Resenha: Luxo e Crime

by - sexta-feira, novembro 30, 2012

Olá galera!

Para fechar o mês de novembro com chave de ouro, nada melhor que resenha de livro nacional não é mesmo? Dessa vez o livro é "Luxo e Crime" da nossa editora parceira LeYa. Vamos conferir? Garanto-lhe que valerá a pena!

Dados de Publicação:
Autora: Angela Klinke
Páginas: 190
Ano: 2012
Editora: LeYa

"Luxo e Crime" da autora Angela Klinke vem nos mostrar outra faceta da sociedade de que poucos usufruem: o luxo, e como esse é perigoso aliado ao crime. A leitura começa com Brigite Campos, dona de uma famosa loja de luxo sendo presa em sua casa, vamos percebendo a confusão que se faz na mente da personagem, como num filme ela vê sua residência sendo invadidos por inúmeros policiais, fotógrafos de plantão e sendo acusada por um crime de sonegação fiscal, típico de colarinhos brancos.
Brigite não era sozinha na empresa, sua irmã Catherine também era sócia, e só não fora presa por não estar no país, Brigite afirmava ser inocente, não saber do que estava acontecendo, será que essas irmãs estavam escondendo mais informações? 
Em cada capítulo novos personagens vão surgindo, entre eles uma blogueira de moda e maquiagem, filhinha de papai literalmente, aquele estereótipo que sempre quer ter o de melhor, um milionário que logo percebemos que tem culpa no cartório, um jornalista preconceituoso, um fiscal ambicioso da Receita, um eletricista, uma vendedora de bolsas falsas, um advogado e um senador também estranho.
Virão quantos personagens? Todos eles vão tendo seu espaço na obra, eles fazem parte dos bastidores, a cada capítulo a autora vai ligando os acontecimentos, nos envolvendo em um suspense entre o luxo e o crime. Ao decorrer da estória mais coisas vão sendo desvendadas, mistérios surgindo e todos são suspeitos.
A primeira vez que li a sinopse desta obra confessa que fiquei muito curiosa, logo me lembrei do caso Daslu, se lembram? Nessa estória a autora nos traz referências desse caso real que chocou o país, e as duas estórias se aproximam muito. O que me faz pensar até que ponto “Luxo e Crime” é uma ficção, pois ao lermos vemos que tudo isso pode ser real, que a corrupção é real, que o mercado negro é real. Acredito que há uma singela linha tênue nessa obra entre a ficção e o real, os dois se mesclam e formam um só.
 Em vários momentos parei para refletir e senti raiva, raiva da corrupção que cobre esse país, do interesse maníaco por dinheiro e status, e me fez parar para pensar a grande desigualdade social que vivemos e a sujeira que há por debaixo do pano no mundo do luxo.
A leitura é leve, é um livro fácil de ser lido e rápido, não só por conter poucas páginas, mas também pela escrita da autora. Angela Klinke é uma jornalista experiente e há anos pesquisa esse mundo da elite brasileira. Percebemos então que Luxo e Crime não foi um livro criado de uma hora para outra, mas sim construído com base nas vivências, pesquisa e experiência da autora.
O suspense que compõem o livro não é nada muito grandioso, e algumas coisas se tornam um pouco previsíveis, porém o envolvimento e a reflexão que ele nos proporciona são muito bons. Cenários e locais são referências reais, o que no torna a estória ainda mais palpável e próxima, acredito que até mesmo alguns personagens nos lembrem de pessoas reais, afinal sempre vemos por aí grandes criminosos de colarinhos brancos, senadores corruptos, jornalistas comprados, coincidência? Não, é a realidade, é Brasil.
Um livro gostoso de ler, que consegue provocar o leitor e nos "incomodar" positivamente, que nos faz refletir, pensar, acordar... O melhor de tudo isso, é que é um livro nacional, literatura de qualidade.
A capa reflete bem a obra, a fonte, papel utilizado, divisão dos capítulos, revisão, tudo muito bem elaborado e trabalhado. Acredito que a autora poderia ter colocado um suspense mais profundo ainda, se necessário até mais páginas, mas o importante é que é um ótimo livro, que a autora realmente fez um excelente trabalho, e cumpriu seu dever. Um livro que consegue ligar o social e o literário de uma forma magnífica! Recomendado e aprovado.



Leia também

27 comentários

  1. Parece ser bom. Eu não conhecia, mas vendo agora a resenha fiquei com vontade de conferir. É meio diferente dos que estou acostumada a ler...o tema, quero dizer. Não vejo muitos assim.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da Capa, simples e direta, prático e gosto de capas assim ... A História parece ser interessante e por ser nacional gostei ainda mais, pois precisamos valorizar a Literatura Nacional, ainda mais!!! Parabens Daiane ótima resenha!!! ;)
    Um beijo
    Rafa

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do livro (pelo que li na resenha). Faltam livros assim no mercado nacional.
    Como a maioria de nós não vive no luxo, sentimos certa curiosidade para saber como é e o que se passa por lá. E junto a isto, entre um crime de corrupção, que não é nada incomum em nenhuma classe social.
    Apesar de não ser um grande suspense, fiquei curiosa para saber quem tem culpa no cartório.
    obs: assim que comecei a ler a resenha me lembrei do caso Daslu.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sempre é bom ver comentários positivos de livros nacionais. Ainda não li esse, mas espero fazer isso em breve.

    Beijos!
    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Paraçe ser bom mas por esses tempos to sem tempo pra ler livros ¬¬ já que minhas provas estão chegando ... mas já anotei o nome desse livro pra depois eu dar uma pesquisada melhor sobre ele ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu já conhecia esse livro e pensei que fosse justamente um resumo do dossiê do caso Daslu. Ao meu ver, como jornalista, seria mais interessante se fosse, mas isso não tira o brilho da obra; mas confesso que agora que sei que é (teoricamente) uma ficção, eu perdi o interesse...

    ResponderExcluir
  7. Essa literatura nacional só tem dado orgulho pra gente né?
    Cada vez, nos deparamos com livros assim, que chegam do nada mas q trazem aquele gostinho da leitura junto.
    Não conhecia o livro,mas gostei desse envolvimento com tantos personagens. A capa é linda, prática e que instiga muito.
    Vou anotar a dica e com certeza, procurar esse livro pra ler, até pq é curtinho...rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oiiii, eu ainda não conhecia esse livro, primeira resenha que leio, e me deixou mto curiosa para conhecer a história, ela pegou um tema bem polêmico, mas que é mantido por baixo dos panos, não se houve falar mto, vc encerrou o mês com chave de ouro amiga, adorei....

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou em uma fase de amar livros nacionais!
    gostei da premissa desse livro, gostei da capa (o que pra mim é bem importante)...

    Beijos Chrys

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante o tema abordado no livro. Porém, perturbador.
    Infelizmente, grande parte do livro é vivida em nossa sociedade. Principalmente a corrupção.

    Ótima resenha.
    O livro parece ser muito bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não gostei muito da capa, mas pode ser que ao vivo seja mais atraente. Agora falando da história, gostei muito. Achei essas personagens bem barra pesada, hein?!?! Rsrsrs
    Que bom que uma autora brasileira fez um livro massa assim. Se tiver oportunidade, lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Não me recordo desse "caso Daslu", na verdade conforme fui lendo sua resenha me peguei pensando no livro "Depois da Escuridão". Desde que você postou sobre esse livro na parte de lançamentos eu me interessei em ler, pena que é tão pequeno... Enfim, os pontos positivos que você expressou me deixaram com vontade de conhecer a estória melhor (livros brasileiros devem ser apreciados), quem sabe eu não adquiro em uma próxima compra...

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto esse livro pela internet mas nunca tinha parado para ler uma resenha.
    Bem, logo que eu li que a estória girava em torno da prisão da dona de uma famosa loja de luxo a primeira coisa que veio a aminha cabeça foi o caso Daslu.. haha.
    A capa é linda, nem tenho o que falar dela, e essa estória com mistérios e suspense me deixa super curiosa!

    ResponderExcluir
  14. ja ouvi falar desse livro,mas nunca tinha me atentado mais a ele, na verdade parece bem interessante e realmente me pareceu bem o caso Daslu!!!

    ResponderExcluir
  15. Na hora que comecei a ler a resenha, pensei no caso Daslu! Na mesmo hora. Será quem teve algo a ver? alguma inspiração? KKKKKKKKK
    Adorei a resenha, o livro não me chamou atenção, mas pela sua resenha acho que vou ter que ler.

    ResponderExcluir
  16. Primeira resenha q eu leio sobre esse livro, então nao sei bem o que pensar. Parecer ser bom e diferente, mas nao sei rs

    =**

    ResponderExcluir
  17. Oi Dai!!

    Ainda nao tinha lido a resenha desse livro, tinha visto ele por ai, mas nao tinha parado pra ver a sinopse.
    O livro parece ser bem interessante, daquele tipo que se voce ler nao vai se arrepender, mas não faz muito meu estilo pra comprar, sabe? rs

    enfim, otima resenha ;)

    bjooo

    ResponderExcluir
  18. ente já é a 3 resenha que eu leia positiva desse livro *w*
    fiquei mega curiosa pra ler, ainda mais porque parece ser bem envolvente na medida do possivel :)

    ResponderExcluir
  19. Poxo, não tinha ouvdi falar sobre o livro, mas me interessei muito! Adorei a resenha, a histpria deve ser super legal *_*

    ResponderExcluir
  20. Não tinha visto nada sobre esse livro ainda. Mas ele é bem o estilo de livro que eu gosto. É sempre bom quando lemos um livro que nos incomoda e nos faz pensar.

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro ainda mas fiquei interessada. Fiquei pensando que tinha mais de suspense por conta do título, mas pelo que você escreveu, o mistério é meio leve. Mas gostei bastante da ideia do enredo. Se tiver oportunidade, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho o marcador desse livro e desde então eu sou louco para lê-lo.
    A capa é maravilhosa e o nome me interessou muito.
    Amei sua resenha, me deixou ainda mais ansioso para ler.

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia este livro,mas pela sinopse parece ser bastante interessante,é bom ler resenhas positivas de livros nacionais.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Daiane, oi meninas ;D

    Ótima resenha! Parabéns.
    Deu pra ver a sua revolta na resenha, mas fazer o que, esse é a triste realidade do nosso país, certo? E muitas pessoas acreditam mais em livros do que em fatos reais, bom geito de abrir nossos olhos para a corrupção, kk

    Beijos meninas ^^

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Primeiro que não sabia que a autora é brasileira (olha a desinformada!). Sendo de autoria nacional já conta ponto e ainda levando quase cinco estrelas? É leitura obrigatória!
    Infelizmente a corrupção é algo bem atual e corriqueiro. É triste como tantas pessoas aceitam e até acham normal receberem ou oferecerem algum tipo de propina.
    Sendo a autora jornalista e tendo tantos pontos em comum com a história da Daslu, acho bem interessante a leitura.
    Gostei da resenha e o livro entra para a lista dos desejados!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. tava querendo ler esse livro mais não tinha visto nenhuma resenha mais acho que agora compro o/

    ResponderExcluir
  27. Adorei a capa do livro mais não me identifiquei muito com a historia!

    xoxo

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011