Resenha: Sem deixar rastros

by - segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Oi pessoal!

Hoje a resenha é de um livro do nosso queridinho do suspense Harlan Coben, o livro escolhido é "Sem deixar rastros", publicado pela nossa editora parceira Arqueiro. Vem conferir!



Dados de publicação:
Autor: Halan Coben
Páginas: 271
Ano: 2012
Editora: Arqueiro

"Myron Bolitar volta ao basquete profissional para investigar o desaparecimento de um amigo rival"


Myron Bolitar, quando mais jovem, era uma promessa do basquete estando destino a uma carreira de sucesso, mas uma lesão no joelho faz com que esses sonhos se esvaecerem, afastando-o de vez das quadras. Porém dez anos depois, ele já é um respeitável agente esportivo, e nas horas vagas também atua como um detetive.
Até que um famoso jogador de basquete, Greg Downing, desaparece misteriosamente sem deixar rastros. Greg era o maior rival de Myron nas quadras na época da faculdade. O agente então é contratado para desvendar mais esse caso, que não é tão simples assim, para descobrir mais pistas ele terá que voltar a jogar basquete, mesmo que tenha que ficar somente na reserva. Essa é uma forma dele se infiltrar e saber mais informações, mas Greg não havia sido seu rival no passado somente nos jogos, um dia já haviam competido pelo amor de uma mulher.
Conforme a investigação avança, novas pistas vão sendo descobertas, e as peças do quebra-cabeça terão que ser montadas. Mas isso não será tão simples assim, Myron também terá que reviver muitas lembranças que pensara que jamais reviveria novamente. Com ajuda de Win e Eperanza, eles descobrirão e verão que alguns pesadelos ainda estão vivos, além de descobrir coisas que mudarão sua vida para sempre. Como Greg desapareceu e por quê? O que será que nosso detetive descobriu?

"Os sonhos nunca morrem. Às vezes achamos que eles estão mortos, mas estão apenas hibernando como um urso velho. E quando a hibernação é muito longa, o urso acorda bravo e faminto".

Harlan Coben é um dos mais badalados escritores de suspense da atualidade, e não é por menos, seus livros são viciantes e dificilmente você lerá somente um. Myron é simplesmente hilário, além de muito inteligente. Nesse livro percebi que nos aproximamos mais desse personagem, pois descobrimos mais do seu passado também.
Voltar às quadras para ele não foi fácil, todas as lembranças que teve que reviver mexeram muito com suas emoções, não estava nos seus planos voltar, e aquilo fez com que ressuscitasse de sua alma sentimentos que ele pensava já estarem enterrados. À medida que o caso avança, mais ele também começa a vasculhar e reconhecer coisas sobre si mesmo. Reabrir feridas nem sempre é bom, e com certeza dói. 
 
"Não se fez aquele silêncio que, como nos velhos filmes de faroeste, sobrevém quando o xerife empurra as portas rangentes e segue gingando pelo saloon. Talvez fosse esse o problema. Talvez a porta precisasse ranger. Ou talvez Myron precisasse melhorar sua ginga"

Como sempre Coben tem o dom de em suas narrativas criar um suspense instigantes e em meio a cenas tensas acrescentar aquele toque de humor e sarcasmo tão típico de Myron, o que não deixa a leitura tensa o tempo todo, mas descontrai o leitor sem deixar de lado o mistério que envolve a estória.
Já característico também do autor, diversas pistas e personagens vão aparecendo, quando começamos a suspeitar de uma pessoa, logo outra também nos dá motivo para desconfiar dela, e até coisas simples nos chamam a atenção, pois de onde menos se espera seremos surpreendidos. Na cabeça do leitor isso também se torna um jogo, tentar descobrir junto com Myron o que aconteceu, e tentamos ligar as pitas e levantar hipóteses sobre o desaparecimento. Isso nos envolve mais com a obra e faz com que não queiramos deixar suas páginas.

"Saiu do bar e foi caminhando pelo quarteirão, passando por um restaurante chinês com pator mortos na vitrine. Carcaças de pato, nada melhor para aguçar o apetite. Talvez o Burger King devesse pendurar vacas sacrificadas em suas lojas também. As crianças iriam adorar"

Sem deixar rastros nos surpreende, e muito. Percebemos também uma crítica ao meio esportivo, pois não é só glamour, esse meio envolve muito dinheiro e é um jogo de interesses. Não esperava o final que o autor deu o livro, ele consegue nos surpreender, com Harlan Coben nada é previsível. Em sua narrativa há muitos diálogos, o que torna a leitura ainda mais rápida. Não há divagações sem fundos, mas sim mergulhamos nos pensamentos de Myron, e a sua ironia é ótima!
Em relação à diagramação não tenho muito que argumentar, mas eu gostaria que os capítulos fossem separados por páginas, e não quando termina um na outra linha já esteja escrito "capítulo2", por exemplo. Acho que começar na outra página seria melhor, o leitor também precisa de um descanso entre um capítulo e outro, pois da forma como nos está da impressão de que se está querendo economizar folhas no livro.
Como não poderia ser diferente, mais uma vez esse autor tão querido me conquistou Para quem gosta de um bom suspense policial esse com certeza é um bom livro. E para quem quer começar a ler esse gênero, ou somente um livro com desfecho surpreendente, Harlan Coben é a pedida certa!



Leia também

33 comentários

  1. Suspense \o/\o/\o/\o/ gostei bastante. Tem mortes no livro? Quero mortes. O livro parece ser curto, menos de 300 páginas, então deve ser bem rápido de ler.
    Ah, quem são Win e Eperanza? Amigos, colegas de trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mortes sim ;)
      Win é o amigo de Myron, está em praticamente todos os livros. Esperanza trabalha com Myron na agência é tipo uma braço direito tbm, está nos outros livros dele tbm.
      É rápido de ler sim, tdos os livros do Harlan são mais ou menos desse tamanho :)
      Bjs

      Excluir
    2. Então é uma série de livros tipo Código Da Vinci, Anjos e Demônios e O Símbolo Perdido? Estórias diferentes, mas com mesmos personagens?

      Excluir
    3. É uma série, alguns personagens prevalecem, mas você pode ler cada livro sem uma ordem definida. Eu por exemplo não leio em ordem, leio aqueles que eu gosto ou quero. Isso não prejudica em nada. Cada estória é uma estória. Então não precisamos seguir sequência, nada disso ^^

      Excluir
  2. Me sinto uma E.T falando que nunca li nenhum livro de Harlan, talvez seja porque nunca me interessei de fatos pelas estória ou até mesmo pela capa do livro. Não é um autor que me chame muito atenção!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amo os livros dele. Mas eu parei por que já li tanto Harlan Coben que pra mim eles quase estão ficando meio parecidos um com o outro. Mas esse é muito legal, gosto muito é como ele descreve esse esporte. Ele realmente vivi e ama aquilo. Faz uma visitinha, você e seu comentário serão muito bem vindos. Tem sorteio. http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Você acredita que eu não li nenhum livro dele,nunca me chamaram a atenção,mas quem sabe um dia eu leia.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amo Harlan, adoro todos os seus livros, são todos incríveis, e óbvio que esse não seria diferente né hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é incrível né? Tbm o adoro <3

      Excluir
  6. Eu adoro o jeito debochado do Myron. Os livros de harlan Coben são ótimos e esse com certeza já esta na minha lista de futuras leituras. Estou seguindo a ordem cronológica, logo, comecei com Quebra de confiança e agora vou começar a ler Jogada Mortal. Já li Refúgio, que é com o sobrinho de Myron e também gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!

      Ainda não li Refúgio, mas estou com ele aqui, não sabia que era com o sobrinho do Myron, bom saber, fiquei curiosa ^^
      Bjs

      Excluir
  7. Acredita que eu ainda não li nada do Harlan, está na minha a tempo, mas ainda não tive oportunidade.
    Porém com uma resenha dessas eu terei que ler com certeza em muito breve.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ler algum livro do Coben é sinal de emoção e adrenalina na certa!rs
    Além de misturar um bom suspense, ele coloca umas cenas de ação na história, que não deixam a gente respirar qdo está lendo!
    Isso sem contar, nas reviravoltas finais né?rs A gte sempre imagina uma coisa e qdo vai ver, é outra totalmente, diferente..rs
    O sarcasmo inteligente e o bom humor tbém são presença forte.
    E sem sombra de dúvidas, quero muito ler esse novo livro do autor.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha, epsar de não fazer meu estilo de leitura

    ResponderExcluir
  10. Com todos esses ingredientes, ficou irresistível dizer não a esta leitura!
    Parece que Coben é mesmo um discípulo de Agatha Christie, com essas pistas que ligam a um personagem e depois nos despistam e mudamos de ideia... Adorei!
    E pensar que tenho o livro e ele ainda está me aguardando... vou ler, sim. Adoro um suspense e um mistério bem criado e, principalmente, bem resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dele são otimos Manu!!!!

      Excluir
  11. nunca li harlan coben, não sou altamente chegada ao misterio, mas ate que bate uma curiosidade de saber sobre o autor, eu acho as capas tão instigantes

    ResponderExcluir
  12. Harlan Corben está na minha listinha de próximas leituras, e os três que estão nessa lista, são com o Myron Bolitar. Tenho lido muitas resenhas apaixonadas em relação aos livros dele, e a cada uma delas, minha curiosidade só vai aumentando. O bom é saber que o autor é um dos melhores da atualidade no gênero, e que consegue surpreender a cada página. Não vejo a hora de chegar a vez dele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Ja ouvi falar de um livro do autor, mais nunca li nada dele. Achei a a historia desse livro bastante legal.*_*

    ResponderExcluir
  14. Só li um livro policial que foi "Viva para Contar", não sei se você leu, mas eu gostei bastante e recomendo. Acho que esse era o gênero que eu estava procurando. Não sabia que tipo de livro era esse, "Sem Deixar Rastros", já tinha o visto várias vezes na livraria, mas nunca dei bola pra ele, a capa não me chamou muita atenção, mas como dizem, nunca julgue um livro pela capa.
    Gosto de séries que não são tão séries assim, hahaha, não tem uma ordem a seguir, só os personagens que são os mesmos.
    Gostei mesmo, me interessei bastante :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dai!!

    So li uns 3 livros do Harlan, mas adoro eles *-*
    O melhor eh que vc sempre ve alguma relacao, mesmo que bem pequena, com seus outros livros, eu gosto de perceber isso e pensar "esse personagem estava em tal livro".
    Ainda não comprei esse livro mas esta na minha listinha =)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente ainda não li nenhum livro do Harlan, mas eu quero muito , pois segundo as resenhas , ele é um excelente escritor. E como eu amo surpense e romances policiais, o livro despertou meu interesse!!

    ResponderExcluir
  17. Poxa, me sinto um ser altamente estranho por não ter gostado da escrita do Harlan, de verdade, eu simplesmente detestei. Dei 3 estrelas para Alta Tensão por causa da estória, mas o jeito como foi escrito me incomodou e muito. Mas claro que cada um tem o seu gosto, não tenho nada contra você achar ótimo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Dai, até agora só li um livro do Harlan, mas o que li valeu muito a pena, tenho outros dele na estante me esperando, espero em breve poder apreciar novas leituras desse autor tão bom, e esse com certeza é um livro que deve surpreender muito...Bjos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Bom, ainda não li nada do autor, porém ler este livro seria um ótimo começo, não acha? Adorei o livro, o achei super interessante.

    ResponderExcluir
  20. Também nunca li nenhum livro do Halan Coben, embora sempre fique super instigada a conhecer sempre que leio as resenhas sobre suas obras por aí... ainda tinha lido nada a respeito desse e achei muito interessante. Faz tempo que não leio suspenses, acho que seria uma boa opção, rs, afinal sua avaliação foi incrível!

    ResponderExcluir
  21. Sou um leitor assíduo dos livros do Harlan, comecei com Desaparecido para sempre (que sempre recomendo), e daí para a frente nunca parei de buscar as obras desse autor. Esse em questão, parece ser uma ótima leitura, pretendo lê-lo em breve. Parabéns pela resenha.
    http://revolucaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Suspense policial é umas das minhas temáticas favoritas, ;)

    ResponderExcluir
  23. Eu também gosto muito se suspense Policial (a indico Viva Para Contar, além do tema ser suspense policial tem um outro tema paralelo muito interessante vale a pena) Nossa já ouvi falar muito bem dos livros do Harlan mas, ainda não li nada dele mas já tem dois na minha estante, e a sua resenha só me fez querer comprar mais e mais dele ^^

    ResponderExcluir
  24. Eu (ainda) não li nenhum livro do Harlan. Mas eles estão sempre tão baratos e sem sendo resenhados, que acabarei não resistindo e lendo algum.

    Espero gostar!
    Ótima resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Greg Downing. :@
    Que final foi esse, heim? Fiquei anestesiada durante dias. Um choque de revolta, emoção, alegria, tristeza. E realmente, é como se passássemos a conhecer melhor Myron, e até mesmo o Win. ♥
    Certamente, Sem Deixar Rastros foi um dos melhores livros que já li.

    Beijo! :)

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011