Resenha: Bem mais perto

by - quarta-feira, janeiro 23, 2013

Olá pessoal!

Hoje tem resenha no blog! \o/ E dessa vez é do livro "Bem mais perto" da Editora Novo Conceito. Vem conferir e comentar!

Dados de publicação:
Autora: Susane Colasanti
Páginas: 236
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito

"Acordando para uma vida nova"

 Bem mais perto é escrito por Susane Colasanti, a qual  é também autora de diversos outros livros juvenis que ainda não foram lançados aqui no Brasil. Nessa obra somos apresentados a Brooke, uma garota do ensino médio que é apaixonada por Scott Abrams, ela o ama muito e tem certeza que foram feitos um para o outro,  só que ele ainda não sabe.
Quando Brooke cria coragem de contar sobre esse amor para Scott descobre que o mesmo vai se mudar para Nova York e cursar o último ano lá. Os pais da protagonista são separados, e ela enfrenta problemas com sua mãe, então diz a ela que vai morar com seu pai em NY, para isso utiliza de vários argumentos, mas não o real: ir atrás de Scott e dessa vez se declarar.
Ela vai para NY se matricula no mesmo colégio que ele. Essa mudança lhe traz diversas consequências, suas amigas se afastam, sua mãe não gosta, seu pai continua com a vida dele e nem lhe dá tanta atenção. Em meio a uma cidade nova e mágica, Brooke tem que se descobrir sozinha, fazer novos amigos, descobrir seus talentos, será que seu sonho de amor se realizará? Será que poderá haver algo a mais?

"Você nunca consegue conhecer alguém completamente, não importa o quanto ache que conheça. As pessoas sempre omitirão partes de suas vidas. Sempre haverá alguma verdade sobre elas que você nunca saberá"
 
Esse é um livro voltado para o público juvenil, narrado em primeira pessoa. Quando escolhi esse livro para ler esperava algo leve e descontraído. A leitura é muito fácil e rápida. Mas quando comecei a ler certo desanimo me tomou, a personagem parecia obcecada pelo garoto, a ponto de mudar de cidade por ele. Isso para mim soaria como perseguição. A sua ida para NY é simples, ela vai morar com seu pai, estuda no mesmo colégio que ele, e logo os problemas surgem.
Não é nem tanto pela estória ser clichê, mas a forma como começou a ser narrada me incomodou. Os diálogos não soavam com naturalidade, pareciam estranhos e as cenas eram desconexas e mudava muito rapidamente, a temporalidade na obra deixou um pouco a desejar nesse início O leitor fica com uma sensação de vazio, como se fosse algo vago. Acredito que se a autora tivesse colocado um pouco mais de aventura a estória se tornaria melhor.
A personagem por diversas vezes me irritou, mas tentei compreender, é só uma garota apaixonada. Ela é dotada de uma super inteligência, mas não mostra isso e tira notas menores para que as pessoas não se afastem e a vejam como gênio, nesse momento até que fiquei com pena, pois ela queria ter amigos, ser como qualquer outra pessoa "normal".
 Como a leitura foi rápida, insisti e li o livro na mesma tarde, quando passou da página cem, senti que a estória melhorou, o cenário de NY é lindo, poderia até mesmo ser mais explorado. Aparecem novos personagens, como o John que se tornou o único personagem que consegui realmente gostar.
Até tem umas cenas bonitas, parece que mais para a metade do livro é que a autora pegou o jeito e deu forma ao livro, se ele fosse todo assim melhoraria um pouco. Algumas cenas até foram legais e gostei, como nos momentos da Brooke com o John pela cidade de NY. O livro fala sobre mudança, transformação, talvez alguém que precise nesse momento ler algo assim, a identificação seja maior que a minha.
Ao final do livro Brooke começa a olhar mais para si mesma, se autodescobrir e tudo mais. Não é um livro que te surpreende, tem um desfecho previsível, não me acrescentou em nada. Se você quer um livro leve e apenas como entretenimento, talvez você goste.
Acho que a autora tinha uma estória até legal em mãos, uma ideia boa, ela poderia ter valorizado mais, explorado mais, de uma forma que o leitor mergulhasse verdadeiramente no livro. Não é um livro ruim, apenas não me agradou. Venho de uma série de leituras infanto-juvenis ótimas, quando peguei este para ler esperava mais um livro ótimo, mas não foi assim. Recomendo que você também leia e tire suas impressões, e claro respeite a minha.


Leia também

32 comentários

  1. Todas as resenhas que leio desse livro são um pouco negativas , todas ela falando dessa garota que creio é a protagonista que ela faz loucuras além do imaginado é etc,. Então acho que não vou lê-lo tão cedo beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Livro CHATO, gente. Xarope mesmo. Tb dei duas estrelas, Dai. HAHHAHAHAH Na vdd, achei a personagem bipolar. Muda de cidade, mas não tem coragem de dizer pro carinha que gosta dele? Ah, não cola!

    Beijooooooooooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  3. Então..rs
    Ganhei esse livro tem um tempinho, mas de tanto ler resenha negativa ainda não me animei em pegá-lo para ler..rs
    Não sei..a história parecia bacana, mas parece q a autora se perdeu em tudo.
    Claro q vou ler, só não sei qdo..rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Se eu sou o rapaz eu dou queixa de perseguição à polícia!!! Hahahahaha
    Livros em primeira pessoa normalmente são chatinhos. Eu pelo menos não tenho boas esperiências com esse tipo de leitura. Confesso que este livro estava na minha lista do skoob, mas com a sua resenha vou tirar ele de lá imediatamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaa Natalia acho q se isso acontece comigo eu tbm iria à polícia. Perseguição para mim é doença kkk

      Excluir
  5. Olá!
    Não é a primeira vez que eu vejo críticas a esse livro, é uma pena, com certeza ele não está mais na minha lista de possíveis leituras.
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O que fazer? ahauhauha
    Esse livro nunca entrou realmente na minha lista. Nunca gostei da capa e sempre achei que o enredo previa algo desse tipo: ruim.
    Ano procurando livros que me tirem o fôlego, não que me tirem a vontade de ler. ahauahuahua

    obrigada pela dica!
    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. hahahah adorei a resenha e o comentario da Gleice....
    não consigo ler tudo oque quero, lançamentos e alguns mais antigos que ainda me esperam, então dou mais prioridade as opiniões positivas das blogueiras que tem +/- meu gosto! Acho que não vou ler esse não..... :P


    vlw Dai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo ler outros antes hahahhaaa Ele me desagradou em diversos pontos, consultei algumas amigas que tem um gosto quase idêntico ao meu e elas disseram a mesma coisa.

      Excluir
  8. Olá amore...

    Bom, eu tinha ele em mente para ler, mas essas histórias previsíveis e clichês estão a cada dia mais chatas... Só tenho a dizer que ficará na minha estante por um bom tempo. Amei a resenha!

    Beijos, Lucas Bispo.
    ESCONDIDOS NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  9. li este livro semana passada, e achei que ele deixou muito a desejar
    achei o final meio forçado... e me deixou com várias perguntas sem ser respondidas!

    ResponderExcluir
  10. li tantas resenhas negativas sobre o livro que ate desanimei!!! ao que perece a autora quis criar um enredo mais não deu conta de dar continuidade significativa ao mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro aqui em casa, porem ainda não o li. Quando ele foi lançado tinha poucas expectativas com ele, e parece que acertei. Vou ler, mas só para dizer que já li p/ criticar KKKKK

    ResponderExcluir
  12. Até agora, não li nenhuma resenha que deu 5 estrelas a esse livro. Ganhei um exemplar em uma promoção, mas ainda não o li. Apesar de gostar de leituras mais leves e descontraídas, não achei que essa história me agradou. Mesmo assim, irei ler, não sei quando, mas irei. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Eu já li este livro e também não achei grande coisa,só o John que salvou o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. ganhei esse livro agora mas ainda naum li ,mas quero ler logo parece ser um ahistoria de amor lindinha

    ResponderExcluir
  15. Gosto bastante da capa desse livro, e a historia parece ser bem divertida!

    ResponderExcluir
  16. Esse pelo visto é um livro Sessão da tarde né? hahaha
    Não curtiria o livro, obrigado por me esclarecer isso na resenha. Infelizmente eu sou daqueles que a história tem que conquistar nas 100 primeiras páginas =/
    Acho que a autora tinha a estória em mente, mas não um começo ou sei lá =P
    Bom, ainda sim foi uma boa resenha =D Abração

    ResponderExcluir
  17. Achei o mesmo quando li a sinopse, que a história caminha para um lado que poucas meninas seguiriam... Até ganhei o livro numa promo e acabei trocando. Bom saber que há um amadurecimento da personagem e que isso salva a história.

    ResponderExcluir
  18. Quando este livro foi lançado, eu até que me interessei um pouco, mas não li nenhuma resenha antes desta.
    Mesmo sem ler já estou achando esta estória muito chata, confesso que eu enjoei de algumas estórias parecidas e entendo o seu desânimo e nota final.

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei desse livro. Claro não é algo assim ótimo, mas é ideal para se ler depois de um livro mais dramático. Li ele depois de Garotas de vidro e foi bom dar uma relaxada.

    ResponderExcluir
  20. Acabei de ler ontem e gostei do livro. Até que é legal. Concordo que podia ter sido feito mais, mas acho que do jeito que ficou foi bom.

    ResponderExcluir
  21. Não fiquei muito interessada pelo livro. Esse tipo de leitura está muito clichê, e eu estou meio que cansada de livros assim. Parece que alguns escritores gostam de explorar muito o lado do romance, esquecendo que existem outras coisas que podem tornar a estória mais chamativa. Isso é só minha opinião, não posso falar muita coisa já que não sou escritora, mas acho que é mais por esse livro não ser meu tipo de leitura. Mas eu gostei da resenha.
    Beijos!

    http://desajeitadasamadoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Compreendo perfeitamente a sua opinião em relação ao livro, eu até gostei da história em geral, mas acredito que a autora poderia ter desenvolvido melhor. O que gostei mesmo foi o final :3

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  23. Serio que não gostou? Eu estou louca para ler o livro. Mas você não foi a unica a não gostar do livro.

    ResponderExcluir
  24. Ai meu deus,mais uma pessoa que disse não ter gostado do livro. kkkkkkkkkkkkkk
    Serio eu ganhei esse livro em um top comentarista, mas já desanimei de começar a ler, porque ninguem gosta. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    beijos,
    Fernanda ,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Dai!!

    Pela capa do livro esperava algo totalmente diferente do que vc contou, não esperava uma historia juvenil.
    Li um livro esses dias com esse problema de temporalidade e isso me incomodou bastante.

    A historia em si não me chamou muita atenção, se sua opniao ajuda a tirar minha vontade de le-lo rs.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  26. Oiii Dai, eu li ele, mas ainda não fiz a resenha, mas minha opinião é parecida com a sua, no começo eu achei mto chato essa perseguição dela, isso pq o cara nem sabia de sua paixão por ele, ela se desfez da própria vida em busca de um amor platônico...mas depois achei q deu uma melhorada da história, tbm adorei o Joh, e o cenário de NY tbm ajudou bastante a compor o livro...

    BjOs!!!!

    ResponderExcluir
  27. Ok, acho a Booke uma tonta (sei la), concordo com voce a autora nao explorou muito a propria historia.

    ResponderExcluir
  28. Realmente mudar de cidade para ficar perto de um garoto é total perseguição mesmo assim acho que vou ler, quero saber se ela vai ficar o o John
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Ok, já li muitas (muitas mesmo) resenhas sobre esse livro realmente, nenhuma me animou pois a maioria é negativa, e o fato da personagem ser meia obcecada pelo garoto já é um ponto negativo na minha opinião, não está na minha lista de prioridades pra comprar, mas tentarei ler

    ResponderExcluir
  30. Aparentemente este livro não é do tipo que chama minha atenção. A sinopse já me deixou meio distante :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011