Resenha: As vantagens de ser invisível

by - segunda-feira, janeiro 07, 2013

Olá galera!

Hoje trago para vocês a resenha de um livro muito bom e que me marcou, com certeza você já ouviu falar em "As vantagens de ser invisível" então vem conferir a resenha!

Dados de publicação:
Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 223
Ano: 2007
Editora: Rocco
Classificação: 5/5

"Eu me sinto infinito"


As vantagens de ser invisível de Stephen Chbosky é um livro do gênero juvenil que tem atraído cada vez mais leitores, este também fora adaptado para o filme de mesmo título que possui no elenco atores como Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller.
A história é composta por cartas que Chalie envia para um destinatário que nos é desconhecido. Através dessas vamos conhecendo melhor esse personagem, seus pensamentos e cotidiano.  Charlie é um garoto adorável e amável, um bom filho e que adora livros, outra característica sua é manter-se a margem dos acontecimentos, ele não opina, pode ouvir e ver muitas coisas, mas não impõem o que pensa a respeito. Entretanto é um bom observador, e reflete diversas vezes sobre aquilo que está a sua frente, fazendo perguntas, buscando algumas respostas e inquietando-se sobre fatos que às vezes são despercebidos por outras pessoas que não possuem o olhar tão apurado quanto o dele. Charlie não vê somente com os olhos, mas também com a alma.
Diversas sensações são novas para Charlie, e quando encontra um grupo de amigos que ele se sente integrado, essas sensações começam a ser exploradas e descobertas. Seus amigos se chamam Patrick e Sam, são mais velhos, e Sam chama a sua atenção, pois é uma garota excepcional.
Charlie sempre queria agradar as pessoas, tinha medo de expressar o que sentia para não ferir os sentimentos dos outros ou estragar aquilo que lhe parecia ser perfeito. Mas às vezes com essas atitudes ele se feria. Mas manter-se a margem de tudo, nem sempre é bom. Pode ser confortável, podemos nos sentir mais seguros, mas chega uma hora que você tem que enfrentar e encarar a vida e os fatos. Esse momento chega para nosso querido protagonista.
É um livro repleto de emoções, desejos, primeiras experiências, encontros amorosos e dramas familiares. Embarcamos no universo do mundo adolescente, cheio de sexo, drogas e rock'n'roll. Vemos e navegamos por tudo isso através das narrações de Charlie e de seu modo de ver as coisas, então os fatos se mesclam com seus pensamentos.
As vantagens de ser invisível te emocionam do início ao fim, repleto de drama e reflexões. Os personagens não são perfeitos, eles são normais, reais, fazem e sentem o que todo adolescente já fez ou sentiu um dia, são sentimentos universais, e mesmo que o tempo no livro seja da década de 90 a sua estória é atemporal. Então se quebra o paradigma da adolescência perfeita, para uma adolescência real.
Nessa fase nem tudo são flores, as descobertas e as emoções são intensas. Com Charlie eu entendi o que é se sentir infinito, quando você ler também entenderá. Esse livro é único, e muitas vezes me identifiquei com Charlie, só acho que em algumas situações não conseguiria ficar sem reagir ou sem tomar uma atitude.
Um infanto-juvenil que com certeza me marcou como um dos melhores que já li. Nada é clichê, nada é previsível, ao contrário me surpreendi com o desenrolar da estória, principalmente com o final. Algumas questões também são levantadas no livro e que proporcionam ao leitor diversas reflexões, como agressão a mulher, abuso, preconceito, dificuldade de nos aceitar como somos, relacionamento com os pais, drogas, sexo, como na vida um dia temos que nos posicionar e ter atitude, quando terminamos o ensino médio e já nos é jogada a responsabilidade da universidade, como temos que amadurecer rápido nessa fase e as perguntas que se fazem frequentes nessa época.
O final me surpreendeu, ele traz um assunto sério, entendemos o que aconteceu com Charlie, e isso talvez explique algumas coisas ligadas a personalidade e atitudes dele. Me emocionei bastante e confesso que não esperava.
A narrativa é leve, um livro fácil e rápido de se ler. A diagramação está bela, gosto tanto da capa original quanto a capa do filme, e o tom de verde também está lindo. Gostei da revisão, ele é um livro mais comprido e compacto também.
Livro único que adorei ler, adorei as experiências que revivi através da narrativa de Charlie, me apaixonei por esse personagem tão real, sensível e admirável, me apaixonei pela sua forma de ver o mundo e questionar aquilo que nos é despercebido, percebendo os detalhes. Ainda não vi o filme, mas agora quero muito. Livro recomendado para todos que querem uma boa leitura, preparem os lenços, pois as emoções ficam a flor da pele e será difícil conter as lágrimas!

 "Ele é invisível (...) Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende"

Leia também

33 comentários

  1. Esse foi um dos melhores livros que já li! EU amei cada passagem do livro, os eventos que aconteceram com Charlie e o final surpreendente do qual eu já estava desconfiada e o melhor é a sensação de se sentir infinito!

    ResponderExcluir
  2. quero muito ler este livro!
    não assisti ao filme ainda pois quero ler ele primeiro ;~~

    ResponderExcluir
  3. Quero ler este livro, mas primeiro tenho que terminar um que estou lendo: Histórias de terror e mistério de Edgar Allan Poe

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga minha leu a alguns dias esse livro e disse que é incrível, eu estou com o filme baixado aqui no meu computador (porque não esta passando na minha cidade) mas não vou assistir até ler o livro!! Sua resenha me incentivou mais ainda a querer ler esse livro!!

    Beijos Sociedade das Leitoras

    ResponderExcluir
  5. eu quero ler esse livro, comprei o e-book dele esses dias na amazon, espero gostar sabe
    adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  6. Daiane, sua danadinha, a resenha me deixou toda emocionada e com uma imensa vontade de ler o livro. Primeira resenha que leio, estava doida pra ler uma, e simplesmente já me apaixonei... mas tomara que tenha com a capa sem os autores da adaptação cinematográfica, curto mais.
    Parabéns pela resenha!

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha! Ficou com mais vontade ainda de ler esse livro! estou super curiosa hehehe


    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Todas as vezes que comento nas resenhas desse livro, eu tento ressaltar o quanto ele foi importante na minha vida. Nada de repetições, nada de personagens mal construídos. Ele é simplesmente: Infinito! E mais que isso: Irrespirável!
    Foi o melhor livro que li em 2012 e acho que um dos melhores que li na minha vida. Ele é DIVINO!!
    Sua resenha está linda!!!
    bjus

    terradecarol.blosgpot.com

    ResponderExcluir
  9. De início não me interessei muito por este livro, mas lendo melhor a sua resenha fiquei com vontade, parece ser um livro que te marca de alguma maneira e essa sensação de "infinito" deve ser maravilhosa!! Não quero assistir o filme antes de ler o livro, mas se der vou comprá-lo logo!

    ResponderExcluir
  10. eu chorei horrores com o filme, e fico imaginando o estrago emocional que o livro vai me causar :P mas definitivamente está na lista. tipo, o autor do livro é o roteirista E o diretor do filme, quais as chances de uma coisa não ter nada a ver com a outra? :P

    ResponderExcluir
  11. Segunda resenha positiva q leio sobre esse livro e garanto, a vontade em lê-lo só aumenta..
    Essa ingenuidade do Charlie, o lance de continuar sendo um adolescente, mas ter um lado bem serio tbém, qdo necessario.
    Tá, é um menino bem chorão(impossivel não visualizar um emo choramingando),mas...rs
    Acredito que é um livro lido com um saudosismo q chega a transbordar.
    Imperdivel, com certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Parece um livro muito doce e marcante. Fiquei curiosa para ler. Muito boa sua resenha, adorei :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  13. Faz um tempinho que conheci o livro, através da indicação de outro blog. Logo foi parar na minha estante de desejados do Skoob. Meu interesse é ler com meu filho adolescente.
    Os anos 90 foram da minha adolescência, então acho que vou me identificar muito!
    Quero ver o filme tb, acho a proposta ótima para discutir com meu adolescente alguns conflitos que, inevitavelmente, passamos nessa fase.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal sua resenha,mas eu não estou muito empolgada para ler,quem sabe mais pra frente eu leia.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei a resenha.
    Ainda não li " As vantagens de ser invisível " e confesso que agoraestou mais curiosa. Seria ótimo eu consiguir desviar um pouco da literatura fantástica.
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  16. Não li o livro, mas vi o filme hoje. Achei lindo, adorei. Confesso que só tinha ficado com vontade de ler por causa dos atores do filme, que são atores que admiro bastante, Logan Lerman e Emma Watson. Quando vi o filme me emocionei bastante, fiquei super curiosa pra ler o livro e saber como ele é narrado. Muito lindo. Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Não li o livro, nem vi o filme ainda, para falar a verdade é a primeira resenha que eu leio dele. Não me interessei por ele antes, pois não gosto de livros com capas de filmes.

    ResponderExcluir
  18. Todos estão falando muito bem desse livro, mas como não faz muito o meu gênero de leitura, acho que vou ver o filme primeiro. Como tenho um TOC, e preciso ler os livros que tem adaptação para o cinema (e vice versa), sei que vai acabar entrando na minha lista de leituras do skoob. Só não sei quando isso irá acontecer...

    ResponderExcluir
  19. quero demais esse livro, parece ser incrivel !

    ResponderExcluir
  20. Eu me apaixonei por esse livro fofo! É muito fofo, ahhh é. É uma leitura gostosa, bobinha, forte, tudo junto e misturado. Gosto de ser como é escrito, com as cartas e tudo. E gosto ainda mais é do filme, que ficou bem legal e fiel ao livro. Muito recomendado!

    ResponderExcluir
  21. Há séculos quero ler o livro, mas ainda não o li =( Vou comprá-lo logo.
    O filme eu ainda não vi, mas só pelo trailer já parece ser ótimo.
    Que resenha boa O_o Você me prendeu e me fez sentir vontade de ler o/ kkk
    Adolescência é complicada, eu sei, eu vivo nela hahaha
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Eu realmente sei que esse livro deve ser muito boom *-* Mas mesmo assim eu não consigo me sentir atraída por ele, sei lá não me chama atenção sabe. Acho mesmo é que eu vou ver o filme antes para depois ler o livro. hahah!
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Taí um livro que estou querendo muito ler, ele já está na minha lista de livros desejado e com certeza vou ler ele em breve.
    Também quero ver o filme, um amigo meu viu e disse que é bem legal :)
    Parabéns pela resenha, realmente muito boa :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  24. Acho livros que abordam esses problemas da adolescência super interessantes. Confesso que me identifiquei bastante com a personagem principal do livro, pois na minha adolescência passei por muitas situações que ele passou. Enfim, acho uma leitura obrigatória pra mim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Este é um livro que quero muito, achei a história incrível quando vi o filme e fico imaginando como o livro deve ser. Estou muito curiosa, adorei a resenha, só aumentou mais minha ansiedade.

    ResponderExcluir
  26. AH só corri o olho pra resenha, porque nao quero ler nada muito relacionado ao livro pois quero lelo primeiro. Mas ja digo que sou apaixonada por Charlie ♥

    ResponderExcluir
  27. Oi Dai, adorei a resenha, esse é um dos livros que quero ler, só vejo resenhas positivas a respeito, espero em breve poder apreciar a leitura e tbm assistir ao filme...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li o livro mais parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  29. Estou há semanas querendo comprar esse livro. Ele é simplesmente amado por TODOS. Acredito que, de algum, ele me marcará.

    Ps: adoro essa frase "Eu me sinto infinito". Vi ela em algumas resenhas do livro.

    Beijos.

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  30. Oiii Dai!!

    Esse livro é muito amor não é?!

    Me apaixonei muito por ele e estou querendo ler novamente, só preciso comprar ele antes rs.

    Charlie é uma pessoa tão encantadora. Acho muito dificil falar tudo que senti com esse livro, é simplesmente lindo de morrer.

    Veja o filme sim!! Ele tem várias coisas diferentes do livro, mas você vai sentir exatamente o que sentiu ao ler o livro. Chorei e ri tanto com os dois *-*


    Bjoo

    ResponderExcluir
  31. Todo mundo está falando muito bem desse livro, antes nem tinha me interesado, mas agora estou louca p/ ler *_* Ainda não vi o filme, mas espero ver em breve , todo munda ta falando que é bem legal tbm ^^

    ResponderExcluir
  32. Estou lendo o livro e adorei a sua resenha. Parabéns! Realmente o livro me supreende porque não tem clichês.

    ResponderExcluir
  33. É um pouco cansativo de ler,mas é ótimo!Estou pensando em ler um dos livros citados na estória.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011