Profissões para quem gosta de ler - Parte 4

by - terça-feira, fevereiro 05, 2013


Olá galera!

Com uma semana de atraso (sorry) trago para vocês a parte quatro da coluna profissões para quem gosta de ler. Estive pensando nos diversos cursos que há e profissões, quando então pensei em bibliotecas. Acho que todo leitor que sonha em trabalhar com livros, já deve ter pensado nesse local, é um ambiente no qual nos sentimos muito bem e estamos rodeados daquilo que mais amamos.
Então a profissão da postagem de hoje será bibliotecários! Venha conhecer!

Biblioteconomia

O profissional da área de biblioteconomia é responsável pela organização, classificação e conservação do acervo de uma biblioteca. Dentre esses se encontram livros, revistas, filmes, e cabe a esse profissional catalogá-los e mantê-los organizados da melhor forma possível, lembrando que para isso ele também terá o recurso de programas e sistemas de informação para gerenciamento e armazenamento dos dados. Sua função é organizar a informação e auxiliar o público na localização dessas.

Alguns requisitos.
É preciso ser curioso, e não desanimar facilmente. Ter um objetivo em mente e alcançá-lo, ter foco. Gostar de informações e saber trabalhar com elas.

Parece fácil, mas não é.
Num primeiro momento parece ser uma profissão simples, ou fácil, mas não é, exige-se bastante do profissional. Pois esse terá muito material em mãos, e deverá sempre buscar a melhor forma de organizá-la, de uma forma que tanto ele quanto o público consigam se localizar e encontrar o que deseja. Além de cuidar da conservação desses.

Campo de trabalho
Quem se forma nessa área pode trabalhar em bibliotecas de escolas públicas, particulares, ou bibliotecas públicas de sua cidade, museu, centro cultural, centros de documentação, arquivos, provedores de internet, empresas de comunicação, etc.
Os profissionais dessa área também têm sido requisitados para criação e manutenção de arquivos digitais e montagens de banco de dados em computadores. Legal não é mesmo?

 Um profissional de grande importância.
Acredito que toda biblioteca, principalmente as escolares, devem ter profissionais dessa área. Geralmente o que acontece no sistema público de ensino no país, é mandar professores que estão com problemas em sala de aula (aqueles que não aguentam mais alunos e precisam ser reabilitados e afastados) para as bibliotecas.
Então o professor que já não aguenta mais os barulhos dos alunos, que está estressado, etc, é afastado do cargo, como é um funcionário público e não poderá ser demitido, a escola o reabilita, e o transfere para outra área, que seja mais cômoda à ele, e que lugar eles escolhem? Biblioteca!
Já passei diversas vezes pela experiência de entrar em uma biblioteca e a bibliotecária me olhar torto, ou brigar comigo e meus colegas quando falávamos de algum livro em voz alta. Então nós entravamos, pegávamos o livro, e saiamos rápido.
O aluno deve se sentir acolhido na biblioteca, tem que ser um lugar que ele veja também como fonte de prazer. Se a biblioteca tem um profissional realmente habilitado para a profissão, as coisas são diferentes, o trabalho flui melhor, pois ele não está ali somente para passar o tempo não tendo outra escolha, mas sim porque gosta daquilo e realmente quer estar naquele local, pensando em que melhorar e como.

O que você vai estudar
O curso tem disciplinas como de Língua Portuguesa, inglês, marketing, economia, contabilidade, história, literatura, ciência da informação, etc. O tempo de duração é de quatro anos.

Legal esse curso não é mesmo pessoal? Confesso que quando fui buscar mais sobre esse curso me surpreendi muito, ele é mais do que eu pensava que seria, muito mais amplo. Viram só? Também estou aprendendo com essas postagens! Espero que tenham gostado, e até a próxima!

Leia também

38 comentários

  1. Adorei!
    Eu vivo na Biblioteca Nacional, aqui no Rio de Janeiro, e relamente é bem diferente quando somos atendidos por um bibliotecário formado. Eles tem prazer em conversar com você e se interessam pelo que você esta pesquisando; quando o profissional não é devidamente habilitado, percebo que ele esta ali apenas cumprindo as horas de trabalho.
    Adorei o post. Como sempre muito informativo. Parabéns pela inciativa de divulgar essas profissões maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Não costumo frequentar bibliotecas, mas muitas pessoas já me indicaram essa profissão, acho que é por causa do vício..hahaha

    ResponderExcluir
  3. Sempre sonhei com essa profissão..e me pego pensando nos pqs de não ter seguido. Enquanto a maioria queria ficar presa em mercados, lojas..eu queria me perder numa biblioteca..rs
    Sem sombra de dúvidas, uma profissão de extrema importância..eu adorava ficar proseando com a bibliotecária da escola.senhorinha super simpática..tá, meio lerdinha pra achar os livros..rs mas super do bem!
    Pra variar, amei o post!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser uma profissão que tem contato direto com livros, não me parece que gostar de ler seja um requisito. A profissão parece mexer muito com organização e manutenção de dados e documentos.

    ResponderExcluir
  5. Não imaginava essa grade de estudos para o curso de Biblioteconomia. Imaginava esse curso bem monótono, mas percebi que não, ;)

    ResponderExcluir
  6. Coloquei um selo para você em meu blog.
    http://lisos-somos.blogspot.com.br/2013/02/selo-de-blogger-versatil-ui.html#more
    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. nessa coluna to aprendendo um monte de profissões bem bacanas e que eu nunca tinha imaginado!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Opa, se eu não tivesse certeza que quero Direito, colocaria essa profissão em minhas escolhas!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não creio que essa profissão seria certa para mim. Acho uma profissão digna, mas não gostaria de passar o resto da minha vida dentro de uma biblioteca de colégio (que são as únicas que funcionam na minha cidade). Não combina comigo não. Mas é uma profissão bem bacana :)

    Beijos!

    http://desajeitadasamadoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei mas acho que não daria certo paramim não rs, eu gosto de ler como lazer e não obrigação..então certos generos que não curto..dai ja viu, seria chatinho. E fora que eu acredito o mercado de trabalho para esta profissão seja mais dificil, não tenha tantas oportunidades, infelizmente.
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ai Daiane, que post lindo! Descobri no meio do curso de Pedagogia que Biblioteconomia é o que eu sempre quis estudar. Hoje trabalho numa biblioteca municipal, inserida num complexo educacional, cultural e esportivo e tudo o que você postou é verdade, desde os profissionais não preparados nas bibliotecas escolares até a complexidade da profissão. O curso da minha vida. Pretendo cursar um dia.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  12. Nem sabia que isso era uma profissão!!! O.O
    Fiquei bem feliz, sempre gostei de bibliotecas
    é o tipo de lugar que eu sonho em ficar escondida
    e esperar fechar para poder mexer e ler quase tudo XD

    Gostei da profissão, mesmo sendo quatro anos de faculdade
    eu até pensaria em voltar pra faculdade ^^

    ResponderExcluir
  13. Nossa essa foi a profissão que mais me identifiquei,já pensou ficar a cargo de uma biblioteca,meu Deus,mas é claro que tem que ter bastante responsabilidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esta profissão, mas parece ser muito interessante e muito importante. Acho que tudo que envolve educação e livros é importante.
    Estou aprendendo muito com as postagens e é muito legal você também estar aprendendo! Todos aprendem e ficam felizes, hehe. :D

    ResponderExcluir
  15. Uma amiga, depois de formada e trabalhando resolveu fazer esta faculdade e se encontrou <3 ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  16. Todos os livros que leio são de bibliotecas (tenho poucos livros).
    Eu não conhecia essa profissão e gostei, isso de ter que pensar e organizar da melhor forma possível é legal pra mim. Entretanto, trabalhar com o público não seria meu forte. Uma pena :/

    ResponderExcluir
  17. Nossa Adorei!!!
    Não tinha essa visão ampla de uma bibliotecária e o seu texto foi muito explicativo e interessante, Parabéns!
    Bom saber de profissões assim, abre a mente das pessoas!!
    ^^

    ResponderExcluir
  18. Já pensei muitas vezes em ser bibliotecária, no começo também pensei pequeno sobre a profissão, mas pesquisando, a gente nota que a profissão é bem mais abrangente e muito mais profunda do pensávamos. Acho interessante nessa profissão, o acesso á informação, mas também as formas de organiza-las, hoje em dia não é fácil ser organizado haha. Achei muito interessante a descrição da profissão neste post, tudo que já havia pesquisado, você conseguiu transmitir de forma pratica!!

    ResponderExcluir
  19. Sabe que eu até pensei em escolher esse curso quando eu prestei vestibular? Mas acho que na hora eu pensei duas vezes e decidi mudar. Mas agora lendo melhor o que você escreveu, achei uma profissão bem aconchegante! eu tive a sorte de sempre nas minhas escolas pegar bibliotecátias mesmo, e elas sempre me davam bons conselhos sobre livros, ou por exemplo, a escola do meu ensino fundamental, quando a bibliotecátia ia comprar livros para a escola ela sempre comprava livros da minha autora preferida, porque ela sabia que eu os devorava/infuenciava meus amigos a lerem também. (e ah, quando voce falou que a bibliotecátia não deixavam vocês comentarem sobre o livro em voz alta, ficou faltando a letra f **falávamos) beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Dai!

    Só descobri esse curso ano passado oO
    E fiquei bem curiosa, a principio achei estranho, tipo o que a pessoa faz? Nao importa, deve ser divertido!
    Mas depois desanimei um pouco, o curso em si deve ser ótimo, mas trabalhar com isso depois, nem tanto. Quando eu penso em trabalhar em biblioteca penso em recomendar os livros e talz, mas acho que isso ta mais pra livraria neh rs, acho que ia ter uma sincope e gritar com a pessoa que devolvesse o li do sujo ou algo assim rs

    Bjoo

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei interessadíssima ao ler o nome da coluna,
    apesar de já estar no caminho da minha carreira.
    Estudo direito.
    Mas, tenho que confessar que, a julgar pelas bibliotecárias que conheço,
    a profissão não me parece nem um pouco interessante :S

    ResponderExcluir
  22. Amo demaaaaais livros, mas nao trabalharia em uam biblioteca, nem sei pq, mas prefiro trabalhar em uma livraria *-*
    otimo post, com boas ideias e esclarecedor :D
    Beeijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi amiga, adorei a postagem e to gostando bastante dessas dicas. Como eu ainda não fiz faculdade to pensando seriamente em escolher algum desses cursos que você tem mostrado aqui...gostei bastante desse curso e também não tinha ideia que abrangia tanta coisa...
    Parabéns pela postagem

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. AAAAAAH, eu pensei que fosse fácil, rs. bem interessante esse post. Gostei bastante, e eu já pensei em trabalhar em livraria como jovem aprendiz (sou de menor ainda, rs) mas acho que ele não contratam não, de vez em quando tem que mandar essas indiretas pra ver se cola, rs. Gostei bastante e além de explicar a gente o que faz e tal, deixa mais explícito àqueles que querem seguir com a profissão. Beijos.

    @russara_
    http://entreamizadeeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que legal, eu acho essa profissão muito interessante ainda mais pra mim que adoro livros e queria trabalhar no meio deles acho que pra mim é uma boa dica.

    ResponderExcluir
  26. Adorei a postagem!! Nunca tinha pensado na possibilidade de trabalhar em uma biblioteca, mas acho que não é pra mim.
    Bjss

    ResponderExcluir
  27. Já pensei em fazer esse curso, mas achei que não era bem a minha cara, pois sempre quis mesmo estudar Letras. Fiquei surpresa em saber que esses profissionais estão sendo solicitados para trabalhar com manutenção de arquivos digitais e montagens de banco de dados em computadores. Assim eles não ficam presos a apenas bibliotecas e coisas do gênero, e têm mais campo para trabalhar.

    ResponderExcluir
  28. Deve ser incrível trabalhar em bibliotecas, ainda mais nas que possuem acervos enormes e incríveis, acho que todos que amam ler já sonharam com isso alguma vez! O interessante é que além desse encanto que envolve a biblioteconomia existe também uma pragmaticidade, complexidade muito grande, é preciso muitos requisitos além do amor pela leitura, rs.
    Nossa, super legal o post!

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Eu já escolhi o meu curso, mas juro que gostaria de fazer algo relacionado a esse curso, acho bem interessante.
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Nossa, bem legal esse curso!!
    Minha mãe vive falando que eu devia trabalhar em biblioteca, já que gosto tanto de livros, mas não sei se daria certo.

    ResponderExcluir
  31. Adoro os post sobre profissões para quem gosta de ler!
    Seria ótimo trabalhar em uma biblioteca!

    ResponderExcluir
  32. Adorei a profissão não a conhecia,mas me interessei bastante por ela!

    ResponderExcluir
  33. Engraçado como desconhecemos a importância de certas profissões, as menos divulgadas, como Biblioteconomia. Lembro de, por gostar muito de ler, pesquisar sobre o curso na época do vestibular. Mas fui desanimada por pessoas que não conheciam a dimensão dessa profissão.
    Como é exigido do profissional! Imagino cuidar de um acervo gigante numa biblioteca e, mas recentemente, com os livros digitais, participar da catalogação e manutenção do banco de dados... ufa! Olha, parece muito com o que gosto de fazer.
    Estou adorando esses posts esclarecedores!

    ResponderExcluir
  34. quando eu tiver um tempo penso em fazer biblioteconomia para me distrair, mas não sei se conseguiria trabalhar com isso, sou péssima com pessoas rsrs

    ResponderExcluir
  35. Ah vendo essas profissões eu chego a conclusão que eu seria ser RYCA!
    Não gosto de nenhum dessas profisões,apesar de trabalhar com livro,raramente se tem tempo para ler,o jeito é ser ryca não fazer nada e comprar milhoes de livros hahaha

    ResponderExcluir
  36. Tenho duas amigas que fazem esse curso, e fiquei impressionado quando vi a grade curricular dele. É realmente bem completa.
    Essa situação de professores irem pra Biblioteca é realmente bem complicada. Uma pena que ninguém faz nada pra solucionar esse problema.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  37. Eu já pensei em fazer esse curso, parece ser o que eu gosto, alem de que hoje em dia paga muito bem, pois está em falta no mercado.

    ResponderExcluir
  38. Trabalhar em uma biblioteca deve ser um trabalho bem árduo. Pois tem que ter uma atenção dobrada com livros e etc. Organizar e cuidar da nossa pequena biblioteca particular já é difícil, pois têm que ficar lindos, organizados e limpos, imagina vários livros.

    Além do curso ser bem complexo...

    É uma profissão, pelo que pude ver, bem interessante!

    Bjs

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011