Compulsão por compras de livros

by - sábado, junho 16, 2012

 Olá pessoal!

Tudo bem com vocês? Desculpem-me pela pequena ausência aqui do blog por esses dias, tive alguns problemas pessoais e estava resolvendo minhas coisas para meu novo emprego, e imaginem onde vou trabalhar? Sim uma livraria, a qual sou cliente há anos, conheço o pessoal e amo o lugar. Tentarei manter o blog o mais atualizado possível!
Estive pensando em um post diferente para o blog, e me veio à cabeça algo que eu e muitas pessoas temos em comum, amar comprar muitos livros, às vezes de maneira compulsiva. Há um tempo eu estava comprando muitos livros, gosto muito de comprar e como sempre trabalhei não me importava, ia lá e comprava.
Infelizmente não leio no mesmo ritmo que compro, e também tenho os livros de editoras parceiras aqui do blog para ler. Percebi que estava na hora de controlar um pouco essa minha compulsão quando minha estante lotou e comecei a colocar livros em caixas, fiz um levantamentos dos livros que tenho e percebi que tinha vários sem ler, que já havia comprado há meses atrás. Foi ai que resolvi colocar um pezinho no freio.
Comprar livros é muito bom, mas ler os livros que você compra é melhor ainda. Como não consigo parar de comprá-los, resolvi diminuir a quantidade de livros comprados no mês. Eu leio alguns e depois vejo qual compro e penso em quando vou lê-lo. Até agora está dando certo, espero que continue. Não tenho vergonha de confessar que sou compulsiva por compras de livros, entretanto temos que ter consciência se aquele livro será lido mesmo ou se ficará esquecido em um canto da estante.
E também existem bibliotecas, sempre que posso vou, alguns livros que preciso na universidade são muito caros, então recorro sempre ao empréstimo destes. Até a alguns dias atrás eu nunca tinha trocado meus livros, eu tenho um apego muito forte por eles, mas vi o skoob de uma garota e ela queria trocar justamente os livros que eu queria, esses livros têm um preço alto e eu não podia comprá-los naquele momento. Conversa vai, conversa vem, trocamos dois livros, os dois de uma série que quero começar a ler. Confesso que gostei da experiência e consegui me desapegar.
Enfim, agora estou aprendendo a comprar livros de maneira mais moderada, pelo menos estou tentando, ganhei uma nova estante, só não coloco as fotos delas aqui para vocês porque perdi o cabo usb do meu celular e só Deus sabe onde ele está. Mas quando encontrá-lo, postarei aqui.
Acredito que esse post tenha sido mais um relato pessoal, espero que tenham gostado e acredito que assim como eu existem várias pessoas por ai. Espero que tenham gostado!

Beijos!

Leia também

33 comentários

  1. Sou totalmente compradora compulsiva de livros. Acho que só não tenho mais porque não tenho dinheiro para comprá-los. Mas acho que assim que eu começar a trabalhar (quem dera fosse em uma livraria, como você - parabéns sortuda!) vai ficar difícil me encontrar em meio a tantos livros que pretendo adquirir!!

    Tem postagem nova no meu blog!
    Se quiser dê uma passadinha por lá!
    Ficarei muito feliz!
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    Desde já agradeço a visita!!
    Beijussss;

    ResponderExcluir
  2. Olá, Daiane!
    Tudo beleza, não precisa pedir desculpas por estar ausente alguns dias do blog, afinal isso daqui é para ser um hobby e não uma obrigação. :) Parabéns pela conquista desse emprego que você tanto queria! Ultimamente tenho evitado comprar nos "grandes sites" (Saraiva e Submarino, por exemplo). O motivo? A Saraiva ultimamente não faz frete grátis para o Nordeste! Só para Sul e Sudeste ¬¬ Fora que os livros lá raramente estão com um preço bom, enquanto que na Submarino o problema é o atendimento...sim, eu tenho medo quando tenho de comprar lá. Atualmente consigo moderar as minhas compras de livros, já fui bem mais impulsivo.

    Beijos!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. tenho esse problema e minha mãe também. kkkk Mas eu ando até controlada. Acho que tinha uns 6 meses que não comprava nada! O_o' É bom que a gente compre realmente apenas aquilo que sabe que vai ler, não um livro bem falado, que todo mundo lê (se realmente não te interessa, comprar por que?).

    e parabéns pelo emprego dos sonhos! *-* o meu é trabalhar em biblioteca ou livraria tbm. Um dia eu consigo! (yn)

    Beijão ;*

    ResponderExcluir
  4. Tem tantooooooooooooooo livro que eu queria REALMENTE ler, mas como ninguém aqui é rico só rola 1 livro a cada 6 meses, por isso fico participando de dsorteios pra ver se dou sorte de ganhar os livros que eu quero e não tô podendo ter, espero conseguir logo um emprego pra não ter q ficar dependendo mais da minha mãe! >_<

    ResponderExcluir
  5. ^^
    Boa sorte nessa nova jornada de lazer (seu trabalho)
    Eu estava me tornando uma compradora compulsiva também, não tinha uma semana que eu não comprasse um livro, mas depois que tive uns problemas e faltou $$, percebi que estava na hora de parar.
    Agora estou tranquila, tenho muitos livros para ler, e para ser mais sincera, quase não sobra tempo para ler!
    E só quando vejo uma promoção muiiiito boa, algo como deizão o livro, eu compro...
    bjin.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou controlada. Aproveito promoções, descontos e por ai vai...Compro no máximo 3 livros por mês, mas se no mês seguinte não puder comprar nenhum...tudo bem, não me desesperarei. rs A vida acadêmica exige muito da gente.Ás vezes, os livros acadêmicos ocupam mais espaço do que os livros para nutrir minha imaginação.Então reservo feriado ou um fim de semana para ler tais livros.Não tenho uma estante,mas preciso de uma...pois se você visse meu quarto, ficaria espantada com tamanha desordem.Mas amo meus livros e ainda não consigo pratica o desapego.Até pq faço anotações e quero poder ler o mesmo livro daqui alguns anos e constatar se houve mudança de pensamentos ou não. Hahaha


    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  7. Pois é menina, eu também estou dando uma maneirada nas compras( sou compulsiva tb), mas de que adianta comprar e não ler?E o meu prazer em ler onde fica? Então diminui as compras até conseguir colocar em dia minhas leituras, porque eu já estava me desesperando quando olhava pra minha estante com tantos livros me chamando e eu não conseguia chegar até eles, mas agora com essa atitude estou conseguindo aos poucos diminuir a pilha, e me sentir realmente realizada fazendo as leituras pendentes e matando minha curiosidade de conhecer a história que eles trazem. Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente eu sou meio compulsiva,adoro a sensação de ir na livraria ver aquele monte de livros,e com certeza comprar,mas tem vez que eu me controlo senão o salário fica todo lá.

    ResponderExcluir
  9. KKK Eu não posso ser uma compradora compulsiva já que não tenho dinheiro haha
    mas sou compulsiva por livros no caso histórias, adoro ler, e dos livros que tenho, falta uns 20 pra ler
    não são muitos :p e o pior é que nem tenho estante :(

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou uma compradora conpulsiva porque meu dinheiro e muito pouco e tenho que economizar ! Mas sempre que eu não tenho nada pra comprar eu me esbaudo nos livros ! ^^

    ResponderExcluir
  11. parabéns pelo novo emprego deve ser mara trabalhar com algo que se gosta.
    Também tive essa fase de compulsão por comprar livros... ainda tenho varios livros lacrados que nem sei quando vou conseguir le-los.Afinal tenho que trabalhar e meu tempo livre esta ficando cada vez menor =/
    mas mesmo assim continuo lendo mas com menos horario reservado que antes... por isso vou deixar pra comprar livros (isso que se conseguir) somente quando terminar de ler os que já tenho.

    ResponderExcluir
  12. Como sou bipolar, tenho momentos de impulsividade por compras. Cada epoca fico compulsiva por alguma coisa. Já foram bolsas, sapatos, lenços, meias,e agora livros. Na verdade por sabe-se lá o motivo, não consigo ler os livros que compro. Tenho quase 200 para ler. Mas estou tentando tirar esse bloqueio e ler meus livros. Agora, desapegar,é impossivel. Não dou, não troco, não empresto. Bjks

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga adorei o post, e admito sou uma compradora compulsiva rsrs, mas estou me controlando agora, pois como vc disse melhor que comprar é ler néh?

    Mas a felicidade de poder comprar um livro q se deseja mto não tem preço néh...éh mto bom!!!

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ah, também sou compulsiva em comprar livros, eu não consigo entrar em uma livraria e sair de lá com as mãos vazias, mesmo a minha estante estando cheia de livros pra ler ainda. Tô precisando fazer o mesmo que você, freiar um pouco.

    Quanto a trocar, eu não consigo desapegar dos meus bebês haha' Eu só troco livro que por acaso ganho repetido, fora isso não troco.

    Adorei o post :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  15. O último livro que comprei foi Quebra de Confiança, do meu amado Harlan Coben ♥ Na Páscoa.
    Te confesso que comprar livros eu fazia antes de conseguir parceria com as Editoras - admito isso.
    Esse ano comprei apenas um livro. Os demais ganhei - e não digo de parceria/cortesia. Ganhei de amigos. Troquei muitos livros também esse ano, renovei geral minha estante.
    O blog começou a crescer e meus clientes, amigos, turma do trabalho começou a me dar livros, gostam de eu leia e fala minhas impressões do mesmo....
    Compulsão por comprar livros nunca tive, por um motivo óbvio: EU FICO EM PÂNICO só de pensar da pilha de livros que tenho pra ler :( Não rola sabe?

    ResponderExcluir
  16. Identifiquei-me totalmente com esse post. Tenho tantos livros que estão um por cima do outro e até dentro de caixa já estão. Preciso de uma estante, mas não é possível comprar agora. Tenho que diminuir minhas compras de livros e aumentar minha leitura.

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que não compusiva, sou mais controlada quando o assunto e dinheiro.
    Mesmo que eu seja apaixonada por livros, e queria muito ler varios, nunca gastei muito para comprá-los.
    Tenho um contole obsoluto sobre tudo, o que as vezes me incomoda pois quando quero comprar alguma coisa sempre tenho que pensar muito bem.
    Pois se eu comprar por impuso, sou capaz de não gosta.
    Ainda bem que vc consegui se controlar mais o seu impuso por comprar livro, espero que esteja dando certo.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  18. Adoro comprar, principalmente livros(e quando há alguma promo nem se fala).Ganho muitos livros também e assim como você tenho vários sem ler.Conclusão:fiz uma lista de litura e estou tentando cumpri-la.
    Beijos
    Fabianne

    ResponderExcluir
  19. Ah, lindona. Sei bem como é isso. Mas tenho me controlado. Minha meta agora é comprar apenas DOIS livros por mês e olhe lá. Vc não está só nessa luta pela compulsão! rs

    Ei, tõ sentindo sua falta lá no blog! :)


    Beijos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  20. "Por meio desta eu confesso, sou uma compradora compulsiva de livros". Eu fiz a mesma coisa tempos atrás, dei aquela olhada na estante e fiquei chocada com a quantidade de livros que tenho pra ler. Os que eu já li e não gostei tanto já troquei no skoob, mas a estante permance lotada. Comprei alguns livros em pré-venda que só chegaram em setembro e pretendo não comprar mais nenhum até lá com a excessão da minha ida a Bienal.

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que eu não tenho compulsão por compras de livros .
    Eu sou bem controlado.
    Deve ser muito ruim e ao mesmo tempo bom trabalhar num lugar onde a pessoa fico rodeada pelo que gosta porque você quer comprar tudo e não pode !
    Muita gente compra , compra e não percebe que não enta desfrutando das suas compras !
    Na minha cidade não tem tanta biblioteca não :s.

    ResponderExcluir
  22. Oii Dai
    Eu também adoooro comprar livros, mas ainda não cheguei ao ponto de ter tantos que não consigo ler. Sempre tem alguns na fila de leitura, mas por enquanto estou dando conta.
    Como na minha cidade não tem livraria (oi absurdo!) compro mais de sites ou quando estou nas cidades vizinhas. Acho que isso ajuda a diminuir o número das compras! haha

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo novo emprego Dai!
    Eu adorei o post nunca vi um outro assim,é importante falar disso.
    Eu estou em uma dieta de livros,rsrs
    Só compro agora depois de terminar de ler os que comprei anteriormente!
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  24. Muito pertinente esse assunto nesse momento gêma porque estou tentando me freiar na hora de compra livros. Não só pela questão de "ai ta barato então vou compra" ou "só mais um não vai fazer diferença msmo" mas, sim porque tenho livros MTO bons na minha estante que mereçem ser lidos e eu mereço saber a estoria deles. E outra, estou tendo varios problemas com lojas virtuas (vai que é um sinal) e isso esta me desanimando na hora de compra algo.

    *Parabens pelo emprego, que vc tenha mto sucesso lá!! *-*

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Meu problema é dinheiro, talvez seria a solução, mas por enquanto é o problema mesmo, livros não são baratos, por aqui não são, infelizmente, então não tenho seu "problema" de comprar compulsivamente. Tenho tão poucos livros que me entristece, mas isso vai mudar, tenho fé.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo emprego, e em uma área que você tanto gosta né! Eu praticamente não estou conseguindo usar internet, ler, estudar, tudo ao mesmo tempo. Está ficando tudo atrasado :/
    Junho está apertado para todo mundo!
    Enfim... eu estava muito compulsiva, mas há um mês que não compro nenhum livro. É bom, pois consegui ler muitos livros, e quase não tenho livros jogados sem ser lidos :)
    Porém, estou enlouquecendo! Planejando uma nova compra, para brevemente, haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Dai!
    Sofro com o mesmo problema, comprei a estante e acho
    que não vão caber todos.
    Estou tentando parar, mas é difícil, agora trocar não cheguei nesse ponto, ainda estou muito apegada aos meus.
    Vamos ver mais para frente.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  28. Gostei do seu post, Dai.
    Também não tenho vergonha de dizer que sou uma compradora compulsiva de livros, mas esse ano eu estou dando uma maneirada pois a faculdade e o trabalho não estão me dando tempo para ler. Não deixei de comprar apenas diminui a quantidade por mês, por enquanto também esta dando certo. Vamos ver se vai continuar, né!? Pra nós duas...

    ResponderExcluir
  29. Sou louca por livros, e compro todo mes alguns. Tem uns
    que ainda nem li,e tenho que adimitir sou uma compradora compulsiva de livros... mas fazer o que né eu amo livros !!!

    ResponderExcluir
  30. Eu não acho que tenho esse problema, amo comprar livros, as vezes compro muitos de uma vez, mas como sempre fui muito rápida na hora de ler, nunca deixo um livro jogado por que tenho muito cuidado com eles e ciumes !

    ResponderExcluir
  31. eu tenho uma compulsão por comprar livros, tenho um monete na estante para ler, mas é so passarpor uma livraria um num siteja fico doida para comprar um, os lançamentos me deixao euforica rsrsr

    ResponderExcluir
  32. Oi! Adorei seu post! Percebi que tb sou compradora compulsiva de livros, antes gastava muito nos sites Saraiva e Submarino, mas de uns tempos pra cá venho comprando pelo estante virtual, tem uns livros novíssimos, alguns usados mas novos (sequer lidos), e baratos!

    ResponderExcluir
  33. Não experimentei trocar livros mas talvez seja uma boa ideia! Também compro mais livros do que consigo ler.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011