Resenha: Amor, maybe

by - terça-feira, julho 17, 2012

 Olá pessoal!

Vamos para mais uma resenha, agora do livro nacional Amor, maybe da autora Francine Cruz.

Dados de Publicação:
Autora: Francine Cruz
Páginas: 304
Ano: 2011
Editora: Ícone
Compre aqui: Livraria Saraiva  -  Livraria Cultura

O livro é ambientado em Los Angeles e nos conta a estória de Josephine e Matthew, que se conhecem em uma festa a fantasia e se apaixonam. Josie e Matt são de classes sociais bem diferentes, ela é filha de dois advogados bem sucedidos e com uma excelente estrutura econômica, enquanto ele é de origem humilde e ajuda a mãe em um restaurante.
A mãe de Josie era contra o envolvimento dos dois, nutrindo um preconceito em relação ao rapaz devido a sua condição social. Muitas barreiras surgem entre os apaixonados, poderão eles ultrapassá-las e até que ponto aguentarão manter firme esse amor?
Josephine era uma menina especial, amante de Literatura, arte e poesia, acreditava no amor e diferente dos pais não nutria nenhum tipo de preconceito. Simples e aventureira, assim é a alma dessa personagem que consegue cativar o leitor já nos primeiros capítulos. Como toda adolescente, comete seus erros e acertos, aprende com as dores e aos poucos vamos percebendo seu amadurecimento.
Matthew, um rapaz simples e batalhador, às vezes inseguro, algo que é normal na fase da adolescência a qual se encontrava. Algumas vezes me irritei com suas atitudes, entretanto quem nunca cometeu algo parecido? Quem nunca se sentiu indeciso? Ou se arrependeu de alguma decisão?
O tempo da obra é um dos fatores que julguei como muito importante. Nada foi rápido demais, as coisas foram acontecendo em seu ritmo, como as passagens de tempo necessárias para o amadurecimento dos personagens.
Matt e Josie são como dois adolescentes normais, às vezes imaturos, inseguros, apaixonados, que cometem erros como qualquer pessoa nessa fase, e também amadurecem e aprendem com seus erros, isso os tornam ainda mais reais. Amor, maybe é um livro regado de sentimentos, que te faz chorar e às vezes ficar com uma pontinha de raiva com as atitudes desses dois jovens.
 Outra característica que me chamou a atenção foram algumas das citações utilizadas, como a personagem Josi é apaixonada por Literatura, apareceram algumas citações como as de José de Alencar e outros autores famosos da Literatura e poesia. É incrível como cada verso se encaixava ao que a personagem estava sentindo, essa ligação que a Francine fez deu a obra um charme ainda maior, revelando a alma artística de Josie, de uma forma que foi possível compreender suas inquietudes.
A estória vai se encaixando perfeitamente, nenhum acontecimento é por acaso ou fica vago na obra, a autora "costurou" bem os capítulos. O livro nos traz uma lição de fé e nos leva a refletir sobre as surpresas que a vida pode nos trazer, como o tempo interfere em nossas relações e em nós próprios, aprender a ouvir os próprios sentimentos, não tentar ignorá-los, pois não é possível fugir de nós mesmo, não é verdade?
O livro já nos chama a atenção pela capa, é linda, bem trabalhada, tem um tamanho parecido com pocket e quando o abrimos em cada página tem um detalhe. A Editora caprichou na diagramação, o que deu um charme a mais ao livro, o qual também foi bem revisado e trabalhado.
A narrativa da autora é leve, muito bem escrita, e uma estória que não é nem um pouco previsível, ao contrário, me surpreendi muito com final, que te deixa aquela pontinha de curiosidade, as lágrimas saíram de meus olhos  involuntariamente. E nos leva a pensar, será que essa estória de amor deu certo? Maybe... 


Leia também

29 comentários

  1. Bela resenha de um ótimo livro. Parabéns as "autoras", da resenha e do livro. Algo que se lê rápido e se emociona demoradamente...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Daiane!
    Vamos lá, conferir uma obra nacional...
    Achei interessante a jogada da autora fazer referências a outros escritores brasileiros, essa características fortalece o leitor que há me nós e com certeza quem passar por essa obra vai ficar curioso em ler os outros escritores, isso se não já os conhecer. Durante boa parte da resenha o enredo não me pareceu atraente, mais do mesmo e sem detalhes que criem a vontade em lê-lo, contudo quando você citou o final incomum e que deixa ao leitor espaço para especulação até que fiquei interessado. Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Dai, começando pela capa achei o livro mto bonito, a história realmente parece ser mto boa, romances que tem classes sociais diferentes sempre tem aquela coisa de vc querer saber se vai dar certo ou não, pq sempre tem algo/alguém para destruir o amor, e não digo pela diferença de classes pq se for amor de verdade sempre supera néh...gostei bastante da resenha, mto sucesso pra autora...

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dai,
    Obrigada pela dica. Através de sua resenha pude captar alguns pontos favoráveis à minha futura leitura deste livro.
    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  5. O livro realmente parece ser bem legal ! Eu já recibi muitos marcadores desse livro mas nunca parei pra procurar sobre esse livro ! Mas graças a sua resenha pode ver que é um livro maravilhoso e é o tipo de leitura que estou presizando nesse momento ! ^^

    ResponderExcluir
  6. A primeira vez que eu vejo esse livro, não o conhecia, Adorei a resenha, me parece que o livro é bem leve, com uma história gostosa de se ler.
    Quando estava lendo sua resenha, parei pra pensar, o quanto o tempo faz a gente mudar, mudei um pouco meu gosto musical, muitos dos meus amigos são novos, quer dizer a medida que o tempo passa nós vamos refinando nossos gostos.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Realmente a capa é um show a parte, belissima! E ainda gostei de saber que as páginas são cheias de detalhes, gosto de ver o capricho das editoras nessa parte.
    Interessante a parte tbém que a autora cita outros autores nacionais, isso engrandece tanto um livro.
    E o fato dos personagens serem reais..cheios de erros, acertos, como nós..rs
    E outra coisa, adoro livros que sejam cheios de detalhes e pelo que li, esse é.
    Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler o livro, muita vontade!

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Já ouço falar do livro tem um tempo, adoro o título e acho a capa divina e digna de um belo romance. Ainda não tinha lido nenhuma resenha a respeito, o que meio que me decepcionou... Sempre crio expectativas de não ser nada muito clichê, porém...
    Ok, deixando parte do preconceito de lado, o livro parece oferecer uma leitura calma e bem bonitinha, como você disse, das que te roubam lágrimas sem mesmo que você as sinta serem roubadas.
    Incrementar a estória com citações de outros autores dificilmente pesa negativamente, acredito que isso somado ao desfecho surpreendente e à riqueza de detalhes compõem uma boa obra! :-)
    Fiquei curiosa, como sempre. rs

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, pelo que vi na sua resenha não faz muito meu estilo de leitura, mas vou marcar no skoob.

    ResponderExcluir
  10. Pela sua resenha o titulo é bem sugestivo!Gostei e a capa é muito linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi,Daiane!

    A narrativa parece ser deverad interessante e acho que eu também ia gostar de ler estas referências citadas pela autora.Em contra partida , tenho que salientar que gostaria muito mais que a narrativa fosse ambientada em alguma cidade brasileira.Mas, tal fato não diminui a minha curiosidade pela obra...talvez, eu esteja sendo apenas chata! rs Enfim,fico muito feliz pelas editoras estarem cada vez mais permitindo a entrada de jovens autores no mercado editorial.

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia o livro..
    A capa é linda, me apaixonei por ela...
    Depois que li sua resenha fiquei com uma curiosidade enorme para conhecer os personagens.. Esse vai para minha listinha !!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dai!
    Gostei muito do livro, nunca tinha lido nenhuma resenha dele antes e estava bem curiosa sobre ele.
    Vai para a lista.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  14. Cara, a estória parece ser boa. Nacional? Com certeza dou uma chance a leitura. A história é meio clichê...garota rica...cara pobre, em fim.
    Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  15. Com certeza dou uma chance a literatura nacional, adoro...cada dia encontramos grandes talentos. Apesar da história ser meio clichê, adoraria ler. 5 estrelas? Deve ser ótimo! A capa é linda *-*

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro bem surpreendente, pelo que compreendi de sua resenha! A capa, para ser sincera, não me agradou. Não que deixe de ser bonita... particularmente, não gosto de capas com um aspecto como se fosse de "desenho". Enfim... mas, com exceção à isso, o livro parece ser muito interessante. O Maybe dá uma dúvida, uma curiosa sobre o livro!

    Ótima resenha, Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Dai!
    Resenha perfeita, história linda!
    Amei tudo!
    Sua resenha só mostra ainda mais como a literatura brasileira vem crescendo e abrindo espaço cada vez mais.
    Graças a Deus nossos autores estão se dedicando e fazendo estórias que conseguem nos prender, emocionar e apaixonar.
    A história é muito linda.
    Fiquei curiosa para saber o que aconteceu.
    Será que a história de amor deu certo???

    ResponderExcluir
  18. Segunda resenha que leio desse livro nessa semana, acho que vou dar uma chance á ele, a história parece ser muito boa.

    Adorei a resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente não gosto da capa deste livro, mas a sua resenha me fez gostar do livro em si ! Ótima resenha !!

    http://devaneioselivros.blogspot.com.br/
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir
  20. adoro livros surpreendentes com leitura leve, apesar da capa nao chamar atenção eu leria por que sua resenha me chamou atenção para esta futura leitura !

    ResponderExcluir
  21. Nunca tinha visto falar desse livro , so por ser nacional ja gostei ^^
    pelo que vi na tua resenha é bem interessante as passagens que a autora relata outros autores nacionais , bem legal isso.

    vou ver se consigo ele pra ler ^^

    ResponderExcluir
  22. Romance não é um dos meus gêneros de leitura favoritos, mas leria um sem problemas. Ultimamente estou abrindo a mente para novas experiências literárias. A capa me passou uma impressão de ser um livro juvenil. Enfim, se um dia tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. adorei a capa, muito linda!! e a estória parece ser bem legal :D

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR NATALIA
      O enredo é clichè, mas pela sua boa avaliação, vale uma olhada...

      Excluir
  25. A capa é show mesmo.
    Tava pensando que era uma história qualquer de romance, mas vi pela resenha, que ela tem algo a mais. Essa reflexão que traz me deixaram ainda mais curioso em relação a ele.

    ResponderExcluir
  26. Nunca tinha ouvido falar, mas adorei a resenha.
    A capa desse livro é linda! Gostei da estória,lendo o inicio parece ser mais uma daquelas tipo romeu e julieta xD Mas lendo até o final a resenha, ja passa outra imagem. Fiquei com muita vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  27. Adorei a capa desse livro !
    Esse romance parece com aqueles romances de novela née ?De ter um bem rico e o outro não tão rico assim!
    Quando eu vejo esses negócios de classe social eu só lembro de Carrossel!Cirilo e Maria Joaquina !kk
    Esse livro é um romance adolescente com inseguranças e incertezas !

    ResponderExcluir
  28. Adoro romances de leitura leve para passar o tempo!! Sua resenha me convenceu, bjss

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011