Resenha: A catastrófica história de nós dois

by - quarta-feira, janeiro 30, 2013

Olá pessoal!

Hoje trago a resenha do livro "A catastrófica história de nós dois" lançado pela editora Rocco. Confiram!

Dados de publicação:
Autora: Jess Rothenberg
Páginas: 377
Ano: 2012
Editora: Rocco


"Morrer de coração partido é só o início...Bem-vindo à eternidade"


O livro A catastrófica história de nós dois, é escrito por Jess Rothenger, a qual passou parte da ultima década editando livros para crianças e adolescentes, atualmente mora em Nova York e passa o tempo escrevendo.
Dessa vez nossa protagonista é Brie, uma adolescente que faleceu aos 15 anos. Sua morte fora causada em um encontro romântico com Jacob, seu namorado, o qual lhe dera uma notícia que partiu seu coração - literalmente. Agora que está morta, ela pode sentir e rever sua vida e os acontecimentos que antecederam sua morte, percebendo então que o amor não é algo tão simples, mas que envolve uma profundidade de demais sentimentos.
Chegando ao "céu", não é bem um céu, mas é o lugar para onde algumas pessoas jovens, assim como ela, foram após perder suas vidas. Lá Brie conhece Patrick, o qual torna seu amigo e guia, ajudando-a, e mostrando que a morte pode ser um novo começo, mas para isso muitas coisas ainda devem se resolver.
Quando Brie  volta à sua cidade (como um fantasma), percebe que tudo está diferente de antes, sua família se desintegrou, sua melhor amiga esconde um terrível segredo sobre Jacob, e a verdade disso tudo pode partir seu coração novamente. Mas como será possível recomeçar uma pós-vida com a sensação de que seu coração está sendo quebrado novamente? E como ajudar quando tecnicamente não se pode mais?

"Eu estava caindo. Caindo no tempo e no espaço, nas estrelas e no céu, e em tudo que existe entre as coisas. Cai durante dias, semanas, e sentia como se fossem vidas e mais vidas. Cai até esquecer que estava caindo"

O livro é narrado em primeira pessoa por Brie, uma garota doce, com sentimentos puros, uma pessoa que acredito que todos gostariam de ter como amiga. Como toda adolescente ela tinha seus sonhos, amores, e de repente vê que sua vida acabou. A forma como a autora construiu a personagem e como ela narra a sua morte e ida para a pós-vida é emocionante, não é nada muito melancólico, mas nos toca. Mesmo narrado em primeira pessoa temos uma dimensão do impacto que a morte da jovem causou nas outras pessoas e como isso repercutiu em suas vidas.
Ao começar a história, vamos descobrindo aos poucos o que causou a morte de Brie, porque, e como há coisas muito além por trás daquilo que Jacob a disse. Mas como todo ser humano às vezes fazem julgamentos precipitamos, ou através de uma informação criamos ou pensamos saber toda uma história,  com a personagem não foi diferente. Ela pensou uma coisa, e nos levou também a pensar aquilo, mas a autora nos surpreende, e muito.
É um livro doce, sensível, leve, muito bem construído que consegue interligar a estória dos personagens e os atos de uma forma que não deixa o leitor com dúvidas e ainda o surpreende. No início acreditei que o título da obra referia-se a um primeiro acontecimento, mas ao terminá-lo percebo que não, ele vai além. 

"Na verdade, descobri que o inferno não é uma chama queimando, fogo e miséria. é muito, muito pior do que isso. O inferno é quando as pessoas que você mais ama alcançam a sua alma e a arrancam de você. E fazem isso porque podem"

A autora é experiente, e isso deve ser um dos fatores para o livro ser tão bom, e muito bem escrito. A estória consegue te envolver, de início pode parecer pesada, mas não é. O cenário, as cenas, foram muito bem montadas. Você se emociona, ri, é como se Brie nos levasse além das páginas, nos fizesse pensar também em nós, nossas relações familiares, amizades, e embora possa parecer clichê demais, nunca se esquecer de dizer a essas pessoas o quanto a amamos e são importantes para nós, pois não sabemos o dia de amanhã, nem a próxima hora, nem minuto...
A catastrófica história de nós dois se junta aos demais livros de literatura infanto-juvenil de ótima qualidade e de estórias originais, que tem algo a mais a mostrar ao leitor, além, muito além, de apenas um romance adolescente. O amor pode estar em cada detalhe, e talvez ele nunca acabe, mesmo quando nos vamos.
Cada capítulo tem como título uma música, ao final do livro há uma playlist com as músicas e os álbuns em que estão. O tratamento que a Editora Rocco deu ao livro, também não deixa a desejar, além do cuidado com a capa, vemos um cuidado ótimo com a tradução, revisão e a diagramação interna que está belíssima.
Livro recomendado para quem quer uma leitura leve e ao mesmo tempo emocionante, com certeza não o esquecerei.


Leia também

32 comentários

  1. Não conheço muito livros da Rocco como conheço de outras editoras, mas praticamente todos que tenho da Rocco são bons, como pode? rs
    Adorei sua resenha, e claro, a capa é muito linda. Já foi para a listinha, que por sinal está enorme.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. nossa que tema diferente pra um livro!!! e que capa mais linda

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser lindo demais, me apaixonei desde a primeira vez que vi ele nas minhas andanças pelo Skoob, já marquei como desejado faz um tempinho rs. Adorei a ideia das músicas, e a capa é maravilhosa!
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dai!

    Já tinha visto esse livro, mas ele é do tipo que não me chama atenção pela capa ou pelo título. As vezes perco bons livros por causa dessas coisas rs.

    A história parece ser muito interessante, sem contar que é contada do ponto de vista de um "fantasma" certo? isso só pode ser interessante rs.

    Não sei se fui loucura da minha cabeça, mas senti tanta dó de Brie, fiquei com a impressão que ela vai sofrer(e aprender) muito durante a história.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  5. é exatamente o tipo de livro que gosto de ler *-*
    não conhecia este ainda, nem a autora, mas fiquei muito curiosa em ler ele!!!
    parece ser um livro meio triste também :(
    com certeza ele vai para a minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro lindo, amei sua resenha! Me deixou super curiosa, pois não conhecia o livro.

    ResponderExcluir
  7. Nossa quero ler este livro pela sua resenha parece ser um livro bem emocionante,quero conhecer a história da Brie.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Até que gostei dessa história. Deve ser bem interessante mesmo. Mas não imaginei que era uma leitura voltada ao público infanto-juvenil. Imaginava que era para o jovem Adulto. Mesmo assim, acho que vale a pena dar uma chance a ele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Puxa, que história comovente! E sua resenha ficou tão delicada e sensível que pude perceber a emoção que vc sentiu com a leitura... Quero ler este livro, gosto muito de histórias sobre a percepção de que a vida continua, que o amor não morre e que há várias possibilidades que ainda desconhecemos.
    Só não curti o título, poderia ser mais suave, como a história promete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *___* sim a estória e linda, emocionante e nos da outra percepção das coisas

      Excluir
  10. Quanto eu vi esse livro na livraria fiquei encantada pela capa *-* Achei maravilhosaaaaaaaaaaaa. Dai fiquei pensando como seria o livro. Ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele, mas fiquei encantada com a sua.
    Que resenha delicada viu moça? Amei demais.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eita 5 estrelas? Realmente o livro parece ser otimo! O enredo me chamou atenção, parece ser bem emocionante mesmo, vou colocar na minha lista agora!

    ResponderExcluir
  12. A capa é muito bonita e a história parece ter uma bela lição, mas tem cara de ser aqueles livros que você acaba em lágrimas. Ultimamente eu não estou no clima pra choro...de drama já basta a minha vida!
    Mas um dia, eu vou ler. Vai pro skoob.

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar desse livro.
    Eu sempre fiquei encantada com a sinopse dele.
    Que bom que você gostou!
    Vou botar na minha listinha.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Achei a historia do livro meio dramática, mais gostei bastante da capa!

    ResponderExcluir
  15. Olha, não conhecia o livro, mas fiquei deveras encantada com a capa, o titulo, a sinopse e a resenha dessa obra.
    Triste,romântico...real! Quantos sonhos são cortados assim tão jovens...e creio q seja um tema q foi poeticamente desenhado pela autora.
    A emoção q vc transmitiu em sua resenha, deve ser o sentimento que tomou conta da leitura dele.
    Com certeza, o livro está indo pra lista de desejados!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro e emocionante mesmo!!! Foi uma delicia lê-lo adorei de verdade.
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  16. Não conhecia esse livro, mas super me interessei pela a história, vou até marcar lá no skoob para ler. Tenho que ler esse livro, faz muito tempo que não leio nada com esse tema. Adorei a capa *_*

    ResponderExcluir
  17. Confesso que estou com um pé atrás com estórias de morte, não sei se ia gostar deste livro, mas se você o recomenda bem quem sabe não posso dar uma chance, hehe.
    Acho que ainda não li nenhum livro desta editora. Achei a capa linda!

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, gostei bastante da sua resenha, ainda não conhecia o livro, e o tema é diferente néh, fiquei curiosa para saber pq ela morre...parabéns pela resenha...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga, gostei bastante da sua resenha, ainda não conhecia o livro, e o tema é diferente néh, fiquei curiosa para saber pq ela morre...parabéns pela resenha...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  20. Compraria esse livro pela capa. Gostei da historia parece ser um pouco diferente do que estamos acostumados.

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro muito lindo espero poder ler logo e conhecer a história da Brie.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Gostei =D Um livro com uma temática 'diferente', com uma capa encantadora e pelo visto legal.
    Parece ser um livro bom pra se ler numa tarde fria :P Que legal que tem uma playlist no final do livro haha Adoro ouvir música enquanto leio (tem gente que se atrapalha com isso, eu não)
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Gente do céu, acabei de lembrar desse livro! Eu queria ler e tinha até esquecido da existência do bichinho! D=
    A resenha me deixou mega curiosa de novo. Muito legal pelo visto e quero conferir!

    ResponderExcluir
  24. a capa esta divina e o que vc escreveu sobre ele me deixxou roxa de curiosidade!

    ResponderExcluir
  25. A estória me lembrou um pouco o filme um olhar do paraiso.
    A capa é muito bonita e fiquei curiosa, não conhecia esse livro ainda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Que linda a temática do livro! A capa é linda, mas achei que se tratava de mais um livro desses de romance clichê, mas pelo que estou vendo não tem nada de clichê, e deve ser uma estória bem interessante. Me interessei muito por esse livro, se eu puder vou comprá-lo.
    Parabéns pela resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, a capa está muito bem elaborada, gostei das cores. Pela sua resenha gostei do enredo do livro.

    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. adorei o livro,tô louca para lê-lo...alguém sabe algum site na internet que permita a nós ler-mos um livro completo...não achei esse livro nas livrarias que fou...obrigada.
    se souberem de algum site me passem por email:
    paulawell.eternamente419@gmail.com

    Brigadinha,
    Paula Roberta

    ResponderExcluir
  29. Eu não gosto muito de livros assim. Não sei porque mais para mim e estranho ler uma história em que a protagonista está morta.
    Mesmo assim, gosteida dica. Não conhecia o livro, que aliás tem uma capa linda.
    Bjos...

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011