Resenha: A vez da minha vida

by - segunda-feira, janeiro 14, 2013

Olá pessoal!

Vamos de resenha nova? Agora do livro "A vez da minha vida" da Editora Novo Conceito!

Dados de Publicação:
Autora: Cecilia Ahern
Páginas: 383
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5

E se você tivesse a chance de mudar a sua vida?


"A vez da minha vida" lançado em 2012 pela Editora Novo Conceito é da conceituada autora Cecilia Ahern, conhecida pelo seu best-seller P.S Eu te amo que foi adaptado para o cinema, sendo então internacionalmente conhecido e admirado.
Nessa obra de Cecilia Ahern somos apresentados a Lucy Silchester, de 29 anos. Certo dia quando volta do trabalho ela encontra um envelope de ouro no tapete, dentro deste há um convite para um encontro com a Vida, ou seja, sua vida. A personagem já havia visto algo parecido em uma revista, mas ela ignora o convite, pois está ocupada demais com sua família, emprego e sempre fugindo dos amigos. Mas a Vida é insistente, e continua enviando os convites, quanto mais ela resiste, mais convites ela envia.
Lucy sempre está fugindo da sua vida, fizera diversas escolhas e disse muita coisa que na verdade eram mentiras. Pertencente a uma família rica e que valoriza muito as aparências, a jovem faz de tudo para que sua Vida pareça perfeita e que está no controle. Quando seu namorado termina o relacionamento, ela diz a todos que foi ela quem terminou, ou seja, em todas as situações ela tenta tirar vantagem e se mostrar por cima, quando na verdade é o contrário.
Ela se encontra morando em um pequeno apartamento que na verdade é um estúdio, sozinha acompanhada apenas pelo seu gato, odiando seu trabalho e as pessoas que estão nele. A vida de Lucy não anda nada bem. Algo precisa ser mudado. Então ela resolve conhecer sua Vida, que se apresenta como um homem, que está mal vestido, com gripe, tem mal hálito e um péssimo humor.  A Vida é o reflexo de Lucy.
Para isso mudar, ela terá que aprender a dizer a verdade, ser verdadeira consigo mesma e fazer as escolhas certas. Esse é o compromisso que ela terá com sua vida, e terá que cumpri-lo, mas não é tão fácil quanto parece. Será que Lucy vai conseguir?

"Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões de trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara".
 
Um livro muito engraçado e emocionante ao mesmo tempo. Ao começar a leitura pensei que seria mais pesada, mas depois que você pega ao ritmo a leitura flui com mais facilidade. Chegou a um ponto que eu não queria mais interromper a leitura, pois sentia falta dos personagens e queria muito saber o desfecho dessa estória única e original composta por Ahern.
Conseguimos nos identificar com Lucy, e rir de diversas situações que a personagem passa. Vida também é um personagem hilário que nos arranca boas risadas, a relação entre eles também foi muito bem construída, e diversas cenas que parecem simples, tornam-se únicas e ótimas. Não foi nada muito fantástico, ao contrário, achei que o livro foi até bem pé no chão, o que torna mais fácil a identificação do leitor com o personagem.
Em alguns momentos me peguei pensando em como seria minha vida, e como seria me encontrar com ela. Coisas que parecem simples e não são, conhecer nossos defeitos, erros e tentar corrigi-los não é nada fácil, mas ao fazê-lo podemos tornar nossa vida bem melhor.

"Se você tem um sonho, você deseja, ao menos, ser capaz de tentar alcança-lo de alguma forma. Algo que esteja, aparantemente, fora de seu alcance, mas que você sabe que, com trabalho, pode conseguir. (...) Os sonhos devem fazer você pensar."

Há um romance também no livro, mas não é nada muito meloso, nem muito previsível, pelo menos a meu ver. Ele é leve, acontece com calma e só recebe seu desfecho no final. Esse não é o primeiro plano do livro e nem o tema central. Já que o livro nos mostra o relacionamento de Lucy com sua vida, e o que ela faz para tentar melhorar a situação que está conhecendo a si própria, tentando reconhecer seus erros e procurando novos meios para viver realmente sua vida e parar de fugir dela fingindo que tudo está bem.
A escrita de Ahern é deliciosa, não é forçada, e sim leve e envolvente. A vez da minha vida é um livro que consegue te fisgar, fazer refletir, rir e até mesmo se emocionar. Um livro único e que dificilmente você esquecerá.
Em relação à diagramação eu gostei. Achei alguns errinhos ortográficos no livro, mas foram bem poucos, e a qualidade da obra é superior a isso. Os capítulos muito bem divididos. Livro recomendado para quem quer um chick-lit de boa qualidade e diferente. E também para aqueles que adoram o estilo da Cecilia Ahern. Preparem-se para se emocionar e dar boas risadas!


Leia também

31 comentários

  1. Esse livro está na lista vou lê-lo em breve estou muito curioso ainda mais depois da sua resenha :D Acho que vou gostar bastante e ter muitas surpresas com ele , beijos .

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Esse livro ta na minha lista desde que foi lançado.
    Mas nada de conseguir comprar. Aff!!

    A resenha ficou maravilhosa!!!!

    bjus

    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dai,
    Fiquei com vontade!! É a primeira resenha que leio desse livro e gostei bastante!! Pela sinopse, achei que seria pesado demais, ja ía ficar por ai, mas depois terminando de ler o post, a historia me pareceu bem melhor!!!
    Gosto bastante de chick-lit e eu adorei o PS Eu Te amo, então vou colocar na minha listinha!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Recebi alguns capítulos desse livro no início do ano para uma promoção da Novo Conceito e estava adorando! Realmente é super divertido, assim que tiver um dinheiro extra vou adquirir. Linda resenha ^^

    ResponderExcluir
  5. Quero esse livro, to esperando ganhar de aniversário,rs.

    cicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh
    É fofo assim?
    Eu adorei a escrita da Ahern em P.S., e sempre fico torcendo pra gostar tanto deste livro quanto gostei do outro.
    Mas não sabia que o romance está em segundo plano no livro. Interessante...
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Danni
    http://www.garotaselivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei demais desde o primeiro momento em que vi esse livro. A autora já era minha conhecida, do livro 'Ps', tb vi o filme.
    Mas gostei bem mais dessa sinopse. Mesmo que não me arranque tantas emoções, parece que meu momento tb é de marcar um encontro com a Vida. Muito interessante. Quero demais ler esse livro.

    ResponderExcluir
  8. eu fiquei sabendo da existência desse livro através dos blogs literários e achei o máximo a história! fico me perguntando o que a minha vida me diria se a gente sentasse pra bater um papinho HAHAHAH. tem cara de ser engraçado, leve e super profundo ao mesmo tempo, tipo aquelas comédias de autoajuda do Adam Sandler, saca? :P Só sei que preciso ler XD
    Beijocas!

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tinha lido nenhuma resenha de A Vez da Minha Vida, mas conheço a autora, por causa do romance P.S. Eu Te Amo que eu AMO.
    De começo não me interessei muito pelo livro, achei que a protagonista fosse chata e a história não fosse fluir. MAS ao final acabei mudando de ideia, acho que vou gostar do livro, e saber que ele é um chick-lit me deixa com ainda mais vontade.

    ResponderExcluir
  10. Não faz o meu tipo de leitura, mas como é da mesma autora de PS Eu te amo (que eu amei!!), darei uma chance a este livro. Se eu não gostar, pelo menos posso passar pra minha mãe que adora esse gênero de leitura...

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler P.S. EU TE AMO, bom saber que há mais obras de mesma autoria circulando por nossas terras e melhor ainda é saber que vale a pena ler.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Cada resenha que leio sobre esse livro, só faz com que a vontade de lê-lo, aumente ainda mais.
    Esse encontro com a vida, a possibilidade de olhar de frente, nossos erros, acertos e encarar nossos questionamentos, é algo que com certeza, deveríamos sonhar.
    Não sabia do romance...rs é sempre bom e pelo que li, ele não atrapalha em nada o foco da história.
    Ah, sem contar no bom humor da personagem..rs(bem real, eu diria)
    Adorei!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Preciso terminar esse livro... Ele me conquistou qnd a NC fez a promoção com os blogueiros, a do quebra-cabeça... Mas acabei não terminando! Adorei sua resenha, me empolgou a pegar o livro agora mesmo! hehe
    Beijos,
    Nica
    http://nicasdrafts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Mas uma resenha positivas desse livro *u*
    nossa eu adoro ver resenhas sobre ele.
    a narrativa dessa autora é maravilhosa, quando eu li P.S Eu te amo eu amei demais. A capa ficou um amor.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito legal a resenha,estou muito curiosa para ler este livro que por sinal só li elogios.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li, mas tenho. Adoro os livros dessa autora, são muito legais. Pelo menos os que já li não me decepcionaram. Acho que esse também não vai.

    ResponderExcluir
  17. Não li o livro ainda, mas parece ser uma boa reflexão da vida e tudo o mais...
    Que bom que não tem um romance muito meloso hahaha
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. estou doida para ler mais do estilo unico da autora de escrever, jeito de emocionar e cativar é bem bacana a sua resenha

    ResponderExcluir
  19. Eu li o começo desse livro e fiquei na dúvida se iri gostar ou não da história, não foi aquele tipo de livro que me capturou logo de cara.
    Mas assim que der vou ver se compro esse livro ;)
    Parabéns pela seua resenha, ficou muito boa!!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda preciso ler este livro. Eu não gostei muito de PS eu te amo espero gostar desse, pois gostei dos 3 primeiros capítulos. Estou com outro livro dela quando ela era da Rocco chama-se "Se você me visse agora", não li também. Boa resenha .Daiane.

    ResponderExcluir
  21. Depois do sucesso feito com P.S. Eu te amo a autora parece realmente ter continuado a escrever sucessos. Não li nenhum livro dessa autora ainda, mas acho que o livro deve nos trazer muitas reflexões sobre nossa própria vida.
    Parabéns pela resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Posso dizer que gostei muito da história. Assim como você, também imaginei que a narrativa seria um pouco mais densa, mas só em saber da personificação da "vida" da Lucy, já imagino o quão divertido (e sério ao mesmo tempo) esse livro pode ser. Pretendo ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler este livro, já li um livro da autora e adorei. Gostei muito da forma como ela escreve e achei este livro muito interessante, não vejo a hora de lê-lo

    ResponderExcluir
  24. Ahn, se eu gostei AMEI P.S. Eu Te Amo, vou gostar desse também. Cecelia tem um estilo divertido para abordar assuntos delicados da vida.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  25. Lendo sua resenha vi que esse livro é totalmente diferente do que eu tinha imaginado. Achei que não fosse história e sim tipo um auto ajuda, que tivesse conselhos essas coisas. Mas o livro parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  26. Tenho minha duvida com o livro, porque li algumas resenha negativa a respeito dele e me desanimei para lelo inicialmente estava euforica agora nem tanto.

    ResponderExcluir
  27. Ganhei o livro mais ainda não tive oportunidade de ler!
    O livro parece ser bem legal, adorei os quotes

    ResponderExcluir
  28. o título e a capa não me chamaram nadinha a atenção, e eu vou muito por eles. Só fui me interessar pela historia depois que li uma resneha, mas eu tinha ficado confusa com a parte dela encontrar com a vida oO
    A sua foi muito muito boa, deu pra entender como é a historia e me deixou com um gostinho de quero mais, sabe?! sinto que preciso ler rs.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  29. O titulo, nem a capa e muito menos a sinopse me chamaram a atenção. Não leria, não sei explicar o porque, mas não fui com a cara dele. Algumas pessoas falam que é bom, outros falam mal. Não sou chegada a chick-lit ;/

    ResponderExcluir
  30. Oii eu já li e dei muitas risadas, mas no geral não curti muito não, a protagonista não me conquistou, não gostei das atitudes, adorei o fato dela ter um gato...o romance no livro foi bem sutil e eu gostei bastante...parabéns pela resenha Dai...

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pela resenha.
    Eu ainda não li nenhum livro da autora mas morro de vontade de ler P>S. Eu Te Amo.
    Adorei os quotes
    Beijos

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011