Livros para o público infanto-juvenil

by - segunda-feira, julho 02, 2012

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês queridos? Eu estou ótima, um pouco sem tempo, trabalhando na livraria, mas muito feliz! Por esses dias andei refletindo sobre livros para pré-adolescentes, me pediram uma dica para uma determinada idade e isso me fez ficar pensativa. No mesmo dia assisti uma palestra no meu trabalho da Editora Fundamento, então me ocorreu a ideia desse post.
Não é muito fácil indicar livros para essa fase de pré-adolescência, as pessoinhas dessa fase não são mais crianças, então esses livros cheio de figuras, que ao abrir aparecem cenários, letras grandes, já não são mais atrativos para eles, pode até deixá-los bravos se você der, vão pensar que você os considera crianças e isso eles já não são. Sei disso porque tenho uma irmã de 11 anos. Que fase difícil hein?
Entretanto ainda não são adolescentes, e livros adolescentes podem ter um conteúdo um pouco mais forte, como cenas de violência, sexo, etc., e têm pais que não querem que o filho ou a filha dessa idade já tenha contato com essas questões na literatura, isso é de cada um. Então a escolha fica difícil.
Eu sempre fico na dúvida em qual livro dar para minha irmã, assim leio a sinopse ou o livro antes, pergunto para outras pessoas. Mas vou citar aqui para vocês alguns livros que eu indico para essa idade, que até mesmo adultos leem.

Série "A lenda dos guardiões", a que inspirou o filme de mesmo nome. Atende tanto o público feminino quanto o masculino.

Série de livros da "Nina Remy Superespiã", conta a estória de Nina que não é como as outras garotas de sua idade, ao contrário é uma superespiã e cada livro traz uma nova aventura. Acredito que o público alvo maior seja garotas.


Série "Querido Diário Otário" essa série faz muito sucesso, até mesmo os adultos leem. 

Série "Diário de um banana" outra série de livros que faz muito sucesso, minha irmã ama, devora os livros rapidamente, é um livro que você pega e dificilmente o larga. Indicado para meninos e meninas.

Série "Poderosa", minha irmã tomou gosto mesmo pela leitura quando dei de presente a ela o primeiro livro da série, desde então ela não parou mais. O escritor dessa série é o brasileiro Sergio Klein.


Aproveitando que nesse semestre estou fazendo na universidade a disciplina de Literatura infanto-juvenil brasileira, esses são alguns dos livros que vi esse semestre e simplesmente adorei e indico.


"O mistério da Casa Verde", do renomado escritor brasileiro Moacyr Scliar, esse livro é uma adaptação do clássico "O Alienista" de Machado de Assis. É um bom livro para se começar a dar uma introdução desse escritor, mas indico mais para a galerinha entre 13 e 14 anos.


"Ana Z. Aonde vai você?" da famosa escritora infanto-juvenil brasileira Marina Colasanti quando um grupo apresentou um seminário sobre esse livro eu simplesmente amei, e me deu uma vontade absurda de lê-lo. Conta uma aventura vivida pela personagem Ana, que a princípio pode parecer estranho, porém ao olhar mais atentamente e fazer uma análise vemos que ele traz questões sobre a pré-adolescência e entrada para a adolescência. Muito fofo e vale a pena ser lido.

O gosto pela leitura é algo que vem com o tempo, alguns começam a gostar de ler desde criança outros já adultos. Acho muito importante estimular o gosto pela leitura nessa fase da pré-adolescência, pois a leitura os ajudará no período escolar e na vida. Mandar os filhos ou os irmãos lerem, colocar como obrigatório, nem sempre da certo. Temos que mostrar a leitura para eles como algo fonte de prazer, instigá-los sobre os as estórias, contar algumas, e o que eu acho muito importante, dar o exemplo. 
Eu sempre li, e minha irmã sempre viu isso. Ela se sente toda orgulhosa por também ler e quando eu a vejo ela me conta as estórias que leu. Quando vierem te contar uma estória, ouça atentamente, eles se sentem muito bem e os estimula quando você da atenção.

Espero que tenham gostado do post!
Beijos!

Leia também

40 comentários

  1. Nossa muitos dos livros que você citou eu conheco mas poucos eu gosto ou me arriscaria a ler ! Bem otimo post ! As dicas são otimas pra quem procura leitura descontraida ! ^^

    ResponderExcluir
  2. Esse post ficou bem legal, é interessante fazer essa divulgação. Ás vezes gosto de ler livros desse gênero, mesmo sendo bem grandinha..hehe. O Diário de um banana é muito bom. Adorei as dicas :)

    ResponderExcluir
  3. Bom, os únicos que li que você citou foi Querido diário otário ( não gostei tanto)e Poderosa ( que na época eu amei),já vi o filme de A lenda dos guardiões e é legalzinho rs.
    Também acho importante estimular desde cedo a leitura, foi assim que minha mãe fez comigo e deu muito certo. No começo são os livros pequenos, mas aos poucos aumenta o tamanho né.
    O meu vicio é de família, assim como acha que sua irmã vai puxar o gosto de leitura de você rs.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. A ideia de fazer esse post para indicar livros para quem está entrando na fase de adolescência é ótima. Eu já li alguns livros, principalmente O mistério da Casa Verde, que realmente é um livro excelente! Adorei todas as indicações! Sempre elogiaram a série de "Diário de um banana", morro de vontade de ler! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dai!
    Estes dias minha sobrinha veio em casa e ela está na mesma fase da sua irmã, ela começou a desmontar minha estante puxando todos os meus livros e querendo levar para ler, imagina a cara que fiquei, sem saber o que fazer. Não são livros indicados para esta idade, e na hora achei Harry Potter e disse leva.
    Fiquei sem ação, porque entre tantos que tenho não tinha um para ela.
    Valeu a dica.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  6. mesmo sendo infanto juvenil
    tem muito livro legal ai nessa tua lista ^^

    adorei

    ResponderExcluir
  7. Olá, Daiane!
    Tudo bem comigo, que legal! Trabalhar numa livraria, para um leitor, é como estar vivendo um sonho kkkkkkkkkk Sinceremente, não vejo dificuldade em apresentar livros para essa faixa etária. Eu mesmo, quando tinha 13 anos, comecei a ler Stephen King e me senti à vontade nos livros dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi,Daiane.

    Diário de um banana é uma delícia de se ler. Tenho um irmão de 15 e ele desenvolveu o gosto pela leitura com Harry Potter. Critiquem o quanto quiser,mas acho que essa série despertou o gostovpela leitura em muitos jovens. A trilogia da herança e Coração de tinta ele também gosta muito .
    Vou indicá-lo O mistério da Casa verde e A lenda dos guardiões.
    Agora, um livro que me fez amar literatura e enveredar por este caminho foi "O apanhador nos Campos de centeio ".Contudo, é uma leitura mais para a faixa dos 16 . Eu lia esporadicamente,mas foi com este livro que descobri que com a literatura conversava conosco. Este livro, fala de cinismo,bebida, poesia , revolta adolescente...tava tudo ali.Enfim,passei deixar a leitura fazer parte de mim.
    Nossa , escrevi demais.


    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  9. A Editora Fundamento tem livros incriveis para o público infantil e juvenil. Tenho uma irmã mais nova, bem na idade que você cita no post e é bem complicado indicar um livro pra ela ler. Vou aproveitar suas dicas e ver se tem algum deles na biblioteca da minha cidade. Já li Ana Z. Aonde vai você? e achei muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de já ter passado dessa fase,volta e meia releio esse tipo de livro, geralmente tem uma leitura simples, descontraida e agradavel.
    Ótima lista.

    ResponderExcluir
  11. Ainda gosto dessa leitura fácil, gostosa. Ainda me estimula.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda leio esses tipos de livros
    Adoro !!! Diarios de um banana mesmo já li 3 e
    gostei, muito engraçado e facil leitura..

    ResponderExcluir
  13. Oiii Dai, ontem estava dizendo a meu marido que queria morar em Curitiba rsrs, ai acontece mtos eventos legais envolvendo o mundo literário, essas palestras devem ser mto legais, sabe eu gosto de ler de tudo, livros para adolescentes, jovens me atraem mto, as vezes a gente precisa de um livro mais ligth para ler...adorei suas recomendações de livros e o post ficou mto bacana...

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Se o livro A Lenda dos Guardioes for igual ao filme deve ser um ótimo livro. Diário de um Banana parece engraçado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Série "A lenda dos guardiões"eu gostei muito do filme não sabia que tinha livros,"Nina Remy Superespiã","Querido Diário Otário" e "Poderosa" não tinha ouvido falar até então.O post ficou super bacaa.
    Beijos
    ingrid

    ResponderExcluir
  16. Que ótimas dicas, minha prima já tem 11 anos e eu estou tentando fazê-la gostar de ler, vou pegar algumas dessas dicas para ela e para mim tambem. Diário de um Banana parece ser uma leitura engraçada e leve, estou querendo ler.
    Abraços.
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. mesmo sendo infantis eu gosto muito da Série "Diário de um banana", e minha irmã adora!!

    ResponderExcluir
  18. apesar de muitos destes livros nao serem o meu tipo, algumas vezes gosto de ler algo mais leve, algo engraçado sabe... que nao seja tao adulto, to loka para começar a ler os livros da serie Querido Diário Otário, parecem ser muito legal, acho que para ler um livro nao tem idade!!!

    ResponderExcluir
  19. Muito bom post pra pessoas q como eu n sabe o q dar de presente pra determinadas pessoas, nessa faixa etaria foi bem interessante, agora eu amei o diario de uma banana acredito q eu iria amar esse livro, vou procura-lo e logo venho contar o q tenho axado obrigada Daiane

    ResponderExcluir
  20. Sempre quis ler a série diário de um banana, todo munda fala que é legal :D
    A lenda dos guardiões e Querido diário ótário me chamaram a atenção haha
    Tenho que influenciar os mirins aqui da casa lerem ^.^

    ResponderExcluir
  21. Oii Dai, adorei o post!
    Eu li Poderosa há alguns anos e adorei! Não tive a oportunidade de ler os outros volumes, mas ainda quero ler!
    Eu acho super válido esse incentivo para a leitura desde cedo. Tenho um irmãozinho de 6 anos e sempre leio livros infantis para ele. Quando ele me vê lendo, logo pede para ler pra ele também!
    Parabéns pelo post!
    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Puxa, A Lenda dos Guardiões é incrivel.
    Pelo menos o filme é.rs ainda não li a serie.
    Mas tbém vejo muito sobre Diario de um banana, todo mundo é unânime em gostar dessa serie.
    É complicado mesmo hoje em dia dar presentes a crianças/adolescentes. As editoras não focam muito nesse público, infelizmente.
    Mas ainda bem que sempre podemos ler dicas como essas, eu adorei. Tenho uma filha adolescente, q mesmo não gostando de ler, faço questão de sempre dar livros pra ela.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Achei esse post bem interessante. Bom, na minha pré-adolescência não tive amigos que gostassem de ler. Quer dizer, ainda não tenho, mas...
    Vendo alguns Tumblrs, percebi que muita gente tem um gosto parecido com o que eu tinha nessa idade. Com meus 11 anos comecei a ler ficção. Como muitos, devo ter começado com Harry Potter. Nos anos seguintes: Crepúsculo (é), As Crônicas de Nárnia, Desventuras em Série, House Of Night, Vampire Academy, dentre outros.

    ResponderExcluir
  24. A Lenda dos Guardiões pode até ser infanto-juvenil, mas sou totalmente enfeitiçada por esses livros. O filme foi que me conquistou primeiro, e que capas mais lindas! Minha estante super cobiça essa série, kkk

    ResponderExcluir
  25. Daiane amei o post.
    Tenho uma prima de 12 anos que mora comigo e quando ela era mais nova ela gostava de ler por me ver lendo, mas agora ela ficou preguiçosa (graças as amigas delas que não gostam de ler).
    Mas eu continuo insistindo pra que ela goste de ler.
    No momento ela tá lendo A droga da obediência e está gostando.
    Dos livros que você falou eu li Poderosa 1 e 2 e gostei muito a história é muito boa.
    Como você disse é difícil achar a uma leitura que agrade esses jovens que não são nem crianças e nem adolescentes.

    ResponderExcluir
  26. Eu não saia que "A Lenda dos Guardiões" era baseado em um livro =OOO
    * Corre pras livrarias *

    Muito bom Dai!!!
    Abraços...

    Isabele Alves
    @L_Recomendados
    www.livros-recomendados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Muito boa as suas dicas ^^
    Confesso que gostei de todos xD
    To querendo ler A lenda dos guardiões, nem vi o filme ainda, mas quero ler o livro.
    Sempre tento incentivar os outros a lerem, mas é meio complicado pelo gosto de cada pessoa, as vezes indico um livro que amei, mas a pessoa não gosta u.u
    Minha prima está na fase dificil, e esta lendo só os livros da modinha, como os de vampiros, etc. Dificil fazer ela ler outra coisa... Vamos ver se ela gosta dessas dicas xD

    ResponderExcluir
  28. muito bom o post estou atraida por todos!!!

    ResponderExcluir
  29. Dai,
    Adoro livros infanto-juvenis. Intercalam a minha leitura e infantilizam a imaginação após um livro muito pesado.
    Vi a Lenda dos guardiões, mas não li! Pretendo!

    Lindo post!

    ResponderExcluir
  30. Muito legal esse seu post. Parabéns mesmo!
    Essa fase realmente é super complicada de se agradar. É um período relativamente curto, mas de uma transformação muito importante. Sempre percebi a complicação para agradar esse público, seja com livros, peças, filmes, etc. Gostaria que você fizesse mais posts desses.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  31. Não tenho irmãos pequenos. Mas tenho um de 14 anos, que parece ter 16, que DETESTA livros; e um de 21. Esse último, ler quando pode. Ele pega meus livros para ler sempre que pode. Mas quem gosta de ler MESMO aqui em casa, sou eu. Sempre ganhei livros quando pequena, mas eu confesso que gostava mais das ilustrações, haha, contos de fadas. Depois dos 14 anos que comecei a adorar livros, e ficar viciada em comprá-los. Ou seja, não veio desde pequena a vontade de ler, mas surgiu aos poucos. Acho fundamental o estímulo à leitura às crianças. Estamos, de certo modo, ficando carentes de jovens que leem. E é fundamental, também, o cuidado na hora de escolher os livros para essa idade, realmente. Parabéns, Dai! Ótimas dicas; livros que eu ouço elogiarem bastante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Que bacana esse post!
    Os pais devem incentivar e criar o hábito da leitura nas crianças desde pequenas.
    Masss eu tb amo livros infantis e quero mto ler a série A Lenda dos Guardiões!!! rs
    Poderosa deve ser bem bacana tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Show esse post. E concordo demais com você. O estímulo, o exemplo são muito importantes pra os mais jovens se sentirem com mais vontade de ler.

    Diário de um banana, vi o filme. O livro imagino que seja tão bom quanto o filme. Engraçado e inocente.

    Querido Diário Otário, aparenta ser legal. Qualquer dia, dou uma chance.

    ResponderExcluir
  34. Eu gostava bastante desses livros quando era um pouco mais nova. Poderosa, Querido Diário Otário e Diário de um Banana são livros legais! Para essa idade tem Talita Rebouças (com ou sem H, sei lá) é outra que vale lembra, Paula Pimenta...
    E A lenda dos guardiões eu adorei, também! É fofíssimo o livro, vale a pena para todas as idades! :}}

    ResponderExcluir
  35. Já li Querido Diário Otário e a série Poderosa, super indico, principalmente Poderosa !!!

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. Achei muito interessante a capa de A Captura !Ainda não assisti o filme dele !Mais também me parece ser bem legal .
    Confesso que achei a história de Nina Remy Superespiã beem para o publico femino .
    Minha amiga já leu essa série Querido diário otario ..ela disse que é bem legal !Mais confesso que não tenho vontade de le-lo.
    Eu já li Diario de Um Banana 1-2-3-4.A leitura dele é bem rapída !
    Não conheço o escritor de Poderosa.Acho que minha irmã iria adorar esse livro .
    Não sou muito chegado a livros classicos como O mistério da Casa Verde e Ana Z. Aonde vai você? .

    ResponderExcluir
  38. Gosto de ler um livro desse estilo de vez em quando.. adorei o post

    ResponderExcluir
  39. Achei tão fofo vc procurar livros pra sua irmã :)
    Todo mundo deveria incentivar os mais novos a lerem :)
    Bjoo

    ResponderExcluir
  40. Olá , Achei muito interessante mais gostaria que você pudesse postar mais indicações. Não consigo tomar coragem para começar a ler estes livros ,mas bole um bem legal e interessante e faça o post !!! Desde já muito obrigado .

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011