Resenha: Charlotte Street

by - terça-feira, agosto 28, 2012

 Olá pessoal!

Eba! Resenha! Agora do livro "Charlotte Street" publicado pela nossa Editora parceira Novo Conceito. Venham conferir!

Dados de Publicação:
Autor: Danny Wallace
Páginas: 400
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito


Resenhar um livro às vezes é uma arte, ainda mais um livro como este, o qual desafia aqui a mortal blogueira tentar com algumas singelas palavras transmitir o que nem mesma ela consegue dizer.  Bom, então vamos começar pelo acontecimento que dá o ponta pé inicial para a trama. Jason Priestley (não é aquele de "Barrados no Baile") nosso caro narrador e personagem central deste romance, estava em uma rua em Londres, cidade responsável pelo espaço da obra, essa rua se chamava Charlotte Street. E havia uma garota, como ele próprio colocou, sempre tem uma garota, a qual estava cheia de sacolas e tentava entrar em um táxi, ele gentilmente a ajuda, e fica uma ligação, uma pequena química no ar para ser mais direta, mas ela se vai. E quando Jason olha para suas mãos, ali está algo que era da garota, uma câmera descartável.
O que haveria naquela câmera? E Jason o que faria com ela? Devolveria à garota? Mas como? O destino existe ou nós próprios comandamos e planejamos nosso futuro?
Essas são algumas questões que deixo para causar um gostinho de quero mais em vocês queridos leitores. Mas esse romance tem mais! Não é somente a câmera descartável, não é somente A garota, esse romance nos traz a história de um homem, de um amigo, de um cara não tão realizado quanto gostaria, o qual vivia com seu amigo Dev, por sinal, adorei o Dev, se todos tivessem o senso de humor que ele tem, o mundo seria melhor.
Como o livro é narrado em primeira pessoa podemos conhecer Jason melhor, seus sentimentos e divagações. Durante a leitura me senti como se estivesse de frente com ele, tomando uma xícara de chá e o ouvindo falar sobre sua vida. Em uma conversa tudo tem seu tempo, nada é despejado sobre o interlocutor de uma vez só, e a mesma coisa acontece com esse romance, o autor não despeja sobre você todas as informações, elas vão surgindo, por isso você se sente em uma conversa, pois as coisas são contadas no momento certo, o personagem realmente conversa com você e nos sentimos a vontade, rimos com seu humor irreverente e nos emocionamos.
Durante a narrativa perdura a pergunta E quem será a garota? E será que agora acontecerão aquelas coisas de cinema que resultam num amor eterno? Bom, nesse sentido o autor foi bem pés no chão, o que torna a história desses personagens próxima do real, ou seja, poderia acontecer com qualquer um de nós. Em alguns momentos quando você menos espera, Danny Wallace vem e joga algo novo, uma frase, algumas palavras e você leitor logo vira a página para saber o que acontece. Essa técnica ele utilizou até mesmo na última página do livro.
A ansiedade gira em torno da garota, fiquei a todo o momento ansiosa querendo descobrir quem ela era, se Jason a encontraria, quando e como, se dali nasceria uma história de amor. Mas com o passar das páginas, vamos percebendo que isso não é o mais importante.
Confesso que em alguns momentos me senti meio entediada com a rotina de Jason. Mas esse é um dos pontos do livro, a questão do querer e fazer acontecer, em alguns momentos pensei: "vamos homem, corre atrás do que você quer, do que você acredita", a questão é que pode parecer fácil quando dizemos isso, mas e fazer? Será que as coisas são tão simples assim? Jason em "Charlotte Street" também passa por grandes transformações pessoais, descobertas e amadurecimento.
Não digo para vocês que este romance é aquele que te faz ficar roendo todas as suas unhas, mas é um bom romance, bem escrito, uma leitura leve, relaxante e que consegue te surpreender em alguns momentos sim. Danny Wallace tem um estilo único de escrita, é irônico e dono de um grande talento.
Outro fato também que gostaria de ressaltar é que este livro nos mostra uma outra Londres, aquela que pessoas que não vivem lá como eu, não conhecia, e através do olhar do personagem principal, conhecemos e olhamos para essa cidade de uma outra forma, e quando eu tiver a oportunidade de conhecer Londres com certeza quero passar pela Charlotte Street.
Em relação a diagramação foi feito um belo trabalho, a capa é linda, achei boa a revisão, como sempre a editora fazendo um bom trabalho em seus livros.
Recomendo a leitura para aqueles que querem um romance diferente, com uma boa dose de humor, e uma história de amor que pode ou poderia ser real.


Leia também

30 comentários

  1. Dai,
    Que resenha linda! Amei!
    Adoro romances e também livros pés no chão, como me parece o caso aqui.
    A capa realmente é linda e instigadora... Simplesmente amo livros narrados em primeira pessoa!!!
    Acho que curti este livro, pelo que você escreveu e pretendo ler SIM!!!!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  2. Doida para ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  3. Bela resenha Daiane,se eu estava com vontade de ler este livro agora estou desesperada.Parece ser uma bela história.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio sobre esse livro e já fiquei encantada com a possibilidade de poder ler ele logo.
    Vou ser sincera, nem a sinopse dele eu tinha lido..rs Acho que mesmo a capa sendo toda linda, o nome não havia me chamado a atenção.
    Um romance diferente..nem em sã consciência imaginaria isso. Adorei!!!!
    Gosto muito dessas leituras leves e principalmente, quando as informações dos personagens vão sendo "jogadas" na história aos poucos, dá um charme todo especial.rs
    Quero ler, disso eu sei :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Achei isso tudo tão... Nova Cinderela! HAHA sabe, quando a Sam perde o celular depois do baile e o Austin o recupera e tenta encontrá-la? Muito lindinho. Não deve ser a mesma coisa, mas me lembrou hehe. E achei O MÁXIMO tudo ser narrado da perspectiva de um cara, tao poucos livros trazem isso :) Mais um da Novo Conceito que vai pra listinha!!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bom ! Ja li resenhas em que a pessoas se decpecionou pelo livro mas você concegui trazer de volta a minha esperança no livro eme deixou animada de novo em relação a história ! ^^ otima resenha !

    ResponderExcluir
  7. ah eu adorei a resenha, estou super afim de ler esse livro viu

    ResponderExcluir
  8. Fiquei loca pra lêr esse livro!
    Adoro românces, quanto mais em Londres e tal, adorei!

    beijoss

    ResponderExcluir
  9. Só pela sinopse eu tinha gostado do livro, agoraquero muito ler. A leitura parece ser tão gostosa. E aolinda mostrando outro lado de Londres... Fiquei curiosa. Rs.
    Gostei muito da resenha! Parabens! ((:

    ResponderExcluir
  10. Romances com uma pitada de humor sempre me encantam, o que me chamou a atenção foi o Jason narrar :] e claro, o fato que você Dona Daiane me deixou ainda mais curiosa para saber se ele encontra A garota ou não...

    O ponto que você ressaltou que não é tão importante esse detalhe fez eu querer ainda mais ler esse livro.

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha foi bem boa , adorei
    Nao sabia que existia este lugar CHARLOTTE STREET foi bom saber !!!
    A capa deste livro é incrivel !!!!

    ResponderExcluir
  12. A cada resenha que leio sobre esse livro fico mais empolgada para lê-lo, confesso que antes não dei nada por ele por causa da capa, mas quem juga pela capa acaba se lascando, né? :D

    ResponderExcluir
  13. Esse é o lançamento da Novo Conceito que eu mais quero ler. Adoro quando são os caras que narram. Enquanto lia sua resenha me senti como se estivessemos conversando sobre o livro, e aí quando li o paragrafo no qual descreve algo semelhante tive que rir sozinha :) As perguntas que você lançou e o pouco que falou sobre o Jason me deixaram bem curiosa. Pretendo ler.
    OBs: Nem tinha atentado pro nome do personagem, hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Já me apaixonei por esse livro pela capa. Li a sinopse e gostei mais ainda. Com a resenha então, haha. PRECISO ler. *-*
    Achei muito interessante o livro mostrar Londres por uma outra perspectiva!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Hum, este livro vai ser uma das minhas próximas leituras, estou precisando ler algo leve e este aparentemente é bem assim, né? Não tenho muitas expectativas de que seja um livro cheio de reviravoltas, achei a sinopse bem agua com açucar, estilo sessão da tarde...rsrs
    E concordo, a capa é linda!rsrsrs
    Bjs. Yara - http://www.ilusoesescritas.com

    ResponderExcluir
  16. Não sou muito fã de romances, mas por incrível que pareça, eu leria esse. Gostei da trama e essas pitadas de humor me agradaram. Achei a capa muito bonita também.
    Enfim, se tiver oportunidade, lerei sim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha, fiquei com vontade de ler o livro agora! ;D

    ResponderExcluir
  18. Adorei essa capa , deve ser otimo esse livro ...

    ResponderExcluir
  19. A história parece ótima,mas o que eu mais gostei do livro foi a capa,ela é muito linda.

    ResponderExcluir
  20. A capa desse livro é linda...
    Adorei a resenha e o tema do livro, só em ler a sincope eu já fiquei curiosa para descobrir se ele ficaria com a mulher no final do livro !!!! Irei ler-lo consertesa....

    ResponderExcluir
  21. Oiii Dai, quase peguei esse livro hoje para ler, mas aí optei pelo A Culpa é das estrelas, que será tema do ´Clube do Livro do mês de Setembro aqui em Sorocaba...Mas adorei sua sinopse eu adoro ler livros e assistir filmes que são pé no chão as vezes fica chato qdo o autor fantasia demais no romance....depois da sua resenha fiquei mto curiosa pra conhecer a história...

    BjOs!!!

    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Acho que conseguiu transmetir o que sentia =)

    Otima resenha. O livro ja estava na mninha estante, entaoso me deu mais vontade ainda de ler =)

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua resenha, Dai.
    O livro parece ser tão bom. Acredito que esse livro vai além de um romance, tem muitos outros temas ligados à ele, e é isso que parece ser legal nele ;)
    Sem contar que a capa é linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Poxa legal, já tinha visto o lançamento maas nenhuma resenha até agora!
    sem spoilers, ótimo!
    parabens e bjs

    um agradecimento pelos livros:
    http://leituradeouro.blogspot.com.br/2012/08/minha-caixinha-de-correio-03.html

    ResponderExcluir
  25. Adoreia a resenha ^^
    Já li outras, mas a sua está muito boa. Adorei o livro, e nem o li ainda xD Fiquei com muita vontade de ler... Adorei a capa dele também, me chamou bastante a atenção. Acho Londres muito bonita, e acho que o livro deve "mostrar" ela de uma forma bem legal. Vou ler ele assim que conseguir comprar!

    ResponderExcluir
  26. Oi,Daiane
    Ainda não tinha lido nada sobre este livro, cujo a capa é realmente linda.Bem,eu já tenho uma quedinha por Londres, então com certeza vou amar este romance que tem um quê de humor.sem dúvidas, este livro deve deixar na gente uma vontade de passear também pela Charlotte Street.
    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  27. Oi, Daiane! Escreveu muito bem essa resenha! E parece que esse livro ainda vai dar o que falar... E com certeza quero ler sua história, pois gosto de romances assim, como citou na resenha, leves, relaxantes e bem escritos, daqueles que nos fazem pensar: "É, este realmente é um bom escritor".
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha, realmente me envolveu de uma forma encantadora... não vejo a hora de poder ler esse livro! Sem contar a capa que é simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir
  29. Dai!
    Simplesmente amei a resenha e a história do livro.
    Um romance diferente do convencional é sempre bom...
    A capa é linda.
    Quero muito ler esse livro e descobrir o que acontece com Jason. ^^

    ResponderExcluir
  30. amei a capa! e a história embora fantasiosa eu gostei muito!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011