O leitor e o livro...

by - sábado, maio 26, 2012

Olá galera!

Tudo bem com vocês pessoal? Espero que sim. Essa semana foi bem corrida para mim, greve na universidade, mas teve professor que não parou e trabalhos foram adiantados, enfim uma loucura. Por esses dias, lendo um livro para um trabalho na universidade, me deparei com uma crônica, e um parágrafo me chamou a atenção. Vocês sabem que não tenho aqui no blog uma coluna ou algo específico para quotes. Mas eu senti vontade de compartilhar com vocês, porque achei tão lindo *__*. É do livro Inspeções Amorosas do escritor paranaense Miguel Sanches Neto. Abaixo deixarei mais informações do livro, o nome da crônica é A Outra Jardinagem, que fala sobre um escritor. Confiram o trecho logo abaixo:

"O primeiro prazer intelectual que um livro nos concede é de ordem física. Ver um livro surgindo de um embrulho é como divisar partes cobiçadas de um corpo. Com o volume nas mãos, fazemos a inspeção amorosa. A imagem da capa, a fonte, os comentários na orelha, o papel do miolo, a diagramação. Mesmo livros pouco requintados podem nos encantar por nos remeter a uma lembrança qualquer. Um cheiro familiar. Uma fonte usada em nossa primeira cartilha.
O encontro com qualquer livro sempre é agradável.
Daí para frente é que começa a história entre ele e o leitor"

Achei que esse trecho remete ao que nós leitores sentimos ao ver, ao ganhar, ao aproximar-se de um livro, é como uma conquista, uma sedução. O amor que tenho por meus livros é enorme, e me sinto tão bem quando ganho ou compro um, é uma sensação que é tão difícil explicar, mas acho que o Miguel Sanches Neto conseguiu explicar um pouco desse sentimento de um leitor.
 Espero que tenham gostado :)

Trecho da Crônica: A outra jardinagem. Página 52. Livro: Inspeções Amorosas, Autor: Miguel Sanches Neto.

Leia também

12 comentários

  1. Somos duas ! Fico tão feliz quando ganho um livro ou compro um livro ! Ana passado eu nem gostava de ler mas depois de ler Marly e Eu eu me apaixonei pela poder da leitura ! É tão bom descobrir novas coisas atraves dos livros ! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse texto, a maneira como ele comparou o ato de desembrulhar um livro ao de despir uma parte do corpo muito criativa, ele descreve perfeitamente o que um leitor sente ao ganhar mais um livro.
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daiane.
    Te entendo,viu?Eu queria que todos aderissem a greve pq do jeito que está, é teste de paciência.

    Bem, o Miguel Sanchez consigui definir a nossa Relação com os livros.Eu gosto tanto dos meus...amo o cheiro, o folhear de páginas e de fazer minhas anotações. Recentemente, aderi aos ebooks pq com tanta coisa para ler...acabei utilizando. É bem prático,mas não é a mesma sensação .rs


    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  4. Oi, Daiane!
    Gostei bastante desse compartilhamento q vc fez. Infelizmente a grande maioria das pessoas não entende o que sentimos ao ganhar/comprar um livro e algumas (poucas, graças a Deus) até desdenham um pouco por gostarmos tanto de livros.
    O Miguel soube mesmo colocar a emoção em poucas palavras...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei deste post, achei muito interessante esse trecho, livro para mim é um verdadeiro paraíso, nada se compara. Não gosto de livros eletrônicos, pois nenhum deles nos proporciona o prazer de ter um exemplar em mãos.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa qndo ganho ou compro um livro parece que ganhei na loteria. kkkkk
    É pq ñ são só folhas ali, e sim novas possobilidades de sair da vidinha que a gente leva. Se imaginar em outros lugares e conhecendo novas pessoas ... é um mundo novo que se abre.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. @cyberlivingdeadmaio 27, 2012

    Olá, Daiane!
    Tudo okay :)
    Às vezes encontro em livros inesperados pensamentos bem interessantes também.
    Poxa, é bem assim mesmo o meu primeiro contato com os livros, até cheiro eles! kkkkkkkkkkkk A expectativa pelo que está nas páginas e quase como a hesitação diante da primeira vez kkkkkkkkkkkkk
    Gostei de você ter compartilhado esse pensamento conosco!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Lindo esse pensamento, antes tantos fossem assim, eu sempre guardo um pouco do meu salário pra livros, virou regra.

    Daí para frente é que começa a história entre ele e o leitor - tenho várias dessas, inclusive de relacionamentos, hum, hum, segredo!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, ele exprimiu isso muito bem! Um lindo pensamento!
    É algo que só sentindo para entender.
    Eu não conheço pessoalmente ninguém que goste de ler igual a mim (somente minha prima, mas me mudei e moramos longe agora). Mas, as pessoas falam que isso é besteira e coisa do tipo. Mas não há como explicar o que sentimos quando pegamos um livro. Só quem gosta mesmo sabe!

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  10. Linda quote. Descreveu-me perfeitamente ao pegar um livro. Sem palavras, a quote por si já disse tudo.

    ResponderExcluir
  11. Gostei deste quote Dai, é um sentimento incomparável.
    Com sua licença, vou colocar no mural do facebook, mas com seu link.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Amei esse quote, realmente eu não consigo nem explicar a sensação que tenho qdo ganhou ou compro um livro, é algo inexplicável, não me sinto assim nem quando compro roupas e sapatos, os livros são minhas preciosidades!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011