Resenha: A culpa é das estrelas

by - terça-feira, janeiro 01, 2013

Olá galera!

Feliz Ano Novo!!! E para começar o ano bem, vamos para a resenha de um ótimo livro que com certeza você já ouviu falar. Li e vou contar a experiência que tive aqui para vocês!

Autor: John Green
Páginas: 286
Ano: 2012
Editora: Intrínseca

Hazael é uma paciente terminal com câncer, com a ajuda dos tratamentos conseguiram com que seu tumor diminuísse, mas que não curasse por completo, ou seja, a jovem teria um tempo a mais de vida, entretanto ninguém sabia o quanto. Poderia ser um ou dois anos, ou um ou dois dias.
A narrativa inicia-se com Hazel em mais uma sessão do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, tudo parecia monótono como sempre, até que aparece Augustus Wartes e a vida de Hazel sofre uma reviravolta. John Green narra a história e aventuras desses dois jovens.
Hazel é amante da leitura e seu livro preferido é Uma aflição imperial, mas o destino dos personagens a intriga já que o autor interrompe a estória sem dar um fim devido à obra. Ela e Augustus então fazem durante o livro diversas reflexões sobre o livro e sobre o mundo ao redor, suas condições e seus sentimentos.

"E se a vida for feita de momentos? E se nós não agarrarmos o momento? E se outro momento nunca vier?"
 
Inesquecível, único, desafiador, libertador, corajoso, assim é A culpa é das estrelas. Green criou uma das personagens que mais me cativaram nessa minha caminhada literária. Hazael é inteligente, sarcástica, verdadeira, forte e incrível, ela é capaz de enxergar o mundo ao seu redor sem entrelinhas, enxerga mais do os outros são capazes. Ela consegue ver a verdade, a pureza e as coisas como elas realmente são, o mundo fica nu perante sua perspicácia.
Augustus também é apaixonante, um rapaz lindo que tem uma perna amputada, com um senso de humor incrível. O amor verdadeiro entre eles é muito mais real e muito mais romântico que muitos outros amores expressos em situações que podem até tentar transmitir isso, mas não são tão verdadeiros quanto.
O câncer é tratado no livro como ele realmente é. Green não economiza palavras, nem adjetivos, ou seja, não tem vergonha de expor a realidade dos fatos. Ele desnuda o tema, que diversas vezes na literatura fora tratado como algo mortal e que causava o fim dos romances, esses livros sempre trouxeram o câncer dessa forma, nenhum outro autor ousou ir a fundo, mostrar o dia a dia de uma pessoa que vive a doença, as dificuldades, os medos, receios. Green coloca o dedo na ferida e não tem vergonha de mostrar ao leitor aquilo que a sociedade vendada finge às vezes não ver.
 Durante a leitura tive um fluxo de emoções, os diálogos muito bem construídos me surpreenderam, reflexões saltam aos nossos olhos em simples frases, é um misto de filosofia, poesia e melancolia. Não queria terminar, mas também queria saber como terminaria, ao chegar à última linha não acreditei, me senti revoltada com John Green, não aceitei, e depois pensei: Gênio! Pois tenho certeza que era justamente essa sensação que ele queria causar nos leitores
A culpa é das estrelas é um livro que tenho certeza não esquecerei, é um dos mais ousados, belos e bem-humorado que já li. Em relação à diagramação a capa é linda, as escolhas das cores também são perfeitas e está muito bem revisado.
Leve, gostoso de ler, e que nos emociona, nos fazendo sentir tanta coisa que palavras não são suficientes para traduzir, além de nos trazer uma ótima reflexão. Quer ler um ótimo livro? Recomendo A culpa é das estrelas!

"A tristeza não nos muda, Hazel. Ela nos revela"


Leia também

27 comentários

  1. Esse livro é incrível não é mesmo? Além de ter um designer belíssimo, a história é totalmente encantadora, daquelas que te prende no livro por dias afins. Eu, sinceramente, amo essa parte da literatura.

    ResponderExcluir
  2. òin....tenho tanta vontade de ler o livro...sofri de vontade ao ler sua resenha!!!! Beijoooooooooooosssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Isso é realmente uma forma incrível de começar. Acho que absorvi os seus sentimentos sobre o livro, se é que é possível saber sem ter lido,você tem toda razão em dizer que a maioria dos autores possuem receio de falar sobre o câncer, é realmente algo difícil. Ótima resenha :). Feliz 2013.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc! Essa capa é uma das minhas lindas da minha estante e o livro é muito gostoso de se ler com a narrativa fluente de John, e sua personagem encantadora, Hazel. Augustus tbm não fica para trás, ele é uma raridade! Este livro é muito bom, super recomendo tbm!! Adorei sua resenha ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler este livro mas eu tenho um pouco de medo não sei o que é mas me sinto assim.
    bjss

    ResponderExcluir
  6. Li por indicação de uma amiga e pelo fato de logo na capa ter a indicação do Markus Zusak ^-^ gostei, não é um dos meu preferidos, mas a história te prende e surpreende, né? Existe mesmo um receio geral de se abordar doenças e parecer de certa forma piegas, mas não no "A culpa.."

    ResponderExcluir
  7. Concordo com sua resenha em gênero, número e grau! Sou suspeita para falar porque esse foi um livro pelo qual me apaixonei. A forma como o Green escreve, como ele meche com as nossas emoções, como ele conta a história é indescritível! Amei sua resenha *----*
    Beijos!
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. "o mundo fica nu perante sua perspicácia"?? Nossa. a personagem deve mesmo ser forte e marcante. A capa é tão simples e assim mesmo, muito linda! Com certeza lerei esse livro, e parabéns pela resenha, ficou ótima.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. eu quero tanto ler esse livro ;w;
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  10. Não sei porque, se foi devido à enorme publicidade, mas eu terminei de ler esse livro com a sensação de que não foi bem o que eu esperava. Talvez eu esperasse que a história fosse mais impactante. Porém, o livro é sutilmente impactante, os personagens são cativantes e há muitos momentos que fazem o leitor refletir sobre a vida, sobre como devemos nos sentir felizes simplesmente por gozar de boa saúde e não ter um diagnóstico terrível como o do câncer. Além disso o livro chega a ser surpreendente e emocionante. Então, sinceramente, não sei explicar porque e o que exatamente eu esperava mais. De qualquer forma, recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não li ( minha carga de livros é enorme). Cara todo mundo ta falando muito bem desse livro e a cada dia dá mais vontade de ultrapassar ele na minha lista. Quero muito ler ^^

    ResponderExcluir
  13. o livro é um dos meus sonhos de consumo e que está na minha meta de leitura desse ano de 2013, li coisas e trechos maravilhosos sobre esse livro e que além de emocionar toca a alma da gente, nunca li John Green, mas pelo que pude comprovar em sua resenha será uma grata surpresa :)

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é um dos livros que eu quero ler nesse ano de 2013 ja vi muitas pessoas dizerem que o livro é otimo e que vale muito a pena ler, ja estou paquerando esse livro desde que ele foi lancado!! Ansiosa pra ler.Otima resenha!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  15. Um livro incrivelmente marcante!
    Me emocionei demais qdo o li e ainda preciso reler ele. É daqueles livros q a gte tem q repassar ao maior numero de pessoas possiveis, mas tbém, deixar ali, pra que seja lido e relido qtas vezes forem necessárias.
    Está na lista dos meus melhores livros lidos em 2012.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Louca pra ler este livro, tante gente falando bem que me arrependo de ainda não ter comprado.

    Bjs

    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Há tempo quero lê-lo. Não houve uma resenha negativa que eu tenha lido até então sobre o livro. Realmente, parece ser um livro marcante. Em breve, lerei.

    Ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu realmente preciso ler esse livro, todos dizem que é tão emocionante. Preciso mesmo conhecer, adoro livros que me envolvem, e me fazem querer fazer parte do livro, e tenho certeza que esse livro me fará sentir assim.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Quando vi a capa de A culpa é das estrelas, pensei que era mais um livro infantil, nem cheguei a ler a sinopse. Mas dai começaram a falar deste livro nas redes sociais e nos blog literários. O livro apresenta uma historia de superação incrível a personagem parece que ja se conformou que tem a doença, e sabe que um dia ira falecer. Bem ainda nao li o livro mas ele me parece ser muito emocionante,esse é o tipo de livro que faz voce repensar o que voce esta fazendo da sua vida. O autor realmente me parece saber prender o leitor na leitura e fazer com que ele sinta as mesmas emoçoes dos personagens, isso é uma coisa que eu amo em autores literarios.alem do fato dos personagens terem personalidades fortes

    ResponderExcluir
  20. Já faz algum tempo que venho querendo este livro, até porque as críticas são muito boas. Mas fico em dúvida quanto ao tema "doença" porque eu sei o quanto isso é difícil. Espero que eu não me decepcione!!

    ResponderExcluir
  21. Um lindo livro que todos deveriam ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  22. Livro lindo, sensível, edição fofa, caprichada, sem exageros. Texto enxuto, sem pieguismo. Tema profundamente rico e doloroso.
    Tantos pontos positivos e eu troquei este livro... arrependida ate a alma! A proposta era irresistível, acabei entrando.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro é simplesmente lindo!
    Chorei horrores!!

    bjus

    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Pela resenha percebo que esse é o tipo de livro que a história é linda e que faz a gente chorar um rio de lágrimas...
    Ele esta na minha lista de leituras, mas por ter muita gente comentando sobre a história ( e eu como jornalista não posso ficar sem saber o que estão falando...é mais forte do que eu!) do que por interesse na história. Esse tipo de livro não me chama muito a atenção. Mas já tá no skoob!

    ResponderExcluir
  25. Oi Dai!!
    Eu quero e nao quero ler esse livro, parece ser tão lindo! mas taao triste, ao mesmo tempo deve ser uma lição de vida, então sinto que preciso ler rs.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li esse livro, mas já li várias resenhas positivas em relação à ele. Por ter personagens que tem câncer, imaginei que o livro era pesado, denso e triste. Pelo jeito me enganei completamente. Gosto de personagens bem-humorados e sarcásticos. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Eu necessito ler este livro! Com essa resenha só fiquei mais curiosa, o livro realmente parece ser muito bom e eu não vejo a hora de lê-lo. Estou muita ansiosa para tê-lo em mãos!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011