Resenha: É o primeiro dia de aula... Sempre!

by - quinta-feira, janeiro 10, 2013

Olá pessoal!

 Venham conferir mais uma resenha, dessa vez do livro infantojuvenil "É o primeiro dia de aula...Sempre" publicado pela nossa editora parceira Seguinte, selo da Companhia das Letras.

Dados de Publicação:
Autor: R. L. Stine
Páginas: 163
Ano: 2012
Editora: Seguinte
Classificação: 4/5

"De agora em diante, tudo vai ser diferente"

É o primeiro dia de aula sempre é um livro pertencente ao gênero infanto-juvenil, escrito pelo famoso autor R.L. Stine, internacionalmente conhecido pela sua outra série do mesmo gênero, Goosebumps. Stine é autor de mais de trezentos livros e é conhecido como o Stephen Kinng da literatura infanto-juvenil.
Na manhã do seu primeiro dia de aula, Artie cai da cama e bate a cabeça. Quando vai tomar seu café da manhã, seu irmão mais novo Eddy derruba calda de panqueca que vai tudo para o cabelo de Artie, deixando seu cabelo grudento, cheirando a doce e ainda escorria pela sua camiseta que escolhera especialmente para o primeiro dia de aula. Se não bastasse, enquanto levava seu irmãozinho para escola um caminhão passa sobre uma poça d'água e joga toda aquela água nele. Mas calma, os problemas estão apenas começando, e com certeza esse é o pior primeiro dia de aula que um garoto pode ter.
Na manhã seguinte, Artie novamente cai da cama e bate a cabeça, de novo seu irmão derrama calda de panqueca em seu cabelo, ou seja, os fatos começaram a se repetir. Mas como? Então tudo se repete, no dia seguinte é a mesma coisa, e no seguinte...
Será que sempre será o primeiro dia de aula para Artie? Mas coisas estranhas acontecem. Será que ele poderá mudar o rumo dos acontecimentos e fazer com que seu primeiro dia de aula não vire um inferno?
Recebi a prova desse livro da Editora Seguinte e confesso que ele me chamou logo a atenção pelo título. Todos sabemos que nunca é fácil o primeiro dia de aula, principalmente quando vamos para uma escola em que não conhecemos ninguém, sentimos frio na barriga, ansiedade, medo, tudo é novo, queremos fazer amigos e nos sentir enturmados. Artie também sentiu tudo isso, estava ansioso, escolhera a roupa um dia antes e pensou naquelas que o deixariam com um ar cara legal.
Quando o dia de Artie começou não imaginava que pudesse piorar, imagine sair com o cabelo todo melecado e grudento de calda, ficar todo molhado parecendo que fez xixi nas calças e se não bastasse seu cachorro o segue e pula em cima do diretor arrancando o bolso do terno. Uma tragédia atrás da outra, e ainda tem muito mais, isso é apenas o começo daquilo que seria o pior primeiro dia de aula de todos.
Toda essa sequência da um ritmo a estória e você não consegue parar de ler, as situações são hilariantes e inacreditáveis ao mesmo tempo, fiquei com muito dó de Artie. A partir do segundo dia, que os fatos começam a se repetir, mistérios e suspenses incrementam a estória. Por que será que isso estava acontecendo com ele? Ao final fui percebendo porque esse autor é conhecido como o Stephen King infanto-juvenil, suspense, uma pitada de terror e mistério.
O humor também se faz presente, a habilidade do autor de descrever os personagens secundários através de Artie é muito boa, em diversos momentos me peguei rindo. O final me surpreendeu muito, ali é revelado o porquê de tudo isso, nunca passou pela minha cabeça que seria aquilo, foi genial.
Apesar de ser um livro mais para a galerinha de dez ou onze anos, ele pode ser lido por adultos também. Li em menos de duas horas, ri e me descontrai muito. O que me admirou foi o suspense que ele apresenta e o desfecho  que ele tem, pois não é previsível, e é difícil encontrar livros para essa idade que não sejam previsíveis.
Stine mostra porque é um dos melhores autores infanto-juvenis da atualidade, o vocabulário e construção do texto são adequados ao público, juntamente com a divisão dos capítulos e composição da estória, que não deixa o leitor confuso. Consegue mesclar humor, mistério e suspense na medida certa para seu publico alvo.
Gostei da tradução também, do senso de humor do autor, fiquei com um pouco de medo em algumas cenas (sim, tenho medo de cenas de terror até mesmo quando são leves como nesse livro). A estória é bem original, diferente, engraçadíssima.
Livro recomendado para os pequenos a partir dos dez anos, e também para nós adultos que não somos de ferro e também merecemos ler um bom livro infanto-juvenil. Aprecio muito essa literatura, é uma das minhas favoritas, e com certeza não me esquecerei desse livro tão rápido.

"Não se deixe enganar: Eddy não é um bebezinho dócil. Ele é legal, mas você não vai querer chegar muito perto. Para começar, ele morde"

Leia também

27 comentários

  1. Nossa eu ainda quero comprar esse livro para o meu irmão , realmente é rápido li ele em meia hora na Saraiva , e como você disse as coisas acontecem rapidamente e fica impossível largar , beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Que interessante esse livro mesmo para adotar em sala de aula ou para dar para filhos/irmãos e crianças menores que tenham suas primeiras experiências em sala de aula.
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem legal,imagina repetir o primeiro dia de aula várias vezes isso é aterrorizante.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa. Deve ser realmente um inferno você ficar revivendo o mesmo dia sempre. Mas o toque de humor deve dar uma quebrada nesse inferno. Me interessei pela leitura e sabendo que é uma leitura rapidinha, fico ainda mais curiosa. Ótima indicação!

    ResponderExcluir
  5. Só fico me imaginando em uma situação dessas, que loucura, haha. Eu odeio o primeiro dia de aula.
    Adorei a história do livro, quero muito ler. Ando em uma fase que adoro livros infanto-juvenis e principalmente dos que tem uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente amo esses livros infanto-juvenis e com certeza, esse esta na listinha de desejados desde q foi lançado.
    Essa mescla de aventura, bom humor e realidade me agrada por demais..rs
    Sem contar no quesito mistério.
    Anotei a dica :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu não achei muita graça nesse livro, não pra ler. Só fiquei com resenhas dele até agora e até achei legalzinho, mas não senti que esse é meu tipo de livro. Não sei se agradaria ler, então por isso só fico com as resenhas mesmo =/

    ResponderExcluir
  8. coitado do Artie vai ser azarado lá longe!!!! pelo jeito vc ri bastante com a história!!! Adorei conhecer mais do livro é aprimeira resenha que leio sobre ele!!!! apesar de ser infantojuvenil é uma boa dica!

    ResponderExcluir
  9. \o/ desde o lançamento eu quero ler o livro.
    A capa é muito legal, sem falar que a estória parece ser boa.
    Algumas pessoas disseram que é meio repetitivo demais, por repetir o dia dele tantas vezes, mas imagino que seja legal.
    Você lê bem rápido, qual sua velocidade mais ou menos?
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu não gostei deste livro, ficou meio chato na minha opinião.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Nossa!
    Parece ser interessante. Eu adoro literatura infanto-juvenil.
    Vou procurar ele quando for comprar.

    bjus

    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um livro chamado O Boneco Assassino que é deste mesmo autor, eu o li quando era criança e ele me aterrorizou bastante, hoje em dia acho que se eu lesse outro livro do R.L. Stine eu não sentiria tanto medo como quando eu era mais novo, afinal como você disse ele escreve para o público infanto-juvenil, mas mesmo assim parece valer a pena ler mais alguns, afinal o autor escreve bem e sabe medir a quantidade certa de suspense.
    Gostei da resenha.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário de você eu não gostei tanto da leitura, mé! Mas acho que, por ser literatura infanto-juvenil, deve agradar bastante o público alvo! :D
    Beijos, Ni
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir
  14. /eu ainda não conhecia esse livro, mas conhecia Goosebumps *u* e adorei. Acho que gostaria sim do livro, apesar de ser infanto juvenil. hahaha
    A resenha ficou ótima.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Haha, acho que meu filho vai gostar e se divertir com esse livro!
    Lembrei de um filme que vi há alguns anos, quando o relógio parou e todos os dias a história se repetia e o protagonista ia sofrendo e enlouquecendo com isso.
    Imagino quantas situações engraçadas e tb crueis esse adolescente precisará passar... quem quer começar a estudar indefinidamente todo dia, nessa fase da vida? rsrs

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros infanto-juvenis, leio ate mais que os livros "adultos" hehehehehe. São muito mais engraçados e com as melhores aventuras. Adorei a resenha desse livro, me deu muita vontade de ler. Nem imaginava que ele era assim quando vi a capa dele.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha e gostei da editora tbm...

    Bjks.

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha lido uma resenha desse livro, na verdade nem o conhecia. Achei o livro interessante e engraçadinho. Não sei se compraria porque tenho muitos livros na listinha, mas acho que dá pra passar numa livraria e ler por lá mesmo :)
    Parabéns pela resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  19. Parece ser um livro bem legal, leve e a capa é bem interessante.
    Não sei se compraria esse livro, mas se ele passar por mim com certeza vou ler ;)
    Ótima a sua resenha ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  20. Realmente o título já diz muita coisa. Achei bem engraçado, e creio que a história também deve ser. Essa pitada de mistério e terror dá todo um charme especial a esse livro. Como gosto desse gênero, vou lê-lo sim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, mas achei ele bem interessante e diferente. Com certeza eu o leria!

    ResponderExcluir
  22. Já tinha visto a capa mas nunca li a sinopse. Já é bem díficil o primeiro dia de aula em uma escola que você já estuda,agora imagine em uma que você não conhece ningué?
    Quando puder eu penso mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Gosto deste livro pelo tema que aborda, é algo dificil pra algumas pessoas (tipo eu) o primeiro dia de aula. Ja ta na lista1

    ResponderExcluir
  24. Gostei bastante do nome do livro, parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  25. O Autor escreveu mais de 300 livros?? genteee como assim?? é livro pra caramba oO

    Comecei a ler sua resenha e logo ri, por isso achei que o livro seria totalmente engracado, me surpreendi quando vc disse que tem ate terror na historia, deve ser um livro muito bom! Certeza que ia adorar ler ele quando era mais nova, mas hj nao me chama tanto a atençao, talvez pra ler para uma crianca =)

    Bjos querida!

    ResponderExcluir
  26. Oi Dai eu tbm gosto bastante de ler livros desse gênero, me distraio com as histórias, e esse parece ser super divertido...parabéns pela resenha...Realmente o primeiro dia de aula é de assustar rsrs

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  27. Stephen Kinng da literatura infanto-juvenil? Adorei, nem conhecia, vou até procurar :D Cara, o primeiro dia de aula é tenso, especialmente quando vc não conhece ninguém u.u Leria com certeza hahaha

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011