Resenha: Branca de Neve - Os contos clássicos

by - quinta-feira, setembro 27, 2012

 Olá pessoal!

Vamos para mais uma resenha? Agora do livro "Branca de Neve - Os contos clássicos" publicado pela nossa querida Editora Parceira Generale.

Dados de Publicação:
Autor: Vários autores, organizador: Alexandre Callari
Páginas: 211
Ano: 2012
Editora: Generale
Compre aqui: Livraria Saraiva

Desde pequenos somos introduzidos aos contos de fadas, algo que se passa de geração em geração, e está impregnado em nossa cultura. Branca de Neve talvez seja o mais popular, e também mais rico dentre esses contos. Sempre vemos novas adaptações e versões sendo feita desse antigo e clássico conto de fadas.
Originalmente Branca de Neve é um conto adulto de origem europeia, que mesmo antes de os irmãos Grimm lançarem sua versão, a qual é a mais popular desde então, já tinha sua tradição. Nesse livro o organizador Alexandre Callari nos traz sete versões da estória, em sete países diferentes e em épocas diferentes. Poderia a madrasta na verdade não ser má? Ou um príncipe bígamo?
Após cada conto, Alexandre Callari traz seus comentários a respeito, mostrando o que muitas vezes fica oculto aos olhos do leitor. Acredito que ele poderia ser mais profundo em seus comentários, poderia ter nos mostrado ainda mais, mas mesmo assim percebemos a mensagem a ser passada. Questões como necrofilia, o príncipe se apaixonar por uma moça morta, a vaidade e inveja, sentimentos universais que tomam conta da rainha e continuam ainda dentre as pessoas, a maçã sendo o símbolo do pecado, a posição da mulher quando Branca de Neve fica na casa dos anões prestando serviços em troca de pouso, enfim os comentários de Callari são ricos e nos mostram as diferentes metáforas que permeiam esse conto.
A primeira parte dessa obra é então composta pelas sete versões do conto, a segunda parte o autor nos mostra as adaptações feitas de Branca de Neve no cinema, teatro, pastiches e HQs. Nas telas Branca de Neve já passou por diferentes gêneros, desde filmes de terror a erótico. O que podemos perceber de interessante é que os papéis não mudam tanto, como a posição da rainha maldosa, o espelho, a floresta negra, os anões, enfim alguns papeis permanecem intactos, o que diferencia um de outro é a nova visão que se dá aos fatos, a nova moldagem.
Os contos de fadas já são uma das bases da tradição, às vezes já nascemos os ouvindo dos adultos, ou filmes e produções da Disney, as quais são mais conhecidas. Entretanto não paramos para pensar em que eles nos influenciam como eles ajudam na nossa formação, alguns grandes teóricos da psicologia trazem os contos de fadas como um dos responsáveis pela formação do nosso ser, como coisas primárias do nosso inconsciente. Não trarei mais detalhes disso nessa resenha por não ser o foco por agora, mas para os interessados sugiro que deem uma pesquisada sobre isso e verão quanta coisa legal e que nem pensávamos antes podemos perceber com isso, como os contos de fadas trazem valores universais, que mesmo se passando tanto tempo ainda continuam impregnados na sociedade.
Na terceira parte temos o conto inédito "Mundo dos espelhos: lobos, sangue e neve", no qual o pai de Branca de Neve é um rico barão, a madrasta uma baronesa invejosa, e a nossa protagonista não é tão indefesa assim. Esse conto nos mostra a imensa habilidade do autor com as palavras, ele nos faz ficar ansiosos com essa nova versão do conto, nada é perfeito demais, parece algo muito mais possível. Em uma das passagens, brilhantemente o autor faz uma fusão de duas cenas, uma de o caçador tentando matar Branca de Neve e a outra do barão e a madrasta assistindo a uma orquestra tocando uma bela sinfonia. Conseguimos visualizar em nossas mentes as duas cenas simultaneamente, como se estivéssemos vendo um filme de suspense e ação, fiquei com o coração na mão, as palavras combinavam entre si num perfeito ritmo. Um conto muito bem escrito, com uma das melhores versões do clássico que já li, suspense, mistério, crueldade... 
Em relação à diagramação a Editora fez um excelente trabalho, desde a capa a suas páginas perfeitamente decoradas, com imagens ilustrativas, uma boa seleção dos contos também. Através desse livro passamos a entender e a conhecer melhor o que há por trás de Branca de Neve, e as suas  influências nas mídias e na sociedade.
Acredito que como coloquei anteriormente Callari poderia ter se aprofundado mais, debatido mais, porém entendo que esse livro foi escrito para todos poderem ler, e não com fins acadêmicos. Livro recomendado para quem assim como eu é fã de contos de fadas, a leitura se dá de forma rápida, não é cansativo, é um livro que trata de Branca de Neve de uma forma geral, perpassando por diferentes pontos, não os aprofundando muito, mas dando uma noção geral do todo.




Leia também

34 comentários

  1. Que lindo o livro! eu adoro os contos de fadas!
    Esse livro parece ser muito, muito legal, porque podemos ler as versões uma atrás da outra, que parecem ser bem diferentes do que estamos acostumados!

    vlw pela resenha!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempo que quero ler esse livro, também sou louca por contos de fadas, principalmente com novas roupagens (já viu a série 'Grimm'?). Sua resenha me deixou ainda mais curiosa, achei interessante o organizador dar sua opinião no final de cada conto, acho que isso nos ajuda a tirar nossas próprias conclusões de como esse contos influenciam a nossa sociedade, mesmo que indiretamente.

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho contos de fadas super fofos, já tinha visto esse livro em uma promoção, mas ainda não tinha visto uma resenha dele, espero ter a oportunidade de lê-lo e espero gostar.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me parece ser bem legal. Faz um tempinho que soube que os contos de fadas na verdade foram versões de contos bem mais "profundos" dos que nós conhecemos, mas nunca tive a curiosidade de pesquisar. Agora essa vontade voltou depois de ter lido essa resenha.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Que livro interessante, viu... percebi aí avaliações mais profundas das histórias. Crescemos com a ideia bem definida do bem e do mal -Branca é toda boazinha e a madrasta é má - e daí a ideia de q toda madrasta é má, sou madrasta e sei o peso disso, rsrs... Mas todo mundo tem seu lado sombrio, não revelado, e seu lado socialmente aceito q é exposto com muita vaidade.
    Agora quero saber como essas histórias nos influenciam, os modelos q criam.
    Adoraria ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Olavim aqui avisar que tem meme e selinho no Ficção Por Livros para o No Universo dos Livros, espero que você goste. http://ficcaoporlivros.blogspot.com.br/2012/09/selinho-e-meme.html#comment-form

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa do livro. Linda linda!
    Sempre tive vontade de conhecer o verdadeiro conto da Branca de Neve. Não me convenço com a versão da Disney...
    Sua resenha me deixou bastante interessada por ele. Parabéns!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Capa super fofa mas o estilo não mas faz o meu tipo ! Mas talvez eu possa dar uma chance a esse novo modo de ver os contos de fadas ! ^^

    ResponderExcluir
  9. Primeira resenha que leio sobre esse livro e como fã de contos de fadas, quero ler ele demais da conta!
    Já crescemos ouvindo esses contos..e só discordo de vc em uma partezinha..pra mim, Cinderela sempre foi o conto mais contado...rs(ou é o que mais gosto de verdade) quem nunca sonhou com o principe e o sapatinho de cristal??
    Gostei muito de tudo que li, da concepção de bem e mal, dos sonhos..
    Esse eu vou ler :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Quando vi a capa não me interessei pelo livro, mas lendo sua resenha vi que não é mais uma adaptação do conto de fadas e sim várias versões com significados ocultos. Fiquei bem curiosa para ler!
    Você já leu A Psicanálise dos Contos de Fadas? Me disseram que é bem bacana.

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante o livro. Percebo que a Branca de Neve está na moda, rsrs... mas esse sem dúvida foi o olhar mais original sobre ele. A história todos ja conhecem, então os bastidores acabam sendo mais interessantes.

    Acho que gostarei do livro.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha. Agora preciso ler o livro também. Realmente conseguiste captar minha atenção pois gosto de saber a mensagem oculta por trás de cada história.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Quero ler esse livro a algum tempo, qndo os contos de fadas voltaram a ser moda por assim dizer. Achei sua resenha otima, contou os pontos positivos e negativos. Msmo ñ sendo AQUELA obra, com ctza lerei sim.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Interessante hein, Dai! Não conhecia o livro e gostei. É sempre interessante essa abordagem mais 'didática', que nos mostra as diversas nuanaces por detrás dos contos de fadas!

    Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. Me wants esse livro!! *O*

    Eu gosto bastante das releituras dos contos de fadas (inclusive os da Disney), mas sou louquinha pra saber a versão original de cada um deles IUAHSiauhsiuaHS

    =*

    ResponderExcluir
  16. Já tinha visto esse livro e tinha me interessado de cara. Com a sua resenha, me empolguei mais ainda. A capa é lindíssima. Um beijo!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  17. Eu acho muito interessante ver a evolução e as adaptações das histórias pela cultura do povo.
    Acho que este livro deve ser bem interessante.
    Não gosto do enfoque psicológico que os contos de fadas da Disney nos transmite.
    É um desenho para ver enquanto não se interpreta o apresentado!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  18. A capa desse livro é linda, desde que eu vi me apaixonei, e adorei saber que ele tem ilustrações. Despertou minha curiosidade quando você diz que é uma das melhores versões de clássico que já leu, assim que tiver uma oportunidade pretendo conhecê-lo.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Achei muito interessante a comparação de vários contos e a evolução das adaptações. Fiquei curiosa para ver a versão em HQ!

    ResponderExcluir
  20. Quando lançou esse livro fique super interessada nele, e agora sua resenha só me deixou mais ansiosa para lê-lo ^^
    Adoro outras versões ^^

    ResponderExcluir
  21. Sou louca pra ler esse livro desde que coloquei as mãos nele em uma livraria, mas estava só a passeio e acabei não comprando. Adoro A Branca de Neve, e achei muito legal um livro que reunisse toda a estória desse conto, o que ele significou pra cada geração, em cada país. Pelo que você descreve, Alexandre Callari faz comentários bem pertinentes, só de ler suas observações sobre eles já comecei a me questionar. Pena que ele não se aprofunde muito. Como as adaptações desse conto está na moda, acredito que o material da segunda parte deve ser muito interessante. Concordo com você sobre o “valor” de um conto de fada. Desde que assisti aquele filme, Encantada, que isso ficou mais claro para mim. Os contos de fadas são ótimos para a formação das pessoas, todo mundo deveria ler e se inspirar. Não sabia que esse livro tinha um conto inédito. E que titulo abrangente, só de ler o que achou dele fiquei ansiosa pra ler ele. Resenha perfeita.

    ResponderExcluir
  22. Oiii sabe que esses contos de fadas eu só conheço por filmes infantis, livros infantis, nunca peguei nenhum livro pra ler ao fundo sabe, ver realmente tudo que acontece com as princesas, realmente devem ter mtas versões diferentes, fiquei super curiosa para ler esse livro...

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  23. Nossa , que emocionante , adorei a ideia , muito legal ...

    fiquei curioso para ler , rs

    ResponderExcluir
  24. Bom, de todos os contos o meu preferido sempre foi Branca de Neve (meu aniversário de 8 anos foi desse, e mês passado meu grupo o apresentou para crianças). Creio que seja realmente o conto mais adorado.

    A capa é bastante bonita... Além de ser interessante ter acesso às diversas versões desse conto de fadas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu fiquei apaixonada pelo livro! Acho que pelo todo, inclusive por conhecer mais algumas histórias da origem da Branca de Neve que eu não fazia ideia!

    ResponderExcluir
  26. Ja adorei o livro! Fiquei super curiosa para ler.
    Branca de neve sempre foi o meu conto de fadas preferido, mas, com o passar dos anos, passei a querer que ele fosse um pouquinho diferente. E sempre tive curiosidade pra ler varias versoes dele, mas nunca fui realmente atras. Nesse livro vou ler varias versoes, e ainda comentarios de coisas que sempre passam dispercepidas e adoro saber.

    ResponderExcluir
  27. Oie,
    não sou fã de branca de nee, mas o livro parece ser bem legal :)

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  28. Achei a obra super interessante, mas acho que não teria paciência de ler... talvez porque nunca gostei muito da história da Branca de neve! ahauahs Bela resenha, adorei o seu blog e gostaria de ser sua parceira!


    Olá!
    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora em Setembro 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  29. Daiane,
    Branca de Neve está longe de ser a minha princesa preferida, mas sou apaixonada por contos de fadas, principalmente, pelas novas adaptações.
    Fiquei mega curiosa para ler esses contos. E super interessada em tê-lo na minha estante.

    http://grilsandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ta ai um livro que quero ler. Adorei a idéia do autor de reunir todas as histórias de mais distintos povos. E a filosofia, o comportamento, falar sobre ira, inveja e o machismo, nunca pensei ler isso num livro de contos de fadas. E amei a idéia.!

    ResponderExcluir
  31. Adoro essa filosofia por trás dos contos de fadas. Quero ler o olhar desse autor. Os contos de fadas não ão tão de fadas assim quando você lê a psicologia deles ;x
    mas ainda sim, são encantadores!

    ResponderExcluir
  32. Beem legal o livro, tinha visto ele em uma promoção, e acabou que minha irmã se interessou mais por ele do que eu !
    Mas depois de ler essa resenha fiquei com vontade de ler esse livro !
    Gosto de livros que nos mostram o verdadeiro lado da coisa, como dizem: uma história sempre tem dois lados, e nesse livro podemos claramente perceber isso !
    Os contos de fadas são bons, fofinhos e bonitinhos, eu gosto deles, mas quando paramos para analisar profundamente, existe outros fatores que passam despercebidos !
    Adorei esse livro, e vou adicionar lá no meu skoob!
    Ótima resenha (:
    Beijoos :*
    - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  33. Queria muito ler esse livro, mas não encontro aqui, acho que vou tentar comprar pela net. :) Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Amei a capa do livro e ultimamente tenho estado com a mania dos contos de fadas!!
    Quero muito o livro, gostei muito!!
    =]

    coracoesdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011