Resenha: Branca de Neve e o Caçador

by - segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Olá people!

Vamos de resenha nova! Agora do livro "Branca de Neve e o Caçador" publicado pela Editora Novo Conceito! Vem ler e comentar :)

Dados de Publicação:
Autores: Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini
Páginas: 208
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito

"Ela está destinada a ser morta pela rainha ou a se tornar uma poderosa guerreira"


Na contramão do usual, quando o mundo cinematográfico lança o filme de um best-seller, a Novo Conceito lançou Branca de Neve e O Caçador, escrito pelos próprios roteiristas do filme, lançado em 2012, com Kristen Stewart no papel de Branca de Neve, Charlize Theron (diva) no papel da Bruxa Má e Chris Hemsworth no papel do caçador sexy-lindo-tudo de bom.
Branca de Neve e O Caçador é baseado na velha história dos Irmãos Grimm, porém com uma versão bem diferente daquelas que estamos acostumados a ver por aí. Nesse livro/filme, Branca de Neve também perde a mãe quando criança, seu pai se torna um homem solitário e amargurado, enquanto ela tenta crescer feliz e lembrando somente dos momentos de alegria que teve, sempre com a companhia de seu amigo William, filho do Duque amigo do Rei.
No entanto, em uma batalha, o pai de Neve encontra Ravenna, a Bruxa Má, acorrentada em um tipo de jaula. Linda de morrer, com um olhar meigo e assustado, ela acaba amolecendo o coração do velho Rei, que acaba levando-a para o castelo e a toma como mulher. Na noite de núpcias, ela o assassina e, em uma armação com seu irmão, e domina o Reino.
Branca de Neve tenta fugir com seu amigo William e o pai, mas logo é capturada e presa em uma masmorra, onde passa os últimos anos, sem conhecer o mundo, sem ver as pessoas e sem saber o que aconteceu com seu povo e Reino. Mas eis que, um belo dia, ela consegue fugir. A Rainha Má fica doida. E contrata um caçador profissional, Eric, para encontrar e trazer a princesa de volta, iludindo-o com falsas promessas. 

“Branca de Neve balançou a cabeça. Lembrava-se daquele primeiro mês também. Ouvia as explosões para além das muralhas do castelo. Incêndios queimavam as florestas. Os soldados de Ravenna gargalhavam no pátio, se gabando das aldeias que haviam incendiado e das mortes que haviam causado por vingança. Tinha apenas 7 anos naquela época, mas sabia que o reino nunca mais seria o mesmo. Sentia-o na boca do estômago. Ela nunca mais seria a mesma.”

Mas algo acontece quando Branca e Eric se encontram... E é aí que a história começa a acontecer. Disposta a reconquistar o Reino que é seu por direito, ela contará com a ajuda do caçador e dos oito anões (sim, outra diferença), com nomes inspirados nos imperadores romanos (nada de Dunga, Atchin e companhia) para erradicar a desgraça que assombra o seu povo bem como acabar com Ravenna.
Com um enredo mais sombrio e bem mais emocionante que a verdadeira história da Branca de Neve, essa versão me encantou por conta dos novos ingredientes e por nos mostrar uma Branca mais guerreira, menos bobinha e mais decidida. Além da própria personagem, a Bruxa Má rouba a cena (no livro e no filme), sendo uma personagem mais palpável, que apesar de malvada tem sentimentos, querendo vingar a morte de sua mãe e protegendo seu irmão até onde é possível. 

“A garota estava em algum lugar fora das muralhas do castelo, com seu coração ainda batendo dentro do peito. Ainda estava viva. Ravenna havia perdido a chance. Tantos anos trancada naquela torre e agora Branca de Neve havia escapado. A rainha se perguntava por que não havia percebido aquilo antes. Aqueles lábios vermelhos, aquela tez clara, impecável. Cabelos negros como a noite. Sua beleza natural sempre esteve ali, esperando para ser consumida”

Narrada em terceira pessoa, intercalando os pontos de vistas das personagens, a história gira em torno de Branca de Neve, Ravenna e Eric. Os três são os protagonistas e suas tramas estão todas interligadas. A leitura é rápida, daquelas que você consegue em apenas uma tarde concluir. Apesar das muitas descrições, o livro está longe de ser cansativo. É possível imaginar as cenas, mesmo quem não assistir ao filme, é possível se tornar parte do cenário, como um observador.
Contudo, acredito que poderíamos ter mais diálogos no livro. Faltou um maior aprofundamento das emoções, o que acaba deixando o romance em segundo plano. E eu queria mais romance gente!!!! Acredito que o livro poderia ter mais ar de roteiro ainda e encantaria mais pessoas. Espero que na continuação Branca e Eric tenham algo mais do que um simples momento... Isso fez o final ser corrido demais e nos deixar com um gostinho de quero mais, aquela pergunta solta no ar quando termina o livro: mas já?
A diagramação que a Editora fez está linda e a revisão muito bem feita; não me lembro de ter visto erros grotescos. A capa também é linda e combina perfeitamente com o tom que os roteiristas quiseram dar à nova versão, cheia de magia e aventura, da trama dos Irmãos Grimm.
Se você procura uma história diferente e leve, para se distrair e passar uma tarde agradável imersa no mundo dos contos de fadas com uma dose de ação e aventura, leia Branca de Neve e O Caçador.

Leia também

25 comentários

  1. Eu acho que é sempre bom reinventar, e quando o assunto é contos de fadas Hollywood é campeã nas inovações (isso falando de filmes como João e Maria caçadores de bruxas; João caçador de gigantes, Espelho espelho meu, etc). E acho que seguindo essa linha temos também livros que se reinventam. Eu gostei da proposta de "Branca de neve e o caçador", em trazer uma história com mais ação, com uma personagem principal mais corajosa, mais ágil. Ah, e achei a capa super bonita ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não gosto muito de reinvenção de estórias antigas, ainda mais clássicos. Mas fiquei curiosa com relação a este livro, uma pena mesmo não ter mais romance, porque achei que o livro seria repleto disto. Não gosto de muitas descrições, mas fico feliz que a leitura flui bem.

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de ganhar esse livro em um top comentarista. Mas ainda não tive a oportunidade de ler. Eu nem estava empolgada para ler esse livro, mas agora depois da sua resenha, confesso que estou surtando para ler o quanto antes. hahahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Essas versões são bem legais, já ouvi falar do filme, mas ainda não o assisti. Não sabia que era baseado em um livro, e agora fiquei bem curioso. Confesso que só li os 3 primeiros parágrafos e parei com medo de ver spoilers. Esse livro está na minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Eu só vi o filme, e confesso que não me convenceu. A Bela como uma branca de neve geurreira? 0.o
    Eu assisti por causa do Thor...
    Quanto ao livro, eu acho que deve ser bem melhor que o filme, mas com essa capa...na minha estante não entra.
    Eu gostei mais da versão com a Julia Roberts (esqueçi o nome do filme). Esse negócio de reeinventar histórias virou moda. Será que os roteiristas de hollywood estão sem ideias?

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu errei demais com esse livro..
    Acabei vendo o filme anter de ler a história e acabei achando o livro cansativo e monótono.
    Não consegui acompanhar, pq as imagens do filme vinham a toda hora..rs
    Não achei ruim de forma alguma, só creio q quem ainda não, deva fazer isso primeiro do que ver na tela.
    Afinal..é tudo igual!rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. assisti ao filme e li o livro já!
    gostei bastante dos 2, mas claro que o livro é bem melhor :P
    assisti ao filme primeiro, e quando li o livro não reparei em tantas mudanças feitas!

    ResponderExcluir
  8. li o livro e gostei bastante de ver uma branca de neve mais forte e decidida, só queria um outro final para o caçador!

    ResponderExcluir
  9. Eu não estou muito animada de ler o livro,acho que é porque eu não gostei muito do filme,por isso acho que vou deixar esta passar.
    mil bjs

    ResponderExcluir
  10. Particularmente não curto muito essas adaptações e mudanças nos originais.
    Li vários comentários negativos desse livro, a maioria não gostou.

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti o filme e gostei, não gostei muito da atuação de Kristen Stewart, achei ela bem sem graça, mas Charlize Theron e Chris Hemsworth salvaram o filme. Não sei se vou gostar do livro... Se ele mostrar uma guerreira de verdade, acho que posso até gostar, porquê Kristen não me convenceu de jeito nenhum. Apesar da capa ser bonita, não gosto de capas que são os posteres dos filmes. E não achei muito interessante terem colocado 8 anões ao invés de 7. Que diferença isso faz? Só pra ficar diferente do clássico? Eu gosto desses filmes que estão fazendo dos clássicos antigos só que de uma forma um pouco diferente, mais atual. Só não gosto que mudem muito, que perca a essência. Não me entenda mal, é só minha opinião, mas eu gostaria de ler o livro pra ter uma opinião mais concreta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não fui muito fã da atuação da Kristen, não sou mto fã dela hahaha. Mas sim, de entendo completamente, o que tentei fazer durante a leitura foi ler o livro sem a imagem do filme em mente, o que é difícil. Em outros livros passei por situações assim, e agora sempre leio antes de assistir.
      Bjs linda :)

      Excluir
  12. Ja assisti o filme e fiquei encantada acho que vou gostar bastante do livro!
    Amei a capa!

    ResponderExcluir
  13. Já vi o filme e adorei, estou louca para ler o livro e ver se eu gosto também.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li o livro, mas pretendo. Parece ser bem legal essa versão. Também quero muito ver o filme!!

    ResponderExcluir
  15. Não vi o filme. Mas gosto dessa revisita aos clássicos, até para deixarmos a história mais contemporânea e as mocinhas mais fortes, mais modernas.
    Vale mais pela aventura que pela história em profundidade, vc bem citou que falta mais estrutura pra prender leitores mais exigentes. Acho que, nesse caso, o filme deve ser mais interessante e dinâmico! (nunca pensei que fosse pensar isso, muito menos dizer, ahaha...)

    ResponderExcluir
  16. não vi o filme para comparar, mas sério que gostou? eu não gostei do livro :(

    ResponderExcluir
  17. Eu vi o filme assim que estreiou, assisti sem expectativa alguma e acabei me surpreendendo muito. Eu adorei o filme, apesar da kristen, rs. E desde então tenho muita curiosidade em ler o livro, que apesar das inúmeras opniões amigas dizerem que o filme é um pouco melhor que o livro. Vou guardar essa sua dica de leitura pra uma tarde agrádavel!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Já assisti o filme e a Kristen não muda de cara mesmo KKKKKKKK Eu tenho o livro aqui em casa, espero gostar da leitura

    ResponderExcluir
  19. Fiquei louca por esse livro quando lançou,mas sempre enrolava para comprar.Resumindo,depois de muito esperar decidi ver o filme e uma semana depois ganhei esse livro no sorteio! Agora é lê-lo e espero que me surpreenda!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Dai!!

    Eu vi o filme e gostei bastante(desconciderando a atriz rs)
    Fiquei super curiosa pra ler o livro. Ja vi varias resenhas dele, mas nenhuma tinha dito que era narrado do ponto de vista dos tres personagens, isso deixa tudo mais interessante.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  21. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li. E também não assisti o filme. Até que estou gostando dessa safra de adaptações de contos de fadas clássicos. O bom dessa história, é saber que a Branca de Neve não é aquela songa-monga que estamos acostumados a ver no clássico da Disney. Em breve lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Ta, tenho meio receio de ler esse livro e até mesmo comprar, eu já vi o filme e eu não gostei muito, não se se pela a atuação da Kristen ou a história mesmo, sei que a Charlize ta perfeita como Bruxa e isso deixou o filme um pouco melhor, quem sabe um dia eu dê uma chance a ele!!

    ResponderExcluir
  23. Oii eu ainda não li o livro, mas assisti ao filme e gostei bastante, fico meio assim de pegar o livro para ler, se tratando de um filme que virou livro é meio esquisito, geralmente vemos o contrário né? Mas logo irei ler e tirar minhas conclusões...

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu pretendo ler o livro, pois, quando criança, meu conto preferido era o da Branca de Neve. Sempre amei, não sei por que, haha <3

    Então, como sempre me apaixono pelos títulos, pretendo lê-lo. Além de ter sido resenhado positivamente diversas vezes.

    Ler o filme? Talvez... mas espero, antes disso, ler o livro.

    Ótima resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011