Dicas de livros para crianças e pré-adolescentes

by - sábado, janeiro 19, 2013


Olá galera!

Tudo bem pessoal? Há um tempo fiz uma postagem parecida com essa com dicasde livros para o público infanto-juvenil, galerinha entre 10 e 14 anos. Essa é uma das postagens que mais foram acessadas, várias pessoas chegaram até o blog através dela, pois pesquisavam livros para essa idade e acharam esse post, recebi até mesmo e-mails de pessoas perguntando mais sobre livros que incentivam a leitura nessa idade e pedindo mais dicas como essa.
Então eis que volto com mais dicas novamente. Gosto muito de literatura infanto-juvenil, e como tenho uma irmã que está nessa fase, sempre vou pesquisando livros para essa faixa etária para presenteá-la e depois pergunto o que ela achou. Acho importante os pais, irmãos etc, fazerem essa pesquisa antes de dar um livro para as crianças. Pois tem livros que a capa e o título podem enganar, e conter conteúdos que são fortes para essa idade.
Alguns pais não gostam também que esses livros contenham palavrões ou algo do tipo e querem algo leve, mas que ao mesmo tempo ensine. Mas também não pode ser algo muito infantil, pois senão o pré-adolescente vai ler muito rápido e não vai absorver muito conteúdo, ou ficará com preguiça e vai querer só livros "fáceis".
Abaixo colocarei alguns livros e falarei resumidamente sobre ele, apenas o básico, público, idade, etc.


39 clues, é uma série de livros que temos duas crianças como protagonistas. A avó deles falece, e eles tem a opção de aceitar a herança de 1 milhão de dólares ou ganhar uma pista que os levará para outras pitas as quais através possibilitarão a eles encontrar o maior tesouro do mundo. Claro que optam pela segunda opção. Cada livro apresenta uma pista, e para achá-las eles têm que pesquisar e viver diferentes aventuras. Cada livro é escrito por um autor infanto-juvenil reconhecido. 
O bom dessa série é que a cada livro a criança poderá aprender coisas novas, sobre cultura e conhecimentos gerais, como artes, geografia, etc. A aventura e a curiosidade faz com que a criança não desprenda os olhos e queira saber qual será a próxima pista e onde ela está, além de se entreter, eles aprendem. Sei que vocês devem pensar: "Nossa, são muitos livros", mas isso se torna um ponto positivo, pois a criança lerá o primeiro, vai querer ler o segundo, assim por diante, ou seja, ficará estimulada a ler, lendo mais ela aprende mais, até a leitura se tornar um hábito em sua vida.
Comprei essa série para minha irmã, mas para ser sincera, eu li os livros antes e realmente são ótimos, até mesmo para nós mais grandinhos. Pode ser lido por meninos e meninas, a partir dos 9 anos.

Esses livros da série Go Girl, é direcionado para o público feminino, há imagens e a narrativa não é muito longa. Há alguns livros que são "toda história tem dois lados", então em um lado do livro você conhece um lado da estória sob o ponto de vista de uma personagem e a criança virando o livro encontra o outro lado da estória, e no meio tem um capítulo secreto, que vem até mesmo lacrado. Gente esse livro faz um sucesso, as meninas adoram quando veem essas surpresas no livro. Recomendo a partir dos 7 anos.


Essa série de livros "Como treinar o seu dragão" é muito famosa, e tem uma procura tanto por meninos quanto meninas. A estória é bem engraçadinha e leve, e  tem vários livros também. O legal é que ele passa uma mensagem bacana para as crianças. Pode ser lido a partir dos 8 anos.

A Coleção "Mortos de Fama" é muito engraçada. Ela traz livros de personalidades famosas e que fazem parte de nossa estória, numa linguagem bem acessível, simples, visando o público infantil. As estórias trazem informações de como foi a vida daquela pessoa e seus feitos, além de uma pitada de humor. O legal é que a criança se diverte e aprende muito! Os títulos já são engraçados como "Élvis e sua pélvis", "Willian Shakespeare e seus atos dramáticos". No site da Companhia das Letras você pode conferir a sinopse de cada um e conhecer mais essa coleção. Indico a partir de 9 anos, meninos e meninas.

A série Fazendo meu filme, da Paula Pimenta atraí não somente o público infanto-juvenil, mas também o público adulto. A série apresenta quatro livros, e tem muitos fãs. Minha irmã quando viu os livros adorou e quis começar a ler no mesmo momento. É uma forma bem bacana também de introduzir o pré-adolescente a literatura nacional, já que Paula Pimenta é uma das melhores autoras desse gênero atualmente no país. Recomendo a partir dos 10 anos.

Essa coleção "Descobrindo clássicos" é uma forma legal e leve de introduzir o pré-adolescente na literatura clássica. Os livros pertencentes a essa coleção são adaptações literárias de grandes obras. Os personagens sempre tem algo a resolver, e os livros clássicos entram nessas estórias, talvez porque eles tenham que pesquisá-los ou lê-los e os personagens acabam aprendendo com eles. É uma intertextualidade leve e rica em conteúdo literário. A criança verá a literatura clássica partindo do seu universo, seu meio de vivência então a compreensão se tornará mais fácil. Indico a partir dos 10 anos.




Esse é um e-book infantil, que conta com elementos de interação e foi uma das surpresas do gênero para mim, além de  entreter ele traz um tema abrangente que proporcionará uma reflexão à criança. É uma ótima dica para pais e professores, vocês verão o quanto as crianças se envolverão mais com história que também é uma graça e apresenta ilustrações lindíssimas! Recomendado para crianças a partir dos 6 anos. Clique aqui e confira a resenha.



Bem galera essas foram algumas dicas, não coloquei todos os livros que anotei, pois o post ficaria muito longo, então prometo futuramente voltar com mais dicas como essas. Espero que tenham gostado.

Beijos!

Leia também

37 comentários

  1. OLáaaaa! Muito legal esse post.... Vai ajudar muita gente *.*

    Eu adorei, vou começar a dar aula para crianças *.*

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dai!
    Adorei o post!
    É bem importante incentivar a leitura entre os pré-adolescentes pois é nessa fase que eles se tornam leitores. Eu falo por mim, porque apesar de só ter 15 anos, foi nessa fase que eu comecei e ler.
    Desses livros que você falou eu só li dois livros da série "Como Treinar Seu Dragão" e o primeiro da série "Fazendo Meu Filme" e achei eles bem legais! Os outros também devem ser muito bons também!
    Adorei o post.
    Beijos.
    Gabi Wegner.

    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ow post mais lindo!!!!
    Super importante mostrar literatura aos pequenos..
    Confesso,tenho uma grande tristeza por ter colocado tantos livros no caminho da minha filha e hoje, ela não ler nada :/
    Nunca me influenciaram nessa paixão e mesmo assim, sempre amei ler. Queria q com ela(mesmo eu influenciando) ela tivesse seguido esse caminho..rs
    Mas...
    Adorei os livros e não é só para os pequenos não, os grandinhos também vão adorar.
    Como treinar seu dragão sou maluca pra ler..rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre li desde pequena, o primeiro livro adulto que eu li foi com 9 anos e foi "Eu, Christiane F., treze anos, drogada e prostituída" e confesso que foi BEM forte para a minha idade, não fui alertada do conteúdo do livro. Acho super importante os pais cuidarem o que os seus filhos pequenos estão lendo, porque às vezes pode acontecer o que aconteceu comigo e nem sempre é uma coisa boa, pra mim foi uma lição de vida, aprendi muito, mas acho que foi muito cedo.
    Estou louca para ler a série "Como treinar o seu dragão". *0*
    Já li "Fazendo meu filme 1" mas não gostei muito. :s

    ResponderExcluir
  5. Tenho 14 anos, sou criança u_u
    kkk, quero muito ler Fazendo meu filme *-* Todo mundo fala tão bem dessa sequencia *-* Minha mãe gosta que eu leia, mas isso se tornou um problema porque quero comprar livro toda hora! kkkk,

    a-procura-do-horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série é muito boa,a melhor Q já li em toda minha vida , tenho certeza que vc vai gostar!!!

      Excluir
  6. Ótimas dicas, principalmente para quem já está distaaaaaaaante dessa fase, como eu, haha. Comprei o 'Labirinto dos Ossos' pro meu filho, mas ele ainda não encarou a leitura.
    Também gosto muito de livros infanto-juvenis e acho que o mercado está melhor que nunca nessa área.
    Não pude deixar de lembrar dos livros que li quando criança e adolescente. Incluo aí os sempre bem vindos da Coleção Vagalume - quem nunca leu? Os maravilhosos do Pedro Bandeira, tanto infantis como juvenis (série Os Karas)... Muita coisa boa!

    ResponderExcluir
  7. Oi dai!!

    Adorei seu post!
    Muito bom dar essas diquinhas mesmo pq tem muita gente que não sabe o que dar pra crianças.
    A serie 39 clues parece muito boa, eu mesma penso em ler faz algum tempo rs.

    Não conhecia a serie go girl. Parece ser maravilhosa pra crianças, eu sei que ia gostar de mais de um livro assim.

    Parabéns pelo ótimo post :)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  8. Que legal este post muito bacana as dicas de livros infanto-juvenis mas vou confessar que já passei desta idade mas amo este livros.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  9. é bom que as crianças sejam incentivadas desde a infancia a gostarem de ler e principalmente terem pr4azer em ler, e com boas dicas e publicações no mercado fica mais facil compreender a literatura infanto juvenil

    ResponderExcluir
  10. Tem selinho lá no blog pra vc http://lilianpoesiablogs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que legal, acho que livros como esses são bom pra ler em qualquer idade. Quero incentivar uma priminha que tenho a leitura, mas ela tem probleminhas de concentração e tem preguiça de ler.
    Adorei o post, muito legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. livros são sempre a minha escolha para presentear alguém. Acho que não existe presente melhor do que um livro.
    só que para crianças realmente é muito difícil, acho que as opções são poucas.
    mas essas dicas são muito boas, e concordo que os livros da Paula Pimenta encantam a todos... até eu tenho votnade de ler :D

    ResponderExcluir
  13. muito legal Dai! tenho uma sobrinha que vai fazer 9 anos , e tenho uma certa dificuldade em escolher livros para ela.... gostei de algumas dicas suas, mas acho que a maioria desses titulos, vou esperar mais um ano ou mais para comprar... na verdade vou te confessar que ja comprei dois outros, esperando ela completar mais idade, mas era para eu ler antes mesmo (ADORO) rsrsr

    bjosss

    ResponderExcluir
  14. Eu ADORO ler séries para crianças haha Muita gente acha infantil (dãã) mas eu adoro. Acompanho The 39 Clues desde o lançamento do 4º livro no Brasil, pena que o preço dessa série seja muito alto =(
    Como Treinar o Seu Dragão eu descobri depois do lançamento do filme, e acho bem engraçado
    Adorei as dicas, abraços

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi alguns livros da Coleção Mortos de Fama, super legais!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  16. Ah gente...na boa...Como treinar o seu dragão é muito legal. Eu que não me encaixo no público infanto-juvenil tenho vontade de ler essa coleção. Tudo bem...me apaixonei por causa do filme, mas tá valendo! E se o livro for igual ao filme, sei não... tem umas cenas meio pesadas pro público infantil...tipo...o garoto querer matar o dragão e quase chegar as vias de fato. Meio pesado pra criança, não?!
    =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tomei como base para indicação de livros crianças a partir de 9 anos, pois ainda não temos como chamá-los de adolescentes de fato, e com 11 ou 12 já são pré-adolescentes. Acho que o livro não é pesado não Natalia, vi o filme tbm e li o livro, pois na livraria em que eu trabalhava muitos clientes dessa idade de 8 ou 9 anos vinham me pedir esse livro, tanto que o colocávamos na área infantil.
      Percebíamos que o mesmo público que lia diário de um banana tbm procurava por essa série. E os livros são leves, engraçadinhos na verdade. E a mensagem que tenta passar é algo como "amor aos animais" pois o menino ama o dragão e quer "preservá-lo". Mas claro q recomendo q o adulto veja antes certinho, se possível leia para ver se é adequado para a criança, se quer q a criança leia. ^^
      Obrigada pelo comentário flor :)

      Excluir
  17. Ótimas indicações. Dessa, só conhecia a série "Como Treinas seu Dragão" e "Fazendo Meu Filme". Os outros não conhecia, mas devem ser bem legais também. Além de fazer bem aos pré-adolescentes, fazem bem pra mim também, pois me amarro nessas histórias. Rsrsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs & Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - No Universo da Literatura -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  19. Gostei mesmo dessa postagem!
    Meu filho tem três anos, então ainda não lê, e não gosta quando eu leio para ele. O garoto gosta de criar as próprias histórias. Muito bom! rsrsrs
    Mas tenho uma prima que AMAAAA ler, então eu saiu catando livros para ela.

    muito obrigada!!
    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não sou mais criança, nem adolescente, mas adorei as dicas para mim hehehehehe Não conhecia esse livro do Rick Riordan. A serie Fazendo meu filme também quero ler, pois só li resenhas positivas sobre ela.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma imensa vontade de ler 39 clues e Fazendo meu Filme, mesmo eles sendo infanto-juvenil

    ResponderExcluir
  22. otimas sugestões, gostei bastante de todas

    ResponderExcluir
  23. A serie FMF é bem legal!
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  24. Eu, sinceramente, não cheguei a ler nenhum livro/série da seleção. Mas já li ótimas recomendações sobre as mesmas...

    ResponderExcluir
  25. Minha irmã é doida com Diário de um banana, agora outros livrinhos assim não sei muito se ela pega não. Gosta de ler, mas para muito rápido, cansa fácil...é preguiça de ler! :S
    Não puxou a irmã aqui u.u

    ResponderExcluir
  26. Nossa, morro de vontade de ler Fazendo Meu Filme. Já li alguns livros da serie Go Girl quando tinha 11 anos.

    ResponderExcluir
  27. Adorei os livros que você selecionou, com certeza o que eu mais gostei foi Fazendo meu filme, que é maravilhooooooooso.
    beijos,
    Fernanda ,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. livros otimos pra todas as idades^^ Tenho uma curiosidade muito grande p/ ler "Como treinar o seu dragão" *______*

    ResponderExcluir
  29. Oiii que post mais legal esse, já tive vontade de ler alguns livros citados acima, e a série FMF falta eu ler os dois últimos...muito boa, Paula Pimenta arrasa....

    Parabéns Dai continue trazendo postagens assim o público agradece....BjOs!!!

    ResponderExcluir
  30. Tem livros ai que até eu leria, fico morrendo de vontade de ler FMF.
    Ótimas dicas, Dai
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá,conheci o blog pelos livros do post!Amo Go Girl tenho esse que você indicou e outros 5.São muito legais!Pra essa idade eu recomendo tamém a série de livros Garotas da Rua Beacon.Amei o blog e estou seguindo!Segue o meu?

    http://louquinhaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá gostaria que publicasse mais livros interessantes relacionados a um público mais juvenil como livros sobre biografias e outras mais. Mas desde de já venho a agradecer-te sobre os postes !!!

    ResponderExcluir
  33. Olá gostaria que publicasse mais livros interessantes relacionados a um público mais juvenil como livros sobre biografias e outras mais. Mas desde de já venho a agradecer-te sobre os postes !!!

    ResponderExcluir
  34. o livro uma bruxa na cidade é censurado ou nao

    ResponderExcluir
  35. Incrível! Vc tem uma irmã nessa faixa etária e procura livros para ela!
    Sua preocupação com sua irmão já me disse tudo. Já me basta como uma notícia maravilhosa. Que alegria ainda saber que existem pessoas como vc. Parabéns!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011