Entrevista para o blog Livros Pura Diversão

by - sexta-feira, novembro 23, 2012

Olá galera!

Essa semana foi ao ar no blog Livros Pura Diversão, da minha querida amiga Janna, uma entrevista feita comigo na qual falo sobre a minha vida de blogueira.
Achei interessante colocar aqui para vocês, pois assim vocês podem me conhecer melhor :) Agradeço a Janna pela entrevista, adorei as perguntas e não consegui ser breve nas respostas hehee.

Bem pessoal ai está a entrevista!

1-Quem é a pessoa por trás do Blog? Se apresente aos leitores: Nome, idade, profissão, o que gosta de fazer quando não está lendo?
Primeiramente obrigada pelo convite Janna, fico muito lisonjeada e feliz em contar um pouquinho mais sobre mim e meu blog aqui no Livros Pura diversão!
Bom, vamos lá! Meu nome é Daiane Jardim, tenho 20 anos, sou estudante de Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa sou paulista, mas atualmente moro em Curitiba. Trabalho como vendedora na maior rede de livrarias no sul do país. 
Quando não estou lendo gosto de ouvir música, refletir, assistir um bom filme, ir ao cinema ou ir à livrarias, e também de ficar um pouco na internet pensando em coisas para os blogs e visitando blogs amigos.

2- Como foi a ideia de criar o Blog? Qual seu intuito ao criá-lo? Quanto tempo tem o Blog?
Antes de ser blogueira eu já acompanhava a blogosfera, conhecia vários blogs e os lia, blogs que inclusive hoje são meus grandes amigos. Antes de criar meu próprio blog entrei como colunista e tradutora num site que eu admiro muito. Sempre gostei muito de ler, leio diversos gêneros, e sempre quis mostrar para as pessoas o que penso sobre literatura, sobre livros. A ideia de cria-lo surgiu quando eu estava no meu antigo emprego e pensei “preciso mostrar aos outros o que penso”. Então comecei o planejamento do blog, como postagens, layout, e só depois que o tinha preparado resolvi divulga-lo.
Infelizmente ainda há o preconceito literário, e meu objetivo foi e é criar um espaço em que não há esse preconceito, um espaço no qual eu possa mostrar a riqueza da literatura clássica e também o quão boa pode ser a literatura atual, dai surgiu o nome: No Universo da Literatura. Sem contar, que literatura sempre foi minha disciplina favorita, tanto na escola quanto na universidade. Esse mês o blog completa 1 ano. 
(Parabéns \o/\o/)
3- Qual seu estilo literário favorito? 
Não tenho um favorito, acredito que cada gênero tem sua riqueza em questão estilística e textual. Minhas leituras são direcionadas pelos meus momentos, tem horas que quero viajar no tempo, por exemplo, literatura irlandesa, que é muito rica e que eu aprendi a admirar. Em outras quero ler aqueles romances que nos fazem chorar, sabe? Ou um bom suspense para dar um pouco de adrenalina, talvez fantasia para divagar um pouco. Enfim, sigo meus “instintos literários” procurando sempre variá-los. Ler uma coisa só, um gênero só, não faz bem.

4- Qual seu autor favorito? Livro favorito?
É muito difícil responder essa pergunta, autores têm vários que simplesmente adoro! Mas um me marcou em especial, que foi o escritor clássico francês Alexandre Dummas, autor de “A Tulipa Negra” e “Os três mosqueteiros”, aprendi a gostar de ler através do livro “A Tulipa Negra” que li aos 13 anos, desde que li esse livro li todos os outros produzidos por ele e por seu filho. Depois fui para Victor Hugo, e também li todos os livros de Machado de Assis e José de Alencar, acreditem se quiserem, li todos esses sem os professores mandarem, simplesmente pelo prazer em lê-los. Mas também tem o autor brasileiro Luiz Alfredo Garcia Roza, mestre do suspense aqui no Brasil, foi através dos livros dele que aprendi a gostar desse gênero.
Agora livros, meus favoritos são os que me marcaram de alguma forma como “A menina que roubava livros”, “O Caçador de Pipas”, todos da série House of Night, os da série Jogos Vorazes, e a lista só tende a aumentar...

5- Nessa era digital, prefere e-books, ou o bom e velho livro de papel?
Os dois. Antes dos meus 17 anos, morava ainda com meus pais em uma cidade do interior de SP que só tinha uma livraria, meus pais, trabalhadores rurais, não tinham condições de comprar livros para mim, então meu recurso eram as bibliotecas, mas elas não tinham todos os livros que eu queria ler, como por exemplo quando houve o “estouro” da saga Crepúsculo, quando os de House of Night foram lançados. Então eu passava em frente a livraria e ficava olhando as vitrines e vendo os livros. Ficava olhando da vitrine mesmo, pois tinha vergonha de entrar, já que eu não tinha dinheiro para comprá-los. Então chegava na biblioteca da escola e contava para a bibliotecária os que eu queria ler, ela baixava e me passava por um pen-drive, ou eu ia para uma lan house e os baixava. Não sinto vergonha em contar isso, jamais exigi dos meus pais em me darem dinheiro para comprar livros, se eles não o tinham e nossa família tinha outras prioridades, como nos alimentar e nos vestir.
Então eu tinha um computador bem velho que havia ganho de uma amiga, salvava os livros nele e passava as noites com os olhos grudados na tela, lendo e lendo. Li muitos, mas muitos livros assim.
Hoje como eu posso comprar meus livros, eu leio vários livros físicos, mas também tenho meu iPad no qual leio livros em ebook, principalmente os que ainda não foram lançados no Brasil.
Não tenho preconceito com nenhuma das duas formas, ambas são necessárias e tem seu espaço. Só acho que os preços do ebook no Brasil tem que diminuir. Vivemos em um país com uma grande desigualdade social, comprar livros pode ser considerado um privilégio algumas vezes. Livros físicos sempre terão seu devido espaço. Ambos nos proporcionam aquilo que é fundamental: prazer em ler.

6- Compra livros pela capa?
Já comprei. Hoje, não vou mentir, capas ainda me chamam a atenção, mas não são o suficiente para fazê-los comprar. Olho para capa, o título, se me chamarem a atenção vou ler a sinopse, se me agradar dai eu compro. Mas geralmente eu procuro ver alguns comentários antes sobre o livro. 

7- Qual o livro que para você todos deveriam ler?
“Cruzando o caminho do sol”, do autor Corban Addison, lançado pela Novo Conceito esse ano, sempre indico esse livro para meus cliente, sempre falo dele. Também o livro “O Silêncio da Chuva” de Luiz Alfredo Garcia-Roza, para quem gosta de suspense, esse é um ótimo autor, com ótimos livros, gênio do suspense aqui no Brasil.

8- O que mais gosta e menos gosta na Blogosfera Literária?
O que mais gosto é ver tantas pessoas, de diferentes lugares compartilharem algo que todos temos em comum, o amor por livros, amor por ler. O que menos gosto é os barracos que se tornaram muito frequentes, infelizmente. O que se espera de um blogueiro literário é: cultura. Blogosfera Literária é um espaço para se compartilhar e transmitir cultura, mostrar o poder que a leitura tem em nossas vidas. Quando vejo fofocas, barracos, um blogueiro querendo matar o outro, percebo que valores estão invertidos, e me questiono o real objetivo da criação de alguns blogs.

9- Se Blogueira para você é: (fique a vontade para citar pontos negativos e positivos).
Ser blogueira para mim é mostrar o que penso sobre literatura, com responsabilidade. É interagir com outros amantes de leitura assim como eu, é me divertir, e fazer grandes amigos. Colocamos a cara a tapa a todo momento, nosso meio de interação são as palavras, uma vez divulgadas elas já não são mais suas, mas pertencem a todos, não há como retirá-las. Adoro ser blogueira, amo o que faço, justamente pela interação com outras pessoas. Considero também como uma “profissão” que faço por prazer, e assim sempre procuro melhorar, aprimorar e estudar. Antes de falar de livros, você tem que entender de livros. Antes de falar de literatura, você tem que conhecer literatura.

10- Me indique um(a) Blogueiro(a) que gostaria de estar vendo aqui na coluna.
Queria indicar muita gente, mas indico a Denise do Blog Diamante Literário. É um blog muito bom, a Denise escreve muito bem e tem uma opinião que respeito muito.
 
Fonte: http://www.livrospuradiversao.blogspot.com.br/

Leia também

27 comentários

  1. Essas entrevistas com os blogueiros são ótimas, assim nós podemos conhecer mais um pouquinho de cada um. Terminei de ler ontem Cruzando Caminho do Sol, acredito que hoje estarei colocando a resenha lá no blog, e é um livro super indicado mesmo.

    Beijos!
    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essas entrevistas, pois é assim que conhecemos um pouco mais sobre os blogueiros. Fiquei interessada em ler O silêncio da chuva pois ainda não conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Uia! Tá chique, hein, flor? Parabéns pela entrevista, gostei das respostas! :)

    Beijoooooooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevis flor! Eu já tinha lido lá no blog da Janna.
    Cruzando o Caminho do Sol é um dos livros que estão aqui na minha estante esperando a vez dele chegar.. e flor, eu tbm compro livros pela capa! E nossa, fiquei emocionadinha na parte que vc conta sobre querer ler mas não poder na sua adolescencia..

    ResponderExcluir
  5. Muito bom poder conhecer a pessoinha por trás do blog..rs
    Adorei!!!
    A Menina que roubava livros também me marcou e adorei Cruzando o caminho do sol. Sim, todos deveriam ter a oportunidade de ler essa obra maravilhosa.
    Kaled escreve super bem e Caçador de pipas é lindo demais.
    Ah..é isso.rs
    Entrevista maravilhosa :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei a entrevista,foi muito bom conhecer um pouco mais sobre vc e saber da sua tragetória como blogueira,arrasou.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiii Dai eu que te agradeço pela entrevista, te adoro mtooooo vc sabe disso néh...
    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  8. eu quase sempre compro livros pela capa sabe xp
    gostei da entrevista :) as respostas foram bem legais.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom a entrevista ... eu também ador escutar musica quando não estou lendo ... muitas vezes minhas musicas são as trilhas sonoras pra mim ler meus livros de acordo com a cena kkk

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista ainda vô ter meu Blog literário o/

    ResponderExcluir
  11. Gente não acredito que você trabalha em uma livraria, deve ser o melhor emprego do mundo. Um amigo meu acabou de me indicar esse livro " cruzando o caminho do sol". Vou visitar o blog que você indicou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista!

    Gostei bastante também da indicação de livros que você citou que deveriam ter mais atenção, e dos que disse ter te marcado, no qual há "A menina que Roubava Livros", no qual eu amo.

    Ótima entrevista meninas! Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Amei a Entrevista e saber um pouco mais de você!!
    Quando eu era mais Jovem eu li muito José de Alencar e Machado de Assim ( e vários outros da Literatura Brasileira ) pelo simples fato de querer ler e não por que a professora pediu ou a faculdade exige ,assim como você rs , mas creio que preciso ler todos eles de novo para ter uma nova visão da que eu tive antes!
    Já tive o prazer de te conhecer Daiane na Bienal junto com a minha irmã a Janna ( não se se você vai se lembrar ) foi um pouco rápido mas adorei você e adoro seu Blog que já é uns dos meus favoritos ( até aqui no meu pc ) Parabéns mais uma vez pelo Blog

    Um Beijo, Rafa!

    ResponderExcluir
  14. super bacana a entrevista, assim conhecemos um pouquinho mais de você :)

    ResponderExcluir
  15. ADOREI A ENTREVISTA!!!!!!!!!!
    E sei muito bem o que é ler em e-book por não ter dinheiro para comprar livros fisicos. Eu sempre lia livros por celular e não me importava, porque além de na minha cidade não ter livraria nem nada, o frete para cá é um absurdo naquele tempo, então eu nunca comprava. Só quando eu viajava mesmo.
    Agora que eu tenho meu dinheiro e os fretes diminuiram um pouco, eu estou sempre comprando, principalmente em promoções KKK
    E realmente, não sei o preconceito de ler livros em e-book, para mim é muito prático. Porque você pode levar com você 5, 10, 15, quantos livros você quiser, para onde quiser, enquanto se for levar livros fisicos você tem que ver o quanto dá para levar KKK
    Para mim, não existe e-book sem livro fisico, por isso não tem porquê falar 'agora com e-book, os livros fisicos irão acabar', acho bobagem.
    Enfim, adorei os seus livros favoritos!! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ah que fofo! Entrevista com blogueiros é tão legal! Dá pra gente ver como eles são e porque são blogueiros, conhecer mais e etc. Adorei, muito fofa *-*

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro entrevistas com blogueiros e escritores!! *O*

    Nos aproximam mais de vcs, e me divertem muito! IAUSHiaUSHiuahs

    Super simpática, vc! =*

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sua postura e mente aberta. Acho que o sucesso do blog se deve a diversos fatores, como a sua competência, paixão por livros e também por ter conhecido o funcionamento da "blogosfera literária" antes de montar seu próprio blog (isto faz uma diferença enorme).
    Parabéns pela entrevista!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Acho essas entrevistas com blogueiros um máximo. Só assim, acabamos conhecendo o "outro lado" das pessoas que fazem os blogs. Muito legal a sua sinceridade ao falar da sua vida pessoal. Parabéns!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Ótima entrevista, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre o blogueiro. Me identifiquei super com várias de suas respostas. Tenho Cruzando o caminho do Sol e pretendo ler ele nas férias.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da entrevista. Nem sempre nós, leitores, temos a oportunidade de saber quem está por trás das resenhas, das notícias, enfim de toda a organização que um blog exige. As perguntas foram bem pertinentes.

    ResponderExcluir
  22. Adorei, Dai! A gente entra no blog e não sabe a história da pessoa que escreve e se dedica com tanto carinho para os leitores... e ainda enfrenta a turma que só quer criticar, sem oferecer a possibilidade de diálogo construtivo.
    Que bom saber da sua origem humilde e suas conquistas através da leitura, do estudo e do trabalho! Fico muito feliz!
    E que cabeça boa vc tem, tâo jovem!
    Que Deus ilumine seus passos e sua vida! Seja muito feliz!

    ResponderExcluir
  23. Adorei as perguntas e as respostas, super me identifiquei. Tbm baixo livros KKKKKkK

    ResponderExcluir
  24. Eu acabei de ler "A cidade do sol"e gostei muito. Agora estou à caça de "O caçador de pipas".
    Gostei muito da sua entrevista. Achei bem legal a iniciativa do blog livros pura diversão em entrevistar os outros blogueiros.

    ResponderExcluir
  25. Eu acabei de ler "A cidade do sol"e gostei muito. Agora estou à caça de "O caçador de pipas".
    Gostei muito da sua entrevista. Achei bem legal a iniciativa do blog livros pura diversão em entrevistar os outros blogueiros.

    ResponderExcluir
  26. Dai que entrevista ótima! Adorei saber um pouco mais sobre vc!
    Ta,bem eh mto bom saber que vc nao tinha dinheiro para comprar livros, e mesmo assim dava um jeitinho de ler. Fico puta quando as pessoas dizem que nao lêem por nao ter dinheiro ou pq nao tinham quando eram crianças entao nao se acostumaram. Eu lia livros da biblioteca, quando esses acabaram (nunca passou pela minha cabeça procurar uma publica rs) eu pegava com amigos ou pedia pro meu pai imprimir no trabalho dele, depois eu imprimia no meu mesmo, até poder comprar meus livros(e o computador rs).

    Saiba que adoro seu blog, a forma que vc escreve, e imagino que vc seja uma ótima pessoa para se conviver e ter como amiga :)


    Bjoo

    ResponderExcluir
  27. Own,
    Que fofa!!!
    Nossa Dai, você realmente faz um trabalho incrível, já era sua fã e agora ainda mais!!!
    Adoro passear por aqui e ver que quando fecho a página, levo conteúdo!
    É muito bom saber um pouquinho mais sobre as pessoas que nos escrevem, nos ajudam trazendo informações tão divertidas e instrutivas.
    Adorei e quero mais!
    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011