Resenha: Paixão e Liberdade

by - segunda-feira, maio 14, 2012


Olá pessoal!

Hoje trago a resenha do livro: Paixão e Liberdade, é um livro nacional destinado ao público adulto. Confiram a resenha logo abaixo e não deixem de comentar!

Dados de Publicação:
Autora:  Flavia Cristina Simonelli
Páginas: 178
Ano: 2010
Editora: Novo Século -Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira

Esse romace da autora Flavia Cristina Simonelli, destina-se ao público adulto por sua carga psicológica que o envolve. Nesse livro conhecemos a estória de duas amigas, Isabel e Camila. Camila tinha um futuro brilhante, uma grande profissional em marketing, e que acaba crescendo no ramo, porém nem tudo eram flores, já que se depara com grandes desilusões e vê-se no meio de um emaranhado de mentiras e corrupção. Ao deparar-se com o rumo que sua vida estava tomando e a tristeza que a dominava, decide então ir para a Irlanda e lá descobre-se melhor, além de repensar sua vida. Isabel era uma mulher com ambições artísticas, esteve em dois relacionamentos sérios, em um deles ficou viúva e a na outra se separou.
Após vinte anos essas duas mulheres se encontram, já não são mais as mesmas, agora já eram adultas e tinham tomado rumos diferentes sobre suas vidas. Quando as duas se encontram, cada uma conta o que aconteceu em sua vida, e ali vão se reconhecendo, vão olhando para os fantasmas de seus passados e se libertando de uma carga emocional que as envolvia. Uma olha a outra sob uma perspectiva que até então não tinham olhado, reconhecem suas fraquezas e limitações.
O que pode então o futuro reservar para essas mulheres?  Poderão elas libertarem-se totalmente dos fantasmas do passado, e como lhes será o amanhã?
Um romance com poucas páginas, porém profundo e rico. A cada página vamos conhecendo melhor essas duas personagens e vendo os rumos que a vida pode tomar. Através da conversa das duas parece que uma ao contar sobre sua própria vida, está a vendo diante de si, então reflete sobre suas atitudes. Segundo a psicologia temos que liberar o que sentimos, falar, descarregar, para que possamos nos libertar, e é isso que eu enxerguei também nesse livro.
Isabel tinha em mente alguns esteriótipos de Camila, e essa de Isabel, e o interessante foi ver como uma foi descobrindo melhor a outra, vendo que não era aquilo que pensava. Como por exemplo para Camila, Isabel a via como totalmente feliz, determinada, correta, realizada, mas jamais imaginara a solidão de alma, as cicatrizes e cargas emocionais que ela carregara.
São duas mulheres fortes, com vidas cheias de voltas e revoltas, cada passo dado ou deixado de ser dado refletiu no que elas eram então 20 anos depois. Olhar para trás e ver o que se passou, não foi fácil para elas, mas necessário, e ao fazer isso depararam-se com erros e atitudes do passado, com o rumo que tinham traçado para suas vidas. É como olhar para trás e ver tudo aquilo que fez, saber que não pode ser mudado, e ao olhar para frente pensar no que poderá ser feito dali em diante.
Percebe-se também que a autora pesquisou para desenvolvê-lo, já que podemos ver conteúdos como arte e filosofia presentes no livro, e isso me agradou, ou seja, nada foi superficial. As relaçãoes ali tratadas foram bem construídas e analisadas pela autora ao colocar no papel.
Por se tratar de um romance com grande carga psicológica e reflexiva, eu o li de forma mais vagarosa para poder entender melhor as relações e os rumos que ali estavam expostos. A cada final de capítulo eu dava uma pausa e pensava sobre as personagens.
O livro é bem escrito e tem um bom conteúdo, o que me deixa feliz, pois mostra que nossos novos autores nacionais são escritores de qualidade. Recomendo para aqueles que gostam de livros com carga reflexiva e psicológica, e deixo claro, que se trata de um livro mais para o público adulto, mas que nada impede dos jovens também o lerem.


Leia também

9 comentários

  1. Oi, Daiane.

    Eu gosto delivros mais reflexivo e com uma carga psicológica. Eu vi você comentando no twitter sobre a carga emocional dol livro. Gostei da resenha e fiquei curiosa para ler...

    Ah, não gostei tanto da capa, mas ela tem certo lirismo.

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  2. @cyberlivingdeadmaio 15, 2012

    Olá, Daiane!
    Livro nacional, eba! o/ Mais um autor de meu Brasil para conhecer *-*
    O livro parece ser bem denso mesmo, talvez esse seja daqueles que só se deve ler quando a pessoa está numa fase tranquila e quer refletir sobre a vida, pois do contrário a leitura "pesada" pode acabar intensificando coisas indesejadas. Realmente, para se libertar de uma carga temos de exteriorizá-la, seja por meio da fala, choro ou qualquer outro meio. Ficar guardando algo que nos faz mal, só faz a ferida fica mais aberta. Parabéns pela sua resenha!

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi ! Bem eu não sou muito fã de livros desse tipo geralmnete livros desse genero me deixam um pouco deprimente ! Fiquei feliz por ser uam escritora Brasileira ja que hoje em dia preservamos mais a cuktura de fora do que a que temos ! Otima resenha ! Mas esse livro não me chamou atenção ! beijos !

    ResponderExcluir
  4. Oi Dai, eu tbm acabei de ler um livro que mexeu mto comigo, Identidade Roubada já leu? Adoro ler livros com temas assim que nos fazem pensar e refletir, fiquei com muita vontade de ler esse livro, pela sua resenha me pareceu ser uma história que te marcou muito...com certeza nossos autores são muito bons...temos que valorizá-los...espero poder ter a oportunidade de ler esse livro...BjOs!!!

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que mexem com nosso psicológico. Seja um thriller psicológico, ou um livro que nos toca psicologicamente, fazendo assim, refletirmos, enfim. Adorei a sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro já tem um tempo, mas lembro de gostar mto e ficar chocada com o final. Vc escreveu uma coisa bem verdade, livros mais reflexivos vc tem que ler com calma, pensando em cada palavra pra entender melhor. Embora cansativos gosto de livros assim, parabens pela resenha gêmea!!!

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Apesar de nao gostar de livros pequenos assim, quero conferir isso de carga psicologica, super interessante e a capa lindona! Adorei a resenha super estruturada e preciso de livro mais reflexivos, pq, ne, tenho que sair desse onda adolescente!

    Eu sei q nao consigo fazer comentarios enormes como o seu,rsr mas volto quando tiver mais tempo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser um livro destinado a Adultos eu me interessei. Ate por que é brasileirissimo. E como a vida toma destinos tão diferente e inesperado. A capa e a sinopse estão muito boas.

    ResponderExcluir
  9. Acho que não estou no momento para este livro agora.
    A carga por aqui anda alta e preciso de mais leveza.
    BJO!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011