Profissões para quem gosta de ler - Parte 5

by - terça-feira, fevereiro 19, 2013

Olá galera!


Vamos de mais um "Profissões para quem gosta de ler"? A profissão da vez será uma que eu conheço muito bem, livrarias! Já trabalhei em duas grandes redes de livrarias, hoje trabalho para uma editora, mas a experiência em livraria foi muito rica e compartilharei aqui com vocês algumas coisas sobre essa área.
Antes de trabalhar em uma livraria eu pensava "nossa, como deve ser bom trabalhar em uma livraria", "quero muito um dia trabalhar aqui", e depois quando virei funcionária eu sempre ouvia comentários como esse, tinha gente que dizia que trabalharia até de graça! Mas dai meu pensamento já era outro.
Acredito que irei desiludir muita gente, mas é a verdade, como sempre digo, nem tudo são flores galera!

LIVRARIAS

Antes de tudo, trabalhar com livros realmente não tem preço. Quando seu trabalho envolve livros o prazer é maior, porque você trabalha com aquilo que gosta, mas será que você realmente gosta daquilo que você tem de fazer? (entenderam?)
Certo dia uma pessoa me perguntou: “você gosta de chocolate?” Respondi “sim!” “Mas você aguentaria ou gostaria de trabalhar com chocolate durante 8h todos os dias?” Bom, para o chocolate minha resposta foi não, para os livros, sim!
Aqui nesse post eu vou focar no trabalho de vendedor, porque nas duas redes fui vendedora, mas não existe somente a vaga de vendedor, há outras como: logística, compras, comercial, marketing, caixa, financeiro, etc. Então vamos lá!

O perfil do livreiro
Uhull! Chamaram-te para uma entrevista, que legal! Isso, conte que você gosta de ler, só que camarada, serei sincera contigo, para algumas livrarias não importa se o vendedor gosta de ler ou não, o que importa é se ele sabe vender livros. Se você gostar de ler isso trará um ponto a seu favor, pois saberá indicar melhor um livro ao cliente.
Entretanto para outras livrarias é totalmente necessário que você ame ler, é requisito mínimo, e não adianta mentir porque você vai ter que provar que entende realmente de livros. E não só livro na área que você gosta, mas como também os mais importantes de autoajuda, ou esotéricos, biografias, etc. Você não precisa ter lido todos, mas é importante que se mantenha atualizado, pesquise, leia artigos em revistas, acompanhe sempre a lista dos mais vendidos, etc. Eles querem ver se você tem conhecimento, se é uma pessoa atualizada, pois dependendo do público da livraria você terá que se adequar ou se equiparar a ele.
Ser dinâmico, comunicativo, responsável são requisitos básicos também. Como coloquei anteriormente, em algumas gostar de ler será uma qualidade a seu favor, mas claro que em uma entrevista ou algo assim sempre deixe claro esse seu gosto.
Se gostar da livraria, quer realmente trabalhar ali, deixe seu currículo e se puder converse com o gerente para ele te conhecer também. Algumas redes não exigem ensino superior, já outras sim, não importa a área geralmente. Na última livraria que trabalhei havia pessoas de Letras, Sociologia, Cinema, Música, Design, enfim diversas pessoas de diferentes áreas! Tem espaço para todas! O que tínhamos em comum? Gostar de ler e de cultura.

Sonho meu...
Lembra-se daquele sonho que você tinha em trabalhar em livrarias? Pois bem teremos que fazer alguns ajustes nele. Ficar sentado ou parado lendo? Nem pensar! Tem muito trabalho para fazer e vocês vão perceber isso e não tem como ficar parado, a não ser que queira levar um belo puxão de orelha da chefia.
Chegou livro? Tem que guardar! Só que dai veem esses grandes lançamentos que as editoras distribuem milhares de exemplares e adivinha? Fica aquela quantidade enorme para você achar espaço e guardar, mas você tem que guardar! Então ti vira negão!
Nem todo cliente gosta de ser abordado ou receber sugestões, então seja delicado (a), tenha senso de observação, observe seu cliente, deixe ele a vontade e quando surgir um momento se aproxime. Não precisa ficar que nem um urubu em cima da carniça também, se ele disser que não quer ajuda ou algo assim, deixe-o a vontade. Essas coisas vêm com o tempo e experiência. Algumas livrarias pagam comissão, então quanto mais livros você vender, mais você ganha.
Comprar livros? Sim, acredito que todas as livrarias deem descontos para funcionários, dai todos seus amigos vão pedir para quem comprar os livros para eles? Sim, você! Bingo!
Tempo para ler? É você até terá, porém se você trabalhar em uma livraria de shopping esqueça sábado, domingo e feriado. Para quem quer trabalhar em livraria, mas não quer abrir mão das regalias do feriado e domingo, aconselho procurar as lojas de rua.

O primeiro impacto
Já deu para perceber que a coisa é diferente né? Pois bem, uma das coisas que mais me entristecia era ver alguns colegas não gostarem de ler ou indicarem qualquer livro ao cliente, apenas para vender. Aquilo que me doía. Tem muito vendedor que não lê nada e vai indicando só os mais vendidos da Veja para o cliente, sem nem se importar com o perfil da pessoa, só querem saber de vender. Isso nos traz muita raiva, mas se preocupem em fazer o trabalho de vocês e da melhor forma possível.
Trabalhamos com pessoas, e trabalhar com pessoas e clientes, é um desafio enorme, mas que te traz uma experiência muito grande. Aprendi muito, mas muito mesmo, com meus clientes. Eles também me indicavam livros. Eu sempre tive o perfil de ver qual a necessidade do cliente e supri-la.
Não há nada mais prazeroso do que um cliente voltar na loja e dizer "adorei o livro que você me recomendou", uma vez uma moça me deu um abraço de urso dentro da loja na frente de todo mundo, ela praticamente me agarrou de tanta emoção (indiquei IAN hahaha).
A sensação de dever cumprido é muito satisfatória, receber elogio de cliente então nem se fala. Se você escolher essa área, trate o cliente com carinho, recorra a todas as opções para que ele possa ter o livro que deseja em mãos. Ele é importante, trate como se fosse alguém da sua família, sorria, não precisa puxar saco, mas tenha no mínimo educação, respeite seu cliente e faça um bom atendimento.

Algumas dicas:
Mantenha-se atualizado, LEIA, procure também ver alguns textos ou livros sobre o comportamento do consumidor. Faça seu trabalho com carinho. Em alguns momentos você vai se irritar, vai se sentir cansado, lógico, mas garanto a vocês trabalhar com livro é algo tão bom, tão prazeroso, que muitas coisas vão se tornar pequenas perante nosso amor.
Crie vínculos com alguns clientes especiais, eu sempre tinha uma pequena moleskine onde eu anotava os e-mails das minhas clientes que sempre me procuravam e compravam comigo. Quando chegava em casa e no meu horário livre, enviava um e-mail para cada uma com dicas de livros, que talvez elas fossem gostar. E dava muito certo.
Nunca, nunca mesmo, tenham preconceito com cliente. Se ele comprou um cinquenta tons de cinza e você odeia esse livro, mas ele vem elogiar o livro para você, o ouça! Não faça comentários preconceituosos, ali você tem que ser imparcial, chegarão algumas pessoas que falarão muito mal de um livro que você ama, mas nem por isso você vai alterar a sua voz ou ser desrespeitoso, a menos que queira perder o emprego.

Enfim...
Livraria é empresa, é um comércio, e querem vender! Lucro sempre! Não será um parque de diversões, não será sua biblioteca, ali dentro você é um funcionário e deverá agir como tal, então alguns luxos de clientes serão cortados de você.
Ler, você lê em casa ou no seu horário vago, o que você pode fazer ali é ver sinopses de um livro ou outro, trocar ideias com quem já leu folhear o livro, mas só. Em algumas livrarias você tem contato direto com algumas editoras e seus promotores, então dependendo de onde você vai trabalhar receberá treinamentos de algumas editoras, o que é bem legal.
Algumas redes são melhores que outras, em diversos quesitos, salário, condições de trabalho, a forma como você vai poder se relacionar com cliente, etc. Cada uma tem um perfil. Se você deseja trabalhar em alguma rede, primeiro visite como cliente e observe como você e outras pessoas são atendidas.
O ambiente "livraria" é uma delícia, algumas mais que outras, mas enfim, é válido.

Espero que tenham gostado da dica pessoal, teriam mais coisas que eu poderia falar, mas o post ficaria muito grande, então se alguém tiver dúvida me manda por e-mail que responderei o mais breve possível. Se tiver sugestão de profissão também pode me mandar. 
É legal trabalhar em livrarias, mas existem vários tabus! A realidade dentro de uma livraria é MUITO diferente daquilo que imaginamos quando somos apenas clientes. O tempo que trabalhei me serviu como experiência, e me trouxe coisas positivas. Mas enfim, não pretendo mais voltar a trabalhar dentro de livrarias. Quem disse que trabalhar com livros é fácil hein?

 Beijos e até a próxima!

Leia também

43 comentários

  1. eu ja sonhei muito em trabalhar em uma livraria, mas sei que é um comercio e que lá terei responsabilidades e não diversão, mas deve ser muito bom só ficar com o cheirinho dos livros no ar

    ResponderExcluir
  2. Que fantástico!!

    Oi, Dai!!!
    Então, adorei seu post, de verdade! Ele foi muito verdadeiro, como você sabe, trabalhei por 01 ano e alguns meses em uma pequena livraria da minha cidade, e eu amei trabalhar com livros, amo na verdade!
    Mas, tudo que você falou é verdade, infelizmente as pessoas tem a "doce" ilusão de que trabalhar em livraria é apenas pegar um livro para ler, se enconstar na bancada do computador e esperar um cliente chegar, mas quem disse que é assim?
    Só quem trabalhou em livraria sabe que, além de livreiro, você tem que ser escultor (sim, pq fazer uma obra de arte com uma pilha de livros, não é para qualquer um), psicologo (pq tem sempre aquele cliente que chega chorando e desabafa), babá (quem nunca deve que domar um monte de criança na parte infantil?) e tem que ter braço de aço, afinal de contas subir e descer escadas com pilhas de livros é para os fortes!
    E em época de didático? Hein? Que você tem que encarar cliente que quer um livro em um dia, sendo que as aulas começam com outros.
    Enfim, trabalhar em livraria não é, e nunca foi a coisa mais perfeita do mundo e nem a melhor coisa! Temos chefes, somos cobrados, temos metas para bater e ainda temos um tempinho para cheirar, lá no estoque, para curtir um delicioso cheiro de livro novo.

    Beijo!
    Ana Caroline
    (Ex-livreira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você entende beeeeeem como é! hahaha

      Excluir
  3. Bem q esse post podia ter saido ha umas duas semanas qndo participei de um processo seletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own flor :( não tinha como sair antes... tinha as outras profissões que o pessoal me pediu na frente... Mas enfim... Espero que esse tenha ajudado de alguma forma.
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  4. Muitas vezes nos decepcionamos com coisas que imaginávamos que eram diferentes.
    Eu por exemplo, quando entrei em um Banco (sei que não tem a ver com livros, mas quero deixar meu exemplo), achava tudo mil maravilhas, achava que era uma coisa e no fim sai achando outra completamente diferente. Eu aprendi muito, assim como você, mas confesso que no fundo me senti muito triste com certas coisas.
    Eu não imaginava que o trabalho em uma livraria fosse diferente, porque assim como você disse "livraria é empresa" e sim o que eles querem é vender, mas é uma pena né, no fundinho eu tinha esperança que fosse diferente.

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica, acho que um trabalho assim, seria ótimo para mim, afinal já chega de trabalhar com aquilo que não gosto =/

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Um dos meus projetos para os próximos meses é justamente tentar um emprego numa livraria. Isso porque é algo que eu gosto, ia ser perfeito! Claro que como você ressaltou existem muitas dificuldades. A quantidade de livros que chega é enormeee, não basta saber apenas de um gênero, você precisa estar por dentro de todo tipo de livro. É preciso ter organização, saber conversar. Achei o post legal porque voce realmente falou com maestria uma vez que ja trabalhou numa livraria e ja sabe como é. Ah e mesmo com as dificuldades sou cabeça dura e quero continuar insistindo rs um dia eu consigo!

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livrarias é bom, amei o tempo que trabalhei nessa área. Tem várias dificuldade, mas trabalhar com o que se gosta não tem preço e as outras coisas, como coloquei, se tornam apenas detalhes singelos.
      Sim, tente livraria ^^ é mto legal, é divertido tbm, as amizades que vc faz o que vc aprende no dia a dia te ajudam bastante e é possível sim crescer nesse meio.
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  7. Eu já presenciei uma chegada de livros em um livraria e vi a correria dos coitados dos funcionarios...Um amigo do meu noivo trabalha na livraria Saraiva e já me contou várias coisas sobre com é trabalhar e sim eu falo eu não trabalharia em uma livraria...sou meia destrabelhada, mas é o paraíso né?!
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é o paraíso pq estamos nos meios dos livros, mas acho que só hahahaha

      Excluir
  8. Esse post destruiu qualquer chance de talvez eu trabalhar em uma livraria, é realmente mais difícil que eu pensava, e agora não vou poder mais falar "ah, como eu gostaria de trabalhar numa livraria".
    Mas que eu gostaria de morar em uma, isso eu gostaria sahushau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm queria morar em uma livraria. Olha eu te aconselho a mesmo assim a tentar, a experiência é única! e também tente, quem sabe vc não gosta? ;)
      Bjs

      Excluir
  9. Uma amiga já trabalhou em uma grande livraria e ela curtiu muito.
    Ganhava descontos nas compras, \0/

    ResponderExcluir
  10. Aqui na minha cidade tem poucas livrarias, pra falar verdade eu só vou a uma. E dá pra perceber que a maioria que trabalha lá parece não gostar de ler, indicam qualquer livro mesmo, salvo alguns que parecem gostar bastante e saber indicar livros. Seria legal trabalhar numa livraria que não olhasse só pro lucro, e que pensasse também no consumidor. Não sou muito boa com vendas, mas acho que trabalhar com algo que a gente gosta melhora o nosso desempenho no que quer que seja. Talvez eu possa tentar trabalhar numa livraria ano que vem, a copa está chegando e acho que podem precisar de algumas pessoas que saibam falar inglês, hahaha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Acho que todo mundo que gosta de livros já pensou que seria maravilhoso trabalhar em uma livraria; mas uma coisa é você gostar do ambiente da livraria; outra coisa bem diferente é você gostar de trabalhar em uma.
    É mais ou menos como trabalhar em uma editora. Isso não quer dizer que voc6e passará os dias lendo os livros da editora que trabalha; lendo manuscritos; ou terá acesso a todos os livros publicados pela editora.

    ResponderExcluir
  12. Acho que para um amante de livros, uma livraria é vista como o paraíso né??rs
    Mas é bom saber que atras desse paraíso tbém, tem um monte de coisa além..
    Muitos, mas muitos mesmo,acabam entrando nesse universo mágico pela grana, pela facilidade de não ser tão puxado assim..Mas isso é mera balela.
    Um bom vendedor de livros, tem q ser antes de tudo, um amante da literatura,é um fato!
    É como alguém q trabalha numa locadora de filmes,mas não assiste nenhunzinho..rs Como vai indicar alguma coisa a alguém??
    Adorei o post =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Acho que trabalhar em uma livraria deve ter suas vantagens!
    Adorei o post
    !
    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Estou adorando conhecer as profissões relacionadas com livros,e como uma boa amente de livros também já sonhei em trabalhar em uma livraria.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Quero tanto que já estou montando uma aqui em casa! hahaha

    ResponderExcluir
  16. Nossa, uma ótima dica! Vou pensar nesta possibilidade!

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa profissão. Eu amo ler, então esses posts sobre profissão estão me interessando bastante! Apesar das desvantagens, acho essa profissão um máximo!!

    ResponderExcluir
  18. Oii Dai!!!

    Adoro esses seus posts =)

    Trabalhar numa livraria deve ser bem dificil mesmo, eu acho que nao aguentaria, adoraria recomendar livros pras pessoas, mas nao ter fim de semana e ainda ter que aguentar os clientes, acho que nao rs.
    Lembro de vc comentando no twitter coisas como cliente que simplesmente diz "nao leio nacional" ou de pessoas que vem te julgar por ler algo sem saber do que ta falando, acho que eu so ficaria estressada rsrs

    Bjoooo

    ResponderExcluir
  19. Muito divertido esse post!
    Amo livros, adoraria trabalhar com eles, entre eles, ligada a eles. Mas, definitivamente, vendas não são para mim\! Já trabalhei no comércio e não gostei. Não sei vender, não gosto de vender. Muito menos de ficar quebrando minha cabeça e meu tempo com organização e armazenamento do que quer que seja... Admiro demais quem tem talento pra coisa. E vendedor de livros é coisa rara, no máximo encontro 'atendentes' de livraria. Poucos sabem e gostam do que fazem, esses fazem muito bem.

    ResponderExcluir
  20. Eu jáaa escolhi minha profissão, mas eu queria muito trabalhar em uma livraria, é sério. Eu adoro vender, tenho um bazar de roupas que amo ;D
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu até pensei que fazer algumas dessas profissões, mas infelizmente a grana é curta para esses trabalhos então viria Analista de sistemas rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Impossível nunca ter pensando em trabalhar em uma livraria, rs, mas apesar de incrivel a ideia de viver rodeada de livros não se pode esquecer que vendê-los não deve ser nada fácil, rs. Já fui vendedora em confecções e muitas das responsabilidades devem ser parecidas e nada legais, convenhamos. Mas pra quem sonha com isso vale tentar, né.

    ResponderExcluir
  23. Eu tinha imaginado isso, já pensei em trabalhar em livrarias, mas imagino como deve ser o trabalho por lá, tem um monte de livros na sua frente e não poder ler, agonizante hahaha

    ResponderExcluir
  24. Nunca tive o sonho de trabalhar em livrarias, já que sei que por lá é muito trabalho e não existe livrarias toda linda que irá distribuir livros a vontade!
    Conheço algumas que nem desconto para os funcionários eles dão!
    Acho que a profissão MARAVILHOSA seria "Experimentador de livros",um sonho!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Apesar de gostar bastante de livros, nunca me imaginei trabalhando em uma livraria. E depois desse post, acho que pensaria mais em relação a isso. Nunca tinha parado pra pensar o quão corrido deve ser.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Que post bem feito,adorei^^
    Dicas esclarecedoras.
    Você mereceu o abraço,IAN é uma ótima indicação,rs.

    ResponderExcluir
  27. Oi Dai, obrigada por compartilhar sua experiencia... Trabalho com livros também, porém numa biblioteca pública, com perfil um pouco escolar. Gosto de ler, né... :D e os blogs literários me ajudam muito quanto a me atualizar e indicar livros pros usuários que sempre pedem indicações de livros. Converso com eles, pra saber um pouco do seu gosto literário ai a conversa flui. Realmente é gratificante quando ele volta e diz que adorou o livro que você indicou. E nem tudo são flores, é tanto detalhe quando se trata de livro que o tempo fica bem curto, e não dá mesmo pra ler no expediente, somente uma sinopse ou outra, além de ficarmos namorando os livros...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  28. Oi! Já trabalhei em comercio mas em outra área e não é diferente e sei como que é, já tive uma oportunidade de trabalhar em uma livraria (e de shopping ainda) mas descartei no momento que soube o salário, muito baixo e trabalhando todo final de semana praticamente por mais que goste de ler o emprego não era pra mim (infelizmente) hoje em dia trabalho onde paga mais e com mais tempo para ler :)
    Já tinha uma noção de como é trabalhar numa livraria e seu texto só explicou mais ainda, Parabénn (por MAIS UM texto fantástico) ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. O amiga, adorei o post, mas acredito que trabalhar em comércio deve ser mto complicado, meta de vendas, muita pressão, nós amamos livros, mas deve chegar uma hora em que aquilo que seria prazer/diversão se torna uma obrigação e até enjoa, eu já tive vontade de trabalhar em bibliotecas, mas não em livrarias...

    Bjos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Nossa! Imagino o quanto deve ser difícil estar dentro de uma livraria e não poder se sentir em um "parque de diversões". No lugar de brincar com os brinquedos, você tem que orientar as crianças que lá estão, haha. Difícil!

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Você trabalha em que cargo na editora? Esse é o meu sonho, mas nao acho informaçoes suficientes sobre a area..
    Amei o post :)

    ResponderExcluir
  32. Você trabalha em que cargo na editora? Esse é o meu sonho, mas nao acho informaçoes suficientes sobre a area..
    Amei o post :)

    ResponderExcluir
  33. Olá! estou querendo trabalhar em livraria, o que você me aconselharia a pôr no currículo para me diferenciar para vaga??? Muito Obrigada! Adorei o post..

    ResponderExcluir
  34. Olá! Adorei o post..
    Estou fazendo meu currículo para tentar ser vendedora de livraria.. O que você me aconselharia a pôr? Tenho dúvidas quanto ao objetivo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Muito bom o post. Meu sonho é trabalhar numa livraria <3

    ResponderExcluir
  36. oiie !!
    Eu estou meio confusa em relação que profissão seguir. Sabe eu amo ler , e em comparação a maioria das pessoas sou diferente , por que todo mundo tem um gênero preferido , mas euzinha leio de tudo , de uma biografia até um cinquenta tons de cinza ... Não quero uma área que só me traz o lado financeiro , quero gostar de verdade do meu emprego... Gostaria de saber como você conseguiu trabalhar em uma editora , existe mais de um editor nas Editoras de livros ? se eu fizer faculdade de Letras eu posso ter certeza que vou ter um emprego no futuro ? como por exemplo em uma Editora?...por favor me responda ..obrigada Samara

    ResponderExcluir
  37. Ola, tudo bem?
    Eu trabalhei em livraria e realmente é mto prazeroso, porem não tem nada de moleza e tempo sobrando para ler na livraria.... a não ser no seu intervalo para descansar, alimentar, etc...
    Ri e relembrei momentos, quando vc disse "Fica aquela quantidade enorme para você achar espaço e guardar, mas você tem que guardar! Então ti vira negão! " ...isso é o que mais acontece. E trabalhar em livraria sempre divertido.
    Muito bom seu post..só verdades hehehehhe
    boa semana, beijos.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011