Resenha: O Sonho de Eva

by - terça-feira, maio 29, 2012


Olá galera!

Trago uma resenha fresquinha de um livro nacional! Confiram e não deixem de comentar!

Dados de Publicação:
Autor: Chico Anes
Páginas: 296
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Encontre: Livraria Cultura


Resenhar um livro como este, é um desafio, parece que por mais que você escreva e escreva, não conseguirá chegar aos pés da magnitude que ele representa, das emoções passadas, entretanto encararei esse desafio e tentarei da melhor forma possível transmitir em palavras as diversas emoções extremas que senti.
Dra. Eva, é uma mulher muito estudiosa e reconhecida em sua área, sonhos lúcidos. Certa noite, durante um Congresso, recebe a notícia que sua irmã Anna se suicidara, pulando do 20º andar de um edifício, e que seu filho, Joachim, tinha sumido. Porque sua irmã se suicidara se não havia motivos aparentes para tal? E quem sequestrou o filho de Eva?
Anna era funcionária da empresa Yume, e estava ajudando a desenvolver um projeto revolucionário, o DreamGame, que permitiria a pessoa jogar enquanto dorme. Após então a morte de Anna, Eva é convidada a assumir o cargo da irmã, de alguma forma ela sabe que o sumiço de seu filho e o suicídio de Anna estão ligados, e está disposta a tudo para resolver esse mistério e ter seu querido Joachim de volta. Assim, ela aceita o convite da Yume, entrando de cabeça em uma trama, que envolve dinheiro, dominação, o inconsciente torna-se alcançável, submisso, e o livre-arbítrio do homem poderá não mais existir, mas sim ser manipulado.
Eva é uma mulher forte, uma mãe amorosa, uma profissional brilhante. Mas ainda assim guarda em si marcas do passado, feridas que ainda não curaram e ainda ardem, e só dependem dela para cicatrizarem.
Impactada, seria como definiria meu sentimento nesse momento. A narrativa é leve, flui com facilidade, gostei também da forma como os personagens foram abordados. Só senti falta de uma descrição física maior, entretanto conhecemos muito mais os personagens pelos seus sentimentos e características emocionais.
Semestre passado eu estudei muita psicologia, era uma disciplina do meu curso na universidade, e desde então eu particularmente adoro e amo fazer análises psicológicas dos personagens em livros, embora não traga essas análises aqui para o blog. Amo ligações entre psicologia e literatura, e quando me deparei com isso no livro, pensei "era desse livro que eu estava precisando". Esbaldei-me nessa narrativa, degustei cada aspecto e ligação psicológica que eu encontrava.
Percebe-se que o autor estudou e pesquisou muito para compor a trama, ela é toda interligada, não há fios soltos, existe um mistério, como por exemplo, a situação de Eva, seu filho, quem era o pai, que marcas do seu passado ainda doíam e não foram "descarregadas", as respostas encontramos ao final do livro, é incrível como elas se ligam psicologicamente.
A ideia do DreamGame, do enredo da estória, eu achei maravilhosa, e me levou a refletir, até que ponto a tecnologia nos influencia? Até que ponto nos manipula? Meio virtual e emoções vão se mesclando... As ações que você faz na internet parecem refletir o que você faz fora dela. Gente tem tanta coisa que podemos tirar de aprendizado, para reflexão com a leitura desse livro, acho que se fosse citar todas essa resenha já não seria mais resenha, mas sim uma análise literária.
Mas será que a Yume existe somente na ficção? Será que não existem empresas dispostas a tudo para conseguirem sucesso e dinheiro, sem se importar com as pessoas, querendo que estas fiquem cada vez mais alienadas e suscetíveis aos seus domínios? É um caso para se pensar não?
Outro ponto também que me chamou a atenção, a ciência não é a única portadora da razão, há coisas que estão além do que possamos pensar, nossas relações verdadeiras, sentimentos que interligam cada coração, são mais fortes do que qualquer outra força, é o que verdadeiramente temos em nós e ninguém pode tirar. A razão e a ciência podem ir até um ponto, mas há muito mais do outro lado...
O final foi muito bom, fui tomada por uma adrenalina! Chorei, senti raiva, sorri com algumas frases e situações, me emocionei e refleti. Como pode um livro causar tantas emoções de uma só vez? Qual é o segredo? Se existir um, Chico Anes o conhece muito bem. Melhor livro nacional que eu li até agora nesse ano, um dos melhores livros que li no ano.
Este é um livro que quando termina você tem vontade de voltar a ler, que fazem suas emoções irem ao extremo. Recomendo a leitura com certeza! Tornou-se um dos meus livros favoritos, minha vontade é de aplaudir em pé e fico muito feliz em saber que temos ótimos escritores e ótimos livros sendo produzido aqui na nossa terra brasileiríssima, Chico Anes é um bom exemplo disso.


Beijos pessoal! E cuidado com o que sonham ;)

Leia também

23 comentários

  1. Nossos queridos autores nacionais arrasando na escrita mais uma vez, eu li algumas resenhas de O sonho de Eva e fiquei muito a fim de ler, ainda estou, e espero poder conferir esse livro maravilhoso. Seria meio tenso entrar nos meus sonhos, eles são tensos o suficiente para querer que ninguém os saibam hahha
    Adorei a resenha, ficou muito boa, mesmo, e com ela completou a certeza que eu tinha de que preciso ler e prestigiar o livro que tantos falam tão bem.

    ResponderExcluir
  2. @cyberlivingdeadmaio 29, 2012

    Olá, Daiane!
    Opa, livro nacional é que não deixo mesmo de comentar! ;)
    Poxa, se defrontar com um livro tão que chega a ser difícil comentá-lo sem achar que estamos sendo "fracos" é algo difícil de lidar. Já senti isso com alguns livros, mas depois de muitas horas pensando consegui resenha, ainda bem.
    Sonhos é um terreno extremamente fértil para histórias, pois mexe demais com o nosso inconsciente e coisas que estão além de nossa lógica.
    Acho que a descrição física, dependendo de como o enredo é conduzido, não se torna tão fundamental e como o livro parece ter como objetivo adentrar mesmo na mente do leitor (a começar pelo tema sonhos) isso é algo que ajuda porque acabamos construindo essa parte física da história. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. esta historia apresenta tudo que todos os leitores procuram..emoção, suspense,romance,aldacia, mistério e a busca do impossível. todos buscam dentro de si mesmos algo com se concentrar e identificar e esse parece o livro perfeito para isso. no todo... incrível.

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro faz um tempo e gostei muito. Não esperava muito da obra, mas confesso que a história superou todas as minhas expectativas. É um livro que eu recomendo muito e fico feliz por ser de autoria de um dos nossos autores nacionais.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A resenha ficou simplesmente fantastica! Me deixou com ainda mais vontade de conhecer a trama do livro!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Puxa eu não conhecia esse livro ainda, eu já tinha visto a capa dele pela internet mas nunca havia lido a sinopse dele, e ele elamente parece ser fascinante, afinal mistura um pouco de ciência com o mundo dos sonhos.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Daiane.

    Este livro eu comprei no Submarino , mas ainda não chegou.Inclusive,estava com um bom preço. Você escreveu sua reseha de modo rã convidativo que queria ter meu livro em mãos para começar a leitura agora mesmo! Sabe que eu também tenho costume de traçar um perfil psicológico também para os personagens pelos quais me apaixono Pela sua resenha , tenho a certeza de que irei gostar desta narrativa.

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  8. OMG! Eu não tinha ideia de que o livro era tão assim, espetacular *--* Preciso ! Acho muito interessante quando um livor é tão bom, que nas resenhas, somos pegos de surpresa.. parabéns, mesmo isso acontecendo, sua resenha ficou ótima ! E... ADORO histórias em que os acontecimentos estão TODOS ligados, sem nenhuma brecha mal criada.. e ainda mais sendo de autor nacional.. queor ler, e a capa também é linda !!

    Fernando

    http://nerdliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Juro que eu estou impressionada com a quantidade de elogios ganhos desse livro. Eu, antes mesmo de lançar, já havia achado ele muito bonito e bem interessante. A maioria das resenhas que li são assim, incríveis. Quero muito lê-lo. É muito bom saber que livros nacionais nos cativam tanto quanto os de literatura estrangeira, e isso mostra claramente a ampla qualidade da nossa literatura :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Dai, a sua resenha ficou espetacular!
    Agora que eu sei que este livro é tão profundo e diferente, não vou sossegar enquanto não comprá-lo. HAHA
    A capa é muito linda, e o tema é ótimo, nunca li nada do tipo. E eu que também adoro fazer análises vou ficar louca com este livro.
    Mais um para a minha lista.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. oi,
    adorei a resenha, quero muito ler esse livro,
    é muito bom que autores brasileiros estão tendo cada ves mais espaço, e lançando otimos livros!!
    adorei seu blog, muito lindo!
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Você escreve muito bem, me deu mais vontade de ler. Já ouvi falar das emoções que este livro transmite, e fico orgulhosa por saber que é um brasileiro escrevendo!
    Espero poder ler logo, só atiçou ainda mais minha curiosidade.


    Beijosss
    http://leiturachick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estou super curiosa para ler este livro viu!

    Amo esse negócio de mundo dos sonhos!
    Lembrei de um filme chamado A Cela da J-Lo.
    Ela entra no sonho de um maluco para descobrir onde ele prende suas vitimas!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece interessante Giani! Como coloquei na resenha, adoro ficar analisando os aspectos psicológicos dos personagens. Vou dar uma procurada nesse filme :)

      Bjs

      Excluir
  14. Eu preciso ler esse livro... tipo.... PRECISO sabe? =((
    Linda a capa! Linda resenha!

    xoxo

    @mariapsalles - http://jardimdeborboletas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha Dai! Me deixou extremamente curiosa, e já comecei a imaginar o que aconteceu com ela, se foi mesmo suicídio, o que a internet teve a ver com isso, etc. hahah
    Fiquei com muita vontade de ler meeesmo.
    Vou procurar comprar pra ontem! haha
    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é muito bom. Chico Anes me surpreendeu com ele ♥
    Depois que terminei de ler fiquei pensando inúmeras vezes em sonhos que tive com pessoas e no outro dia fiquei com aquilo na cabeça.
    Sua resenha ficou perfeita, disse tudo o que sente do livro.
    As pessoas precisam descobrir O Sonho de Eva!

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser demais, isso de psicologia e literatura deve ser muito interessante.
    O livro será lido em breve e espero gostar dele. Achei a capa meio pobre, poderia ser uma mais bonitinha rs

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  18. Oiii Dai, o livro tbm mexeu mto comigo, uma história diferente, gostei bastante, imagina se pudessemos acordar no sonho e ter o completo domínio da situação, seria demais néh....Parabéns pela belíssima resenha...
    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou morrendo de vontade de ler esse livro. É nacional e traz todo esse clima de suspense e drama, trabalha com situações que envolvem o psicológico... Adorei! *-*

    ResponderExcluir
  20. Oiieee... peguei nele pra ler, mas acabou q comecei foi outro, um suspense policial. Mas já já vou devorá-lo, pois tenho certeza d q vou gostar mtooo!!

    Um beijo!

    Pauliane

    ResponderExcluir
  21. Ganhei esse livro e ainda não tive tempo de ler, mas me deixa super curiosa em saber como o livro tem uma trama de sonho no meio e mistério...
    Adorei o post.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011