Era uma vez...

by - sexta-feira, setembro 07, 2012



By imagem:  por ~ Lucsdf
Por duas vezes, quer dizer, por duas vezes, não. Por várias vezes tenho presenciado cenas absurdas em relação à literatura nacional. Inicialmente, acreditei ser falta de personalidade. Depois achei que era estupidez. E agora acredito que seja por uma má formação e/ou alguns universitários não saibam ler a teoria.
  Calma que vou explicar tudinho...
            As livrarias e algumas casas de brasileiros leitores foram tomadas por a literatura fantástica e erótica. Uau! Isso é magnífico. Nossa literatura caminha com a humanidade e seus anseios. Contudo um movimento esquisito de pessoas bizarras desrespeitam todos aqueles que não leem Macunaíma. 
            Calma que vou explicar tudinho...

            Há cerca de dois meses um aluno da UFPE, me recriminou, por colocar no meu blog, eu fazer campanha literária que não seja literatura clássica. Segundo essa ‘pessoa’ a nossa literatura fantástica e erótica não é algo relevante. E que esses leitores (da literatura fantástica) deveriam ler Macunaíma. Pois esta é uma obra genuinamente brasileira e que retrata a face do nosso povo.
Será?
Calma que vou explicar tudinho...
Macunaíma surgiu numa época em que se clamava por uma identidade nacional. Mario de Andrade, na obra, define, nós brasileiros, como preguiçosos. Vamos refletir um pouco... Quem foi o preguiçoso que iluminou a Europa de ouro e a adoçou de cana? Pra um preguiçoso até que os nossos ancestrais trabalharam muito, né? Poderia ficar aqui citando diversos exemplos, mas não dá pra se estender.
Macunaíma é um livro ótimo e rico em informações, mas para quem gosta. Ele sugere o resgate a nossa identidade. Uau, eu amo isso. Mas não é única coisa que existe na literatura nacional e mundial.
Depois, um estudante da UPE – Universidade de Pernambuco, desdenhou mais e outra vez da nova literatura nacional. Mas sabe o que ele usava como base para a louca teoria dele? Literatura Russa. Fale sério, né? #semcomentários# é abusar de minha inteligência.
E para finalizar, esta semana, uma jovem da cidade de São Paulo, disse que os nossos blogs eram poluição visual. Que essa literatura porca que pairava nos nossos blogs formavam leitores alienados.
Pra minha desgraça, são todos estudantes do curso de Letras/Português. E queridos leitores, na faculdade temos uma disciplina chamada: Teoria da literatura. Mas a disciplina em momento algum vislumbra tarja as ações artísticas literárias do homem.
E para não deixar barato venho a público informar a essas pessoas desprovidas de capacidade de compreensão literária, que não levamos desaforos para casa. Que leremos o que quisermos e na hora que a vontade bater na nossa cachola. E nem a lei defende essas ideias toscas que essas pessoas esdrúxulas disseminam por escolas e mídias sociais.
Nós, blogueiros, fazemos um trabalho rico em informações e que a literatura experimenta pela primeira vez. Claro que tem muita coisa que precisa ser revista, mas respeito é bom e eu gosto. Ou será que esses ‘sabichões’ nunca pararam para fazer as perguntas que jamais calam:
Qual é a razão de nossa sociedade está tão sedenta de literatura fantástica?
Quais os desejos que são saciados com a literatura erótica?
Que identidade a juventude leitora busca?
O que a história da sociedade (que é bem repressiva) nos deixou para que precisássemos de fantasia?
Qual a função social dos blogueiros para a leitura, para a indústria livresca e para os leitores?
De qualquer forma, se tiver achando ruim, toma cicuta.
E ai? Expliquei tudinho? 

Esta escandalosa é
Lilian Farias
@liligarota

Leia também

47 comentários

  1. Cara, essa Lilian é demais!!!!
    Ela taca o dedo lá, naquela ferida bem aberta e sempre acaba escrevendo o que muita gente pensa e não tem coragem de falar.
    Eu acredito que tenha literatura pra todo mundo, pra todo tipo de gosto.
    Particularmente, leio de tudo. Tá, sou fã de romances, daqueles bem adocicados e sofridos..mas o que me impede de ler um bom suspense ou um erótico??
    É possivel gostar do Pequeno Principe e de Cinquenta Tons. Sem ser preciso desmerecer nenhum dos dois.
    Perguntar qualquer um pode, agora, responder, vai de quem quer né?rsrrs(e dá-le cicuta)

    Beijo querida, parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      só na cicuta pra resolver a vida desse povo chato, né?

      Excluir
  2. AFF... É decepcionante saber que futuros formandos em Letras/Português levantam essas teorias escrotas.
    Concordo plenamente com esses argumentos usados no texto em defesa de nós, blogueiros.
    Afinal, focar apenas em literatura clássica seria joar no lixo uma das coisas mais admirantes na literatura que é a sua diversidade!
    Justamente: lemos o que queremos e quando queremos, porque temos liberdade de leitura. E que isso fique bem claro nessas mentes que insistem em criticar o que pouco conhecem!
    Foi muito bom ver postado esse texto por aqui.
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por partilhar desse desabafo, Monique!

      Excluir
  3. isso mesmo, respeito é bom. odeio gente que vem se achando pra cima dos blogueiros e fala coisas horriveis.

    ResponderExcluir
  4. Mana tenho que concorda com você ! Quem é esse sujeito que diz o que devemos ler, nos leitores temos que ler o que nos der vontade e não inporta o genero pois cada um tem uma preferencia ! Eu amei o post ! ^^

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo. As pessoas acham que só quem lê os clássicos devem ser considerados leitores cultos. Isso para mim é balela. Tenho certeza que muitos que criticam querem é na verdade ter a coragem que nós temos de ler o que nos interessa sem nos importarmos com a opinião alheia.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'leitores cultos' quem diz isso nem sabe o que é cultura. Vc tocou no assunto!

      Excluir
  6. Pelo q entendi essas pessoas preferem a literatura super brasileira , mais eu não , eu prefiro estes livros dos blogs de vcs ... prefiro muito mais 50 tons de cinza , livros estrangeiros , eróticos , vampiros e lobisomens do que Vinicius de Moraes , kkk , fala serio ne ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Gu, ainda bem que vc prefere os livros, né? Já pessou se vc preferisse usar droga? Mas vc prefere o livro! Vc é d+

      Excluir
  7. Acho que todo blogueiro tem que ter peito e personalidade pra manter um blog. Porque fica sujeito a todo tipo de comentário e, principalmente, crítica. Penso que, se ajudam a refletir, valem demais. Mas se caem na mania ridícula de sempre ver defeitos nas escolhas/decisões/gostos alheios é perda de tempo dar trela pra isso.
    O que sei - já que não sou da área de Letras, apenas apaixonada por livros - é que há espaço para todos! Desde que leiam - pra mim o mais importante é que os livros sejam lidos - pouco importa que gênero seja...
    Lilian, minha querida, continue seu trabalho - valioso e extremamente trabalhoso - de divulgar ideias, comentar lançamentos e manter acesa essa chama libertadora da leitura! Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR MANU:
      Acho que todo blogueiro tem que ter peito e personalidade pra manter um blog. Porque fica sujeito a todo tipo de comentário e, principalmente, crítica. Penso que, se ajudam a refletir, valem demais. Mas se caem na mania ridícula de sempre ver defeitos nas escolhas/decisões/gostos alheios é perda de tempo dar trela pra isso.
      O que sei - já que não sou da área de Letras, apenas apaixonada por livros - é que há espaço para todos! Desde que leiam - pra mim o mais importante é que os livros sejam lidos - pouco importa que gênero seja...
      Lilian, minha querida, continue seu trabalho - valioso e extremamente trabalhoso - de divulgar ideias, comentar lançamentos e manter acesa essa chama libertadora da leitura! Um beijo!

      Excluir
  9. Lilian, sério que esses caras ficaram recriminando o blog? Que idiotice. Eu gosto das duas literaturas, e nenhuma é melhor que a outra. Eu escolho o que leio, e nenhum estudante fajuto de letras que se acha o tal vai mudar isso. Acredito que eles esqueceram que o clássico nem sempre foi considerado clássico. Profissionais medíocres, isso que se tornaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. POR POESIA NA ALMA:
      Vc fala como se fosse uma Educadora. vi as palavras de Paulo Freire em vc! :D

      Excluir
  10. Olá, eu fiquei um tempo sumido aqui do blog porque estava sem internet em casa, mas agora ela já voltou e eu posso finalmente apreciar esses artigos que eu gosto tanto.
    O incrível é que eu fiz um texto no meu blog com esse mesmo tema, o maldito preconceito que essas pessoas que se dizem "intelectuais" tem com os livros atuais de erotismo e fantasia, sério, qual o problema de gostar de desses temas, eu gosto tanto de de livros fantasia quanto de clássicos e na minha opinião os dois tipos de literatura acrescentaram muito na minha vida.
    Abraços.

    Ah, eu deixei um selinho para o seu blog lá no meu, confira!

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com.br/2012/09/memes-e-selinhos-que-eu-recebi.html

    ResponderExcluir
  11. Lilian fale para seus conhecidos fazerem um blog e ai eles se darão conta de quão árduo é manter um!Cada um lê o que gosta e ninguém tem nada haver com isso!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. POR POESIA NA ALMA:
      hahahahhahahaha
      Eles não têm competência para tanto, querida!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. POR NARDONIO:
      Eu só fico imaginando o que essas pessoas estão fazendo em um curso de Letras. Um curso na área de humanas, que teoricamente deveria abrir mais a mente, romper fronteiras literárias, sejam elas de gênero, nacionalidade ou o escambau. Conheço algumas pessoas que fazem Letras na UFPE, pois sou formado em Artes Cênicas na mesma. Só posso dizer que graças a Deus, pessoas como essa são minoria por lá. Rsrsrsrs
      Parabéns pelo post!

      @_Dom_Dom

      Excluir
    4. POR POESIA:
      é, sim... na UFPE tem uma galera muito boa, mas nem tudo é perfeito... tem muita gente podre por ai...
      Inclusive o Bruno Siqueira foi meu professor. Vc o conheçe? :D

      Excluir
    5. POR NARDONIO:
      Conheço sim. Ele foi meu professor em 3 disciplinas. Gostei muito das aulas dele.
      Que mundo pequeno esse, não é?!?! Rsrsrs

      @_Dom_Dom

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. POR BRUNA GUEDES:
      Acho que essas pessoas deveríam abrir mais a mente sabe, sei que Vinpicios de Moraes, Eça de Queiroz e muitos outros tiveram a literatura no sangue e produziram o seu melhor e foram realmente os melhores. Mas o tempo passa, o mundo muda e devemos conhecer escritos de outras pessoas também, pois como eles começaram as pessoas do atual também começam e podem ir até onde eles foram :D

      beijoss

      Excluir
    3. POR POESIA NA ALMA:
      Isso mesmo Bruna. O novo sempre vem...

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR ADRIANA:
      Não entendo pq os brasileiros tem essa tendencia a desprezar o q é nosso e enaltecer o q vem de fora. Acredito q a literatura de qualquer país possa não ser a melhor do mundo, mas fala da identidade de um povo, constroi quem nós somos.
      adriana medeiros

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR NAINE:
      Muito bom seu post, infelizmente sempre haverá pessoas para criticar, acredito que devemos ler um pouco de tudo pra conhercemos varios estilos, e nos dedicarmos mais aquilo que gostamos,e não devemos desprezr nenhum segmento de leitura, cada um tem suas preferência, tem um autor que gosta mais ou menos, acredito que o que deve prevalecer sempre é o respeito, vejo com muito alegria o trabalho de vcs blogueiros dos blogs de leitura, acho ótimo as resenhas, que nos ajuda muito na decisão de ler ou não um determinado livro, só tem um porém que gostaria de colocar, eu percebo que os livros sugeridos pelos blogs se repetem muito, entendo que é porque são os lançamentos, mas acho que entre a diculgação desses lançamentos, poderis ter resenhas, ou sugestões de livros mais antigos,ou que não estão sendo tão explorados no momento. Parabéns pelo blog e muito sucesso.

      Excluir
  16. Nossa,não fazia ideia que estudantes dessa area pudessem fazer comentarios tao toscos e terem pesnamentos tão "quadrados".
    Bem temos um universo crescente de literatura nacional, alguns fantasticos, mas tambem temos livros atuais que abordam situacoes cotidianas, nada a ver ficar preso a livros do passado, livros que podem ter retratado a sociedade, mas não representa a sociedade moderna. São livros importantes de se ler sim, mas convenhamos, no geral tem uma escrita diferente, e um assunto mais antigo, não tão interessante atualmente.
    Os blogueiros devem falar de livros que gostam, que estejam lendo. Devem falar de todos os livros, que lerem, claro, afinal o blog de uma pessoa retrata seu gosto pessoal. Nada a ver alguem vir e criticar isso. ou ainda mais, todos nos que gostamos de livros fantasticos e livros recentes. Nao quer dizer que não temos cultura, do meu ponto de vista quem não tem são eles, que ficam presos ao passado.

    ResponderExcluir
  17. Eu não acredito no que li.
    Num país em que a literatura é tão eclética e tão livre as pessoas ainda se sentem presos a apenas um estilo literário? é lamentável!
    Literatura é literatura e não podemos desprezar por simplesmente não gostarmos de determinado gênero.
    Gosto simplesmente não se discute, mas muito menos se impõe...
    Cada um que faça seu próprio blog e exponha sua opinião daquilo que gosta, sem humilhar ninguém... isso se chama respeito!

    Beijos revoltados... kkkkk

    Chrys

    ResponderExcluir
  18. Bem ridículo essa discriminação. Literatura é literatura. E acredito que é para isso que existem diversos estilos literários, para se agradar à todos os gostos. Bom, eu não leio fantasia. Não gosto muito. Porém isso não significa que seja ruim... Apenas gosto de histórias mais reais, pé no chão. Assim como também não tenho o costume de ler clássicos. Entretanto, ainda assim, cada um tem sua preferência de gênero. Não sei onde foi que li uma frase uma vez assim: "Livros de ciências, leia sempre os mais novos. Livros de literatura, leia sempre os mais velhos". Achei um tanto quanto errado, pois há quem pense que livros bons sejam apenas os de tempos atrás, antigos. Eu, por um exemplo, não curto tanto. Além do mais, temos ótimos livros atuais, e ótimos autores. Isso só prova que cada um corresponde à uma vontade, na qual só você tem direito de dizer o que quer e quer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Acho que o trabalho do blogs é maravilhosos, nunca a literatura esteve tão presente entre os jovens. Quem fala coisas tão negativas, não entende mesmo este novo momento que estamos vivendo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  20. Discrimar o que o outro lê é mais comum do que muita gente pensa. São os "cultos" tentando mostrar que "sabem mais", enfim #semcomentários. Somos livres, cada um lê o que quer.

    ResponderExcluir
  21. Olha, eu acho importante a leitura de clássicos, não vou mentir.

    Eu aposto nessa literatura 'mais facil', por assim dizer, pra criar novos leitores e para a espairecer as idéias.

    Porééém, eu não consigo considerar alguém 'um leitor', por assim dizer, até que ele tenha lido alguns clássicos. Não estou falado necessariamente de Machado de Assis, mas um bom leitor, no meu ponto de vista, tem que ler de tudo um pouco.

    Se ele se agarra só cá ou só lá, ele continua tendo a mente estreita de quem não lê.

    ResponderExcluir
  22. Nossa, é uma discussão tão complexa...Seriam necessárias páginas e mais páginas para justificar tantas idéias e tantas atitudes.

    Eu acredito sim, que as vezes, falte um pouco de personalidade a alguns blogueiros (não é o caso, viu?rsrs). Acho q certas vezes alguns deixam de procurar coisas diferentes e acaba todo mundo "dançando a mesma musiquinha". E concordo também que nem sempre essa musica é das mais divertidas é inteligentes.

    Mas daí a generalizar e dizer que todos os livros eróticos ou de fantasia não "prestam"...é além de preconceito, burrice.

    Acredito que realmente falte valorização a literatura nacional (inclusive fantasia, eróticos) e aos clássicos. Sim, devem ser valorizados...
    Mas daí a dizer que os outros devem ser desmerecidos por isso...não, né?

    Nenhum adolescente se encanta e começa a ler Macunaíma. Mas, quantas e quantas pessoas eu conheço que se renderam a Harry Potter e se apaixonaram por livros. Para sempre.

    Acredito que exista hora e lugar para todo tipo e estilo de leitura. Nacionais e estrangeiros. Acredito mais ainda que desprezar, qualquer tipo de leitura é no mínimo, burrice da mais pura.

    ResponderExcluir
  23. A propósito, não sei se foi a intenção ou não, mas ao ver esse sapo me lembrei do sapo tanoeiro, do Parnasianismo.

    E a briga antiga me fez lembrar dessa mesma...rsrs

    ResponderExcluir
  24. Apesar de querer ler cinquenta tons de cinza, belo desastre etc.... Eu nao concordo com esses tipos de livros que tam sendo lançados utimamente, porque meu, daqui uns dias os pais vao proibir os filhos de ler por conter cenas eroticas, vai acontecer que nem acontece com os filmes a gente vai ter que te um lugar isolado na livraria escrito proibido pra menores de 18 anos que nem tem um locadoras !!!!!

    Esta é só minha opiniao

    ResponderExcluir
  25. Muito legal esse post :3

    http://devaneioselivros.blogspot.com
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir
  26. Lilian, seus textos são ótimos e esse não foi diferente.
    Você falou tudo.
    tem muito estudante de Letras que acredita que só devemos ler os clássicos que todo o resto é uma besteira e alienação, quando na verdade eles são os alienados.
    Não aguento esse povo. Nós lemos o que queremos e quando queremos!

    http://grilsandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011