Livros e músicas

by - quinta-feira, março 07, 2013

Olá pessoal!

Livros e músicas, quem nunca associou um livro que estava lendo à uma canção? Aquela que parece que transcreve tudo o que você sentiu com aquela obra ou a relação de amor entre o mocinho e a mocinha. Já leu um livro com fones no ouvido, ouvindo aquela música, daquela banda que você tanto ama?
São sensação únicas não é mesmo? É difícil dizer o que sentimos com essa ligação, são duas formas de arte unidas, música e literatura, e o entrelace dessas nos causa sensações únicas. Confesso que antes não tinha o costume de ler ouvindo música, mas sempre me lembrava de algum livro quando ouvia. Se o livro vem com playlist, o olho com um carinho a mais, um cuidado, a música nos inspira na escrita. Digo isso porque também escrevo, e meus melhores contos, minhas maiores inspirações vem quando ouço uma música e muitas vezes elas embalam o ritmo de minhas estórias.

A música faz parte de minha vida a muito tempo, nasci em uma família de músicos, em que quase todos os integrantes tocavam algum instrumento, outros cantavam profissionalmente, um era e ainda é professor de música, etc. Ao chegar a pré-adolescência aprendi a tocar teclado sozinha (já que no violão eu tinha sido um fracasso rsrs), e depois fiz aulas de piano por uns dois anos ou mais. Nessa época já amava livros, e como um dia contei aqui para vocês, eu costumava tocar um piano na bilbioteca da minha cidade, e o que eu sentia nunca poderei descrever em palavras. Quem já fez aulas de idioma percebem como a música é utilizada como um recurso para o aprendizado, confesso que aprendi mais inglês ouvindo música.
Agora parando um pouco com as divagações do meu passado (rsrs), acho que é difícil quem nunca escolheu uma trilha sonora para o livro preferido, blogueiro que nunca escreveu resenha ouvindo música, etc. Música e livros são duas coisas que sempre estiveram intrincadas em minha vida, já faz tempo que não  sento e toco um piano ou teclado, mas ainda me mantenho unida a essa arte. 
Literatura faz parte do meu ser, isso sempre deixei claro, respiro livros 90% do meu dia, e às vezes sonho com eles, quando preciso de inspiração, ou quero relaxar, coloco os fones no ouvido e esqueço o mundo ao meu redor. E se eu estiver com um livro em mãos, vou para um mundo só meu, entro em um extase profundo o qual nem sempre quero despertar.
Um dos meus livros preferidos que li esse ano "A catastrófica história de nós dois" se tornou tão especial para mim pela a emoção que senti em suas páginas e seus capítulos terem o nome de músicas, e quando lia e me lembrava da música, aquilo me soava muito mágico.
No íncio desse post havia pensando em citar algumas músicas que combinam com alguns dos meus livros preferidos, mas senti a necessidade de conversar e divagar com vocês os sentimentos que me ocorrem, quando uno as duas paixões de minha vida.
 Então deixarei aqui para vocês o vídeo de uma música que eu adoro, e que me faz lembrar muito do livro citado acima, que eu tanto adorei. Não colocarei de outros livros, senão o post ficará gigante, deixarei para uma próxima. Mas conto para vocês alguns artistas que sempre ouço para me inspirar: Kings of leon, Adele, Lana del Rei, Maroon 5, Cold Play, Kelly Clarkson, Evanescence, Lady Antebellum, Dido, Nickelback, Paramore, etc. Vou parar por aqui hahaha, passe o tempo que passar sempre ouvirei esses cantores/bandas.

E vocês gostam de ler ouvindo música?


Resenha de "A catastrófica história de nós dois" clique aqui!


Leia também

44 comentários

  1. Oi adorei a postagem, quando eu leio em casa eu não escuto música, mas quando leio no ônibus aí não tem jeito os fones de ouvido são minha salvação, afinal dentro do ônibus fica aquele burburinho de pessoas conversando e senão recorrer a música não me concentro na leitura, adoro ouvir Adele, li uma série inteira de 5 livros ouvindo Adele aí quando fui ler outros, por causa das músicas eu acaba associando aos livros da série rsrs tive que mudar de cantor...
    Músicas e Livros com certeza uma combinação mais que perfeita.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah que legal, adorei o post, quando leio fico extremamente concentrada e acaba que não me importo com os barulhos de fora, fico completamente desligada.
    Mas consigo as vezes associar um livro a um lugar que eu tenha lido, mas música é muito raro.

    beijos

    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post. Eu gosto muito de ouvir música enquanto leio um livro, principalmente quando o livro é de fantasia ou ação eu costumo ouvir trilhas-sonoras instrumentais de filmes de fantasia e ação e a experiência é incrível! Também gosto de colocar no aleatório e viajar na leitura ouvindo vários tipos de música!

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o post apesar de que quando eu estou lendo fico tão concentrada que esqueço tudop a meu redor é só eu e meu livro e no mundo a qual ele me leva *_____*

    ResponderExcluir
  5. Antigamente eu ouvia muitas músicas ao ler, mas um problema de saúde fez eu perder bastante a concentração, então fica difícil de ler ouvindo música, mas eu adorava, me fazia viajar ainda mais, acho que é uma sensação mágica.
    Eu acho lindo piano, queria MUITO aprender!
    Eu adoro os artistas citados, principalmente Kings of Leon, Cold Play e Nickelback!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dai,

    muito legal o post e parabéns pela família super musical!!!! Com certeza fazem a diferença!!
    Eu adoro escutar musicas, faço quase tudo com o fone no ouvido! "quase..." ler não gosto, por que simplesmente não ouço a música!! me envolvo muito mais com a leitura!:D

    bjosss

    ResponderExcluir
  7. Nunca pensei nisso! rsrs... mas tenho lido um ou outro post por aí relacionando o livro à música. E achei muito criativo... sei lá que música eu daria ao livro que estou lendo! 'Uma Duas', de Eliane Brum, relação tensa entre mãe e filha... vou parar pra pensar e tentar relacionar.
    Sua trilha sonora está excelente, alguns eu escuto bastante, como Coldplay, Adele, Lady Antebellum e Maroon 5.

    ResponderExcluir
  8. menina eu nao costumo ler escutando musica, parece que eu nao consigo me concentrar.
    mas ja lembrei de um livro quando escutei uma musica, mas lendo escutando musica não é pra mim viu

    ResponderExcluir
  9. gosto bastante de musicas... mas nao consigo ler, escutando musica nãooo!
    Tira minha concentração.
    Gosto de ler, e parar as vezes pra imaginar a cena... enfim!

    Beijos
    makeetcs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. sempre que vejo num livro falandu de alguma musica vou procurar para ler, acho muito legal!

    ResponderExcluir
  11. Oie adorei a publicação. Não tenho o costume de ler ouvindo música, mas sempre tem uma música que me lembram livros maravilhosos. No momento estou lendo Dragões de Éter Corações de Neve e durante a narrativa incrível de Raphael é como se eu pudesse ouvir as músicas e isto é delicioso kkkkk de qualquer jeito parabéns, ótima postagem :*

    ResponderExcluir
  12. é uma delicia ler e ouvir musica e é mais legal ainda quando a musica que vc ta ouvindo se liga ao que vc ta lendo e parece ate trilha sonora! Adoro esses momentos

    ResponderExcluir
  13. Adoro música, mas não consigo ler ouvindo-as. Meu pobre cérebro não consegue se concentrar nos dois rsrs
    Mas gostei do post e das bandas citadas :)

    ResponderExcluir
  14. Gosto MUITO de ler ouvindo música, e associo alguns livros a músicas também haha, seu post ficou lindo. =D As músicas meio que controlam nossos sentimentos, é... incrível. Gostei das bandas citadas. (;

    Beijos.

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gosto de ler livros ouvindo música, mas só se ela for bem de fundo mesmo, porque senão fico prestando mais atenção nela que no livro. Tenho problemas de concentração as vezes...Acho legal mesmo é associar uma música com o livro. Sabe quando você acaba de ler e aí escuta uma música e pensa "essa combina perfeitamente com esse livro!" , assim que gosto.

    ResponderExcluir
  16. É difícil falar: às vezes leio com o player ligado, ás vezes no silêncio absoluto... Mas acho que para cada livro tenho pleo menos um música e essas músicas são especiais pra mim porque me lembram a história mesmo sem eu as ter ouvido durante a leitura. *o*

    Gislaine Alves,
    http://jeito-inedito.blogspot.com


    ResponderExcluir
  17. Particularmente não tenho esse hábito de ler com música.
    Às vezes associo alguma trama com um música em particular, tipo uma trilha sonora, kkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Não consigo de maneira nenhuma ouvir música e ler ao mesmo tempo. Perco a concentração. Admiro quem consegue!! =]

    ResponderExcluir
  19. Eu não tenho costume de ler ouvindo música. Passa um tempinho e ao invés de ler, eu estou cantando...kkk
    Adoro essa música do BackStreet Boys e esse post ficou super bacana.

    ResponderExcluir
  20. Nunca consegui ler e ouvir musica ao mesmo tempo..rs Mas sempre associei leituras a músicas!
    Acho que é impossivel não fazê-lo..
    E que coisa boa deve ter sido e ainda é, ser criada nesse meio musical hein??rs
    Acho que são duas paixões distintas..a leitura e a música, mas ambas grandiosas em seus universos!
    Eu não saberia viver sem elas..e juntaria tbém, o cinema!!rs
    Amei a canção..amei o post!

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Ai! Eu não te abandonei não! Estou de férias e por isso quando eu visitar o seu blog irei comentar em tudo que eu estiver devendo. =)

    Eu nunca associei um livro com uma música. Primeiro porque eu não costumo ouvir música. Segundo que enquanto eu leio não consigo ter nenhum barulho do meu lado.
    Eu gosto mesmo é de associar os livros com filmes. Se o livro tem uma adaptação cinematográfica eu TENHO que ver e ler o livro. Fato!

    ResponderExcluir
  22. Faz tempo que não ouço musica, e olha que sou musicista e tals. Não sei deve ser uma fase. Há epocas que passo o dia todo com fones de ouvido. Ler e ouvir uma musiquinha é bom demais. Bjksss

    ResponderExcluir
  23. Amo livro e música,minhas duas paixões,
    realmente tem músicas que nos lembram determinado livro,mas ler e escutar música ao mesmo tempo fico meia perdida prefiro curti-los separadamente.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Amo ler,amo ouvir música,mas não os dois juntos.
    Não costumo fazer essa associação,só quando está em alguma parte do livro,como em Belo Desastre,quando o Travis canta.

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    adoro musica e livros, geralmente leio escutando música rsrsr
    mas não costumo ter uma música especifica para cada livro.

    bjos

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post!
    Eu costumo ler escutando musica muitas pessoas não conseguem mais adoro fazer isso!
    *_*

    ResponderExcluir
  27. Eu nunca leio ouvindo música, mas qualquer dia eu vou seguir a dica e ver se dá certo pra mim ;)

    ResponderExcluir
  28. Tem livros que vão bem com músicas, outros não curto. Não consegui achar um estilo de música que combinasse com GoT, já com livros mais contemporâneos eu consigo. Engraçado, né?
    Adorei o post. Beijos,

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Livros e musica é a melhor combinação, não é?! Adorei a ideia (=

    ResponderExcluir
  30. Geralmente não associo livros à músicas :/
    Mas gostei da ideia do post e tbm ver que ouvimos algumas banda em comum, como Nickelback, Kelly Clarkson e Maroon 5...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi Dai... eu nunca pensei em playlist para meus livros e também não consigo escrever ouvindo música não, e nem ler. Vou rever isso e ver se consigo algo, alguma música que inspire leitura ou escrita, ou que até mesmo me faça lembrar de algum livro..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  32. Não consigo ler ouvindo musica e também nem ouço muita musica, então não sou muito de associar o livro a musica.

    ResponderExcluir
  33. As vezes eu consigo ler com musica, mas tem que ser uma musica completamente desconhecia. Porque se eu souber a letra perco totalmente a minha atenção.

    ResponderExcluir
  34. Oi Dai adorei o post, a tempos atrás eu fazia tudo ouvindo música, ler, estudar e etc. Mas agora acabei perdendo o hábito. ;/
    Mas gosto bastante de ler ouvindo música.
    beijos

    ResponderExcluir
  35. Aprecio quem consegue ler e escutar música ao mesmo tempo. Infelizmente não tenho esse "dom". É muita informação ao mesmo tempo. Dizem que nós homens só conseguimos fazer uma coisa por vez, e a única coisa que posso falar é que é verdade. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Certo, sou viciado em música tanto como sou em livros, gosto tanto de música que até tatuei uma Clave de Sol a uns dois anos pra simbolizar isso ( ela é linda *-*) e no meu caso eu SÓ LEIO ouvindo música, junta as duas coisas que mais gosto de fazer esqueça estou em outro mundo, os dois junto é uma fuga para mim e com certeza sem música eu não vivo e sem livros também!!

    Sua Playlist combina tanto com a minha curto todas, faltou um pouco mais de Rock rs mas só tem coisa boa!!!

    Uns dos seus melhores textos e pra mim foi muito inspirador pois combinou muito comigo, Parabéns!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Livros e músicas são coisas viciantes, mas realmente não consigo ler e escutar música ao mesmo tempo, pois gosto de me concentrar em um ou em outro, porém quando eu escrevo, ai sim eu gosto de escutar músicas, isso me inspira

    ResponderExcluir
  38. Nunca tive tal experiência: nem de ler ouvindo música, nem de associar uma trilha sonora a um livro que eu li. Mas, confesso que a experiência parece ser boa, mas acho que NUNCA eu vou conseguir ler e ouvir música ao mesmo tempo, só consigo me concentrar em apenas um.

    ResponderExcluir
  39. nossa, é muito bom ler o livro ouvindo alguma música
    de preferencia alguma do livro, tem alguns livros que a playlist é muito boa e vale a pena ouvir enquanto lê

    ResponderExcluir
  40. Oii Dai!!

    Eu adoro ler ouvindo musica, é uma forma de se desligar do mundo ao redor. Geralmete eu me envolvo com a historia e esqueco totalmente a musica, mal percebo que ela esta tocando, ate acontecer de tocar uma musica que tem exatamente a ver com o que estou lendo, ai parece que faz um clic no meu cerebro e passo a ouvir a musica tb. È perfeito quando isso acontece *-*

    Mas na maioria das vezes eu estou escutando a musica, so por escutar, e entao penso "nossa tem tudo a ver com tal livro!"

    Musica e livros combinam mto :)

    Bjoo

    obs: Muito legal saber um pouco mais de vc, de sua familia e talz =). Sempre quis tocar teclado/piano, mas nao levo jeito pra essas coisas rs.

    ResponderExcluir
  41. Adorei o post.
    Devo dizer que não sou de ler ouvindo música, devo ter algum problema, mas não consigo concentrar direito.
    Porém quando escuto alguma música as vezes elas fazem lembrar a história de determinado livro.
    Estou treinando mais essa interação entre leitura e música porque acho que é uma combinação bem interessante.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Amo ler ouvindo música, principalmente naquele momento em que a música entra na cena que está lendo e se torna a trilha sonora do livro. Amo.

    ResponderExcluir
  43. Particularmente eu gosto de ler em silencio, mas quando to muito envolvida em um livro eu leio e pode ta um escandalo q eu me desligo completamente...
    Engraçado é q nunca liguei musica ao livro... mas muita gente comenta comigo q gosta...

    Escrevi o comentario ouvindo Backstreet... óhh deu nostalgia, hein....rs

    bjinhooos

    ResponderExcluir
  44. Na maior parte das vezes leio os livros no trasporte público, é o tempo que tenho para me dedicar a algo que gosto tanto. Como forma de isolar as conversas ao lado geralmente escuto música, realmente após um tempo sempre acaba associando determinada música com algum livro, é praticamente impossível.
    Além disso, tem livros como o "Inverno das Fadas" da Carolina Munhoz que traz trechos de músicas no início dos capítulos, é praticamente impossível você não procurá-la na internet, nem se for para escutar uma única vez.
    Adorei o artigo, até mais.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011