Resenha: Gata Branca

by - segunda-feira, janeiro 21, 2013

Olá pessoal!

Que tal mais uma resenha? Agora do livro "Gata Branca", primeiro livro da série Mestres da Maldição. Confiram:

Dados de publicação:
Autora: Holly Black
Páginas: 359
Ano: 2012
Editora: Rocco

"Eles deviam ter medo de mim"

Gata Braca, primeiro livro da série Mestres da Maldição, é escrita por Holly Black, autora de As Crônicas de Spiderwick que escreveu juntamente com Tony DiTerlizzi, todos publicados pela Editora Rocco.
Neste livro Holly Black nos apresenta a Cassel, um adolescente pertencente a uma família de Mestres, os quais com apenas um toque podem manipular sentimentos, emoções, sorte, alterar e apagar memórias ou até mesmo matar. Suas mãos nuas são tão perigosas como facas. Cassel não é um mestre, mesmo seus irmãos, mãe, avô, todos tendo essas habilidades.
Mas ele não é um menino certinho, quando tinha 14 anos matara Lila, sua melhor amiga e que tanto amava, mas mesmo assim ele a matou. Cassel tem poucas lembranças desse assassinato, ele se lembra do sangue, da menina caída, e da sensação de prazer com sorriso no rosto. Mas algumas coisas ainda são obscuras.
Sua mãe fora presa por manipular emoções de homens milionários para amá-la extorqui-los depois. Após esse acontecimento ele foi uma para uma escola estilo internato, mas em uma noite ele se pega andando pelo telhado e apenas de cueca. Cassel se lembra de ter sonhado com uma gata branca, a qual começa a habitar seus sonhos. Então seus irmãos Philip e Barron o levam para casa. Mas como ele fora parar naquele telhado ainda é um mistério.
Cassel começa perceber que algumas coisas não estão certas, então mergulha de cabeça para tentar resolver descobrir o que há de errado, inclusive na sua família. Só que muitas coisas são maiores que ele pensa, e as consequências são graves. Qual será o segredo que permeia a estória?

"Depois que uma pessoa magoa você, é mais difícil relaxar com essa pessoa, mais difícil pensar nela como segura para se amar. Mas isso não impede você de querê-la. Às vezes, acho que torna o desejo maior"

O diferencial dessa obra criada por Black começa pelo protagonista ser um homem e ser narrado em primeira pessoa. Cassel não fica se lamentando ou sonhando, ele mesmo confessa que não é um menino bom ou certinho. A forma como ele narra os acontecimentos e seus sentimentos torna a leitura rápida, leve e movimentada.
A autora a todo o momento insere algo novo na estória, e nada fica solto, pois as peças vão se encaixando. Nada é previsível em Gata Branca, o leitor realmente consegue se surpreender, a estória toma rumos novos em questão de páginas e depois percebemos que uns detalhes inseridos aqui ou ali se tornam fundamentais para a resolução de um mistério que está páginas à frente.
 Holly Black soube compor um sobrenatural diferente e impecável. Somos inseridos em um mundo de magia, crime, com romance e traição. Cassel é um jovem corajoso e muito esperto. Consegue se meter em diversas enrascadas e a forma como tenta sair delas rendem boas diversões ao leitor.

"A memória é fugidia. Ela se ajusta à nossa compreensão do mundo, se deforma para acomodar nossos preconceitos. Não é confiável."

Para um primeiro volume de série, esse livro tem uma boa construção, somos bem ambientados na estória, e embora o primeiro livro tenha um desfecho, ainda há coisas a serem resolvidas. Estou muito curiosa para saber como a autora resolverá e o que ela preparará para os próximos volumes.
Gata Branca é um livro que te prende, são mais trezentas páginas com uma leitura tão gostosa, que você não quer parar e consequentemente lê rápido. Isso se deve ao fato de Black saber prender o leitor e o personagem não ser chato ou monótono, com cenas movimentadas e em sequência uma após a outra.
A capa retrata bem o livro, e essa gata branca tem papel chave na estória, quando lerem vocês saberão o porquê. Gostei muito da tradução, revisão, a diagramação não deixou a desejar, realmente a editora fez um bom trabalho nesse livro.
Livro recomendado para quem quer um sobrenatural diferente, e que queira juntamente um bom suspense com um thriller que nos rende boas emoções!

Leia também

32 comentários

  1. Nossa fiquei curiosa com este livro já tinha visto a capa mais não sabia nada da sinopse que parece ser bem interessante,gostei, além de a capa ser bem bonita,quero saber o mistério desta gata branca.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, e olha que nem sou muito fã de fantasai. Sei lá...me interessei desde o primeiro momento que li a sinopse e desde então ele faz parte da minha lista no skoob.
    Sua resenha só reforçou o meu desejo em ler este livro.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei impressionado com a estrutura equilibrada que a família desse rapaz tem. Rsrsrsrs
    Gosto muito de sobrenaturais, e só em não ter vampiros, já ganha mais pontos comigo. Achei a história desse bem interessante, pois é cheia de mistérios, magia e aventura. Resumindo, quero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler Nardonio, a leitura é deliciosa

      Excluir
  4. Achei a capa e o nome desse livro tão bizarros que perdi completamente a vontade de ler, não me leve a mal, a estória pode ser boa, mas quando um livro me deixa assim certamente eu não vou gostar. Você avaliou ele bem, achei sua opinião válida, mas quando começo com um pé atrás com um livro, pode contar que não evolui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk tdo bem florzinha, entendo como se sente, tem livros que eu me sinto assim tbm, não sei, tem algo que não me atrai e dai fica difícil ler!
      Bjs linda

      Excluir
  5. Oi Dai!

    A capa do livro e seu título nao favorecem muito né ?! Rs
    Já vi ele varias vezes por ai, mas fico com mega receio por causa dessas coisinhas rs.
    A história em si parece ser bem a minha cara, entao, se tiver uma promoção boa eu vou comprar sim, mas vou precisar de mais esse "incentivo" :p

    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da capa, tipo um gatinho segurando uma gata hahahahaha trocadilho fail. Na capa na verdade é o Cassel, personagem central, mas a estória é boa, vale a pena.

      Excluir
  6. Esses livros tensos, que prendem por um mistério e deixam o leitor num suspense até o final estão, enfim, me conquistando.
    Não poderia ficar indiferente a essa sinopse atraente e a essa resenha caprichada, que me convidou a ler o livro.
    Gostei demais. Quero me aventurar nesse livro e descobrir o que essa gata branca tem a ver com a história. Logo eu, que sou louca por gatos...

    ResponderExcluir
  7. a capa não tinha me envolvido tanto assim como a resenha, essa capa misteriosa não me agradou não sei porque!

    ResponderExcluir
  8. Tenho escutado falar bastante bem desse livro. Mas não gosto muito da capa. Mas ainda quero muito lê-lo.

    A resenha ficou ótima! Mesmo!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros sobrenaturais mas tenho minhas duvidas com este livro, e nao gostei nenhum pouco da capa (estranha)

    ResponderExcluir
  10. A capa me chamou a atenção e a resenha confirmou minhas impressões: é um livro intenso e interessante. Acho bacana inovar o sobrenatural, fugir dessa moda de vampiros e anjos. Fiquei com muita vontade de ler! :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já li muitas coisas positivas desse livro, parece ser realmente muito bom. Sem falar que a autora já é bem conhecida hehe
    Com sua resenha o livro acaba ganhando um "vou ler" no skoob =) Agora é esperar para conferir se é tão bom assim lol
    Adorei a resenha, =)
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. A sua nota foi alta né? Já tinha lido uma resenha dele e tinha ficado muito interessada. Esse livro é bem no estilo que eu mais gosto, pena que é uma serie, já to cansada de ler e ter que esperar um ano pra saber o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu to louca pra ler esse livro, mas esse titulo ficou horrível. Tem a ver com o enredo, mas eu não gostei mesmo. Não vai influenciar na minha vontade de ler o livro mas....

    Não sabia que ele era narrado em primeira pessoa e pelo Cassel, gostei disso, adoro quando homens narram porque da uma perspectiva diferente para gente. É engraçado perceber que eles dão mais atenção para as coisas que normalmente as mulheres quando narram não dão.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto quando homens são narradores, é diferente...
      Na verdade o título eles traduziram do original, que é White Cat.
      Acho que preferiram assim, para não ter reclamações e tal.

      Excluir
  14. Ganhei esse livro recentemente e não vejo a hora dele chegar..rs
    Puxa, uma familia pra ninguém colocar defeito né?rs
    Adoro um bom suspense..e mesmo tendo achado que esse seja um livro de suspense bem juvenil, tô maluca pra ler, admito!
    Gosto assim, qdo as peças vão sendo juntadas, sem deixar pontas soltas e nem com isso, a história perder o fio da meada.
    É...aguardar meu exemplar chegar e me envolver nesse suspense,romance e traição..rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. oie
    eu me proibi de começar a ler series... e agora??? Adorei a estoria!! Muito bom saber que ja nesse primeiro volume, já tem desfecho e ação... e eu gosto muito de temas sobrenaturais e suspense! será será será???? :P

    bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance a esse livro hahaa, ele é diferente das outras séries sabe, é um sobrenatural incomum e com boa estória :)

      Excluir
  16. Achei muito interessante a proposta de um sobrenatural diferente do que estamos acostumadas nos livros atualmente.
    A ideia de termos como protagonista um homem e ser narrado em 1ª pessoa pelo mesmo também é muito interessante pois não é algo fácil de se achar na literatura (bem ao contrário, para falar a verdade).
    Com certeza fiquei intrigada com este livro e com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  17. uma gata e um gato na capa tem cmo naum querer rsrs a resenha é boa e me deixa curiosa

    ResponderExcluir
  18. Achei o enredo do livro mais não gostei muito da capa!
    Adorei com certeza quando tiver oportunidade vou ler o livro!

    ResponderExcluir
  19. Pessoal tá que tá com esse livro heim? Já vi um monte de resenhas, mas ainda não tive nem coragem, nem grana nem tempo pra ler =/
    Queria conferir.

    ResponderExcluir
  20. Não gostei muito da capa do livro, não sei porquê, mas parece capa de filme. Mas a estória parece ser muito legal. Fiquei bastante interessada, ficaria mais se não fosse uma série, mas um livro único, porquê aí não precisaria gastar tanto comprando os outros, kkkkkkkkk. Deve ser bem interessante mesmo, nunca tinha lido uma resenha dele antes. E suspense e traição sempre deixam a leitura mais emocionante. Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    http://desajeitadasamadoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros que são, como você disse, um sobrenatural diferente ainda mais com um suspense. Acho está capa bem intrigante e quero muito saber qual é o papel da gata na história. Estou super curiosa.

    ResponderExcluir
  22. Estou bem querendo ler esse livro, falam maravilhas sobre ele.
    Me animei muito com a nota que vc deu e com a resenha hahahah
    beijos,
    Fernanda ,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu quero muito mesmo ler esse livro gente! Mestres da Maldição parece ser uma ótima série. Vous esperar todos os livros p/ poder comprar, mas como a rocco demora p/ lançar....vai ser uma eternidade esperando u.u

    ResponderExcluir
  24. A capa e o nome me chamaram a atenção, ainda mais para mim que adoro gatos, gostei da resenha e me interessei bastante pelo livro, quero saber qual o papel da gata branca rsrs

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  25. Pela capa nao daria muita importancia pro livro não, porem o enredo é MUITO legal!! Espero que a serie nao seja enorme pois gostei desse.

    ResponderExcluir
  26. Toda vez que tento desciar do sobrenatural aparece um livro assim, não dá para deixar passar..
    eu adorei a estória de "As Crônicas de Spiderwick", adorei a capa, adoro livros que surpreendam o leitor.
    Já está na lista
    Beijos

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011