente q tem preconceito qdo se trata de autores nacionais, olham os livros com desdem, sabe...só querem saber dos autores de fora, mas a gente tem que incentivar msm, pq eles merecem....adorei saber dessa feira (pena ser mtooooo longe) e saber que nosso querido Brasil será homenageado, espero que isso traga bons frutos para nossa literatura...BjOs!!!

    ResponderExcluir
  8. @cyberlivingdeadmaio 11, 2012

    Olá, Daiane!
    Tudo bem comigo e contigo? :)Os autores brasileiros estão cada vez mais em evidência aqui, como sempre deveria ser, e em outros países. A nossa literatura atual está provando que possui inúmeros talentos nos mais diversos gêneros e sendo um brasileiro me sinto profundamente alegre com isso! Concordo contigo que nós, como Brasileiros, devemos incentivar sempre a literatura daqui, pois assim é que os autores daqui conseguirão mais projeção! Excelente notícia!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Concordo contigo, devemos apreciar mais os nossos escritores, eles tão bons quantos os la de fora, mas as vezes por puro preconceito acabamos apreciando.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esta revista, achei muito boa a matéria e fiquei muito feliz por nossa literatura estar se espalhando.
    Bjos.
    Cida

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011