Resenha: Cinquenta tons de cinza

by - quarta-feira, agosto 01, 2012

 Olá pessoal!

Trago hoje aqui a resenha do polêmico livro "Cinquenta tons de cinza", aquele que muitos odeiam e outros amam, que está dividindo opiniões e causando um certo "alvoroço". Claro que procurei conhecer o livro antes de julgá-lo, então vamos para minha resenha!

Dados de Publicação:
Autora: E L James
Páginas: 480
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Compre aqui: Livraria Saraiva

"Cinquenta tons de cinza", primeiro livro da trilogia erótica da escritora E. L. James, trilogia essa que estourou lá fora batendo recordes de vendas e chegou ao Brasil semana passada. O livro nos traz a estória de Anastasia Steele, jovem estudante de literatura, ingênua e inocente, e Christian Grey, um jovem magnata, empresário muito bem sucedido, sedutoramente belo e dominador.
Anastasia então entrevista Sr.Grey para o jornal da universidade, e assim acabam se conhecendo, como o livro é narrado em primeira pessoa temos somente a visão da Ana (Anastasia também é chamada assim) e nesse primeiro encontro ela fica abismada com a beleza de Grey e se sente atraída por ele. O que ela não sabia, é que ele também sentiu-se atraído por ela, e a desejava, mas com suas condições.
Grey tinha estranhas preferências, era obcecado por controle, mas também guardava alguns demônios do passado. O casal embarca num romance sensual e apaixonado, será que dessa relação pode nascer o amor?
Ana é uma moça meiga, tem um melhor amigo chamado José, o qual gosta muito dela e quer mais que amizade, porém a moça deixa claro que a relação entre eles será de apenas amizade. Ana é decidida em alguns momentos, então a personagem em si me agradou, porém muito insegura. Grey apesar de ser um dominador e compulsivo por controle, é um homem que guarda grandes mistérios, há várias cenas lindas entre ele e a Ana, e vamos percebendo um lado mais doce desse personagem.
Grey  tem seu jeito de amar, mas guarda segredos do passado, coisas importantes que refletiram em suas atitudes atuais, que não foram de todo revelado no primeiro livro, mas que com certeza nos próximos será. Ele é um personagem intrigante, há várias cenas engraçadas, como por exemplo, a Ana manda um e-mail e ele aparece pessoalmente para responder. Uma das coisas que me enjoou foi a conversa da Ana com sua deusa interior o tempo todo, algumas vezes eram legal, engraçadinho até, mas enjoa.
Agora vamos aos fatos, o livro aborda também o tema BDSM (Bondage, Disciplina/Dominação, Sadismo e Masoquismo) para quem nunca ouviu falar, pode assustar um pouco, mas é algo real e que acontece. Sr. Grey é um dominador, praticante do BDSM e quer Anastasia como sua submissa. Entretanto, há um contrato com todas as clausulas, o que pode e o que não pode acontecer, e ela só será submissa a ele se assinar, então antes dessa prática, ambos tem que estar de acordo e cientes do que acontecerá, e a qualquer momento podem desistir. Tudo que acontece na relação entre os dois tem que ser com o consentimento do outro, a função do dominador é dar prazer ao submisso e não causar sofrimento.
Acredito que essa temática tenha gerado a discussão toda que está havendo sobre o livro, pois não é um tema muito discutido, e para alguns é até mesmo novo. Se você não conhece ou não pesquisa um pouco mais sobre isso, sim vai atirar caminhões de pedras no livro e na autora. Agora se você procura pesquisar um pouco sobre isso, compreenderá melhor o livro.
Por se tratar de um livro erótico, claro há muitas cenas de sexo. Alguns críticos reclamaram desse detalhe, entretanto esqueceram que este é próprio do gênero ao qual o livro pertence, o romance erótico. Assim temos várias cenas quentes entre Grey e Ana, que realizam diversas fantasias e tem uma atração muito forte. As demais cenas são passadas de forma mais rápida e não tão detalhista quanto as de sexo.
Esse livro é indicado para pessoas que gostam de livros hot, aqueles que não gostam com certeza o livro não agradará. O que não pode ser feito, como vi grandes críticos literários fazendo, é menosprezar o livro por ele conter sexo e o seu público leitor. Como já coloquei anteriormente essa é uma trilogia erótica e aborda o BDSM, muitos estão se esquecendo disso antes de criticá-lo, não há mal algum gostar desse livro, e gostar de uma estória erótica como essa, não quer dizer que estamos regredindo.
Em relação a diagramação, ela me agradou, o livro está bem editado, depois entedemos melhor o siginificado dessa gravata na capa. As páginas são amareladas, os capítulos bem dividos não cansando o leitor.
A função desse livro é entreter, e ele cumpre bem sua missão. Já nas primeiras páginas nos vemos fisgadas pela leitura e encantadas com o jeito misterioso de Grey. A leitura é rápida, viciante e "dominante". Gosto de romances hot, leio, então certamente adorei esse livro, estou ansiosa pelos próximos!


 Beijos!

Leia também

37 comentários

  1. Também adorei o livro! Minha curiosidade foi tamanha que comprei os e-books na Amazon e li em inglês mesmo. haha! Resultado? Me segurando para não comprar o 3, pois quero os livros físicos. Mas nãos ei se vou esperar por esse lançamento... =P

    bjoks!
    Adorei sua resenha!

    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
  2. Dai!!!
    Finalmente alguém que eu conheço tá dando uma opinião sobre esse livro. Devo adiantar que adorei a sua resenha. Você foi muito sincera nas palavras e pesquisou bem sobre o assunto antes de falar alguma coisa. Ponto positivissímo para você. E com essa explicação, finalmente minha mente tá abrindo e finalmente estou começando a criar uma certa curiosidade pelo livro.

    Beijo!

    Ana Caroline
    Nosso Clune do Livro

    ResponderExcluir
  3. No começo quando ficaram falando muito desse livro,não me interessou muito pois ta tinha livro romances eróticos e não entendia o alvoroço,mas agora parando para ler algumas resenha entendi que tem certas diferenças e o tema e diferente tb.

    ResponderExcluir
  4. Estou super curiosa!!!! Me rasgando na verdade. Já li muitos romances apimentados a exemplo de IAN, Senhores do mundo subterrâneo e por aí vai, mas estou esperando algo totalmente novo nesta série.

    Ótima crítica e comentários.

    Márcia Desirée
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro ler romances hot, sempre me agradam, adorei a resenha não vejo a hora de pegar o livro para ler e desvendar os mistérios por trás desse enigmático personagem.
    Beijão Lizi

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, não tenho muito interesse em ler esse livro por conta do tema e tudo o mais apesar de ter certa curiosidade de conhecer melhor a história. Essa trilogia está sendo muito comentada memo, vários elogios e alguns preconceitos, mas isso já é de se esperar, né?

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. É a segunda resenha, que leio do livro, e a cada segundo fico mais anciosa, agora no mês de agosto é que vou estar de férias da facu. e já tô programando quais livros irei ler, cinquenta tons de cinza é um deles.
    Depois de ler o livro, volto pra contar pra vocês o que achei.

    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou bem curiosa para ler esse livro. Não tenho nada contra romances eróticos, e esse chama ainda mais atenção devido ao tema BDSM. Confesso que eu não conhecia esse termo.
    Parabéns pela excelente resenha. Fiquei com ainda mais vontade de ler o livro!!

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha!
    Vou ler com certeza e admiro sua opinião e a respeito também, afinal, não há mal nenhum em gostar de romances hot, muito pelo contrário...
    Afinal, o que seria do azul se todos gostássemos de verde?

    Beijos
    Dai

    ResponderExcluir
  10. Terminando de ler o primeiro e anciosissima pelo próximo... no geral eu gostei muito, só a cabeçuda da Ana que as vezes me irritava demais, os debates internos dela são muito chatos, e concordo com você o papo da deusa é muito repetitivo e exagerado, mas o Christian OMG vem ni mim, queria que você estivesse aqui, portanto pegue já seu jato e venha me ver hahahaha! Sua resenha tá ótima, a história é viciante mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Acredito que tudo que não é muito conhecido, cause uma certa preocupação ou até indiferença no começo.
    Até pq ,é mais fácil rotular do que se aprofundar no assunto, não é?
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro,mas tenho acompanhado toda a polêmica sobre..
    Gostei muito do tema,acho que a leitura erótica tem ganhado seu espaço e daqui um tempo,isso será natural como qualquer leitura.
    Adorei a sinopse e mesmo achando a resenha um pouco grandinha, gostei muito do que li, o que só aumentou ainda mais a vontade de ler esse livro logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. PArabens pela resenha dai .. ficou otima....

    Amei o livro me surpreendi com a Ana no segundo ... e definitivamente tenho mais um personagem nos meus favoritos

    ResponderExcluir
  13. Ai que agora tenho certeza que vou gostar do livro. Adoro esses assuntos.
    Não sou adepta ao BDSM, mas conheço bem o assunto!!! E pela primeira vez vejo um livro que trate disso. Eu vou gostar sim.
    Amei a resenha, não está polêmica, está sincera!!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Realmente esse livro está dividindo opiniões. Eu nunca cheguei a ler algo mais hot, mas quero muito ler essa trilogia e ver qual a vibe dela. Outra coisa que gostei bastante foram as capas, muito bonitas e de bom gosto.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Nooossa essa série está mesmo bombando na rede.
    Mas concordo com vc sobre as pessoas apedrejarem. É questão de gosto e preferência.

    Mas li uma entrevista com a autora e ela deixa claro que o foco é a fantasia sexual mesmo. Portanto a pessoa tem que gostar do gênero..

    Adorei sua resenha, muito bem explicada e abordando bem o assunto..rss

    Abraços
    Gabi lopes
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho vontade de ler essa trilogia. Antes de'u se quer saber do que se tratava os lançamentos, eu já havia decidido que iria lê-los. Nas capas, achei muito interessante os objetos, como a gravata. E os títulos dos três livros :)
    Adorei sua resenha, pois há uma grande explicação e assim facilita a compreensão para quem ainda pretende ler.

    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oba ! Ja tava na hora de alguem fazer a resenha desse livro par me fazer decidir logi se eu leio ou não o livro e graças a sua resenha pude ver que esse livro parecer tudo o que eu tava procurando por esses dias ! ^^ Eu tambem adoro um livro hot ! Por isso ja sei que agora concerteza vou ler esse livro ! Otima resenha !

    ResponderExcluir
  18. Nossa eu adorei a resenha e dei graças a Deus por você ter feito logo ela porque eu ja não sabia se eu ia ou não ler esse livro ! Mas graças a sua otima resenha eu já decidi que concerteza vou ler esse livro ! Eu adoro um livro hot ! E to precisando de um livro que me faça rir por esses dias e acho que esse livro vai dar conta do recado ! ^^

    ResponderExcluir
  19. Bem, o tema me interessou mas nao é uma leitura prioritária para mim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Quero ler esse livro para ver se é bom mesmo.
    Ótima resenha !!

    http://devaneioselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi,Daiane!

    Gostei bastante da resenha ,pois você soube defender a sua perspectiva sobre a história. Concordo com você e acho que as críticas as descrições sexuais tem relação direta com um pseudo-moralismo que ainda rege toda uma sociedade. Sexo é tabu? Ainda é e sempre será. Comecei a ler o livro e estou gostando , embora este universo BDSM seja um pouco "over" para mim. Sei lá...depois de ter lido O caderno rosa de Lori Lamby da Hilda Hist , nada mais abala a minha moralidade. rs

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  22. Dai!
    Sinceramente acho incrivel como tem gente da mente pequena.
    Se o livro é romance erótico como é que reclamam dele ter cena de sexo!? É cada uma, viu!?
    Amei a resenha. E estou completamente louca para ler o livro, quero me fascinar com o Sr. Grey e para completar minha amiga tá lendo e me fazendo inveja.
    Amei, amei, amei... ^^

    ResponderExcluir
  23. Não é bem o tipo de livro que eu gosto , mas gostei da sua resenha :D

    ResponderExcluir
  24. Todo mundo tá falando sobre essa trilogia! Estou louca para ler! tenho uma amiga que leu, e me disse ou melhor me ordenou ler também hahahahaha
    Espero não me arrepender ^.^

    ResponderExcluir
  25. Cara, eu quero muito ler essa trilogia! *-* Simplesmente adoro livros assim, e sei como é difícil acha-los no mercado. Minha amiga leu e adorou e me falou, ou melhor me ordenou para ler hahaha estou ansiosa ^^

    ResponderExcluir
  26. Nossa, sua resenha me deixou com mais vontade de lê-lo!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  27. Primeira resenha que leio desse livro, que ainda não sei se funcionaria comigo por ser algo que nunca li, mas se levar em conta sua resenha acho que tenho que dar uma chance, né?

    ResponderExcluir
  28. Tão falando desse livro por toda a parte, parece que realmente fez muito sucesso. Essa é a primeira resenha que li sobre ele, e parece ser muito bom. Fiquei com vontade de ler, nunca li um livro com esse tema xD
    Adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  29. O texto ficou ótimo, Daiane! Sem erros de ortografia, apresentou bem os personagens, soube se desenvolver e esclareceu o que está se tornando um grande tabu - a questão do sadomasoquismo. Sem dúvidas, a resenha mais completa que já li sobre a obra.

    Confesso que meio que surtei quando entendi como a obra se desenrolava. Foi um choque, as resenhas anteriores não tinham me preparado para isso. Após mudar de ideia algumas vezes, estou pensando em dar uma chance ao livro. Até agora, meu posicionamento é negativo, mas tenho de ler o livro para saber de verdade, não?

    Brincadeiras à parte (aah, e brincadeiras não faltam com a temática do livro, rs!), toda leitura é válida. Li o primeiro capítulo que foi disponibilizado online e fiquei interessada em saber o que acontece depois.

    Beijos, linda!

    Fátima Menezes - @fatimamd

    ResponderExcluir
  30. Nossa adorei essa resenha. Cada um me falava algo sobre o livro mas ninguém era claro o suficiente para eu formar uma opinião a respeito.
    Sua resenha foi excelente, nao conhecia o BDSM e vou pesquisar. A respeito antes de ler o livro, nunca li um livro com a temática erotica, mas fico curiosa com tanta repercussão que essa serie esta tendo que terei q ler. Mas depois da sua resenha acho q deixarei para mais para frente, depois que ler livros que sei que irei gostar, mas definitivamente lerei ;)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  31. Ótima resenha!!!
    Sempre vejo resenhas sobre esse livro mas ainda não sei bem o que pensar..enttão prefiro lê-lo antes de falar qualquer coisa sobre ele né.

    beijoss

    ResponderExcluir
  32. Oie
    Tem meme lá no blog pra ti.
    http://lilicasg.blogspot.com.br/2012/08/meme-premio-blog-feliz-e-tu-blog-me.html
    Beijão

    ResponderExcluir
  33. nossa , adoro romances picantes , kkk

    ResponderExcluir
  34. Oi, Dai!
    Ótima resenha, não só porque está falando bem do livro, mas porque o tratou como ele deve ser visto, de uma forma adulta e sem preconceitos. Não tenho costume de ler romances hot, mas até por toda a divulgação desta série fiquei curiosa. Com sua resenha fiquei ainda mais.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Eu queria ler este livro pra poder ter a minha impressao sobre ele ja que muitos gostam e muitos odiaram !!!!

    nocantodaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Não sabia que tinha BDSM até ler as resenhas. Já não estava animada pra ler e depois que descobri isso ai qque nao animo. Rsrs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  37. Que perfeita essa resenha. Estou lendo o livro e amando!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011