Profissões para quem gosta de ler - Parte I

by - terça-feira, janeiro 08, 2013


Olá galera!

Tudo bem com vocês? Como está indo semana? Tudo certinho? Espero que sim! Há um tempo estive pensando em fazer esse post, ele até estava em meus rascunhos. Pois bem, não é segredo que somos loucos por livros, passamos nossos dias e horas falando sobre isso, quando perguntam nosso hobby sempre respondemos que é ler, não é mesmo?
Muitas pessoas não querem ter livros somente como hobby, mas também como profissão, pois há coisa melhor do que se trabalhar com o que gosta? Pois bem, pensando nisso e nas diversas perguntas que as pessoas me fazem, resolvi desenvolver e publicar esse post. Será um por semana, cada postagem trará uma profissão diferente, tentarei trazer também pessoas dessas áreas para esclarecem algumas dúvidas que temos, como se é fácil conseguir emprego na área, base salarial, etc.
Como vocês sabem eu faço Letras - Português/Inglês, e minha escolha também foi motivada pelo meu amor por livros. Então escreverei para vocês um pouco mais desse curso e dessa área de trabalho como já possuo experiência. Vamos lá?


LETRAS

Não se preocupe escolha com calma, nem sempre acertamos de primeira.
Antes de tudo nada de desespero. Procure ver o que realmente gosta. Eu comecei com Comunicação e só depois me dei conta do que eu realmente queria era Letras (no Ensino Médio eu já havia pensado em ser Engenheira ou fazer Direito). Então keep calm, não é proibido errar na escolha, ao contrário, o bom é que essas coisas te agregarão conteúdo, nada é perdido. Aprendi muita coisa com Comunicação, que me ajuda inclusive em Letras.

Diferença entre Bacharelado e Licenciatura.
Isso é muito importante pessoal. Para começar existem duas modalidades no curso de Letras, o Bacharelado e a Licenciatura. No Bacharelado você aprenderá literatura, técnicas de tradução, revisão, linguística, você estará apto para o mercado editorial ou livreiro. Então poderá trabalhar como tradutor, fazer revisão para empresas (não precisa ser necessariamente Editoras), intérprete ou em revistas com preparação de textos. Na licenciatura você aprenderá também literatura, interpretação, revisão, produção de texto, linguística, e matérias direcionadas também a Educação. Quem faz licenciatura sai apto a ser professor, mas também pode exercer as outras funções acima. A diferença é que quem faz licenciatura está adaptado a ser professor de ensino fundamental e médio. Já no bacharelado você sai mais qualificado para o mercado empresarial, não sala de aula. Mas se futuramente quiser ser professor não há problema, desde que faça um Mestrado ou Doutorado, podendo optar em dar aulas em universidades.

Português + Língua Estrangeira
Diversos cursos de letras oferecem essa opção, ou só a língua estrangeira ou só a materna ou das duas. Eu escolhi fazer Português e Inglês, mas há outras como alemão, espanhol, italiano, japonês, polonês, etc. Acredito que seja melhor fazer duas línguas, pois assim você terá o domínio dessas, aprenderá sobre suas literaturas, e se, por exemplo, não quiser ser professor de português, poderá ser de inglês, etc. Além de que isso é essencial para ser tradutor, se você optar em seguir esse ramo. Sem contar que hoje uma segunda língua é fundamental, independente da carreira.

Mercado de trabalho
Há muitas opções, se você escolher ser professor não é difícil achar emprego. Há muitas vagas para professor de português, e ainda mais para inglês ou outras línguas. Sempre vejo em anúncios como a procura por professores de outra língua é grande. O ramo editorial tem crescido no Brasil, e também o profissional de Letras tem sido muito requisitado para intérprete de empresas, tradução de manuais e outros documentos, e também revisão. Cargos públicos têm salários muito bons para profissionais dessa área.

Requisitos
Quem opta por Letras, tem que gostar muito de ler, mas muito mesmo. São diversas disciplinas de literatura. Você não lerá somente livros literários, mas também muitos livros técnicos. Gostar de ler é o fundamental para seguir com esse curso. Tem que ter a mente aberta, pois muitas coisas, inclusive na linguística lhe serão novas, e verá os diversos horizontes no aprendizado de línguas e literatura. Tem que gostar de escrever, pois terá que redigir muitos trabalhos e textos. Machado de Assis, José de Alencar, é feijão com arroz, ou seja, é o básico.

Possibilidades
Você pode fazer um intercâmbio e aprimorar a língua que está aprendendo, poderá fazer estágios em editoras, revistas e jornais. Também pode dar aulas de reforço, literatura, português, redação, antes mesmo de se formar.

Às vezes as pessoas nos olham como se fossemos dicionários e tivéssemos a obrigação de conhecer todas as palavras, nunca poder escrever errado ou falar perfeitamente. Em Letras vocês verão que muitas coisas são mitos ou simplesmente falhas, inclusive na forma como português e literatura são ensinados nas escolas. Não temos a obrigação de saber tudo, ou de saber livro por livro, aluno de Letras também é humano. Claro que há aqueles que só porque fazem Letras pensam que tem o domínio completo da língua, e se sentem com o Machado de Assis na barriga. É normal. Não sejam assim ok?

O que pode acontecer...
É normal quando fazemos ou nos formamos em Letras pessoas virem pedir nossa ajuda com a língua, por exemplo, irmão ou irmã mais nova trazendo as redações da escola para você corrigir, te perguntarem significado de um monte de palavras estranhas, namorado (a) pedir para você corrigir um texto ou trabalho da universidade "só para ver se o português está bom". É normal pessoal, todos passam por isso.

Estudar Letras para mim é um prazer, eu realmente amo o que estudo. Minhas disciplinas preferidas são as literaturas, mas também amo neurolinguística, análise do discurso, laboratórios de texto, etc. Enfim amo tudo em meu curso. Fácil não é, você literalmente mergulha em livros.
Bom pessoal há outras possibilidades também, por exemplo, eu já trabalhei em livraria como vendedora e vou continuar trabalhando, seja como vendedor ou outra função. Mas uma coisa que me disseram uma vez e nunca me esqueci: gostar de ler é uma coisa, trabalhar com livros é outra.
Então como toda profissão, sempre há vantagens e desvantagens, nem tudo é perfeito. Não basta somente gostar de ler, outras habilidades também são exigidas, como comunicação, trabalho em equipe e muita dedicação e estudo.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Leia também

66 comentários

  1. Adorei sua "apresentação" sobre o curso. Estou prestando esse ano para Letras e seu texto só me fez ter mais certeza que estou indo pelo caminho certo... espero conseguir passar!!! rs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, Daiane! Estou no meu momento 'dúvida de que curso seguir' então é bem legal saber um pouco mais sobre as minhas opções. Letras é um curso que sempre passa pela minha cabeça.

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem!
    Fiz letras já. Agora estou em biblioteconomia... Ainda me mantenho entre os livros.

    bjs

    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei a ideia ótima, vou acompanhar com certeza todos os posts.
    Como ainda não sei o que vou cursar, quanto mais eu souber de cursos melhor.
    Confesso que Letras não passou pela minha cabeça, mas quem sabe.

    ResponderExcluir
  5. adorei o texto e a ideia... muito boa, ajudará muita gente!!!
    agora me bateu uma duvida: para cursar letras + língua estrangeira, é necessário ter um domínio grande desta outra língua, ou se aprende no decorrer do curso? por exemplo, você que está fazendo inglês, entrou no curso já sabendo falar bem inglês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao e necessário flor. eu entrei em letras sem saber nem o básico de inglês. No próprio curso aprendi a língua, passando pelos níveis. Depois começam as literaturas, didática e laboratórios e texto na língua. Alguns cursos são mais exigentes nesse quesito, outros não, por exemplo na minha universidade os alunos saem praticamente fluente, temos muitas aulas de inglês e somos cobrados, agora tem universidades que nao dam muitas aulas, entao o aluno aprende só o básico.

      Excluir
  6. Legal :) Não sei se Letras seria o ideal pra mim. Gosto de italiano, mas não quero estudar Português.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oláaa! Amei o seu post, pois também faço Letras/inglês.... Realmente as pessoas acham que nós somos dicionários ambulantes, sempre me perguntam o que tá escrito ali, caso eu não saiba fazem fiasco hahahaha, mas já me acostumei hehehehe. Acho que NUNCA saberei TUDO e acredito que não existe pessoa que saiba tudo ;).... Eu trabalhei numa biblioteca pública, acho que me acrescentou muito, mas ser professora é muuuuuuitooooo melhor!
    Supeeer beijo (me empolguei no cometário hehehe)
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito ótimo o post! Não canso de pesquisar e saber sobre Letras. Na cidade que moro, só tem licenciatura. Nenhuma faculdade tem bacharelado em Letras. :/
    Vou começar facu agora. Escolhi adm por ser um curso abrangente e tbm por nao saber mt inglês (e, é claro, o fato de só ter licenciatura)... Mas não desisti de vez u.u Penso em fazer igual minha tia, que já foi professora de inglês, tradura e intérprete, acabar adm e cursar Letras Português/Inglês (e quem sabe hebraico depois... ;D hehehe)! *-*
    Estudar a língua portuguesa deve ser lindo! <3 Muito lindo... Não vejo a hora de aprender, hihi.
    E parabéns pela post! Uma maravilha!! *O*
    Não comento sempre, mas gosto muito dos posts de "Divagações Literárias". Parabéns ao blog! E o layout tá uma gracinha. ;3
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. pra mim letras nao seria o ideal mas achei bem legal conhecer mais

    ResponderExcluir
  10. Acho letras um curso digno. Tenho uma tia que é formada em Letras Português - Licenciatura, e uma prima que está cursando. Adoro ler, mas os números me fascinam. Na verdade, não sei realmente o que quero, faço faculdade de engenharia elétrica, mas as vezes penso que quero fazer cinema. Minha cabeça é um pouco confusa, kkkkk. Sou novinha, só 18 anos, ainda tenho muito tempo pela frente pra decidir o que quero.
    Parabéns pelo post. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Meu Deus, era tudo o que eu precisava! ninguém jamais conversou comigo sobre isso, e agora pelo SiSU eu já sei o que fazer! Letras/Inglês o/
    Comecei outros cursos já, mas não consegui segurar em nenhum, por não ter tanta leitura assim...

    Espero que eu consiga entrar!

    ResponderExcluir
  12. Maravilha de texto! Contemplou tudo o que precisávamos saber.
    Dai, sinto que errei na minha escolha profissional exatamente por isso: não imaginava, aos 17 anos, que o que mais queria na vida era trabalhar com livros por perto. Não livros de Anatomia, Fisiologia e tratamentos - minha área -, mas livros de literatura.
    Isso só descobri bem depois, ao chegar aos 30 anos. Em plena atividade profissional na minha área...
    Tive, certa vez, uma dica maravilhosa e não percebi, do rapaz da biblioteca da universidade que estudava. Pegava tantos livros de literatura que ele perguntou: você não é da área de Saúde? Mas por que pega tantos livros de literatura?
    Fiquei sem saber o que dizer. Era minha paixão gritando e minha ingenuidade, minha imaturidade sem enxergar.
    Faltou direcionamento, alguém que me acompanhasse pra ter esse olhar cuidadoso.
    Amo minha profissão, sempre gostei das ciências da Saúde. Mas a literatura é a mais completa satisfação da minha alma!
    Amei seu post!

    ResponderExcluir
  13. eu curso pedagogia e com certeza vc le bastante e deve curtir ler!!! Letras tambem é bem bacana, legal esse post pois ajuda os vestibulandos a clarear as ideias!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, sempre quis saber se dava pra unir o útil ao agradável. Mas Letras não é minha praia. Português sempre foi a matéria que eu tirava notas mais baixas, principalmente por causa de pontuações. E também odeio escrever.

    ResponderExcluir
  15. Daiane, parabéns pelo post, sempre muito válido!

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu cursei Letras!
    Adorei conhecer seu blog
    Foi através da promoção!
    Seguindo
    Beijinhos
    Rizia- Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz Licenciatura em Letras...pq aqui não tem Bacharel mimimi
    Gostei muito do Curso..linguística é tudo de bom!!!
    Adorei sua frase:"Machado de Assis, José de Alencar, é feijão com arroz, ou seja, é o básico."

    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu adorei esse post. Me formei em Comunicação no final de 2012, e agora começo a perceber que talvez tenha terminado a faculdade apenas por teimosia. Estou pensando em fazer uma segunda faculdade, e como amo ler, estou pensando em...Letras!
    Gostaria que você fizesse outros posts sobre o assunto. Quais são outras profissões indicadas pra quem ama ler? Quem sabe você não me ajuda a me achar...=/

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia!
      Eu também penso em fazer uma segunda faculdade depois de Letras, por curiosidade e também para conhecer um outro curso que admiro muito.
      Farei outros posts sim, é um assunto ótimo principalmente para quem ainda está com dúvidas. Tem várias profissões como: Jornalismo, História, Direito, Biblioteconomia, Tradução, etc, vou falar com calma sobre várias hahahha
      Bjs linda e obrigada por comentar :)

      Excluir
    2. Eu comecei ok curso de letras portugues/ingles recentemente, sempre gostei de lerante en escrever.. Sinto que cada dia que passa aprendo mais en mais ok dominio dos dois idiomas. Adorei ok seu post, show de bola
      Mas pq sera que poucos homens fazemos letras? Acho que a maioria nao gostam de ler
      Bye!

      Excluir
  19. Muito legal o post,adorei saber mais sobre o profissional de Letras,deve ser muito bom trabalhar com o que mais gostamos.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Um post q além de entreter, também tem a finalidade de esclarecer.
    Puxa, adorei!!!!!!rs
    Acho q o importante é ler, independente de qual profissão se siga.
    Mas é claro q se seguir uma q ajude nisso, melhor ainda né??rs
    Parabens!!!!

    Ah, aguardando ansiosa a parte 2..rs
    beijos

    ResponderExcluir
  21. resenha muito interessante, gostei muito fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  22. Olá !
    Que ótima ideia você teve com esse post! Eu acabei optando pela leitura como um hobby, se bem na minha profissão também tenho que ler muito quase todo o tempo, mas coisas técnicas e que não envolvem em nada literatura, sou bióloga, mas como trabalho com pesquisa, tenho que ler muitos artigos e publicações. Aí a literatura acabou ficando como um hobby mesmo. Mas adorei o post!
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. A ideia é tentadora. Ah, queria fazer alguma coisa assim...Gosto de ler e muito, mas ainda tenho certo receio em escolher fazer isso pra viver. É legal, é bom, deve ser um delícia estudar Letras e etc, mas nem sei se faria. Ainda não...

    ResponderExcluir
  24. Adorei a postagem. Nunca tinha visto nada parecido na blogosfera.
    Letras é um curso lindo, infelizmente não é para mim, porque desde criança penso em Direito (você podia escolher como uma das próximas indicações >.<)
    Adorei o post, não sabia que se tinha tantas áreas assim o curso de Letras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Eu já faço uma faculdade mas adorei o seu post, muito informativo para aqueles que ainda estão decidindo a carreira a seguir, eu particularmente não sabia muito sobre o curso de Letras e agora vejo que ele parece ser fascinante, adoro ler e tendo matérias como técnicas de tradução e literatura acho que eu me daria bem nele, mas eu já estou bem estabelecido no ramo do Direito, que também é um bom curso para aqueles que gostam de ler.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Eu faço faculdade já, de Direito. Acho que eu não me daria bem em Letras. Apesar de cursar direito eu não gosto de estudar português >.< Sempre detestei. hahaha! Mas a facilidade em leitura tem me ajudado muito com o curso.
    Adorei essa nova postagem ;D Ainda tem muita gente indecisa.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu tinha uma vontade enorme de fazer letras. Mas eu desanimei quando minha professora virou para mim e falou: "nem tenta"HAHAHAHHA.
    Achei muito interessante a ideia do post. Muita gente começa a fazer um curso sem saber o que irá encontrar pelo caminho e tudo mais. Como é o caso das diferenças entre Bacharel e Licenciatura (no meu caso é Bacharel mas cursos diferentes). Compartilho o "não gostar" de português que a colega acima falou. Não aguento mais ver redação e técnicas de redação e interpretação e gramatica no curso...hahahaha. Tá que é necessário, mas precisa ter em quase todos os períodos? O_O

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adorei o seu post, bem interessante e ajuda as pessoas que estão na dúvida sobre qual curso escolher :)
    Eu fiz duas faculdades completamente diferentes uma da outra rsrs e hoje em dia ainda penso em fazer outra, adoro aprender coisas novas :)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  29. Eu estou pensando muito, apesar de faltar algum tempo para realmente procurar.
    Post ótimo, Dai
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Sempre achei o curso de letras interessante, mas optei por Cênicas por ser minha paixão. Como você disse, acho que é um dos cursos que os profissionais já se formam praticamente empregados. Pelo menos o leque de oportunidades é bem grandinho.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  31. Adorei saber mais um pouco sobre a profissão, acho letras uma profissão bem interessante e com certeza seria uma opção para mim.

    ResponderExcluir
  32. Gostei de saber um pouco mais sobre esta profissão, ja me passou cursar Letras,mas ainda estou na duvida.

    ResponderExcluir
  33. Oii como sempre vc arrasando nos posts, eu sempre gostei de ler, desde quando aprendi a ler, e sempre pensei em fazer Letras, mas nunca corri atrás, se fosse cursar uma faculdade com certeza Letras seria uma das primeiras opções, mas não gostaria de dar aulas e sim atuar em outras funções, seu post foi mto esclarecedor...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  34. Acho que faria Produção editorial que é mais minha cara!
    amei a dica

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho um imenso carinho por esse curso. Tenho tias que fizeram esse curso e acho maravilhoso.

    Quando era pequena eu simplesmente era louca por esse curso. Acho que por causa do nome: "Letras" UAHSUAHSUHASUAHSUHA. E também porque eu adorava brincar de dar aulas como professora haha. Mas as vontades vão mudando com o tempo e eu, sem sombras de dúvidas, decidi que cursarei em breve Psicologia. Mas eu sempre fui fascinada com esse curso e desde criança sonhava em lecionar. Então, juntando o útil ao agradável, às vezes, penso seriamente em, logo após me formar em Psicologia, resolver lecionar em universidades o curso de Psicologia. A segunda opção, caso eu não lecione em universidades, serei Psicóloga clínica.

    Ótimo post Dai.
    Ah e parabéns pelo curso maravilhoso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Eu ia amar "Ler como profissao" rs

    Adorei esses seus posts sobre profissoes pra quem gosta de ler. Eu nao me identifico muito com letras, tenho dificuldade em tanta coisa que envolve letras rs

    Mas me identifiquei muito com o de Producao Editorial(bem vc postou depois desse mas eu li antes =P)

    Bjinhos!
    e adorei a ideia desse post!

    ResponderExcluir
  37. Eu adoro ler, mas optei por direito, vou começar esse ano o curso *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião vc tem que ir no q vc gostq

      Excluir
  38. Olá. Caí de paraquedas aqui neste post e confesso que era o que eu precisava ler. Estou pensando em cursar Letras, no meu caso, pelo meu fascínio pela língua e literatura inglesa, e estava me sentindo um pouco desmotivada, mas a leitura do post só confirmou o que eu já sabia: esse é o meu curso.

    ResponderExcluir
  39. Eu também cursei letras e amei o post! Nossa coordenadora costumava passar listas de livros para lermos nas férias e quando o povo reclamava, ela dizia: acharam que iam fazer o que no curso de Letras? Aprender algarismos romanos, Times New Romam?kkkk Tem que ler muito, graças a Deus!!!!!
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  40. Adorei o post... Recentemente acabei por trancar meu curso superior tecnológico em computação. Talvez eu sempre soubesse que meu coração não estaria por entre os números que compõem uma linguagem onde o interprete seja a máquina. Meus desejos são para com as mentes humanas. Adoro escrever e ler é um hobby. Logo mais estarei cursando letras.. E espero ir até o fim.

    ResponderExcluir
  41. Achei superinteressante o texto no geral.
    Eu não sei explicar o sentimento que tenho em ler e escrever,na verdade,um puxa o outro,mas enfim,por eu amar esses "dois mundos" eu achava que fazer jornalismo talvez fosse uma ideia boa para quem pensa em escrever um livro ou até mesmo trabalhar como redatora de texto.Essa ideia ainda é a mais resoluta para que eu possa seguir em frente rumo ao meu objetivo.

    Parabéns pelos esclarecimentos,beijos!

    ResponderExcluir
  42. Achei superinteressante o texto no geral.
    Eu não sei explicar o sentimento que tenho em ler e escrever,na verdade,um puxa o outro,mas enfim,por eu amar esses "dois mundos" eu achava que fazer jornalismo talvez fosse uma ideia boa para quem pensa em escrever um livro ou até mesmo trabalhar como redatora de texto.Essa ideia ainda é a mais resoluta para que eu possa seguir em frente rumo ao meu objetivo.

    Parabéns pelos esclarecimentos,beijos!

    ResponderExcluir
  43. Achei superinteressante o texto no geral.
    Eu não sei explicar o sentimento que tenho em ler e escrever,na verdade,um puxa o outro,mas enfim,por eu amar esses "dois mundos" eu achava que fazer jornalismo talvez fosse uma ideia boa para quem pensa em escrever um livro ou até mesmo trabalhar como redatora de texto.Essa ideia ainda é a mais resoluta para que eu possa seguir em frente rumo ao meu objetivo.

    Parabéns pelos esclarecimentos,beijos!

    ResponderExcluir
  44. Oi Daiane!
    Adorei o post, foi muito esclarecedor. Estou meio confusa em que caminho seguir, fiz 3 períodos de Nutrição, mas tranquei, pois não estava gostando do curso .. me inscrevi para o vestibular para Biomedicina, por que tem a grade semelhante com o que já cursei, mas na verdade eu adoro ler .. gosto muito mesmo .. trabalho bastante em uma empresa de software, mas mesmo assim, consigo conciliar minhas leituras, esse mês só consegui ler 10 livros, mas levando em conta a correria está bom ..
    Pesquisei muito essa semana, sobre o curso de Letras, Produção editorial e Comunicação, pra ver em qual área teria mais afinidade, por causa do meu gosto pela leitura, sonho em trabalhar em uma editora de livros, mas aqui em Americana onde moro, não tem Bacharel em Letras, apenas Licenciatura, é possível conseguir um emprego em editoras, mesmo cursando Licenciatura ? Preciso muito me dicidir, fazer o que gosto, se tiver chance de arrumar o emprego dos sonhos, ou fazer Biomedicina .

    Parabéns pelo blog

    Bjos!

    ResponderExcluir
  45. Amei o texto.
    Estou no sexto período de pedagogia e no primeiro de letras. Facinada ♥

    ResponderExcluir
  46. Amei as dicas, estou com um pouco de receio de fazer letras tenho medo de não acompanhar a turma. Eu gostava muito de ler, mas agora minha leitura caiu um pouco. Sou apaixonado pelo Inglês por isso que decidi fazer curso de letras.

    ResponderExcluir
  47. Amei as dicas, estou com um pouco de receio de fazer letras tenho medo de não acompanhar a turma. Eu gostava muito de ler, mas agora minha leitura caiu um pouco. Sou apaixonado pelo Inglês por isso que decidi fazer curso de letras.

    ResponderExcluir
  48. Vou começar curso de Letras em fevereiro, aos 38 anos, ansiosa, mas tenho certeza que escolhi o caminho certo, amo ler, amo o português bem falado e escrito. Pena que não sabia a diferença entre Bacharelado e Licenciatura antes de fazer a matrícula. Não tenho intenção nenhuma de dar aulas. Gostei muito do seu texto, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  49. gostei, é mais explicado d que os sites das faculdades. Curso de Letras é uma das minhas opções, mas tenho uma dúvida: com a formação em Letras é possível conseguir emprego em outro país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim, Fernanda. Você pode dar aula de português para estrangeiros, ou ser um tradutor, redator, etc. Há várias possibilidades :D

      Excluir
  50. Adoro escrever, mas não sei se pego letras ou jornalismo

    ResponderExcluir
  51. Não quero trabalhar com letras
    Quero uma profissão que adore como ler quero ter uma profissão que tenha eles eu não levo os livros só como hobby mais sim como profissão

    ResponderExcluir
  52. Não quero trabalhar com letra mais sim com uma profissão que eu me sinta bem feliz que eu chege no trabalho e me sinta alegre igual quando eu ganho um livro eu posso não ter nada mais se eu tiver um livro eu tenho tudo♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  53. Parabéns pelo texto! Me ajudou bastante, eu ainda vou prestar para faculdade e estou a procura de um curso que se encaixe com o meu amor por livros. Inicialmente pensei em Letras, mas tem um problema, não sou chegada em gramática haha regras gramaticais etc, isso seria um problema para cursar Letras? Tem que amar gramática? Amo Literatura mas com as regras não me dou bem, pensei em Produção Editorial por que no futuro gostaria de trabalhar em uma Editora e não ser professora. Enfim haha estou um pouco perdida, você poderia me dar alguma dica em relação a isso? Provável que muitos já tenham te perguntado, desculpa, e obrigada pelo texto =D

    ResponderExcluir
  54. Ola daiane, tudo bem ?
    Bom ameiiiii seu texto e estou com uma duvida kkkk, estou no meu ultimo ano do Ensino Medio e não sei o que cursa ainda, amo ler escrever... Eu queria muito trabalhar em uma editora, mais não sei o que cursar, o que eu deveria cursar ?

    ResponderExcluir
  55. Adorei seu blog acabei de conhecer. Estou tentando decidir que curso seguir sou apaixonada por ler. Letras, jornalismo, queria algo relacionado a isso. Meu sonho é trabalhar numa editora, mas não sou muito boa em escrever, no sentido de criar. Amo aprender, e leio muito. Você acha que por causa da minha dificuldade na escrita, não me darei bem no curso de letras?

    ResponderExcluir
  56. Estou no 4 semestre do curso de letras estou adorando,so tenho medo do estágio

    ResponderExcluir
  57. Estou no 4 semestre do curso de letras estou adorando,so tenho medo do estágio

    ResponderExcluir
  58. Estou no 4 semestre do curso de letras estou adorando,so tenho medo do estágio

    ResponderExcluir
  59. Estou no 4 semestre do curso de letras estou adorando,so tenho medo do estágio

    ResponderExcluir
  60. Gostei muito do seu texto e acabei me interessando bastante pelo curso de letras, mas me bateu uma dúvida: Qual foi a faculdade que você fez? Procurei algumas, mas é bem difícil ter o curso de letras nas faculdades.
    Se você puder me responder eu vou ficar muito grata.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011