Resenha: Sombras

by - quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Olá pessoal!

Resenha nova no ar! Dessa  vez é o do livro "Sombras" publicado pela Editora Rocco. Confiram!

Dados de Publicação:
Autora: Jessica Verday
Páginas: 477
Ano: 2011
Editora: Rocco


Sombras é o primeiro volume da Trilogia das Sombras, escrito por Jessica Verday. Uma curiosidade sobre essa autora é que ela escreveu esse primeiro volume à mão usando 13 cadernos e 15 canetas pretas, o segundo volume da trilogia, passou por esse mesmo processo. Interessante não é mesmo?
A estória se passa em Sleepy Hollow, cidade da famosa lenda do "Cavaleiro sem cabeça". Logo no inicio temos uma cena de um velório. O velório é de Kristen, que desaparecera certo dia na ponte em frente ao cemitério da cidade. Todos aceitaram rápido demais que a jovem estava morta, sem ao menos o corpo ter sido achado, e ainda circulam alguns rumores que sua morte não foi um acidente.
Abbey vai a essa cerimonia, mas não acredita naquilo tudo, um caixão vazio, todos dando sua amiga como morta, para ela as outras pessoas deveriam ter se esforçado mais, mas todos já tinham perdido as esperanças.
Então um garoto misterioso chamado Caspian entra em cena, aparece e desaparece repentinamente na vida de Abbey. É um garoto silencioso e muito misterioso, quando Abbey está com ele consegue se sentir especial e dizer o que realmente pensa e sente.
Aos poucos Abbey começa a se apaixonar por Caspian, e embora ainda sinta muita falta da amiga, um novo sentimento toma conta de si. Ela acreditava saber tudo sobre Kristen, só que pelo visto ela escondeu um segredo bem importante. Será que isso foi o causador da sua morte?

"E então, tudo acabou.
A última flor foi lançada na sepultura, a última lágrima derramada, o último adeus dito e o serviço fúnebre terminou. Era hora de ir. Um caixão vazio colocado debaixo de um solo frio e duro supostamente deveria simbolizar a vida da minha melhor amiga.
Aquilo me pareceu muito, muito inadequado."

Abbey é uma personagem diferente, tem o estilo gótico, adora passear pelo cemitério e lá é como se sentisse em casa. Outra característica da protagonista é que ela faz perfumes, gostei muito disso, é totalmente diferente. No começo do livro a autora foca bastante nesse sentimento de perda e como a sua amizade com Kristen era especial. Mas ainda fica em nós leitores aquele sentimento: O que verdadeiramente aconteceu com Kristen?
Por esses motivos o início da narrativa é mais lento, mas Jessica Verday faz isso justamente para entendermos essas passagens de sentimentos da jovem, para nada ser inesperado ou rápido demais aos olhos do leitor, e compreendermos depois algumas de suas atitudes. Mas mesmo assim conseguimos nos envolver, o estilo de escrita da autora é leve e realmente imaginamos as cenas e demais acontecimentos.

"-Eu não vou dizer adeus, porque espero que uma parte de você esteja sempre comigo. Então vou dizer... a um novo começo. Este é o fim do nosso modo antigo de guardar lembranças, mas vou encontrar uma maneira de criar novas, prometo."

Mais para a metade do livro o mistério a respeito de Caspian e sua relação com Abbey vão se tornando o plano central da obra, deixando um pouco de lado o mistério de Kristen. Isso me incomodou um pouco, pois pensei que o mistério a respeito de Kristen perduraria toda a narrativa, sendo o principal plano de fundo. Alguns fatos ainda não são revelados nesse livro, então há alguns fios soltos que acredito serão abordados pela autora na continuação da trilogia.
Sombras é um livro do gênero YA diferente dos demais, é um sobrenatural mais leve e envolvente. Acredito que ele fugiu de alguns clichês do gênero. Os personagens são diferentes também. Pensei que Abbey fosse ser uma jovem mais decidida, mas ela se mostrou uma jovem que apesar de mostrar força exterior, também é frágil por dentro. Em algumas situações pensei que ela fosse tomar um posicionamento maior, como "não deixar barato" ou correr atrás, procurar descobrir mais, mas não foi bem isso que aconteceu, senti falta de mais determinação por parte dela.
Embora seja um livro mais descritivo, ele é gostoso de ler. Quando embalei na leitura não queria parar mais, e confesso que essa lenda do Cavaleiro sem cabeça deu um charme a mais a obra. Gostei desses ligamentos que a autora fez. Livro recomendado com certeza, justamente por conter elementos góticos,  pitadas de mistérios e romance.


Leia também

30 comentários

  1. Menina eu ainda nem li o livro mas acho que essa autora já está de parabéns por ter escrito o livro a mão! Eu curti muito esse primeiro quote, deu pra sentir o clima da história. A capa é linda e gosto bastante de livros que mesclem o romance e o sobrenatural. A unica coisinha que não gostei é o fato da personagem não ser tão decidida, eu gosto de protagonistas fortes, que encantem de verdade ^^ De qualquer forma parece ser um bom livro :)

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa achei super interessante saber que ela escreveu o livro a mão,muito legal,agora a história parece ser bem legal gosto muito de livros meio góticos meio "sombrio".
    mil bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro livros góticos e misteriosos tbm :)

      Excluir
  3. Eu adoro a capa desse livro, mas nunca tinha lido nada sobre a história. Parece ser muito legal, misterioso... adoroo :) E cara, COMO ASSIM escrever tudo isso à mão? que loucura, deve ter doído um bocado HAHAHAHA
    Beijocas

    www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade flor!! e animo tbm né? hehee

      Excluir
  4. Nunca tinha visto este livro antes, mas adorei, não somente sua resenha, mas a capa também! haha

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha. Gostei do livro, o fato dele ser diferente, fugir de clichês e ter suspense, adoro suspense, isso me prende no livro. Mas para ser sincera, não gostei da capa, achei estranha, mas isso não afeta o conteúdo. E foi bem interessante ter escrito 13 cadernos à mão, mas eu não teria toda essa foça de vontade, hahaha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oieee, Prazer =)
    Menina que capa linda!
    Não conhecia esse livro é a primeira vez que leio a repeito e gostei, apesar de não ser uma fã incondicional de YA, porém tenho gostado bastante dos que li.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. primeira resenha que li do livro e já me apaixonei *-*
    quero ler agora mesmo! ;~~

    ResponderExcluir
  8. não conhecia o livro, mas parece bem bacana e que curioso que em pleno seculo xxi era da tecnoligia ela escreveu a mão

    ResponderExcluir
  9. A parte mais interessante foi o fato da escritora ter escrito a mão. \o/
    Gostei do fato de não ser tão clichê.
    Tô sentindo falta de resenha de outros tipos de livro, como ação, aventura e mistério (não sobrenatural).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Lucas ;) Em breve teremos mais resenhas aqui nesses outros estilos tbm! Tem mto livro legal dessa áreas que quero indicar! To sentindo falta de um suspense aquoi no blog hhahahaa logo logo tem resenha :)
      bjs

      Excluir
  10. Já vi este livro varias vezes em promoção na submarino, mas nunca tive coragem de comprar, mas sua resenha me animou muito! Espero ter a chance de ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto esse livro antes, mas não havia me interessado muito.
    A capa tem algo de sobrenatural, de mistério que é interessante!!

    ResponderExcluir
  12. Ah, estava até gostando desse interesse entre os protagonistas, mas saber que o foco inicial se perdeu - a possível morte de Kristen e o mistério que ronda o caso - me deixou chateada...

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a obra, mas confesso q gostei muito do que li.
    Sem contar, na maneira como a autora "desenhou" o livro, super manual..rsrs
    Gosto dessa pegada sobrenatural, misturando-se a nossa fragilidade e humanidade.
    Personagens que são misteriosos, adoro.
    Com certeza, quero muito ler!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. No tempo que eu escrevia era tudo à mão também, dava mais vontade de escrever, passava mais os sentimentos para o papel, não sei se a autora pensa assim, mas comigo era deste jeito.
    Achei a estória bem interessante, mas quando vi o começo também achei que a estória seria toda da parte da Kristen, mas não tira o gosto pelo livro.
    Confesso que não gosto muito de livros descritivos, mas se a leitura flui bem não tem problema.
    Achei a capa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  15. ACHEI o que eu queria, uma resenha desse livro. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Nossa senhora cansei de ver ele na promoção da saraiva, e ficar em dúvida entre comprar ou não comprar. hahahahaha. Gostei bastante da resenha um e fiquei um tanto quanto curiosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. SABIAAAAAAAAAA QUE VOCÊ IRIA GOSTAR DO LIVRO *---*

    Eu até respondi (hoje) o seu comentário lá no blog e disse que você iria adorar principalemnte por esses motivos, rs

    O que mais gostei além da atmosfera gótica do livro foi a psicologia envolvida na descrição da personagem Abbey. Ela é uma personagem forte, mas em vários momentos ela fraqueja, e isso a tornou tão real, tão próxima. Todos os mistérios também me envolveram no decorrer da narrativa, e obviamente me deixaram louca pela continuação...

    Eu só quero ler logo o próximo livro e descobrir mais, principalmente agora rs

    Fiquei extremamente feliz por você ter gostado do livro, amore...

    Mil beijinhos
    Jujuba
    http://www.diariodeleitoracompulsiva.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olha... a primeira coisa que eu pensei quando vi essa resenha foi: "Tenho medo dessa menina da capa!".
    Parece uma bruxa!
    Enfim...
    A sinopse é legalzinha. Como não faz muito o meu estilo de leitura eu vou passar. Mas gostei de se passar na cidade do Cavaleiro sem cabeça!

    ResponderExcluir
  18. ohhh eu não conhecia o livro, mas só pela capa já me encantei.
    A história parece ser ótima

    ResponderExcluir
  19. Gente, fiquei bem curiosa, sério. Adorei a resenha, e parece que a narrativa é bem frnca, direta, justamente por sem bem descritiva, acho que nos aproxima mais dos personagens... vai pra wishlist. :)

    ResponderExcluir
  20. Confesso que livros da Rocco eu tento o máximo evitar,na maioria das vezes demoro a juntar dinheiro para comprar os livros!
    A capa é sensacional,adorei a curiosidade sobre a autora e a estória me chamou atenção,mas nada fora de série.

    http://llivroseletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gosto de sobrenaturais, e sabendo que esse deu uma fugidinha dos clichês do gênero, já ganhou mais pontos positivos comigo. Não me importo muito com algumas partes mais lentas na história, desde que a narrativa seja interessante, é válido. Enfim, se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Adorei o jeito que ela escreveu o livro, super diferente! *_*
    Amei a capa ea estoria parece ser bem legal!
    Achei a personagem bem diferente, o que pode ser bem legal! *_*

    ResponderExcluir
  23. Oi Dai, confesso que se fosse ler, não leria pela capa, ela me assusta kkk, mas A-M-E-I sua resenha, me deixou super afim de ler, adoro mistérios, mortes que não encontram o corpo uiii, mto bom kkk eu sempre penso, tal pessoa não morreu, pode ser que se eu achar alguma promo desse livro eu compre.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia essa série.
    É a primeira resenha que leio.

    ResponderExcluir
  25. A Capa não me chama muito a atenção (mas isso não que dizer nada rs)só de você ter citado "ter alguns fugido dos Clichês do Gênero" deu um Up na resenha e despertou meu interesse no livro rs
    Como sempre adorei sua resenha, sempre trazendo coisa nova e interessante \o/

    ResponderExcluir
  26. 13 cadernos e 15 canetas pretas! Uau!!!
    Isso é que chamamos de "dedicação".

    O livro parece ser legal, apesar de não ser um gênero que me desperte tanto interesse.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Eu não sei pq, mas esse livro nao me chama a atencao, ja vi ele varias vezes em oferta e nunca compro, a historia ate que parece boa, mas por algum motivo ainda nao me atrai, nao sei explicar rs, as vezes isso acontece rs

    Bjoo

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011