Vamos divagar

by - quinta-feira, outubro 04, 2012

Oi galeraaaa!

Tudo bem queridos? Vamos bater um papo? Que tal falarmos sobre algo comum e que com certeza muitos de vocês já devem ter passado, a famosa ressaca literária. Os sintomas são: parece que livro nenhum vai satisfazer, parece que nenhum é realmente o que você está querendo ler, fica um bom tempo olhando para todos os livros da sua estante, pega um... pega outro, e nada...
Geralmente isso acontece depois da leitura de um livro que nos envolveu muito e que não conseguimos tirá-lo da cabeça. Somos leitores compulsivos, sim somos, mas lógico que precisamos às vezes de nossas pausas, e que a ressaca literária bate sim, e podemos até ficar uns dias sem ler.
Como bons mortais, temos nossos momentos de necessidades, como por exemplo, ir um pouco ao cinema, fazer as unhas, a nossa cabeça precisa de um pouco de descanso que às vezes é necessário. No meu caso, trabalho em uma livraria, então vejo livros o dia todo, falo sobre livro toda hora com meus clientes, tenho que estar sempre atualizada sobre os lançamentos e tudo mais, chego em casa e venho direto pra cá no blog e praticamente 90% das coisas que procuro ver na internet e nas minhas redes sociais é ligado a livros, como compartilhar aquelas imagens lindas com frases maravilhosas de como é bom ser leitor no facebook, papear com o pessoal do twitter sobre livros, postar aqui no blog, etc.
Sendo assim às vezes tiro um dia só para ver um filme bom na tv, (só filme, desenhos animados, vou ser bem sincera com vocês não suporto mais novelas, jornais, etc, parece sempre tudo a mesma coisa, e em época de eleição essa minha chatice tende a aumentar), ir passear com meu marido, enfim aproveitar também fazendo outras coisas que gosto e que são relaxantes.
Isso já me aconteceu, deve ter acontecido com vocês também, quando a ressaca literária bate não tem jeito, mas ela tem cura e é bem rápida graças a Deus! Logo outro livro vem nos envolver e voltamos com a nossa deliciosa rotina literária.
Geralmente costumo mesclar o que leio, não fico somente em um gênero, por exemplo se leio uma distopia, minha próxima escolha será um romance, depois pode ser um suspense ou triller psicológico, e assim por diante, tudo para evitar a tal da ressaca.
Mas também há o outro lado da moeda, há o desespero literário, sabe o que é? Não? Vou explicar, é quando você quer ler todos os livros ao mesmo tempo, como no meu caso agora que quero ler uma distopia, um romance, uma fantasia e um romance erótico, e não consigo me decidir qual ler primeiro! Se pudesse leria tudo de uma vez só, simplesmente quero muito ler os títulos que tenho e dai me bate esse desespero! Ainda mais quando você tem diversos amigos leitores que te falam de livros que leram e te dizem "você tem que ler", quando vem um lançamento melhor que o outro, antes eu costumava comprar muitos lançamentos, hoje eu espero um pouco, espero a poeira baixar e dai vejo se realmente quero ler ou se apenas estou sendo influenciada.
O que fazer então? Calma... é a primeira coisa. Respiro fundo, analiso o que lerei primeiro, quais são as prioridades no momento, algum de parceria, booktour, etc. E assim vou dia após dia lendo, escolhendo os títulos, sei que eles estarão lindinhos na minha estante me esperando para lê-los assim que puder.
Esse foi um post de divagações pessoal, resolvi fazê-lo para conversar um pouco com vocês, para ser algo diferente, e que com certeza vocês já passaram ou passarão. E você? Já teve ressaca literária? Ou um desespero literário?


Beijos meus lindos!

Leia também

15 comentários

  1. Haha, muito legal o post! Vivo no desespero literário. Entro em conflito comigo, fica brava por ser indecisa e frustrada por não conseguir ler o tanto que queria, mas procuro respeitar meu ritmo demorado de leitura. Aos poucos, vou melhorando-o. *.* Hehe.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ressaca literária é uma das piores coisas na vida de um leitor. Já perdi a conta de quantas vezes me aconteceu; mas, realmente, pra curar é só se concentrar em outras coisas que você igualmente goste, que logo aparece outro livro que vai ser tão apaixonante quanto aquele que poderia ser insubstituível. Além disso, nem sempre é bom passar o dia todos, todos os dias da semana só lendo ou falando de livros. Hoje mesmo eu peguei o dia pra ficar vendo séries na TV e olhando coisas bestas no Twitter; fazer coisas diferentes deve ser parte da nossa natureza humana, senão é capaz de enlouquecer qualquer um.
    E, acho que nunca tive um "desespero literário". Quando quero ler algum livro eu simplesmente quer, não tem nada de "nossa, eu PRECISO ver isso agora!"; me orgulha da minha calma com relação a isso, porque sei que é uma coisa que muito pouca gente tem, rs.

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Daiane!! Deixa eu cntar que passei por isso antes de ontem. Tudo ao mesmo tempo!! rs
    Eu terminei de ler Travessia, que é uma distopia e gostei de mais, e Divergente acabou de chegar e queria ler, ao mesmo tempo estava afim de ler um chicklit, mas qual eu nao sabia, tenho varios aqui acumulando, ai analisando bem os livros eu queria ler varios, e ao mesmo tempo nenhum me agradava!! Foi bem dificil escolher, acabei escolhendo divergente, mas ai era outra distopia!! Entao decidi que iria pegar um livro que fosse pequeno, e de um genero totalmente diferente, e acabei voltando pro chicklit e escolhendo o diario de Bridget Jones que não é tão grande.
    E, pra minha surpresa, to lendo beem devagar, é a ressaca rs. Acabei assistindo mais serie rs.

    Bjoo adorei o post =)

    ResponderExcluir
  4. gente ressaca literaria devia ser proibido
    uhashuhu sério.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dai adorei o post, quem nunca teve uma ressaca literária hein, quando vc lê um livro maravilhoso e parece q nenhum outro vai estar a altura do tal livro lido....Mas procuro mesclar os gêneros e isso ajuda mto...
    Mas como vc mesma disse há o desespero literário esse sim vivo tendo constantemente, quero ler todos ao mesmo tempo e na hora de escolher que drama, a gente não sabe, tem que fazer u-ni-du-ni-te kkk

    BjOs!!!

    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. é tenso demais!!! :P
    a melhor forma para combater isso é nunca ler o mesmo gênero depois de ler um.

    ResponderExcluir
  7. Ah mana eu to assim por esses dias comecei aler agora Um Dia mas com aquela ressaca literaria braba que não quer descudar ¬¬ otimo post mana pelo menos sei que não sou a única a ficar assim

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com um pouquinho disso então, depois que li Whitney, Meu Amor os livros que estou lendo até agora não são mais os mesmos, mas vou dar uma paradinha para depois me envolver nos vários livros que tenho aqui em casa :D

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já tive ambos, mas no momento estou tendo "falta de tempo literário". Não estou conseguindo encaixar um tempinho pra ler no meu dia a dia e isso acaba me deixando "louca". Adorei as divagações, sou parecida com você em várias delas, também intercalo minhas leituras por exemplo.

    ResponderExcluir
  10. Ressaca literária. Quem não teve uma? hahah
    Os sintomas são esses mesmos descritos!
    E eu, assim como vc, costumo alterar os tipos de leitura. E isso até ajuda em uma ressaca! Ler outros temas, de preferência beem diferente, faz com que saiamos mais rápido do nosso estado lamnetável. hahha

    Gostei da sinceridade do post!
    Beijos! E saudades de conversar com vc no Twitter!!

    Ah! Dá uma olhada na minha ultima resenha! Dedicada a você! Porque será, hein?? hahahha

    Beijos, flor!
    Danni
    http://www.garotaselivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Que bom saber que tem mais gente que sente essas coisas como a ressaca literária,tem vez que pega de um jeito que é dificíl escapar,ainda mais quando um livro me deixam euforica parece que nenhum outro esta a altura.Sabe que as vezes me pego pensando que eu tenho que parar um pouco senão eu fico paranóica,sei lá acho que já estou delirando,mas amei seu texto,sei como se sente.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ressaca literária se eu já tive nem sei dizer kkk
    Sou muito esquecida das coisas, mas eu acho que já aconteceu comigo só não lembro o livro ! :/
    Gosto de vários tipos de livros também, mas meu enfoque maior por agora, está nos romances históricos :D
    Beijoos :*
    - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  13. Essa ressaca vive me pegando..rs
    Aliás, acho que ela pega todos os leitores. Pq a gente vive lendo os livros que nos tiram o fôlego..e depois que isso acontece, claro, a gente vai estar querendo mais ou não querendo nada.
    Tipo se perguntando o pq de ter terminado a leitura..rs
    Post super explicativo, adorei!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Essa maldita ressaca é um saco.
    As vezes preciso adiantar as leituras e ela me pega de jeito.

    http://devaneioselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive desespero literário, mas nesse momento estou passando por uma ressaca literária vampiresca. Não estou com a mínima vontade de ler nada com esses seres. O bom é que estou tranquilo em relação aos outros gêneros.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011