Comprar pela capa, sim ou não?

by - quarta-feira, outubro 17, 2012

Olá galera!


Vamos bater mais um papo? Dessa vez sobre capas de livros, alguém ai já comprou um livro influenciado pela capa?
Bem, todos sabem que uma capa bonitinha chama a atenção. Muitas vezes quando estou em uma livraria paro para pegar um livro pela capa e o título, os quais chamam a minha atenção. Já comprei livros sendo influenciada apenas pela capa, alguns foram surpreendentemente bons, outros, para ser sincera, só tinham a capa de bom. Entretanto já me surpreendi com vários que não dava nada pela capa, mas o conteúdo era simplesmente perfeito.
Como comprovado, quem vê capa não vê conteúdo. Sinceramente eu avalio muito a capa de um livro, o desenho, material, tudo, se a imagem que ela contém condiz com a estória abordada, pois há livros com algumas imagens que eu fico boiando o porquê da escolha. Outras têm imagens tão batidas, tão comuns, como por exemplo, livros de suspense: sangue, ruas, pessoas correndo, gente isso é tão comum...
Gosto de capas originais, quando vejo a capa de um livro que me chama a atenção eu paro e leio a sinopse, algumas vezes decido nem comprar o livro, pela decepção com a sinopse, em outras me interesso e arrisco.
Já repararam também que alguns livros vendem mais depois que muda a capa? Eu acho isso positivo, merecemos um livro com uma boa diagramação, dependendo dos livros sou mais fã , e se gosto muito chego a comprá-lo com a capa bonitinha, mesmo que já o tenha com a antiga capa.
Mas não podemos também só nos levar pela capa, lembre-se sempre de dar uma conferida na sinopse, primeiro capítulo se puder, pois muitas vezes quebramos a cara.
Vou contar para vocês qual é minha capa favorita, é a do livro "Desperta ao amanhecer" da série Acampamento Shadow Falls. Ela demonstra uma cena muito importante no livro, tanto para a personagem quanto para a estória, tanto que quando li a cena em que há esse cenário, entendi perfeitamente a capa, ela tem um significado forte além de ser linda, por isso considero essa como minha capa favorita.

E você? Tem uma capa preferida? Já comprou algum livro só por causa da capa? Me conte!



Leia também

15 comentários

  1. Já comprei bastante pela capa!!! Principalmente se o livro estiver em promoção.
    ainda assim eu sou uma leitora que pesquisa muito antes de comprar um volume. Skoob, resenhas pelos blogs afora. Acho isso importante! Além de que você perde menos dinheiro dessa forma. Não tenho me decepcionado com minha forma de escolha. Nunca mais li um livro ruim.

    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre olho a capa, é uma coisa me atraí muito, nem só em livros, mas em DVD´s, boxes de série, etc. Artes gráficas de boa qualidade, sempre são um fator a mais na compra de algum produto, obviamente o que está dentro é que importa na realidade, mas qual o mal de ter um bom design, uma boa capa, algo que chame a atenção e fique bonito, não vejo problema algum em associar as coisas.
    Eu gosto muito da capa do livro "A batalha do Apocalipse", nesse caso não conhecia nem o autor, nem o livro, quando o vi na livraria o que me chamou atenção foi justamente a capa !
    abraços !
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Dai, quem nunca néh, com ctz uma capa influência muito, já comprei alguns pela capa sim, principalmente naquelas promoções do submarino de 9,90, afinal se o livro não for tão bom, foram só 9,90 néh.

    Mas hoje com muitos livros para ler, estou sendo bem mais seletiva, leio primeiro a sinopse, vejo comentários de pessoas que já leram e depois olho preço. Adorei o tema abordado.

    BjOs!!!

    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quando não conheço o autor admito que a capa influencia d+ na escolha, ja comprei alguns livros pela capa e ja deixei de comprar muito por conta dela também.

    As vezes eu me arrependo.

    bju bju

    ResponderExcluir
  5. A maioria dos livros que compro são pela capa e nunca me arrependi, só me arrependo quando alguém me diz que o livro é bom e no final acaba não me agradando.

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hum maioria dos livros que compra é pela cpa porque eu admito que adoro uma capa linda . Ate agora não erreia na escolha dos livros ^^ Uma de minhas capas preferidas é a de cidade dos ossos ^^

    ResponderExcluir
  7. Já comprei vários livros pela capa, Fallen acho que foi o principal, mas já me surpreendi com livros que não leria se fosse pela capa, então é sempre bom não duvidar do conteúdo, rsrssr
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Daiane, eu compro muito o livro pela capa,
    mais claro que eu sempre confiro a sinopse...
    ainda não li Desperta ao amanhecer, e confeço
    q não gostei muito dessa capa, mais fiquei curiosa,
    depois do que vc comentou ^^

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Daiane!!

    Eu ja comprei varios livros pela capa! Capas bonitas me conquistam totalmente!! Por enquanto não me decepcionei(sorte! rs),mas ja li muitos livros que quase não comprei por ter uma capa feia, mas ai li alguma resenha positiva e acabei dando uma chance, me surpreendendo.

    Não deviamos julgar um livro pela capa, mas é ela que vemos logo de cara então deveriam ser melhor trabalhadas, acho que nem sempre dão a devida atenção a elas.

    Adorei o assunto ;)

    Bjoo

    Tati Oliveira - Frases Rabiscadas

    ResponderExcluir
  10. Nunca cheguei a comprar um livro pela capa. Acho tão arriscado. Não tenho uma capa preferida, mas posso dizer que as capas da Editora Dracaena, no geral, estão muito bonitas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. A capa influenciava muito na hora de eu comprar algum livro, mas assim como você disse a capa não é tudo, o melhor jeito de não se surpreender com um livro que tem a capa belíssima mas uma trama horrível é pesquisar muito antes de comprar determinado livro, a terrível série Fallen me ensinou isso, as capas da série são lindas, já a históroa...
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu já comprei muito livro pela capa, e já quebrei a cara também por causa disso, mas 99% das vezes eu dou sorte e o livro é muito bom, eu acho a capa do livro Julie Kagawa - Os Encantados de Ferro 1 - O Rei do Ferro , linda.

    Obrigada pela matéria !!

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Acredito que a capa não seja um fator muito grande, que nos force a levá-lo para casa. Mas a capa é um grande fator para nos chamar atenção, pois ao olhar para diversos livros, a que você mais achar bonita, você irá nele, é claro... dando chances de ler a sinopse e talvez gostar dele. A capa é sim um fator muito importante em um livro, e não há como ele não ser levado bastante em consideração na hora de se interessar por um livro, mas não SOMENTE por elas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. É complicado isso de comprar um livro pela capa, tem gente que ama capa de livro eu já sou mais preocupada com a diagramação interna e conteúdo, porque costumo comprar pela internet então antes de comprar o livro eu pesquiso sobre a estória, diagramação (tipo de letra, numero de paginas) e não "a capa". Não tenho nenhuma capa favorita...

    ResponderExcluir
  15. Eu costumo pesquisar sobre o livro antes, ler a sinopse, ver resenhas.. ver o que andam falando do livro.
    Mas como estudante de Comunicação Social, onde aprendi que muitas coisas, entre elas a programação visual de anúncios e a semiótica utilizada, admito que uma capa bem desenvolvida e estruturada, que transmita a essência da história do livro, ajudará a vendê-lo muito mais do que uma capa simples e não tanto condizente.

    80% dos livros que eu li me atraíram pela capa. Se não fosse pela capa, muitas das histórias passariam batidas. E digo mais, até agora só teve um livro em questão que a capa me agradou muito, mas a história em si, não.

    =D

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011